Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Motivos para não perder “Caras e Bocas” no Viva

 


          Caras e Bocas  (2009) , trama do autor  Walcyr  Carrasco, clássico do horário das  sete  está de  volta pelo Canal Viva a partir do  próximo dia 03 de Março substituindo Cobras e Lagartos (2006).

A  Trama  é  uma comédia romântica, ambientada na cidade de São Paulo, apresenta a história de amor entre Dafne (Flávia Alessandra) e Gabriel (Malvino Salvador). Os dois amantes da arte, ambos de gênio forte, apaixonam-se na juventude, mas são separados pelo avô da moça, o milionário Jacques (Ary Fontoura), dono da Conti, empresa de extração de diamantes. Temendo que o rapaz estivesse apenas interessado na herança de sua neta, Jacques arma para que os dois se afastem. Eles se reencontram anos mais tarde, mas as mágoas do passado dificultam a reconciliação.

Há 15 anos, Dafne apenas sonhava abrir sua própria galeria de arte. Financiada pelo avô, que passou a criá-la depois da morte dos pais, a jovem se matricula em um curso de pintura, onde conhece e se apaixona por Gabriel. O rapaz, um talentoso artista, ingressa no curso graças a uma bolsa de estudo, já que não tinha condições de pagá-lo. A paixão pela arte os une, mas nem isso os impedia de viver em conflitos. Ele era um machão; ela se considerava uma mulher moderna e não aceitava intromissões em sua vida.

É uma  novela charmosa  e com  uma  audiência primorosa , tanto na exibição original em 2009, como na reprise no Vale a Pena Ver de Novo em 2014.   Por causa de sua boa repercussãoCaras e Bocas foi esticada em mais de dois meses. Narrativa rápida e humor escrachado também explicaram a receita de seu sucesso.

        Abaixo o e10blog elenco 10 dos  vários motivos que tornam a reprise imperdível :

 

Humor regado  por  um  bom folhetim



        Gabriel (Malvino Salvador) e Dafne (Flávia Alessandra) se amavam, mas havia um série de impedimentos a separar o casal. A família dela, rica, tratou de afastar os dois, já que ele era pobre. Anos depois, eles ainda se amavam, mas surgia sempre um motivo para adiar a reconciliação. Havia os muito ricos, os muito pobres e uma vilã ardilosa. Porém, nada de tipos ambíguos. Foi uma história leve e de fácil assimilação pelo público.

Os telespectadores prestigiaram as cenas de pastelão e as situações cômicas. A leveza de Caras e Bocas veio tanto do texto de Walcyr Carrasco quanto da direção de Jorge Fernando. A maior parte dos personagens se mantiveram um ou dois tons acima do que estariam em uma história realista, resultado da leitura acertada do script. Carrasco evitava o uso de pronomes, por exemplo, o que conferiu uma certa teatralidade aos diálogos. A boa audiência que a novela teve certamente derivou de uma empatia do público com este formato simples e despretensioso, mas competente.

 

Estrela Flávia Alessandra 



        Flávia  Alessandra  viveu mais  uma  protagonista do Walcyr,  desta vez  sendo  a mocinha da história. O  Autor já havia lhe  presenteado com a Vilã  Cristina de  Alma Gêmea (2005)  e  depois  viria a Sandra de Êta Mundo Bom (2016). A Daphne   não era uma  mocinha  burra, é uma mulher independente e que  lutava por seu lugar ao sol  e nenhum momento  caiu nas armadilhas das mocinhas choronas  ou sofredoras, sempre dava a volta  por cima. 

 

Elizabeth Savalla em um tipo diferente



ElizabethSavalla vivendo a simplória Socorro, uma personagem bem diferente do que todas as outras que o autor escreveu para a atriz em suas tramas foi um dos destaques. A Simplicidade  da personagem foi exatamente seu grande chamariz  que a Savalla  tirou de  letra.

 

 O Macaco Chico   - Um dos  protagonistas  


 

 

A Trama traz  ainda como uma das personagens principais , a  macaca Kate , que na novela era o macaco Chico, verdadeiro artista da novela.  Caras e Bocas foi a primeira novela que teve um macaco como personagem com uma trama exclusiva em torno dele. A ideia de Walcyr Carrasco não foi fácil de ser concretizada. O Ibama impôs inúmeras limitações. Por exemplo, o animal não podia contracenar com crianças. Ele – na verdade ela, a chimpanzé Kate – sequer podia circular livremente pela cidade cenográfica. Para seguir tudo à risca, Jorge Fernando e sua equipe tiveram de fazer adaptações na rotina das gravações. Com seu personagem irracional, Walcyr quis – e conseguiu – debochar da irracionalidade de certas avaliações no mundo das artes plásticas.

E teve êxito em outras intenções menos “cabeça”: conquistou o público infantil. O macaco foi um dos motivos. Os atores adolescentes Isabelle Drummond, Miguel Rômulo e David Lucas não contracenaram com o animal, mas estiveram tão bem que o truque de edição convenceu. Xico teve um dublê em algumas sequências, e, embora muitas vezes ficasse difícil de disfarçar, a plateia já estava ganha para a trama.

Uma cena com a macaca Kate mereceu destaque: na sequência em que Denis (Marcos Pasquim), o artista que assinava as telas produzidas pelo símio, foi desmascarado no meio de uma exposição, Xico mostrou sua solidariedade ao dono humilhado, com um abraço e um beijo.

 

Judith - A Vilã da  Déborah Evelyn

        Déborah Evelyn sempre reservada as mocinhas  ou mulheres  neuróticas, ganhou uma grande  vilã em Caras e Bocas. A Judith   entrou para o hall das  melhores da nossa teledramaturgia.  A megera da trama de Walcyr Carrasco é a primeira vilã interpretada pela atriz, que já contabilizava 26 anos de profissão.

 

Primeira atriz cega



           Caras e Bocas inovou também em trazer pela primeira vez uma atriz realmente cega para interpretar na Tv. Daniele Haloten que viveu Anita, teve uma história importante  dentro da trama ao lado de Wagner Santisteban.

 

 Isabelle Drumond   - “É a Treva!”


       

           Vale destacar na trama  também o trabalho de  IsabelleDrumond em seu primeiro papel de maior destaque depois da Emília do Sitio do Pica Pau Amarelo (2001). A Atriz ainda quase pre-adolescente, assim como a Bianca, cresceu dentro  da trama  e  se transformou em  um dos grandes destaques  da história do Walcyr. O Público adolescente comprou  a história  de   Bianca e Felipe (Miguel Rômulo) , ela, uma garota decidida e espevitada, ele, tímido, gago e meio aparvalhado, apaixonado por ela.

        “É a Treva!”   Bordão da personagem em Caras e Bocas  ganhou o Brasil. 

 

Núcleos de Humor



        Susana Pires e Marco Pigossi  foram duas revelações da trama na pele  dos personagens Ivonete e Cássio.

        No humor popular – um dos núcleos mais bem recebidos pelo espectador estava centrado no atendente de bar Fabiano (Fábio Lago), que, desconfiado das traições da mulher, Ivonete (Suzana Pires), perseguiu-a nos mais variados disfarces – de japonesa a baiana do acarajé. O bordão de Ivonete também fez sucesso: “Não me absorva, Fabiano!”

Mereceu destaque a relação amorosa entre os personagens Léa e Cássio, vividos por MariaZilda Bethlém e Marco Pigossi. Ela foi casada mas se apaixonou por um rapaz mais novo e que era gay e afetado. Uma trama que poderia ser considerada ousada para o horário acabou agradando. Cássio caiu nas graças do público, com seu humor caricato e frases espirituosas, como Tô rosa chiclete!”

 

Primeira   personagem de  destaque da Ingrid Guimarães



        Walcyr Carrasco convidou Ingrid Guimarães para viver a personagem Simone mesmo sabendo que a atriz estava grávida. Ingrid saiu de cena antes da metade da novela, apesar da importância de sua personagem, e voltou na reta final.

 

Abertura



        A Trama tinha como pano de fundo o mundo das artes  plásticas e todo o  universo que cerca as vernissages e grandes exposições. Os personagens do Malvino Salvador e Marcos Pasquim são pintores na novela.  Com base nisso a abertura trazia dois rostos , um masculino e um  feminino,  sendo pintados com várias cores de tintas que eram jogadas  em  câmera lenta  em sua direção.

 

 

Veja Também:

Aberturas - Caras e Bocas 


Isabelle Drumond


Elizabeth Savalla



Fonte :

Texto : Evaldiano de Sousa 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja quais são os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Novembro

Império  - Marina  - Meu Marido  - Senhora           Veja   os títulos disponibilizados   na Globoplay   em novembro   : 03.11   - Império   (2014) - A trama de  Império , a do comendador vivido pelo  Alexandre Nero , do autor  Aguinaldo Silva , vai voltar pelo Projeto Originalidade .   10.11   - Marina (1980)   -  Novela que o  Wilson Aguiar Filho  escreveu para o horário das seis em 1980, baseado no  romance   Marina   do escritor  Carlos Heitor Cony entra pelo Projeto Fragmentos . A Novela é protagonizada por Denise Dumont   e   Lauro Corona . 17.11   - Meu Marido (1991) -   é a minissérie   do mês. Protagonizada   por Elizabeth Savalla e Nuno Leal Maia , a trama tem como fio condutor a investigação sobre o envolvimento de Carlos Zanata, um homem aparentemente íntegro e honesto, pai de famí...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Meus Personagens Favoritos do Marcos Pasquim

O Vilão Ricardo   de “ Dona de Mim ”   e   o Denis, protagonista de “ Caras e Bocas ” na Globoplay Novelas         Em Dona de Mim , o público tem vibrado — e também odiado — cada aparição de Ricardo, vivido por Marcos Pasquim . O ator mostra toda sua versatilidade ao dar vida ao grande vilão da trama, construindo um personagem cheio de intensidade e contradições. Com sua postura imponente e olhar calculista, Ricardo se tornou aquele personagem que o público “ama odiar”. Suas atitudes cruéis, os jogos de manipulação e a forma como interfere na vida dos protagonistas da história de Rosane Svartmann   garantem fortes emoções em cada capítulo. Marcos Pasquim é daqueles atores que conquistaram o público com talento, carisma e versatilidade. Sua trajetória na televisão começou nos anos 90, em participações que logo mostraram sua força em cena. Aos poucos,   foi ganhando espaço em diferentes produções, até assumir papéis de ma...

No Tema e Na Trilha do Fagner

        Fagner é meu conterrâneo, é  um dos grandes nomes cearenses no cenário nacional. O Cantor nasceu em 13 de Outubro de 1949 na cidade de Orós.         Aos seis anos ganhou seu primeiro concurso de música em uma rádio local cantando uma música em homenagem ao dia das mães.         A Carreira nacional desse nordestino começou de uma maneira muito imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, e lá participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com a música “ Mucuripe ”  em parceria com Belchior .  A Partir de então as músicas interpretadas pelo cantor passaram a conquistar os bares do sudoeste brasileiro.        O Primeiro compacto Fagner gravou em 1971, e depois que Elis Regina regravou “ Mucuripe ” o talento como cantor e c...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

As Novelas de 2014

        Este ano no campo das novelas a teledramaturgia não foi muito feliz. Nenhum fenômeno do tipo Avenida Brasil (2012) ou Cheias de Charme (2012) , e muitas apesar de uma boa audiência não chegaram a virar uma coqueluche. Mas em compensação Joia Rara , novela das autoras Thelma Guedes e Duca Rachid  foi a ganhadora do Emmy Internacional de Melhor Novela. Amor à Vida (Globo, 20 de Maio de 2013 à 01 de Fevereiro de 2014)         A primeira novela em horário nobre do Walcyr Carrasco terminou 01 de fevereiro de 2014 e foi exatamente esse último mês da novela que fez com o público se apegassem à trama. A transformação do vilão “Bicha má” Félix (Mateus Solano)  em protagonista foi o grande destaque da trama que deu para ele as duas cenas que finalizaram a novela. O Primeiro beijo gay do horário nobre global finalmente saiu entre os atores Mateus Solano e Thiago Fragoso . A Cena final de rec...