Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novela Inesquecíveis - Espelho Mágico (1977)

A Novela que mostrava os bastidores da novela


  
        Em 1977 , Lauro César Muniz, sempre um inovador, escreveu para o horário  global das 20 horas Espelho Mágico, a novela que mostrava os bastidores do mundo artístico em todos os seus níveis. Usando de uma metalinguagem, a novela acabou ficando incompreendida pelo grande público, que misturava os personagens da trama com os personagens de “Coquetel de Amor” novela que era gravada dentro de Espelho Mágico.

Foto : http://4.bp.blogspot.com/-

        A Novela  foi uma inovação para época. Em 1977 pouquíssimas revistas cobriam o mundo da tv e seus bastidores, e os telespectadores já tinham a curiosidade pela vida real dos personagens da TV. A intenção da trama era quebrar aquela lenda de que os astros da tv são pessoas inalcançáveis , e que na verdade são de carne e osso assim como todo mundo. A Novela primava pela particularidade de cada ator que participava de “Coquetel de Amor” , frisando suas famílias , relacionamento e os problemas do dia-a-dia.

Foto : msalx.claudia.abril.com.b

        Vários dos atores escalados para a trama , concederam depoimentos verídicos para serem exibidos  no decorrer da novela. Muitos desses depoimentos o autor Lauro César usou pra criar a trama do respectivo personagem do ator. Assim, Glória Menezes e Tarcísio Meira viveram  realmente um famoso casal de atores na novela como na vida real. Essa narrativa dos bastidores da TV,  logo desagradou ao público culminando em uma baixa audiência. O autor então abandonou a proposta inicial dando enfoque aos problemas particulares dos “atores” . Nesta fase brilhou Lídia Brondi, intérprete da Beatriz principal responsável pela crise do casal da teledramaturgia brasileira. Isso dentro da novela , claro.

        Além da novela dentro da novela (Coquetel de Amor), a trama apresentava outros  cenários   das artes -  como a peça Cyrano de Berjerac de EdmonRostand , tendo Diogo Maia (Tarcísio Meira)  no papel título; o teatro de revista representado pelo palhaço Carijó (Lima Duarte) e sua filha Lenita ( Djenane Machado) e a impreNsa que mostrava os bastidores e escândalos das celebridades representada pelo jornalista Edgar Rabelo vivido pelo saudoso Carlos Eduardo Dolabella, repórter da revista “Magia”.  O Personagem que fazia de tudo para conseguir um furo de reportagem, sem respeitar ética e princípios do jornalismo acabou ferindo a classe,  que se via de maneira negativa representada por ele.

Foto : http://s2.glbimg.com/H

         A novela teve uma elenco estrelar que ia desde Tarcísio Meira e Glória Menezes,  Juca de Oliveira e Yoná Magalhães, Lima Duarte e Daniel Filho , Mauro Mendonça e Pepita Rodrigues à Carlos Eduardo Dolabella e Sônia Braga.  A Novela foi a primeira de Tony Ramos e Vera Fischer na Globo.

        Nelson Caruso, Jorge Botelho, Maria Lucia Dahl , a diva do teatro Bibi Voguel e a estrela pornô Sylvia Kristel fizeram participações especiais vivendo eles mesmos.

        Sônia Braga impossibilitada de proferir um palavrão mais cabeludo com sua personagem Cintia Levy, acabou  fazendo o maior sucesso cada vez que proferia um sonoro “Pomba!” . O Tema da personagem era a música “Tigresa” do Caetano Veloso , na trama cantada por Gal Costa. O Cantor na época fez questão de frisar que a música havia sido feito especialmente para Sônia Braga.

Foto : http://3.bp.blogspot.com/-
       
        Lauro já havia escrito em 1967, uma trama que  também falava dos bastidores da Tv e da teledramaturgia. A Novela Estrelas no Chão que foi para o ar pela extinta Tupi nos deu a idéia do tipo de trama, que o autor desenvolveu com maior amplitude em Espelho Mágico.  Para  a novela da Tupi,  Lauro César usou o pseudônimo de Jordão Amaral , prática comum na época, o mesmo nome do autor de Coquetel de Amor ,  vivido pelo Juca de Oliveira em Espelho Mágico.

        Uma curiosidade, na época em que a novela foi para o ar, o Brasil ainda vivia sobre o regime militar, e uma das atrizes da trama teve que ser tirada da novela. Era a atriz Cláudia Celeste, um travesti. Quando foi contratada, Daniel Filho não sabia da sua   condição , ao descobrir ela teve que ser sumariamente eliminada da trama, pois o regime não admitia que travestis ou transformistas fossem mostrados na TV. Claudia Celeste vivia uma das coristas do teatro de revistas de Carijó ( Lima Duarte).

       
Esse post me fez notar que o Lauro César Muniz , um dos magos da teledramaturgia brasileira, já é calejado com as críticas negativas , muitas vezes devido a complexidade de suas tramas. Assim como em Máscaras na Record  o autor viu o público rejeitar  Espelho Mágico, por causa da sua estrutura  narrativa, e Os Gigantes (1979) , nesta devido o clima excessivamente passional.

Carijó
Foto : teledramaturgia.com.br 

Lima Duarte foi elogiadíssimo por sua sensível interpretação na criação do personagem Carijó, o humorista decadente. No final o personagem foi homenageado e ganhou um papel fixo no programa A Praça da Alegria ( Hoje A Praça é Nossa) que na  época era apresentado aos domingos na Globo.

Quem sabe daqui há  alguns anos estarei escrevendo um post sobre Máscaras e mais uma trama incompreendida do Lauro César Muniz. As novelas às vezes parecem vinho.  Ficam melhores com o tempo, e até aquelas que em sua época foram injustiçadas ou rejeitadas com o passar dos anos, depois de um bom envelhecimento,  deixam expostas suas qualidades.

Espelho Mágico seria uma ótima opção de reprise para o Canal Viva. O tema dos bastidores da Tv sempre foi e eternamente  será uma incógnita,  e ao mesmo tempo um tema sempre interessante e atual.


Ficha Técnica :
Espelho mágico

Novela do autor Lauro César Muniz
Direção Geral : Daniel Filho
Exibição : 14 de Junho à 05 de Dezembro de 1977
Capítulos : 150

Coquetel de amor

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : Memóriaglobo.com e teledramaturgia.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Malhação – Casa Cheia” - entra nesta segunda na Globoplay

        Escrita por Ana Maria Moretzsohn e Patrícia Moretzsohn , mãe e filha, Malhação – Casa Cheia já consta no catálogo do Globoplay , porém nesta segunda (28.10), o Projeto Originalidade vai resgatar características da obra, como padrão de imagem e vinhetas. A temporada em questão seguiu a linha do filme Os Seus, os Meus e os Nossos (1968/2005). Com o casamento de Ronaldo (Tuca Andrada) e Vera (Isabela Garcia), os filhos dos relacionamentos anteriores passam a conviver num mesmo espaço. A paixão de Anita (Bianca Salgueiro)   e Bem (Gabriel Falcão) é inevitável; Sofia (Hanna Romanazzi), que prefere o luxo da casa do pai, Caetano (Paulo Betti), também se interessa pelo herdeiro do padrasto. Relembre quem é quem na trama: BIANCA SALGUEIRO – Anita GABRIEL FALCÃO – Ben HANNA ROMANAZZI – Sofia GABRIEL LEONE – Antônio ISABELA GARCIA – Vera TUCA ANDRADA – Ronaldo PAULO BETTI – Caetano FERNANDA SOUZA – Bernadete ALEXANDRA RICHTER – Ma...

Rapidinhas – 29.09.2024

“ Rainha da Sucata ” na Globoplay         E chegou o grande dia!!   Finalmente Rainha da Sucata , trama do autor Silvio de Abreu vai ser disponibilizada   em outubro na Globoplay .         Trama protagonizada por Regina Duarte   e Glória Menezes    sempre foi uma das mais pedidas desde o início do Projeto Resgate na plataforma.   Déborah Bloch será nossa Odete Roitmann!         Nem Fernanda Torres , nem Fafy Siqueira , nossa Odete Roitmann será Déborah Bloch .   Inicialmente escalada para  interpretar a vilã Odete Roitman no remake de Vale T udo  — produção que a Globo prepara para suceder a Maniade você , em 2025 —, Fernanda Torres não poderá mais se dedicar ao projeto. Tudo por conta do sucesso do filme “ Ainda estou aqui ”, protagonizado pela atriz. Em seu lugar, Manuela Dias , autora do remake, cogitou chamar Malu G...

Rapidinhas - 09.08.2025

Remake de “ Vale Tudo ”   cresce na audiência , mas continua sendo   a grande piada da internet         O remake de   Vale Tudo conseguiu se livrar da incômoda marca de segunda pior audiência da faixa das 21h: com a média geral de 22,2 pontos, superou Um Lugar ao Sol (22,1) e deixou Mania de Você (21,1) isolada na lanterna. Depois de um início tímido, a trama de Manuela Dias engatou uma reação e promete crescer ainda mais com o mistério em torno do   assassinato   da   Odete Roitman ( Déborah Bloch) .   Porém   enquanto cresce em audiência, também   produz as melhores   piadas da internet. Tudo começou com a inserção dos bebês reborn na trama, passou pelo “morango do amor", que a autora confirmou e transformará em afrodisíaco, e agora rende memes que colocam de COP30 a lei Magnitsky no enredo. Internautas já “roteirizaram” situações absurdas, como Raquel ( Tais Araújo) indo parar no podcast err...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...

No Tema e Na Trilha do Caetano Veloso

    Um dos mais respeitados e produtivos artista latino-americanos, Caetano Veloso é um ícone da música brasileira. O Cantor foi considerado pela revista Rolling Stones   o quarto maior artista  de todos os tempos pelo conjunto da obra.     Falar da obra do Caetano Veloso levaria uns 50 post´s , afinal o cantor é um marco para a nossa música.     Assim vou me ater apenas às clássicas músicas que o cantor emprestou para embalar a teledramaturgia brasileira.   10º.  O Leãozinho  -  ( Sem Lenço e Sem Documento   - 1977 )         Essa foi a primeira música   do Caetano a ser tema de novela. Em Sem Lenço e  Sem Documento do autor Mário Prata a música foi o tema de Rosário (Ana Maria Braga). 9º. Alegria , Alegria ( Sem Lenço  e Sem Documento /1979 e Anos Rebeldes /1992)         Na mesma novela ...