Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Esplendor (2000)

 


 A novela Esplendor, que marcou a estreia da autora Ana Maria Moretzsohn como autora  solo na Globo vai entrar este mês  na plataforma da Globoplay a partir de  27 de  janeiro e,  para comemorar essa volta  o e10blog  disseca hoje sua trilha sonora.

        A  trama  foi uma espécie de  “zebra” ao contrário,  pelo fato da novela ter sido idealizada para ser uma mini-novela, novo formato que a Globo testava para aderir a partir de então. A novela teria apenas 80 capítulos e com menos histórias paralelas saia mais barato e precisava de menos profissionais envolvidos, principalmente nas produções que se iniciavam no começo do ano,  quando a maioria dos profissionais estavam em férias ou recesso. Mas o sucesso da novela pôs o projeto por   água abaixo e Esplendor teve  125 capítulos  e deu uma boa revitalizada na audiência do horário das seis.

        A trama  se passa no final da década de 50, e narrava a história de um homem solitário que redescobria o amor. A Trama principal de Esplendor lembrava a de A Intrusa, produzida pela Tupi em 1967. No  Rio de Janeiro, 1958. Flávia Cristina (Letícia Spiller) é uma moça determinada que sustenta o irmão mais novo, Bruno (Caio Blat), mas não percebe que ele é um mau-caráter. Ao tentar defendê-lo de um agiota, Flávia pensa ter matado o homem, e receosa de ser descoberta pela polícia, foge para o sul do país, sem perceber que em sua mala carrega dólares roubados pelo irmão. Na viagem Flávia Cristina conhece Flávia Regina (Christine Fernandes), uma moça fisicamente parecida com ela que está indo trabalhar como governanta na Vivenda do Sombrio, numa cidadezinha chamada Esplendor. Flávia resolve acompanhá-la, mas um acidente com o ônibus põe Regina em coma no hospital, enquanto Flávia é confundida com a amiga e levada para a casa de seus patrões.

        Ao chegar à mansão dos Berger, Flávia assume a identidade da amiga para fugir de um crime que pensa ter cometido, e espera resolver toda a situação quando Regina sair do coma.

        Letícia Spiller fez um bom trabalho vivendo mais uma protagonista. A Personagem fez a atriz livrar-se do estigma da Maria Regina, sua personagem anterior, a vilã caricata da novela Suave Veneno (1999).

        O Frederico foi o primeiro protagonista do ator Floriano Peixoto, que  teve a carreira deslanchada depois do sucesso do personagem. Para viver o personagem  o ator fez apliques no cabelo e  usava  um molde de cicatriz  no rosto.  Estudou postura, projeção vocal e interiorização.

        Cássia Kis Magro deu vida na trama à delicada Adelaide, irmã do protagonista. No último capítulo a personagem morre, e mais uma vez a atriz dá um show de interpretação em uma das cenas mais bonitas e emocionantes de Esplendor.

        Tônia Carrero deu vida a charmosa Mimi Melode em Esplendor. A Atriz voltava às novelas globais depois de um hiato de 13 anos. Sua última personagem havia sido a Rebeca de Sassaricando (1987).

        Outros destaques da trama foram:  Joana Fomm como a Olga,   outra vilã sem caráter no currículo da atriz e Murilo Benício como o psicopata Cristovão, o vilão da trama.



       A trilha sonora da novela, produzida por André Sperling,  é  um apurado de clássicos dos anos 50 em gravações remasterizadas e digitalizadas com nomes como  Dick Farney, Nat King Cole, Elizeth Cardoso, Nelson Gonçalves, Cauby Peixoto, Celly Campello, Silvina Telles, Ângela Maria e Caetano Veloso, entre outros.

 

“Love Is a Many  Splendored Thing”

Intérprete:  The Lettermen

Compositores: Paul Francis Webster e Sammy Fain



        A trilha abre com o romântico tema do casal principal da trama   - Frederico e Flávia, vividos  pelo Floriano Peixoto e LetíciaSpiller – com a canção “Love Is a Many  Splendored Thing” do  The Lettermen, trio foi formado no final da década  de 50 por Mike Barnett, Dick Stewart e Tony Butala. Eram, então, meros desconhecidos até assinarem contrato com a Capitol Records em 1961. O primeiro single pela Capitol, "The Way You Look Tonight", chegou às 100 mais da Billboard, logo sendo superado pelo segundo single, "When I Fall in Love", de 1962, que alcançou o Top 10.

 

“Nem Eu”

Intérprete: Dick Farney

Compositores: Dorival Caymmi



        Dr. Hugo Norman, o personagem vivido  pelo Gracindo Junior, vive  um casamento  infeliz com a  austera Olga (JoanaFomm), e  nutre  um  paixão  pela  doce  Adelaide  (Cássia Kiss Magro), seu amor  do passado. Como  tema o  personagem foi acompanhado  por “Nem  Eu”, clássico do Dorival Caymmi numa  gravação do   Dick Farney.

 

“Cachito”

Intérprete: Nat King Cole

Compositores: Consuelo  Velaskez



        Laura e Rodolfo, o casal vivido pela Cláudia Alencar  e  o  Osmar Prado,   foram acompanhados por esse  clássico numa  regravação  do Nat King Cole.

 

“Canção da Volta”

Intérprete: Elizeth Cardoso

Compositores: Ismael Neto e  Antônio Maria



        Adelaide, no passado  teve que abrir  mão do amor  de Norman (Gracindo Jr), e   que conviver em laços de amizade familiar  com ele, casado com outra mulher  , Olga (Joana Fomm). A  personagem ganhou como tema essa faixa  na voz  da Elizeth Cardoso.

 

“The Great Pretender”

Intérpretes: The Platters

Compositores: A. Rand  e B. Ram



        O Asqueroso vilão Cristovão, vivido pelo  Murilo Benício, teve como tema “The Great Pretender”, do grupo americano  The Platters.

 

“A  Volta  do Boêmio”

Intérprete: Nelson Gonçalves

Compositores: Adelino Moreira



        “A Volta  do Boêmio”, clássico do Nelson Gonçalves, embalou outra dupla inesquecível  de  Esplendor   -  Mimi e Vicente, vividos pelo saudosos  Tônia Carrero e Ítalo Rossi.

 

“Who´s Sorry Now?”

Intérprete: Connie Francis

Compositores: Kalmar, Ruby e Snyder



        Flávia Regina (Crhistine Fernandes), a personagem que teve seu  lugar usurpada  pela protagonista Flávia Cristina (LetíciaSpiller), retorna a trama depois de recuperada para se vingar  e tomar seu lugar. A personagem se alia  a Cristovão  (Murilo  Benício) e ganha como tema essa faixa dançante  da Connnie Francis.

 

“Bernardine”

Intérprete:  Pat Boone

Compositor: Jonny Mercer



        Bernadine” veio na  oitava faixa do cd da trilha. A Música  faz parte  do filme musical  homônimo estrelado pelo  intérprete  Pat  Boone e  os atores Terry Moore e Janet Gaynor, lançado em 1957. 

 

“Blue Gardênia”

Intérprete: Cauby Peixoto

Compositores: Bob Russel e Lester Lee

Versão: Antônio Carlos



        Cauby Peixoto integrou a trilha de Esplendor com “Blue Gardênia”,  uma versão  do Antônio Carlos.

 

“The Diary”

Intérprete:  Neil Sedaka

Compositores:  Neil Sedaka e Greenfild



        The Diary  foi o tema  da doce  Marisa, vivida  pela Adriana Garambone.  A  Personagem era  reprimida pela  austera  Olga  (Joana Fomm), sua mãe e,  ao se apaixonar pelo  inescrupuloso Cristóvão (Murilo Benício) passa a sofrer em suas  mãos. 

 

“Muito Jovem”

Intérprete: Celly Campelo

Compositores: Fred Jorge e  Roberts



        Celly Campelo  entrou na trilha com “Muito Jovem  o tema do casal teen Freddy e Nina, vividos  pela Max Fercondini e  Danielle Guerrero.

 

“Se Todos Fossem Iguais a Você”

Intérprete: Silvinha Telles

Compositores: Tom Jobim e Vinicius de Moraes



        Flávia, a protagonista vivida pela  Letícia Spiller, teve como tema  essa versão de ‘Se Todos Fossem Iguais a Você”  do Tom e  Vinícius, numa regravação da Silvinha Telles.

 

“Abandono”

Intérprete: Ângela Maria

Compositores: Nazareno de Brito , Betinho e Presyla de Barros



        Ângela Maria com “Abandono” acompanhou   a megera personagem Olga, vivida  pela Joana Fomm.

 

“Moço Bonito”

Intérprete: Dóris  Monteiro

Compositor: Billy Branco



        O Aprendiz  de vilão Bruno, vivido pelo Caio Blat, que chega a pequena cidade de Esplendor em busca da irmã, tem como tema essa faixa  da Dóris Monteiro.

 

“Johnny be Good”

Intérprete: Chuck Berry



        Johnny be Good” foi usado na trama   nas vinhetas  de intervalo  - “Estamos Apresentando  e “Voltamos a Apresentar”.

 

“Estrada do Sol”

Intérprete: Lúcio Alves

Compositores: Antônio Carlos Jobim e Dolores Duran



        Os eternos apaixonados Adelaide e Norman, os personagens da  Cássia Kiss Magro  e  Gracindo Jr, tinha sua paixão reprimida embalada  por Lúcio  Alves em ‘Estrada do Sol”. 

 

“Que Não Se Vê”

Intérprete: Caetano Veloso

Compositor: Nino Rotta T. Amurri



        Caetano Veloso fecha o CD da trilha com “Que Não Se Vê”  o tema de abertura da novela. 

 

Veja Também:

Zazá

Cara e  Coroa 


Corpo a Corpo Internacional



Anjo de Mim 





Anjo de Mim Internacional 


O  Astro 



Rainha da Sucata Internacional 

Viver  a Vida 



Cobras e Lagartos



Cambalacho Internacional



Pecado Rasgado (1978) 

Cauby Peixoto


Floriano Peixoto 


Murilo Benício 



Osmar Prado 

Caio Blat


Esplendor

Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa:www.wikipedia.com.br  www.memoriaglobo.com.br

Vídeos  : You Tube

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 18.04.2025

Volta de Regina Duarte à Globo         Nesta segunda-feira (21.04)    o Conversa com Bial   está de volta   em nova temporada e começa com uma entrevista com Regina Duarte ,   que marca oficialmente a volta da estrela a sua casa. Como ele    mesmo diz nas chamadas   - “ A Volta da filha   pródiga” .         Regina foi convidada para participar das   comemorações   dos 60 anos da emissora   e   começa   pela entrevista ao Pedro Bial. Foi um grande passo da Globo , afinal comemorar 60 anos   de novelas   sem   Regina não   seria uma comemoração completa.         A   atriz escreveu seu nome com letras de ouro nessa história através de trabalhos em novelas como   Selva   de Pedra (1972), Sétimo Sentido   (1982), RoqueSanteiro   (1985), Rainha   da Sucata (...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (Post 4)

          Quarto   post   em homenagem aos 60 anos de   Globo através da sua teledramaturgia.         Antes   leia   o –   Post   1                                   Post   2                                 Post   3   Mulheres de Areia (1993)           Mulheres de Areia , o Remake da Ivani Ribeiro   feito em colaboração com  Solange Castro Neves  foi um dos maiores sucesso do horário das seis da década de 90, chegando até superar a audiência da novela das sete  exibida na época ...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

No Tema e na Trilha do Yahoo

        Este   mês aqui em Fortaleza, a Banda Yahoo reapareceu para participar   de um show com temática nostálgica, e claro que eu logo lembrei dos inesquecíveis hits que a banda imortalizou em nossas novelas entre o final da década de 80 e   início de 90.         Yahoo fundada em 1988, bem antes do portal Yahoo de internet,   tinha como principal fundador o guitarrista Robertinho do Recife , além dos músicos Zé Henrique (Baixo e Vocal) ,   Marcelo Azevedo (Teclado, Guitarra e Vocal)   e Marcelão (Bateria e Vocal) e ficou conhecida nacionalmente por fazer versões de hard rock internacional com letras em português. O Disco de estreia intitulado apenas de “ Yahoo ”, ganhou destaque nacional com a canção “ Mordida de Amor ” (Versão de “ Love Bites ” , do Def Leppard ) imortalizado na trilha nacional de Bebê a Bordo (1988). No disco,   destaque ainda para as músicas “ Pra ...