Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – A Viagem Internacional (1994)



        A Viagem ,  é o   remake escrito por Ivani e Solange Castro Neves, tendo como base a original  apresentada na Rede  Tupi em 1975, e tal qual acontecera com Mulheres de Areia  (1993), outro remake da autora , a novela que abordava a vida após a morte, de acordo com a doutrina kardescista, foi sucesso de crítica e público sendo uma das mais marcantes da década de 90.
Christiane Torloni , que viveu  a protagonista Dinah,  fez um dos seus melhores personagens para a Tv, com um trabalho incrível de caracterização e construção de uma mulher inicialmente tão prática e  cética.  Não posso deixar de citar os outros dois protagonistas, Antônio Fagundes (O Dr. Otávio Jordão) e Guilherme Fontes ( O Vilão Alexandre), impecáveis também.
Fugindo das imagens estereotipadas de representação do céu, a produção escolheu um campo de golfe em Nogueira, distrito de Petrópolis (RJ). Já o Vale dos Suicidas, para onde Alexandre (Guilherme Fontes) vai depois de morto, era uma pedreira desativada em Niterói (RJ).
        O post de hoje vai dissecar a trilha internacional da  trama que foi um sucessão de vendas com mais de 600 mil cópias – com Andrea Beltrão, no auge  da sua beleza,  enfeitando a capa e contra capa e uma reunião de nomes como JúlioIglesias, Elton John, Paul Young, Toni Braxton, The Pretenders entre outros. O CD foi relançado em 2006 quando A Viagem foi reprisada pela segunda vez no Vale a Pena Ver de Novo.
        Antes do faixa a faixa da trilha internacional, vamos relembrar o post sobre  A Viagem Nacional  publicada em julho de 2017.

“I´m Your Puppet”
Intérpretes: Elton John e Paul Young
Compositores: Dan Penn e Spooner Oldham

        Em 1993,  Elton John  lançava seu vigésimo quarto de estúdio,   o “Duets”, que como dizia o  título , eram duetos do cantor com vários outros nomes importantes do cenário musical mundial. Uma das faixas  do álbum, “I´m Your Puppet”, o dueto com Paul Young abriu o CD internacional da trilha. A Música embalou o romance de Téo e Lisa, os personagens vividos pelo MaurícioMattar e a Andrea Beltrão.  

“Linger”
Intérpretes: The Cranberries
Compositores: Dolores O´Riordan e Noel Hogan

        Linger” foi um  dos muitos sucessos do cd. A música composta pelos músicos irlandenses Dolores O´Riordan e Noel Hogan da banda de rock The Cranberries, com um arranjo acústico característico, transformou-se no primeiro grande sucesso da banda. Aqui no Brasil,   foi a quarta  mais tocada nas rádios naquele ano. Na trama de A Viagem foi o tema dos personagens Raul e Andreza, interpretados  pelos atores  Miguel Falabella e Thais de Campos,  que viviam um casamento perfeito até,  a alma de Alexandre (Guilherme Fontes), irmão de Raul começa atormentar sua sogra, vivida pela Laura Cardoso, e esta passa a atormentar a vida de Raul, prejudicando diretamente sua relação com a filha.

“I´ll Stand By You”
Intérpretes: Pretenders
Compositores: Billy Steinberg, Chrissie Hynde e Tom Kelly

        LucinhaLins viveu um dos seus melhores personagens na tv em A Viagem. A Estela, irmã da protagonista Dinah (Christiane Torloni), passou por muitos percalços na trama – problemas com a filha rebelde, com o ex-marido, além da sua relação sensível com Alberto, do saudoso Cláudio Cavalcanti. Sua relação fraternal com a Dinah, uma sentia tudo que a outra também sentia, foi um dos pontos fortes da novela. “I´ll Stand By You”, último grande sucesso da banda The Pretenders, lançada em 1994 e que virou febre em todas as rádios, foi o tema internacional da personagem.

“Twist and Shout”
Intérpretes: Chaka Demus & Plirs With Jack Radics & Taxi Gang
Compositores: Bert Russell e Phil Medley

        A Dupla jamaicana de reggae formada por Plirs With e Jeejay  entrou na trilha com “Twit and Shout”, que instantaneamente tomou as pistas de dança aqui no Brasil e em A Viagem foi o tema do personagem Jonny, vivido pelo DantonMello.

“My Love”
Intérprete: Little Texas
Compositores: Brady Seals, Porter Howell e Tommy Barnes

        O Saudoso Irving São Paulo, viveu na trama o personagem Zeca, que se envolve com Sofia, a personagem da Roberta Índio do Brasil. O Casal ganhou como tema “My Love”, uma das boas baladas da trilha da banda Little Texas.

“Another Sad Love Song”
Intérprete: Toni Braxton
Compositores: Babyface e Daryl Simmons

        Another Sad Love Song” foi o single da Toni Braxton que lhe rendeu o primeiro hit  no top 10 dos Us Billboard Hot 100.

“The Way i Feel”
Intérpretes: Twenty-Seven Heavens
Compositores: Jim Gately , Jon Albrink e Peter Valentine

        The Way i Feel” embalou o personagem Igor, vivido na trama pelo Jaime Periard. A Música da banda Twenty-Seven Heavens é uma composição de Jim Gately, Jon Albrink e Perter Valentine.

“Crazy”
Intérprete: Júlio Iglesias
Compositor: Willie Nelson

        Crazy”, clássico do Willie Nelson, imortalizado na voz do Júlio Iglesias,  abria o lado B do disco como o tema romântico do Otávio Jordão,  o personagem vivido pelo Antônio Fagundes. “Crazy” era o título do álbum do cantor lançado naquele ano de 1994, e claro foi mais um grande sucesso do intérprete.

Why Worry”
Intérpretes: Art Garfunkel
Compositores: Mark Knopfler

        O Misterioso personagem Mascarado vivido pelo ator  Breno Moroni chamou muita atenção na trama de A Viagem -   o público ficou curioso em saber qual  o seu segredo e,  quando começou  despertar o interesse de Carmem,  a personagem da Suzy Rêgo, o entrecho ficou ainda mais interessante. O Casal ganhou como tema “Why Worry”, uma das mais bonitas do disco, em minha opinião. E Lembro-me como agora como escutei essa música, não sei mesmo como não furei o disco na época. A música é uma regravação do  Art Garfunkel, cantor e ator norte-americano conhecido por ter formado entre 1958 e 1970 com seu amigo íntimo de infância Paul Simon, que se conheceram quando estudavam na escola – a dupla Simon & Garfunkel. Juntos fizeram êxitos como  The Boxer” e “Bridge over Troubled Water”.

“I Miss You”
Intérprete: Haddaway
Compositores: Clyde Lieberman, Dee Dee Halligan e Junior Toledo

        A personalista Dinah, a protagonista vivida pela Christiane Torloni, sem dúvidas foi um dos grandes momentos da Torloni na tv,  junto com a Jô Penteado de A Gata Comeu (1985) e a Fernanda de Selva de Pedra (1986).  A atriz nos proporcionou cenas inesquecíveis em A Viagem – seus ciúmes do Théo (Maurício Mattar), as brigas com o Otávio Jordão quando eles se conheceram, sua chegada ao céu depois da morte da personagem . . . enfim a grande Torloni em estado de graças.    Como tema internacional a Dinah ganhou “I Miss You da Haddaway,  mais uma balada inesquecível da trilha.

“Can We Talk”
Intérprete: Tevin Campbell
Compositores: Babyface e Daryl Simmons

        Can We Talk” foi outra faixa do disco.  A música do cantor Tevin Campbell  foi um dos  grandes sucessos do profissional.

“Paradise”
Intérprete: Korell
Compositor: Eissa Hanna, James Sushilla e Korell

        A Bia, foi a grande virada de atriz mirim para atriz propriamente dita da  Fernanda Rodrigues, e a fase rebelde da personagem foi a comprovação do  seu talento. Para acompanhar sua rebeldias a trilha internacional lhe reservou “Paradise”,  na interpretação de Korell. O intérprete foi dos grandes cantores do verdadeiro funk, o Funk Melody, que fazia muito sucesso em toda a América Latina nos anos 90, principalmente nos Estados Unidos e no Brasil.

“Desperate Lovers”
Intérpretes: Marta Sanchez & Paulo Ricardo
Compositores: Austin Roberts e Steve Singer

        Ao deixar o Grupo Oié Oié em 1991, Marta Sánchez decidiu iniciar sua carreira solo, lançando seu álbum de estreia “Woman” em 1993, onde  Desesperate” foi o primeiro single. Duas versões da música foram lançadas para edição em inglês do álbum. O primeiro intitulou da mesma maneira que a versão em espanhol, e o segundo veio como “Desesperate Lovers”,  num duo da cantora com Paulo Ricardo, a versão que veio na trilha de A Viagem.

“I Need You”
Intérpretes : B.V.S.M.P
Compositor: Frederick Eugene Byrd, Percy Nathan Rodgers e Stevie Hill

        “I Need You” foi o maior sucesso do grupo de hip hop B.V.S.M.P, formado pelos americanos Frederick Eugene Byrd, Percy Nathan Rodgers e Calvin Williams.


Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Tributo “Manoel Carlos”

          O Documentário Tributo já virou o melhor programa na tv das sextas a noite. Nesta sexta foi a vez do rei das Helena´s, o mais conhecido morador do Leblon no Rio, o   dramaturgo ManoelCarlos , nosso eterno Maneco.           A Veiculação na tv aberta   do documentário foi além   de tudo, um   afogo em nossos corações, nesta semana em que a atriz e filha do autor   divulgou sobre   a   doença do pai, foi bom demais rever   fragmentos das maravilhosas obras desse autor que sabe como ninguém escrever   e desenvolver   um texto em teledramaturgia com uma delicadeza e perícia de poucos.         Como imaginar   viver em um mundo sem ter conhecido as Helena´s do Maneco, ou a Eduarda ( GabrielaDuarte) e a Laura   ( Viviane Pasmanter ) de Por Amor (1997); a Paula ( Carolina Ferraz ) e   a Sheila   ( Lília Cabral)   de História de   Amor (1995), o Quinzinho e João Victor (Tony Ramos ) de BailaComigo (1981); A Íris    ( Déborah Secco ) e a   Capitu ( Giovanna Antonelli)   de

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

“Família é Tudo” revela seu principal segredo em meio às polêmicas de assedio

          Nesta semana em Família é Tudo , Daniel Ortiz usou o principal cartucho da trama – Revelou que o ataque ao Lucca (Jayme Matarazzo), que levou Electra   ( Juliana Paiva ) à cadeia por anos, na verdade foi todo   arquitetado   pelo 2   vilões da trama – Hans (Raphael Logam) e Jéssica (Rafa Kalimann), ou seja nada de surpresa.           Na verdade já havia uma   espécie de conspiração nas redes sociais   de que Electra, poderia ser realmente a vilã da trama ao invés da Jéssica, que ela realmente   seria culpada pelo ataque ao namorado, o que daria um viés muito interessante a história,   uma espécie de releitura de A Favorita ( 2008). Com essa revelação tão simples, tão óbvia, o autor queima um dos principais cartuchos de Família é Tudo   e   perde a oportunidade de dar um novo gás na história.         E por falar em Família é Tudo a trama está na boca do povo por outros 2 motivos – O Primeiro deles é – Cadê Arlete Sales Arlete Sales na história ?    De que adiantou ap

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

Tributo “Zezé Motta”

          Nesta sexta (10.05) foi a vez da série   “ Tributo ” homenagear Zezé Motta , uma das mais   versáteis profissional   nacional   – Canta e atua   com a mesma   intensidade nesses    mais de 5 décadas   de carreira.         Eternizada com a Xica da Silva , do filme   homônimo de Cacá Diegues , é sem dúvidas um dos nossos patrimônios, e   muitos antes de falarmos sobre   empoderamento e respeito   as profissionais negras, Zezé Motta já era um baluarte nessa luta   por   seu lugar   ao sol.               O Tributo mostrou sua trajetória   nos cinemas, tv e teatro e também seu lado pessoal, a   vontade de ser mãe entre outros pontos que marcaram a vida e carreira dela.         Muito bom ver um programa   feito especialmente para uma atriz merecedora e do nível que é nossa Zezé Motta ! Veja Também: Zezé Motta  Tributo Manoel Carlos   Tributo Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa          

Trilha Sonora Eterna - Sinhá Moça (2006)

         A Segunda versão de  Sinhá Moça   (2006), trama do autor  Benedito Ruy Barbosa ,  estreou no início do ano   no  Canal Viva,  substituindo a reprise de  Escrito nas Estrelas  (2010), a partir das 15:30.         Protagonizada por  Débora Falabella ,  Danton Mello   e um grande elenco, a novela tem direção geral de  Ricardo Waddintgon e é considerada um dos grandes sucessos do horário nos anos 2000.         Remake da novela exibida em 1986 com a história dos personagens Sinhá Moça ,   Rodolfo   e Barão de Araruna, vividos por LucéliaSantos, Marcos Paulo e Rubens de Falco na ocasião – agora interpretados por Débora Falabella, Danton Mello e Osmar Prado . Baseada no romance de Maria Dezonne Pacheco Fernandes (lançado em 1950), a história já tivera uma versão cinematográfica, produzida pela Vera Cruz em 1953, dirigida por Tom Payne e Oswaldo Sampaio , com Eliane Lage (Sinhá Moça), Anselmo Duarte (Rodolfo) e José Policena (Barão de Araruna). A Trilha Sonora de Sinh

No Tema e Na Trilha do Andrea Bocelli

        Tenor, compositor e produtor musical italiano, vamos falar de   um dos ícones da música italiana - Andrea Bocelli .         Andrea Bocelli nasceu na cidade de Lajatico, em 1958, e aos seis anos de idade, iniciou aulas de piano e depois vários outros instrumentos como flauta, saxofone, violão. O Cantor nasceu com glaucoma congênito que o deixou parcialmente cego. Com doze anos, durante uma partida de futebol levou um golpe na cabeça que fez com que sua cegueira se tornasse   total.   Foi também aos doze anos que   venceu o prêmio Margherita d´Oro em Viareggio, com a canção “ O Sole Mio ”, sendo o seu primeiro numa competição musical.         Após a conclusão do ensino médio, na década de 80, Bocelli foi para a Universidade de Pisa , onde mais tarde foi graduado em Direito. Depois de trabalhar por um ano como advogado, Andrea teve aulas de canto do maestro Luciano Bettarini dedicando-se a música em tempo integral a partir de então.         Sua primeira grande apari