Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – O Fim do Mundo (1996)

“Último dia” – Paulinho Moska  / “Belíssima (Sei Belíssima) – Vanessa Barun / “E ... o Mundo não se Acabou” – Adriana Calcanhoto / “Profetas” – Zé Ramalho

“O que você faria se só lhe restasse um dia?”
        Com essa frase Dias Gomes dava o ponto pé inicial na trama de O Fim do Mundo e tentava mostrar um lado do ser humano diante da possibilidade do fim dos tempos. 
        A trama que foi ao pela Globo em 1996, vinha sendo idealizada para ser uma minissérie,  porém teve que ser usada como “tapa-buraco” entre as tramas de Explode Coração e O Rei do Gado. A trama da Glória Perez foi encurtada devido o fraco desempenho e a novela do Benedito Ruy Barbosa não estava pronta para estrear em seguida. Assim O Fim do Mundo foi apresentada como “mini-novela”  e anunciada  com uma grande publicidade: “Uma super novela em 35   capítulos” e apesar de  não mostrar nada de novo dentro do universo do realismo fantástico do Dias Gomes, conquistou uma boa faixa de público e entregou a audiência do horário razoável para a estreia de O Rei do Gado (1996).
        A trama vai voltar ainda no final deste ano numa reprise no Canal Viva,   e coincidentemente em um momento em que a RecordTv também aborda o fim do mundo em sua atual trama bíblica – Apocalipse , da autora Vivian de Oliveira.

        Para comemorar essa volta da trama mais de 20 anos depois da sua primeira exibição, que tal relembrar sua trilha sonora  recheada por grandes sucessos  contemporâneos  e gravações  temáticas  feitas especialmente para a novela.

        Paulinho Moska abria a trilha com “O Último Dia”, tema da catastrófica e magnífica abertura da trama que mostrava as cidades sendo destruídas das mais diversas  formas, fogo, água, pedras, tal qual as histórias sobre o fim do mundo que escutamos desde criancinhas. Outra música com a temática do fim do mundo que integrou a trilha foi a composição do  Assis Valente  gravada por Adriana Calcanhoto especialmente para a novela. “E... o Mundo não se Acabou”, um sambinha gostoso, serviu de tema geral para a  fictícia cidade  de Tabacópolis.

        O “místico-médium-vidente-bruxo-guru” que previu o fim do mundo,  Joãosinho de Dagmar, interpretado, digo encarnado  com perfeição pelo Paulo Betti, ganhou como tema a também mística “Profetas”, composta e interpretada  com maestria pelo Zé Ramalho. O personagem encantou o público exalando perfumes, entortando garfos e distribuindo receitas polêmicas para curar os males do povo.

        Bruna Lombardi foi a musa da trama e com a sua Gardênia deu um show de sensualidade dentro de O Fim do Mundo. Sua personagem que exalava beleza por onde passava,  teve  como tema a tão linda quanto “Belíssima (Sei Belíssima)” numa interpretação visceral da Vanessa Barum. A Cantora,  compositora e atriz,  surgiu na década de 90 com uma beleza ímpar e uma voz inconfundível. Foi casada com o ator Marcos Palmeira e é irmã da também atriz Karina Barum, que fez sucesso  no final da década de 90 como a Shirley na trama de Torre de Babel (1998).

        Maurício Mattar e Paloma Duarte viveram um casal  muito improvável na trama de O Fim do Mundo e cada personagem ganhou um tema próprio.  Letícia,  a personagem da Paloma,   com raiva do noivo Josias (Guilherme Fontes) entregou sua virgindade para Rosalvo, peão da fazenda da família dele, na suposta última noite da cidade de Tabacópolis antes do fim dos tempos. Como tema ela ganhou a   romântica “Raios da Manhã” na voz de veludo do Jorge Vercilo. Já o personagem do Maurício, que foi até capado na trama por causa dessa transa com Letícia, ganhou como tema “Teu Cafuné” na voz do próprio Maurício Mattar.

        Nado e Lucilene, outro casal  que marcou a trama também ganharam temas individuais. Nado, o dependente químico e problemático filho da prefeita da cidade, vivido pelo Marcos Winter,   foi embalado pela música “Solidão” do Alceu Valença. A Lucilene, vivida pela Patrícia França, além de operária da fábrica de cigarrilhas da cidade,  era cantora da única boate de Tabacópolis. Assim a própria Patrícia França gravou um pot-pourri com “Só Louco / Não tem Solução / Nem Eu” que tocou incessantemente nas noites da cidade da novela.  

        A Clássica “Balada do Louco” composição da RitaLee e do Arnaldo Baptista, entrou na trilha numa gravação do Arnaldo para ser o tema do personagem Emiliano, vivido pelo Ricardo Blat. Emiliano estava internado no manicômio de Tabacópolis,  e quando anunciado o fim do mundo, o Dr. Pestana (Carlos Vereza), responsável pela instituição, libera todos os loucos e o maluco beleza volta para viver com suas únicas duas parentes vivas: As primas   Fafá (Lúcia Alves) e Fifi Badaró (Cininha de Paula). Os três vivem loucuras dentro de casa até as primas  solteironas se descobrirem grávidas dele.

        Outros dois casais deram o que falar na trama: Fabiana (Renata Dutra)  e Otávio (Eduardo Galvão). Ela filha da prefeita,  e ele prometido da neta do Coronel Ildásio Junqueira (Lima Duarte), principal oponente político e pessoal de Florisbela (Vera Holtz), a prefeita.   O Casal ganhou como tema “Nossa Paixão” numa interpretação impecável da Selma Reis.  
        Já o Frei Eusébio e Socorro, os personagens vividos pelo saudoso Norton Nascimento e a linda Tatiana Issa, protagonizaram uma das grandes polêmicas de Tabacópolis. Ele era o Frei da cidade e se apaixonava pela filha do homem mais poderoso da  região.  O Tumultuado romance foi acompanhado pelo tema “Lenda Pessoal” na voz da Tânia Maya    
        Simone Moreno, hoje sumida do cenário musical brasileiro,  radicalizada em Estocolmo na Suécia, na época gravou “Matando a Pau” que serviu de tema da Prefeita Florisbela, vivida pela Vera Holtz. A personagem era uma espécie de “Mulher – Macho”, como costumavam chama-la pelas costas. Mandava tanto na cidade como em casa deixando sempre o marido sob suas ordens.
        A trilha fecha com um tema instrumental – “Leste” do Guilherme Dias Gomes, filho do autor de O Fim do Mundo, Dias Gomes com Janete Clair. A Música foi tema do hilário e sínico Tião Socó, o protagonista da trama vivido pelo saudoso José Wilker.
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

“Cordel Encantado” estreia nesta segunda no Globoplay Novelas substituindo “Além do Tempo”

        A novela Cordel Encantado será reprisada no canal Globoplay Novelas (ex-C anal Viva) . Exibida originalmente em 2011, na faixa das 18h da Globo , a trama volta ao ar nesta segunda-feira,   15 de dezembro, substituindo a reapresentação de Além do Temp o (2015).         Os capítulos serão exibidos no Globoplay Novelas de segunda a sábado, às 20h05, e com maratona aos domingos a partir de 11h.           Cordel Encantado , trama das autoras  T helma Guedes e Duca Rachid     é uma fábula sobre dois universos distintos: o encantamento da realeza europeia e as lendas heróicas do sertão brasileiro. A união desses mundos é representada pelo romance de Açucena ( Bianca Bin ), uma cabocla brejeira criada por lavradores no nordeste do Brasil, sem saber que é a princesa de um reino europeu. E Jesuíno ( Cauã Reymond) , um jovem sertanejo que desconhece s...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Novelas Inesquecíveis – Rebelde (2011)

Versão brasileira do clássico mexicano   foi um dos grandes sucessos da teledramaturgia da   RecordTv             A “ Rebeldemania ” voltou junto com a nova turnê do agora quinteto   que conquistou o   mercado latino em 2004, e aqui no Brasil em 2005, quando a novela original começou a ser transmitida pelo SBT .         O sucesso foi imediato e a novela virou mania aqui também. Em 2011, a RecordTv conseguiu os direitos da trama e levou ao ar   a versão brasileira da trama, que dada as devidas proporções, foi um dos grandes sucessos   da teledramaturgia da emissora.         Essa produção da RecordTv – a segunda parceria com a   emissora mexicana – é baseada na versão da Televisa , adaptada por Pedro Damián , exatamente a que se tornou mais famosa no mercado – responsável pelo fenômeno “ Rebeldemania ”.     ...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

“Apocalipse” - Conheça a nova trama da RecordTv que estreia nesta terça-feira

A produção da mesma autora de Os  Dez Mandamentos e irá retratar o final dos tempos         Nesta terça (21.11) ,  estreia a nova novela bíblica da RecordTv.   Apocalipse , escrita pela autora Vivian de Oliveira (a mesma de Os Dez Mandamentos )  promete inovar.  Primeiro por ser a primeira trama bíblica contemporânea – a novela se inicia na década de 80, passa pela de 90 e chega ao dias atuais a partir da sua segunda semana, porém nem assim deixará de abordar passagens e personagens retratados na bíblia  como dilúvios e tsunamis, o mal, a besta fera e o diabo.  Além do livro O Apocalipse , a autora se inspirou também no Velho Testamento e alguns livro do Novo Testamento da bíblia.         A trama se inicia em 1987,  com um tsunami  num resort na Ásia  que provoca a morte dos pais dos irmãos judeus Alan (Maurício Pitanga) e Uri Gudman (Phelipe Gomes), n...