Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog - Melhores do Ano

10 Motivos para não perder a reprise de “Fera Radical” no Viva


        Um dos maiores sucessos do horário das seis da década de 80 está de volta a partir do dia 05 de junho no Canal Viva.  
        Fera Radical, trama do autor Walther Negrão, é uma das clássicas tramas globais  mais pedidas para ser reprisada desde a criação do canal, e sua exibição agora promete !
        Uma trama que mesclava o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança! Fera Radical era nitroglicerina pura.
        A novela foi inspirada na peça A Visita da Velha Senhora, de Frederich Durrenmatt, que já havia inspirado Cavalo de Aço, trama também do autor exibida pela Globo em 1973. Fera Radical foi uma espécie de remake de Cavalo de Aço,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973, Tarcísio Meira era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto.
        A trama é recheada de entrechos e reviravoltas e se só isso não é o suficiente, abaixo 10 motivos para não perder esse retorno triunfal de Malu Mader e sua Fera Radical.

Malu Mader e sua primeira protagonista

        Malu Mader   começou  a carreira no início da década de 80, foi uma espécie de Marina Ruy Barbosa dos anos 80, e esteve praticamente em produções anualmente desde que estreou em Eu Prometo (1983). A Cláudia de Fera Radical era  sua primeira protagonista oficial, um presente depois do grande destaque da Glorinha da Abolição da novela O Outro, um ano antes. Fera Radical mostrou que Malu  estava pronta,  a atriz fez da Cláudia uma das “mocinhas” mais aclamada da história da teledramaturgia e foi a primeira de muitas outras protagonistas que Malu defendeu. Na trama do Negrão,  Malu emocionou o público com grandes cenas brilhando de igual para igual  com monstros sagrados da tv como os saudosos Paulo Goulart, Yara Amaral e Elias Gleiser. E não posso deixar de falar da química explosiva entre ela e José Mayer, o Fernando! Nunca entendi por que até hoje o casal nunca foi repetido.

Yara Amaral, como Dona Joana Flores, que viria a ser seu último trabalho na Tv  

        Uma novela do Negrão sem uma vilã desiquilibrada não seria uma trama do Negrão! Em Fera Radical, Dona Joana Flores, a matriarca da família vivida pela saudosa Yara Amaral,  foi essa personagem. Em um dos seus  melhores  momentos na tv,  a atriz roubou a trama e deu um espetáculo à frente da personagem vilã (até parecia que sabia que seria seu último personagem e se despediu com toda pompa e circunstância). Yara Amaral morreu no réveillon de 1988/1989, no naufrágio do Bateau Mouche, cerca de um mês e meio depois da trama.

Carla Camurati

        A Reprise de Fera Radical vai nos trazer de volta à telinha Carla Camurati, atriz consagrada  nos anos  80 e que abandonou a frente das câmeras para se dedicar a direção na sétima arte, virou cineasta. A Marília, sua personagem  na trama,  foi um dos grandes momentos na sua premiadíssima carreira de atriz.  Marília era uma moça cosmopolita, estudada  e educada nos melhores colégios da capital, mas tinha uma forte ligação com o campo, onde  era a única herdeira da fazenda e negócios do pai. Essa mescla entre os dois mundos (Rural e Urbano) dava o charme da personagem que  ganhou a capa da trilha nacional  da trama e lançou moda com suas jaquetas jeans com detalhes em pele e os paletós  masculinos  estilizados que ela desfilava no eixo São Paulo.  Depois de Fera Radical, Carla Camurati protagonizou as novelas Pacto de Sangue (1989) na Globo e Brasileiros eBrasileiras (1990) no SBT, e em 1996 encerrou de vez a carreira de atriz com o sucesso do filme Carlota Joaquina, Princesa do Brazil, seu primeiro grande sucesso como diretora.  

O Clima rural-chic  da trama  e a informática como elemento de narrativa

        Fera Radical embora tivesse como epicentro as duas fazendas Olho D´Agua e Gaibú não era uma novela rural propriamente dita, e essa mescla do rural com urbano, um “rural-chic” deu todo um charme à trama. Tratava de exportação de carne, de inseminação artificial, o gado através do mundo dos negócios que o campo proporciona.   O figurino dos personagens mostrava essa mistura como Dona Joana Flores (Yara Amaral) sempre de botas ou a Marília (Carla Camurati) um das que mais identifica essa mistura com seus jeans e roupas estilosas.  Outra novidade trazida pelo Negrão em Fera Radical era a informática como elemento de narrativa, a Cláudia (Malu Mader) era uma programadora de sistemas, profissão que começa a surgir naquela década.

A Trilha Sonora 

        Outro ponto alto de Fera Radical  foi sua trilha sonora com temas que misturam música sertaneja com o pop rock e MPB  em voga naquele ano. Músicas como “A Cura” do Lulu Santos,  “Verdades e Mentiras” da Maria Bethânia e “Peão” do Almir Sater,  que tocaram incessantemente , marcaram a novela. Na trilha internacional o carro-chefe foi “She´s Like The Wind” dueto do Patrick Swayze e Wendy Fraser , sucesso um ano antes no  filme “Dirty Dancing” e que na trama foi tema da Ana Paula, personagem da Cláudia Abreu.

Cazuza e Sérgio Reis em uma participação especial

        Duas participações especialíssimas abrilhantaram a trama do Negrão. No capítulo 74, Cazuza que integrava a trilha com a música “Vida Fácil” participou da trama inaugurando   a  Arqueria,  point dos jovens da trama.  Já no capítulo 134,  foi a vez de Sérgio Reis literalmente dá um show no rodeio em que Fernando (José Mayer ) disputava o prêmio de melhor peão.

A Pensão da Dona Lourdes

        A Pensão da Dona Lourdes como acontece em toda novela, era a única hospedaria da cidade. Assim aconteceu de tudo  debaixo daquele telhado. A Cláudia foi morar lá, enquanto sua casa não ficava pronta, Fernando depois de brigar com a família, isso sem falar na turma da faculdade formada por Paxá (Tato Gabus), Marcelo (Raul Gazolla) e Dudu (Luís Maças).  Cleyde Blota sempre impecável vivendo inesquecíveis coadjuvantes, fez da Dona Lourdes  uma grande e hilária personagem dentro de Fera Radical em parceria com o saudoso Cazarré.

José Mayer se consagrando de vez como “Galã Pegador”

        Fera Radical deu ao José Mayer seu primeiro protagonista em novelas. Depois de alguns personagens de destaques em tramas como Guerra dos Sexos (1983) e A Gata Comeu (1985), o personagem foi um presente depois do sucesso do ator como o Zé do Burro na minissérie O Pagador dePromessas, um ano  antes.  O Fernando sem dúvidas foi  também o primeiro  grande machão e galã pegador, tipo que o ator repetiria com maestria  ainda em muitos outros personagens como o Osnar de Tieta (1989), O Ricardo Miranda de Meu Bem Meu Mal (1990) o Pedro de Laçosde Família (2000) entre outros.

Outros Grandes nomes do elenco em interpretações viscerais: Paulo Goulart, Laura Cardoso e Denise Del Vecchio 

        Fera Radical marcou  grandes momentos de atores em intepretações inesquecíveis e memoráveis : O Saudoso  Paulo Goulart como Altino Flores. O personagem foi o que mais sofreu mutações na trama, era paraplégico conseguiu se recuperar, deixou de ser um homem austero e fechado para os sentimentos, se redescobrindo através da amizade de Cláudia, em um dos,  sem dúvidas, melhores momento do Goulart na Tv.
        Laura Cardoso, figurinha carimbada em tramas do Negrão, mais uma vez imortalizou uma personagem do autor. A Marta  era a mãe de criação da Claudia, e que no decorrer da trama era revelada como  a verdadeira mãe de Olívia, personagem da Denise Del Vecchio, filha do Altino, criada por ele e Joana.
        E Por falar em Denise Del Vecchio, a Olívia e toda a entrega da atriz à  personagem densa e complexa, deu um novo status à sua carreira.

O Elenco de Astros da trama que já nos deixaram

        Se não  fosse  pelos primeiros 9 motivos, rever a trama de Fera Radical valeria a pena simplesmente pelo fato de rever também o trabalho de atores que já nos deixaram e  foram interpretar personagens no céu , que  na trama foram impecáveis.
        Além de Yara Amaral e Paulo Goulart, que fizeram o casal Joana e Altino Flores, também   já nos deixaram os atores Elias Gleizer (Donato), Luís Maças (Dudu), Cláudia Magno (Vick), Older Cazarré (Robério), Rodrigo Santiago (Jorge Mendes), George Otto (Rafael), Lícia Magna (Dulce), Lutero Luiz (Juiz) e Thales Pan Chacon (Heitor).
 Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas Clássicas : Final de Roque Santeiro (1985) com Porcina, Roque e Senhorzinho Malta

           Um dos clássicos da teledramaturgia , Roque Santeiro do autor Dias Gomes mais escrita praticamente a metade por Aguinaldo Silva, inaugurou no horário nobre o estilo realismo fantástico.         O último capítulo da trama  deixava um dúvidas para os telespectadores , Porcina  (Regina Duarte) iria embora com Roque (José Wilker) , ou ficaria em Asa Branca com o seu Coronel Senhorzinho Malta (Lima Duarte) ? Foto : http://4.bp.blogspot.com         A Dúvida permaneceu até a última cena do capítulo , e a produção gravou dois finais com Porcina indo com Roque e outro ficando com Senhorzinho. No final o amor pelo seu “Cachorrinho” falou mais alto , e bem ao estilo do filme “ Casablanca ” de 1942, Porcina decide ficar com Senhorzinho e os dois terminam acenando para Roque que parte em uma avião deixando Asa Branca para trás. Foto : http://luciointhesky.files.wordpress.com         Um belo final para uma trama inesquecível. O Outro final com Porcina indo embora

Rapidinhas – 15.11.2024

  As abordagens pertinentes de Garota do Momento         A novela Garota do Momento continua conquistando público   a cada novo capítulo, e a apesar de ser uma trama   de época, através da licença poética vem abordando   temas complexos   e pertinentes   a frente   do seu   tempo.         Além do racismo, homossexualismo, um dos próximos assuntos   que   Alessandra Poggi também vai abordar é   o alcoolismo   através da personagem Arlete, vivida pela atriz Bete Mendes .   Décima temporada de “ Reis ”   vai marcar o final da saga bíblica da série         A  Record TV  decidiu encerrar a produção da novela   bíblica  Reis , planejada originalmente para contar a história de todos os reis de Israel em um formato semelhante ao de uma série, com temporadas distintas. O projeto, que vinha enfrentando baixa audiência e repercussão limitada, será finalizado em  2025 , com a exibição da  décima terceira temporada , intitulada  A Esperança .   Veja Também: Rapidinhas 28.09.2024 

Rapidinhas - 12.10.2024

“ Celebridade ” de volta no Viva         A novela Celebridade , do autor Gilberto Braga, protagonizada pela Malu Mader e antagonizada pela Cláudia Abreu , chega ao Viva em 2025 substituindo Viver a Vida .   “ Caras e Bocas ” no Viva         E também em Março do ano que vem Walcyr Carrasco chega ao canal Viva   com Caras e Bocas (2009) substituindo Cobras e Lagartos (2006).   Alexandre Nero será o Marco Aurélio no remake de “ Vale Tudo”         Alexandre Nero não vai ter   férias depois do Chico Leonel de No Rancho Fundo , o ator foi escalado para dar   vida ao Marco Aurélio no remake de Vale Tudo , que está sendo reescrito pela ManuelaDias e vai substituir Mania de Você   no horário nobre da Globo .     Na versão original o personagem   foi vivido magistralmente pelo ReginaldoFaria , e ficou marcado pela cena final dando uma “banana” para o Brasil.   “ Êta Mundo Bom 2 ”   é confirmada pela Globo         A continuação de  Êta MundoBom   está confirmad

Rapidinhas – 02.10.2024

Roque Santeiro no “ Viva ”         A Clássica   Roque Santeiro está de volta !   Trama do autor Dias Gomes e Aguinaldo Silva , protagonizada por Regina Duarte , José Wilker e Lima Duarte , vai substituir AViagem (1994) no Viva a partir de Novembro.         A volta da saga da santo que nunca foi santo e da viúva que   foi sem nunca ter   sido, é uma   homenagem aos 40 anos da novela, aos 60 da Globo e aos 15 do Viva . Também uma reverência ao autor Dias Gomes , que nos deixou há 25 anos.         A estreia será no dia 4 de novembro. Além da outra reprise no Viva , entre 2011 e 2012, Roque Santeiro já foi reprisada em 1991, na Sessão Aventura , e em 2000 no Vale a Pena Ver de Novo . Veja Também: Roque Santeiro Rapidinhas 28.09.2024  Rapidinhas Rapidinhas  Rapidinhas  Roque Santeiro Lima Duarte  Lima Duarte  2 Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 20.11.2024

Carolina Dieckmann é confirmada como a Leila de “ Vale Tudo ”         Carolina Dieckmann  foi confirmada como Leila   no aguardado remake de  Vale Tudo , que estreia em março de 2025 na faixa das nove da  Globo . Inicialmente cogitada para interpretar Heleninha, a atriz Paolla Oliveira acabou sendo escolhida para o papel após uma nova rodada de testes, enquanto Dieckmann foi convidada para dar vida à personagem que marcou a carreira de Cassia Kis na versão original, que foi a responsável pelo assassinato da Odete Roitmann ( Beatriz Segall) .   Thiago Martins é outro escalado para o remake         Thiago Martins interpretará Vasco, um porteiro com aspirações musicais. Sonhando em ser cantor de pagode, o personagem terá um trio que se apresenta em bares e casas noturnas. Ele busca complementar sua renda com apostas em jogos de azar, além de lidar com os desafios de criar um filho, fruto de um relacionamento breve. O papel, originalmente interpretado por  Paulo Rezende  n

Rapidinhas – 05.10.2024

  Logotipo “ Garota do Momento ” – Nova novela das seis da Globo A  Globo  anunciou as novidades do último trimestre de 2024, destacando a estreia de  Garota do Momento , sua próxima novela das seis. O primeiro teaser e a logo da novela também foram revelados, aumentando a expectativa em torno da estreia. Escrita por  Alessandra Poggi  e com previsão de 185 capítulos, a trama começará a ser exibida no dia 4 de novembro de 2024 e seguirá até 6 de junho de 2025. Com uma proposta leve, divertida e emocionante, a história se passa no final dos anos 1950, ambientada principalmente em Copacabana, Rio de Janeiro, com algumas cenas filmadas em Petrópolis.   Felipe Simas na RecordTv         O ator  Felipe Simas , que tem uma longa trajetória na  Globo , incluindo sua participação em produções como  As Aventuras de José e Durval  no Globoplay , está de mudança para a  Record . Simas será um dos protagonistas da nova série bíblica  Paulo, O Apóstolo , onde interpretará o médico Luca

Rapidinhas - 21.09.2024

Alexandre Richter brilhando em “ Família é Tudo ”         O Talento de Alexandra   Richter finalmente sendo bem utilizado dentro    da trama do Daniel Ortiz . Transformada em grande vilã da história , ela deu o tom   em uma linha tênue entre perversidade e manipulação, e a sequência que culminou em sua prisão esta semana   foi   a cereja do bolo.   O Acerto de Contas entre Electra e Jéssica         Ainda na trama do Ortiz, essa semana foi o tão esperado acerto de contas entre Electra  (Juliana Paiva) e Jéssica (Rafa Kallimann). Intenso e eletrizante, não faltou tapa e  lavação de roupa suja. Juliana Paiva   sem dúvidas é uma das melhores  da sua geração,  e sempre entrega muito em suas personagens. Já a Rafa Kallimann, tão criticada a trama  inteira, viveu seu melhor momento em Família é   Tudo nesta sequência.   Cara eCoroa Novelão!         Estou acompanhando Cara e   Coroa   em sua primeira reprise no Viva e,   bastou essa primeira semana para   sentir aquele g

Rapidinhas - 21.10.2024

Mais humor   em “ Mania   de Você”         O Grupo de discussão que a Globo fez para   Mania de Você apontou que a público quer vez mais humor na trama do João Emanuel Carneiro . Já estou com medo de um núcleo “Cadinho”   aparecer do nada.         Brincadeiras a parte, a emissora recontratou o roteirista Vicent Villari , que já havia colaborado em Todas as   Flores , para dar uma revisada em alguns capítulos de Mania de Você , já tendo esse viés cômico   como foco.         Na verdade a trama já tem esse núcleo cômico, protagonizado por Érico Brás e Ivy Souza – Edimilson e Dhu, que realmente é muito mais que um núcleo cômico. Se bem trabalhado pode sim ser um dos pilares da trama.   Nanda Costa e Maeve Jinkings podem   interpretar um casal lésbico no remake de " Vale Tudo "         Maeve Jinkings  é a atriz mais cotada para interpretar Laís, que será uma triatleta na nova versão. O papel de Cecília, sua parceira, ainda está em negociações, com  Nanda Costa  

Consciência Negra e a importância do reconhecimento do talento em nossa teledramaturgia

        Demorou   mas,   felizmente estamos caminhando a paços largos para   finalmente uma igualdade de raças, pelo menos na tv.   Atualmente a maior indústria de teledramaturgia do país   -   a Globo - tem atrizes negras em suas 3 principais novelas – Duda Santos em Garota doMomento , Jéssica Ellen em Volta por Cima e Gabz em Mania de Você .         Nomes com Ruth de Sousa , Zezé Motta , Milton Gonçalves entre outros,   lutaram muito pra que hoje isso esteja normalizado em nossa tela.           A representação do negro é, desde o surgimento da televisão, marcada pela alternância de polêmicas e avanços. Embora ainda haja o que conquistar, a evolução é um fato. Vale lembrar que,   apenas em   2012   a novela Lado a Lado foi a primeira trama a trazer o nome de um ator negro (Lázaro Ramos) abrindo seus créditos. Em 1969, em A cabana do pai Tomás , da Globo , os mesmos créditos chegaram a ser motivo de polêmica.         Ruth de Souza já era uma celebridade por causa da ( 

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em Laços de Família (2000) Jesuíno – Cauã Reymond em   Cordel Encantado   (2011)   Veja Também: Trilha Sonora Eterna - Cidadão Brasil