Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Tempos Modernos (2010)

15 anos  da  primeira e inovadora trama de Bosco Brasil na Globo, que como um robô deu pane no sistema e  não foi bem recebida pelo  público



        As ditas “tramas  inovadoras”, novelas que prometem mostrar além do folhetim limpo e seco usar  de  artifícios antes nunca  utilizados  para  contar suas histórias  sempre  se  destacaram  na história da nossa teledramaturgia, infelizmente quase sempre  por serem incompreendidas e assim terem uma baixa  audiência  - e  como chamamos atualmente   - Floparam!

        O  e10blog  começa   o  primeiro post do  ano  falando de uma trama assim  -  Tempos Modernos, inovadora trama do horário das sete  exibida em janeiro de 2010, que  marcou a estrei a solo do Bosco Brasil  na Globo  e tinha com um dos seus principais  personagens  um prédio inteligente, robotizado  e com vontade própria  - os  primórdios  da inteligência artificial.



        Infelizmente nem o Antônio  Fagundes  encabeçando um elenco de peso  salvou a trama  de ser uma das esquecidas do horário, e mesmo com os ajustes feitos  no decorrer dos seus 161  capítulos, nada  surtiu um efeito satisfatório. 

        A robótica como inovação na teledramaturgia nem é tão inovador  assim  - a própria Globo já utilizou desse  artifício em outras tramas  que,  curiosamente também não despertaram o interesse do público  - Em Transas e Caretas, novela de 1984, Lauro César Muniz  trouxe o Robô Alcides (Quinzinho) , era interpretado por um ator que portava o nanismo. E, em plenos anos 1980, a trama propunha-se a falar sobre os efeitos da modernidade naqueles dias, estabelecendo um comparativo entre os “transas” – expressão da época para designar uma pessoa descolada, avançada, “transada” – e os “caretas”, forma pela qual chamavam os antiquados, conservadores, reacionários. O Robô era mordomo  de um dos protagonistas da história.

        Em Morde e Assopra, Walcyr  Carrasco trouxe 2 robôs  - Zariguim, um amigo e conselheiro do cientista Ícaro (Mateus Solano), além de Naomi (Flávia Alessandra), cuja versão androide foi criada pelo cientista para suprir a falta da sua esposa, que, teoricamente, estava falecida.   Mas recentemente em Travessia, da Glória Perez, trama que mostrava a influência da tecnologia nos dias atuais o  mergulho no  gênero foi  dado a partir do robô Haroldo, que chega para trabalhar como garçom no bar de Nunes (Orã Figueiredo), causando desconfiança do funcionário da casa, Joel (Nando Cunha). O público estranhou a presença do “personagem androide”, tanto que estendeu às redes sociais as suas críticas.

        De volta a Tempos Modernos, Bosco Brasil estreava solo, o autor  havia participado como colaborador  em Coração de Estudante (2002), e  depois na RecordTv em Essas Mulheres e Bicho do Mato entre 2005 e 2007.



        A Novela  teve com sua maior inspiração “O Rei Lear”, de Shakespeare, com o pai, o protagonista Leal (Antônio Fagundes), às voltas com as filhas e a partilha de seu patrimônio.

         A Proposta inicial do autor era  mostrar uma trama com uma pegada de humor  que  se passava no centro da cidade de São Paulo, mais especificamente dentro do fictício Titã, o “edifício inteligente”, comandado pelo  Frank, o robô que controlava todo o prédio  inspirado no computador Hal 9000 do filme 2001, uma Odisseia no Espaço (1968), de Stanley Kubrick. A voz do computador da novela, com quem o protagonista Leal (Antônio Fagundes) dialogava, era do dublador Márcio Seixas, a mesma voz do Hal 9000 do filme (primeira dublagem). Com sua voz conhecida há décadas do público da TV brasileira, Seixas dublou ainda, entre outros personagens famosos, o Senhor Spock do seriado clássico Jornada nas Estrelas, o Batman e até o ator Sean Connery.

        A trama   de Tempos Modernos conta a  história de Leal Cordeiro (Antônio Fagundes) é um homem de origem humilde, hoje milionário, que construiu o Titã, um gigantesco e moderníssimo edifício no centro São Paulo. A moradora mais antiga é Hélia Pimenta (Eliane Giardini), uma paixão mal resolvida do passado. Ela se vê novamente na vida de Leal e os corações de ambos voltam a bater forte um pelo outro, mesmo estando em lados opostos quanto às suas opiniões e maneiras de levar a vida.



Hélia e Leal ainda precisam cuidar de seus filhos. Ele é pai de três moças: as peruas Regeane (Vivianne Pasmanter) e Goretti (Regiane Alves) e a caçula Nelinha (Fernanda Vasconcellos), uma astrônoma que adora aventura. Hélia, por sua vez, é mãe de Zeca (Thiago Rodrigues), um rapaz de boa índole. O destino fará, ironicamente, com que Nelinha e Zeca se apaixonem, provocando a ira de Nara (Priscila Fantin), ex-noiva dele, que planeja impedir a união do casal.

Enquanto isso, Regeane namora Albano (Guilherme Weber), chefe de segurança do Titã, que finge amá-la mas mantém um caso com sua colega de trabalho, Deodora (GraziMassafera), uma mulher bela e perigosa. Albano e Deodora planejam roubar a fortuna de Leal, o que os leva a diversos planos malignos. E Regeane se vê cada vez mais envolvida por Portinho (Felipe Camargo), seu ex-marido, já que eles não conseguem ficar longe um do outro.



A vida de todos muda com o retorno de Otto Niemann (Marcos Caruso), antigo amigo de Leal, que tem planos para destruí-lo. A razão do ódio contra o ex-amigo vem do passado: Otto foi preterido por Leal no coração de Hélia.

Com a baixa audiência da trama, a ideia original acabou sofrendo uns ajustes  que tentaram por a  novela  nos eixos -  o autor  mudou substancialmente Tempos Modernos - Personagens saíram de cena e outros tiveram seus perfis alterados. O vilão Albano (Guilherme Weber), por exemplo, teve seu fim precipitado, enquanto sua comparsa Deodora (Grazi Massafera) deixou de ser uma figura robótica para ganhar ares mais humanos, chegando até a apaixonar-se. O computador Frank também foi desligado, deixando de ser o elo entre o mundo atual e o futurista que a novela propunha. O autor também investiu no melodrama, visando chamar audiência.

Contudo as mudanças praticamente  não surtiram efeito, Tempos Modernos terminou  com um  dos menores  índices de audiência para o horário até então  (média  de 24  pontos do IBOPE da grande São Paulo), massacrada  pela crítica  e esquecida pelo  público.



GraziMassafera viveu na trama  de Tempos Modernos sua primeira vilã – Deodora. A Personagem foi muito criticada por  se mostrar numa interpretação engessada, robótica  - Na verdade, na sinopse original, Deodora  se revelaria uma robô, criação de Niemann (Marcos Caruso). Diante das mudanças para chamar a atenção do público para a novela, esta trama foi deixada de lado e a personagem humanizada. 



PriscilaFantin foi escalada  inicialmente para dar  vida a  mocinha Nelinha, mas a pedido da atriz, ela foi trocada pra viver a antagonista da protagonista, a  implicante Nara, ficando a Nelinha com FernandaVasconcellos, fazendo com que ela e Thiago Rodrigues, que viveu o personagem Zeca,    vivessem pela terceira  vez na teledramaturgia um casal  -  como em Malhação  (2005) e Páginas da Vida (2006).



Tempos Modernos foi a segunda novela do horário das 19h da Globo que contou com AntônioFagundes no elenco. A primeira foi A Viagem (1994), de Ivani Ribeiro. Fagundes nasceu no Leblon, no Rio de Janeiro, se mudou para São Paulo aos 6 anos, e passou sua adolescência no Centro, onde vivia seu personagem.

Um dos pontos mais badalados da trama é a Galeria do Rock, onde circulam personagens como Ramón (Leonardo Medeiros), dono da loja “Ao Tiozinho do Rock”, que vende discos raros.

        Alessandra Maestrini  viveu na trama a personagem Ditta,  que  cantava ópera.  A Voz  nas canções  da personagem  era da própria intérprete,  que começou a estudar canto lírico aos 15 anos. Na novela, Alessandra aparecia cantando trechos de óperas como 'Tosca', de Puccini, além de canções como 'Trust Me', de Janis Joplin. A atriz ficou muito conhecida do público interpretando a empregada Bozena no seriado Toma Lá, Dá Cá, exibido na TV Globo de 2007 a 2009.

        A novela marcou a estreia dos atores   João Baldasserini e Guilherme Leicam e primeira novela na Globo da atriz Naruna Costa.

        A Novela  apresentou para o grande público regiões centrais da cidade de São Paulo    onde foram  gravadas várias cenas e serviram de locações  - como como a Praça Ramos, o Vale do Anhangabaú, o Viaduto do Chá e a rua Líbero Badaró. As gravações foram finalizadas no Projac, no Rio de Janeiro, onde foi levantada uma cidade cenográfica de quase 7 mil m² de área construída.

A fachada do Edifício Titã era o Edifício Grande São Paulo, arranha-céu de 129 metros de altura localizado no Centro Histórico da cidade, na Rua Líbero Badaró 425.

        A tradicional Galeria do Rock, localizada no centro de São Paulo, foi a inspiração para a criação da fictícia Galeria. O cenário tinha 36 m de extensão e 18 m de largura, apresentando três andares e 30 lojas. Cada espaço ganhou design e móveis específicos, vitrines decoradas e detalhes que refletiam a característica de seus personagens. Alguns estilos encontrados no interior das lojas, como o gótico e o vegan (produtos naturais, 100% ecológicos), foram pesquisados fora do país.



  Ao som da canção “Cérebro Eletrônico”, do GilbertoGil, interpretada pela cantora Myllena, a abertura da novela começava com uma panorâmica área sobre os prédios de São Paulo até focalizar o edifício onde se passava a trama.

         TemposModernos, como o nome propunha, tinha uma proposta de modernidade e ares de inovação em estrutura dramatúrgica,  com sequências e diálogos ágeis e em tons irônicos, porém entrou para o  hall  de  outras tramas  incompreendidas e que não despertaram nenhum interesse do público com foram  O Amor éNosso! (1981), Sabor da Paixão (2002), Agora é que São Elas (2003), entre  outras que talvez    numa nova reprise, vista sob  uma nova ótica  e  um outro tempo, ela possa  ser justiçada.

Ficha Técnica:



Novela do autor Bosco Brasil

Direção Geral: José Luiz Villmarim

Elenco:

ANTÔNIO FAGUNDES – Leal Cordeiro
ELIANE GIARDINI – Hélia Pimenta
MARCOS CARUSO – Otto Niemann
FERNANDA VASCONCELLOS – Nelinha (Cornélia Cordeiro)
THIAGO RODRIGUES – Zeca (José Carlos Pimenta)
GRAZI MASSAFERA – Deodora Madureira
GUILHERME WEBER – Albano / Padre Isidro
MALU GALLI – Iolanda Paranhos
REGIANE ALVES – Goretti
FELIPE CAMARGO – Portinho (Vinícius Porto)
VIVIANNE PASMANTER – Regeane
PRISCILA FANTIN – Nara Nolasco
DANTON MELLO – Renato Vieira de Mattos
LEONARDO MEDEIROS – Ramon Piñon
ALESSANDRA MAESTRINI – Ditta
PAULA POSSANI – Maureen Lobianco
DÉBORA DUARTE – Tertuliana
OTÁVIO MÜLLER – Dr. Altemir Bodansky
OTÁVIO AUGUSTO – Faustaço Lombriga
JAIRO MATTOS – Gaulês (Jean-Paul)
CRIS VIANNA – Tita Bicalho
LUCIANA BORGHI – Bárbara Lee
ALINE PEIXOTO – Jannis
JOÃO BALDASSERINI – Túlio Osório
GUILHERME LEICAM – Led
CAROLINE ABRAS – Katrina
TUNA DWEK – Justine
GENÉZIO DE BARROS – Pasquale
PASCHOAL DA CONCEIÇÃO – Zuppo
RICARDO BLAT – Fidélio
SELMA EGREI – Tamara Palumbo
CLÁUDIA MISSURA – Lavinnia Palumbo
ALEXANDRE CIOLETTI – Valvênio
EDMILSON BARROS – Lindomar Mariano Assunção
ALEXANDRA MARTINS – Duba (Dulcinólia Lombriga)
RAFA DE MARTINS – Max do Cavaco
ELIANA PITMAN – Miranda
DARLAN CUNHA – Joca (João Carlos Paranhos)
JOANA LERNER – Heloísa
ANTÔNIO FRAGOSO – Zapata
FABRÍCIO BOLIVEIRA – Nabuco Mota
CARLOS SATO – Ditchã
GILBERTO MIRANDA – Madrugadinha
ALBY RAMOS – Sabiá
ANDERSON LAU – Okuda
NARUNA COSTA – Dodô (Dolores Damasceno)
JANAINA ÁVILA – Milena Morgado
CÁSSIO INÁCIO – Tartana
MARCIA DEL ANILLO – Filó Pendenga (Filomena Ayres Penna, bailarina da escola de dança de Hélia)
GEORGIA GOLFARB – Val Lopes (segurança do Titã)
PAULO LEAL – Raulzão (Ducha Fria)
XANDY BRITTO – Nelsinho Pallotti (segurança do Titã)
LUCIANA BARBOSA – Izadora Mellão (chefe das recepcionistas do Titã)
SOFIA PORTTO – Malu Leitão (funcionaria da loja de Zapata)
PRAZERES ALVES – Rondônia Alves (cozinheira de Goreti)



as crianças
POLIANA ALEIXO – Maria Eunice
REBECA ORENSTEIN – Maria Helena
JENIFER DE OLIVEIRA ANDRADE – Maria Clara
ANA KAROLINA LANES – Maria Eugênia

e
ADRIANO PETERMANN – João Altemir (filho de Bodansky)
BETO QUIRINO – Romeu (zelador do manicômio que ajudou a sumir com o arquivo de Niemann)
BRUNO ABRAHÃO – rival de led na disputa da vaga na Orquestra Jovem
CACO BARESSI – piloto do avião fretado por Niemann para ir atrás de Regeane
CLÁUDIA BORIONI – juíza de menores
CRISTINA POMPEU – recepcionista da faculdade de Jannis
DANIELA DUARTE – Tertuliana (jovem)
ELIAS GLEIZER – Abraãozinho Mota
ELLEN ROCCHE – Cibele Porto
GILBERTO MARMOROSH – joalheiro
GUSTAVO GASPARINI – maestro a quem Ditta pede uma oportunidade a Led
HAMILTON RICARDO – Alípio
HENRIQUE TAXMAN – médico
HERBERT RICHERS JR. – Marcos
ISABEL LOBO – Thais Trancoso (recepcionista de Lavínnia)
JEFFERSON GOULART – João Jonas (filho de Bodansky)
JOÃO PAULO SILVINO – arranja confusão com Zeca na boate
JONATHAN NOGUEIRA – oficial de justiça
JULIANA BOLLER – Larissa (astronauta)
LICURGO SPÍNOLA – Lossacco (dança com Goretti no concurso)
LETÍCIA ISNARD – balconista do aeroporto que impede Led de entrar na área vip
LUCIANO CHIROLLI – Dr. Maringoni
LUIZ HENRIQUE NOGUEIRA – Mendoncinha (cúmplice de Niemann)
MALU ROCHA – madre superiora do convento onde Regeane se abrigou
MARCELO ASSUMPÇÃO – Roberto R (detetive assassinado por Maureen)
MÁRCIO SEIXAS – Frank (voz do robô do Titã)
MARCO ANTÔNIO PÂMIO – Políbio Bretas
MARIA LÍDIA COSTA – Josefa (mulher que avisa Leal sobre o paradeiro de Regeane e, posteriormente, mãe biológica de Nelinha)
MARÍLIA MARTINS – Drª Calógeras (advogada de Leal)
PABLO AGUILAR – João Maria (filho de Bodansky)
PAULO BETTI – JP
PAULO GIARDINI – médico
PAULO VESPÚCIO – capanga de Nieman que mata Getúlio
RAFAEL SALIMENA – João João (filho de Bodansky)
RITA PORTO – Fátima (dona da loja no Mato Grosso que abriga Regeane)
RODRIGO RANGEL – fiscal da praia que surpreende Helô e Max do Cavaco
RONALDO REIS – fiscal da Prefeitura que embarga a obra de Leal
SANDRO XIMENES – Divino (chefe da equipe técnica do Titã e quebra-galho do SPA)
SÉRGIO MARONE – filho de J.P.
SÉRGIO MONTE – marido de Fátima
SHIMON NAMIAS – Getúlio (caminhoneiro)
TARCIANA SAAD – repórter que entrevista Goretti
VICTOR PECORARO – Maurição (Ricardo Maurício)
WILLIAM VITA – aborda Katrina num bar
ZÉ LUIZ PEREZ – Tito Maranhão (chefe do departamento pessoal do Titã)

Exibição: 11  de Janeiro a 17  de  Julho de 2010

Capítulos: 161

 

Veja Também:

Amor sem Igual 



Dinheiro Vivo



A Dona do Pedaço



Orfãos da Terranull



Alma Cigana

Meus Personagens Favoritos da Letícia Spiller 

Meus Personagens Favoritos da Lília Cabral 

João Baldasserini


Meus Personagens Favoritos da Gulhermina Guinle 

Fernanda Vasconcellso


Novelas Inesquecíveis - Páginas da Vida (2006) 

Grazzi Massafera 


Novelas Inesquecíveis - Verdades Secretas (2015) 




Regiane Alves


Personagens Chatos e Incoerentes põe em risco Travessia 



Glória Perez 

Transas e Caretas 

Antônio Fagundes


Fonte:

Texto: Evaldiano  de  Sousa

Pesquisa: www.wikipedia.com.br  www.memoriaglobo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Veja quais são os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Novembro

Império  - Marina  - Meu Marido  - Senhora           Veja   os títulos disponibilizados   na Globoplay   em novembro   : 03.11   - Império   (2014) - A trama de  Império , a do comendador vivido pelo  Alexandre Nero , do autor  Aguinaldo Silva , vai voltar pelo Projeto Originalidade .   10.11   - Marina (1980)   -  Novela que o  Wilson Aguiar Filho  escreveu para o horário das seis em 1980, baseado no  romance   Marina   do escritor  Carlos Heitor Cony entra pelo Projeto Fragmentos . A Novela é protagonizada por Denise Dumont   e   Lauro Corona . 17.11   - Meu Marido (1991) -   é a minissérie   do mês. Protagonizada   por Elizabeth Savalla e Nuno Leal Maia , a trama tem como fio condutor a investigação sobre o envolvimento de Carlos Zanata, um homem aparentemente íntegro e honesto, pai de famí...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Meus Personagens Favoritos do Marcos Pasquim

O Vilão Ricardo   de “ Dona de Mim ”   e   o Denis, protagonista de “ Caras e Bocas ” na Globoplay Novelas         Em Dona de Mim , o público tem vibrado — e também odiado — cada aparição de Ricardo, vivido por Marcos Pasquim . O ator mostra toda sua versatilidade ao dar vida ao grande vilão da trama, construindo um personagem cheio de intensidade e contradições. Com sua postura imponente e olhar calculista, Ricardo se tornou aquele personagem que o público “ama odiar”. Suas atitudes cruéis, os jogos de manipulação e a forma como interfere na vida dos protagonistas da história de Rosane Svartmann   garantem fortes emoções em cada capítulo. Marcos Pasquim é daqueles atores que conquistaram o público com talento, carisma e versatilidade. Sua trajetória na televisão começou nos anos 90, em participações que logo mostraram sua força em cena. Aos poucos,   foi ganhando espaço em diferentes produções, até assumir papéis de ma...

Trilha Sonora Eterna – A Viagem Internacional (1994)

        A Viagem   ,   é o    remake escrito por Ivani e  Solange Castro Neves , tendo como base a original  apresentada na  Rede  Tupi  em 1975, e tal qual acontecera com  Mulheres de Areia    (1993), outro remake da autora , a novela que abordava a vida após a morte, de acordo com a doutrina kardescista, foi sucesso de crítica e público sendo uma das mais marcantes da década de 90. Christiane Torloni  , que viveu  a protagonista Dinah,  fez um dos seus melhores personagens para a Tv, com um trabalho incrível de caracterização e construção de uma mulher inicialmente tão prática e  cética.  Não posso deixar de citar os outros dois protagonistas,  Antônio Fagundes  (O Dr. Otávio Jordão) e  Guilherme Fontes  ( O Vilão Alexandre), impecáveis também. Fugindo das imagens estereotipadas de representação do céu, a produção escolheu um campo de go...

No Tema e Na Trilha do Fagner

        Fagner é meu conterrâneo, é  um dos grandes nomes cearenses no cenário nacional. O Cantor nasceu em 13 de Outubro de 1949 na cidade de Orós.         Aos seis anos ganhou seu primeiro concurso de música em uma rádio local cantando uma música em homenagem ao dia das mães.         A Carreira nacional desse nordestino começou de uma maneira muito imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, e lá participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com a música “ Mucuripe ”  em parceria com Belchior .  A Partir de então as músicas interpretadas pelo cantor passaram a conquistar os bares do sudoeste brasileiro.        O Primeiro compacto Fagner gravou em 1971, e depois que Elis Regina regravou “ Mucuripe ” o talento como cantor e c...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...