Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Homenagem da Semana – Daniel Dantas

O Tio Gilson de “Sangue Bom”

Daniel Tunes Dantas (Rio de Janeiro28 de junho de 1954)

           Quem não gostaria de ter sido criado por um homem de coração tão bom como o Tio Gilson de Sangue Bom na novela da Maria Adelaide Amaral e Vicente Villari ? Tio Gilson é o atual personagem do ator Daniel Dantos na TV, ator que já nos presentou com grandes interpretações  em destaque  os hilários personagens que ele faz com maestria.


Daniel Dantas com Louise Cardoso
Foto : http://2.bp.blogspot.com
           Daniel tem um estilo próprio de interpretar. Eu  sempre que vejo um novo personagem dele ser apresentado  imagino “Lá vem outro personagem idêntico do Daniel” , que tem como característica  própria o jeito “mole de falar” do ator.  Mas no desenvolver  da história logo é mostrado um novo perfil do personagem , que sempre  surpreende o telespectador e pontua mais uma ótima atuação de Daniel Dantas.
          Daniel Dantas estreou na arte de interpretar em 1975  como integrante do grupo Asdrubal Trouxe Trombone na peça O Inspetor Geral do Nicalau Gogol.




         Na Tv, o ator estreou na novela Chega Mais (1980) do autor Carlos Eduardo Novaes.  Depois da estrea o ator praticamente atuou anualmente em produções globais como a novela  O Amor é Nosso (1981) do autores Roberto Freire e Wilson Aguiar Filho; a minissérie Quem Ama Não Mata (1982) do Euclydes MarinhoRabo de Saia (1984) do  autor Walther George Durst; Tenda dos Milagres (1985) do Aguinaldo Silva  e O Tempo e o Vento (1985)  do autor Doc Comparato.


Chega mais

        Em 1986,  Daniel Dantas ganhou seu primeiro personagem de maior destaque popular quando viveu o Ricardo na primeira versão de Sinhá Moça do autor Benedito Ruy Barbosa. Acho que o Ricardo foi o primeiro personagem  que tinha mais a  cara do Daniel, com aquele estilo engraçado imortalizado em muitos outros personagens do ator.

Sinhá Moça

Com Marcos Paulo, Lucelia Santos e Patricia Pillar
Foto : http://www.teledossie.com.br


       No ano seguinte, ele viveu o Otávio na novela Mandala do autor Dias Gomes. Em 1987 Daniel Dantas trocou de emissora e fechou contrato com a Rede Manchete para integrar o elenco da novela Olho por Olho do autor José Louzeiro. Trocou novamente de emissora em 1990 para integrar o elenco da novela  Brasileiros e Brasileiras dos autores Walther Avancini e Carlos Alberto Sofredini, voltando a Globo em 1990 na minissérie A, e, i, o ...Urca dos autores Doc Comparato e Antônio Calmon.
      Em 1991, Daniel Dantas viveu o fiel escudeiro e cumplice  das safadezas do Felipe Barreto (Antônio Fagundes) na trama da novela O Dono do Mundo do Gilberto Braga.
O dono do mundo


Com Antonio Fagundes
Foto : http://4.bp.blogspot.com/


    Em As Noivas de Copacabana (1992) , minissérie  do autor Dias Gomes, Daniel deu vida ao personagem Justino.
     Em 1993, no remake da novela Mulheres de Areia da Ivani Ribeiro, Daniel Dantas viveu  outro grande momento na Tv ao interpretar o prefeito Breno.

Mulheres de areia



Com o saudoso Raul Cortez
Foto : http://media.putsgrilo.com.br/
      No ano de 1994 o ator participou de duas produções em emissora diferentes. No início do ano viveu o personagem  Dudu na novela 74.5 Uma Onda no Ar do autor Chico de Assis na Rede  Manchete e  o Celso Franco na novela Quatro por Quatro do Carlos Lombardi na Globo.
      Em 1995,  ele integrou o elenco da novela Explode Coração da Glória Perez e da temporada daquele ano da novela teen Malhação.
      No remake de Anjo Mau, reescrito por Maria Adelaide Amaral,  viveu um dobradinha inesquecível ao lado de Maria Padilha vivendo o hilário casal Tadeu e Estela. O Casal conquistou o público tal qual acontecera na primeira versão em 1976 com os atores Pepita Rodrigues e Osmar Prado.
Anjo mau (1997)


Com Maria Padilha
Foto : http://3.bp.blogspot.com/


       Para finalizar os anos 90, o ator participou de duas produções do Gilberto Braga -  A minissérie Labirinto em 1998 e a novela Força de Um Desejo em 1999.
      Com o início dos anos 2000, Daniel Dantas volta a Tv em 2001 dando vida ao famoso costureiro Selmo de Windson na novela Um Anjo Caiu do Céu do autor Antônio Calmon.
       Depois vieram as novelas: Sabor da Paixão (2002) da Ana Maria Moretzsonhn; Celebridade (2003) do Gilberto Braga e Começar de Novo (2004) do Antonio Calmon e Elizabeth Jhin.  Participou ainda do seriado Os Aspones (2004) e das minisséries Hoje é Dia de Maria (2005) , Mandrake da HBO e JK (2006) da Maria Adelaide Amaral.
        Voltou às novelas em 2007 vivendo o Heitor de Paraíso Tropical do Gilberto Braga, e surpreendeu o Brasil ao viver o grande vilão  Natércio Prado no remake de Ciranda de Pedra (2008) ao lado de Ana Paula Arósio, novela do autor  Alcides Nogueira.

Ciranda de pedra (2008)



Com Ana Paula Arósio e Marcelo Antony
Foto : http://oglobo.globo.com
       Em 2009 , o ator  viveu o pai da personagem protagonista do seriado Aline vivida pela atriz Maria Flor.  O Ator voltou ao seriado  na segunda temporada em 2011.  No mesmo ano de 2011 ele integrou o elenco do remake da novela O Astro dos autores Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro.
        Na trama de Cheias de Charme (2012), novela dos estreantes Felipe Miguez e Izabel de Oliveira, Daniel Dantas emocionou o país ao dar vida ao pai de Rosário (Leandra Leal). O Sidney era o principal fã do sonho da filha em virar uma grande cantora. A Relação entre pai  e a  filha adotiva  foi um dos pontos fortes da novela.





       No teatro destacam-se as peças :  "O Homem Sem Qualidades", de Robert Musil; "Noite de Reis", de William Shakespeare, "Coração Brasileiro", com direção de Flávio Marinho, "Tio Vânia", de Anton Tchekov; “Você Nunca Amou Alguém Tanto Assim", dirigida por Mauro Mendonça Filho; e "Macbeth" de William Shakespeare. Em 1991, recebeu o Prêmio Molière de Melhor Ator pela atuação na peça teatral "Baile de Máscaras".
       No cinema o ator participu dos filmes :

      Daniel Dantas e filho do também ator Nelson Dantas, que entre outros trabalhos imortalizou o personagem Beato Salú na novela Roque Santeiro (1985). O Ator foi casado  com a atriz Zezé Polessa  com quem tem um filho.
      Profissional e talentoso, seja fazendo um personagem hilário ou um grande vilão, nos fazendo rir ou nos emocionando, Daniel Dantas é um dos grandes nomes da Tv, teatro e cinema.



Adicionar legenda

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : wikipédia.com, memóriaglobo.com e teledramaturgai.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Malhação – Casa Cheia” - entra nesta segunda na Globoplay

        Escrita por Ana Maria Moretzsohn e Patrícia Moretzsohn , mãe e filha, Malhação – Casa Cheia já consta no catálogo do Globoplay , porém nesta segunda (28.10), o Projeto Originalidade vai resgatar características da obra, como padrão de imagem e vinhetas. A temporada em questão seguiu a linha do filme Os Seus, os Meus e os Nossos (1968/2005). Com o casamento de Ronaldo (Tuca Andrada) e Vera (Isabela Garcia), os filhos dos relacionamentos anteriores passam a conviver num mesmo espaço. A paixão de Anita (Bianca Salgueiro)   e Bem (Gabriel Falcão) é inevitável; Sofia (Hanna Romanazzi), que prefere o luxo da casa do pai, Caetano (Paulo Betti), também se interessa pelo herdeiro do padrasto. Relembre quem é quem na trama: BIANCA SALGUEIRO – Anita GABRIEL FALCÃO – Ben HANNA ROMANAZZI – Sofia GABRIEL LEONE – Antônio ISABELA GARCIA – Vera TUCA ANDRADA – Ronaldo PAULO BETTI – Caetano FERNANDA SOUZA – Bernadete ALEXANDRA RICHTER – Ma...

Rapidinhas – 29.09.2024

“ Rainha da Sucata ” na Globoplay         E chegou o grande dia!!   Finalmente Rainha da Sucata , trama do autor Silvio de Abreu vai ser disponibilizada   em outubro na Globoplay .         Trama protagonizada por Regina Duarte   e Glória Menezes    sempre foi uma das mais pedidas desde o início do Projeto Resgate na plataforma.   Déborah Bloch será nossa Odete Roitmann!         Nem Fernanda Torres , nem Fafy Siqueira , nossa Odete Roitmann será Déborah Bloch .   Inicialmente escalada para  interpretar a vilã Odete Roitman no remake de Vale T udo  — produção que a Globo prepara para suceder a Maniade você , em 2025 —, Fernanda Torres não poderá mais se dedicar ao projeto. Tudo por conta do sucesso do filme “ Ainda estou aqui ”, protagonizado pela atriz. Em seu lugar, Manuela Dias , autora do remake, cogitou chamar Malu G...

Rapidinhas - 09.08.2025

Remake de “ Vale Tudo ”   cresce na audiência , mas continua sendo   a grande piada da internet         O remake de   Vale Tudo conseguiu se livrar da incômoda marca de segunda pior audiência da faixa das 21h: com a média geral de 22,2 pontos, superou Um Lugar ao Sol (22,1) e deixou Mania de Você (21,1) isolada na lanterna. Depois de um início tímido, a trama de Manuela Dias engatou uma reação e promete crescer ainda mais com o mistério em torno do   assassinato   da   Odete Roitman ( Déborah Bloch) .   Porém   enquanto cresce em audiência, também   produz as melhores   piadas da internet. Tudo começou com a inserção dos bebês reborn na trama, passou pelo “morango do amor", que a autora confirmou e transformará em afrodisíaco, e agora rende memes que colocam de COP30 a lei Magnitsky no enredo. Internautas já “roteirizaram” situações absurdas, como Raquel ( Tais Araújo) indo parar no podcast err...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...

No Tema e Na Trilha do Caetano Veloso

    Um dos mais respeitados e produtivos artista latino-americanos, Caetano Veloso é um ícone da música brasileira. O Cantor foi considerado pela revista Rolling Stones   o quarto maior artista  de todos os tempos pelo conjunto da obra.     Falar da obra do Caetano Veloso levaria uns 50 post´s , afinal o cantor é um marco para a nossa música.     Assim vou me ater apenas às clássicas músicas que o cantor emprestou para embalar a teledramaturgia brasileira.   10º.  O Leãozinho  -  ( Sem Lenço e Sem Documento   - 1977 )         Essa foi a primeira música   do Caetano a ser tema de novela. Em Sem Lenço e  Sem Documento do autor Mário Prata a música foi o tema de Rosário (Ana Maria Braga). 9º. Alegria , Alegria ( Sem Lenço  e Sem Documento /1979 e Anos Rebeldes /1992)         Na mesma novela ...