Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog - Melhores do Ano

Novelas Inesquecíveis -Vida Nova (1988)



Há 30 anos , Benedito Ruy Barbosa tecia uma rede de relacionamentos entre imigrantes, principalmente italianos, contando a saga da imigração até os anos 40.

        A Trama de Vida Nova se iniciava exatamente nos anos 40, e era uma espécie de continuação de Os Imigrantes (1981-1982), trama que o Benedito Ruy Barbosa escreveu na Rede Bandeirantes marcada pelo sucesso. O Autor deixara a trama exatamente na segunda fase no início dos anos 40. Porém a Rede Bandeirantes contratou novos autores (Renata Palottinni e Wilson Aguiar Filho) que escreveram Os Imigrantes – Terceira Geração.

        Vida Nova se iniciava na São Paulo, 1945, fim da Segunda Guerra Mundial. A alegre Lalá (Yoná  Magallhães) é uma ex-prostituta que arranjou-se na vida com um senador da República, seu falecido amante, que a deixou em uma excelente situação financeira, já que tivera uma filha com ela, Marialina (Gabriela Oliveira). Lalá é cortejada pelo simplório italiano Antônio Sapateiro (Carlos Zara), homem tímido e sonhador apaixonado por ela.

Em um cortiço no bairro do Bixiga, vivem outros casais. Como Gema (Nívea Maria), que, julgando-se viúva, se casa com Pietro (Osmar Prado), um italiano apaixonado, e vive feliz até que o primeiro marido, Sebastião (Roberto Bomfim), aparece vivo. Também o jovem casal Bruno (Giussepe Oristânio) e Bianca (Patrícia Pillar), que prospera com uma rede de cantinas. E Sara (Aída Leiner), bela dona de uma pensão cortejada pelo libanês Michel (Luis Carlos Arutin), um de seus hóspedes, bem mais velho que ela.

E o italiano Antônio do Mercado (Antônio Petrin), um trabalhador incansável que mantém com sacrifício o filho Toninho (Marcos Winter) em um dos melhores colégios da cidade. Mas não vê com bons olhos o amor dele pela jovem Marialina, por ela ser filha de Lalá, uma ex-prostituta, e por achar que um namoro atrapalhará o seu futuro.

Também o envolvente caso de amor do português Manoel Vitor (Lauro Corona) e da judia Ruth (DéborahEvelyn), proibido pelos pais da moça por causa da religião, e abalado pelas intrigas da ardilosa caipirinha Gracinha (Iara Jamra), filha do poderoso Coronel Antenor (Mauro Mendonça), apaixonada pelo português.

Vida Nova teve um lançamento forte e promissor mesmo para uma trama do horário das seis e uma brilhante reconstituição de época da São Paulo dos anos 40. Ao redor de um grupo de personagens,  em sua maioria imigrantes,  centralizados em um cortiço, foi traçado um perfil do desenvolvimento da cidade que se preparava para ser a grande metrópole brasileira. Tudo isso regado a muito folhetim. Porém faltou à Vida Nova um fio condutor que costurasse as histórias e despertasse o interesse do grande público.

Grandes interpretações marcaram a trama. Destaque para Yoná Magalhães em mais uma bela e sensual personagem. A atriz deu a Lalá todo o glamour e sobriedade que a ex-prostituta pedia, foi sem dúvidas um dos seus melhores momentos na tv. Nívea Maria com a exuberante Gema apresentou uma italiana crível numa interpretação visceral e sanguínea.
José Lewgoy precisou usar a língua iídiche, adotada pelo judeus, para dar maior veracidade ao seu personagem Samuel.
Suzana Faini que deu vida a personagem Maria em Vida Nova, foi premiada como melhor atriz coadjuvante pela APCA e Marcos Winter, que estreou em novelas na trama ,  foi eleito a revelação masculina do ano.

Infelizmente Vida Nova ficou marcada por um episódio triste. Lauro Corona que  interpretou o português Manoel Vitor, por motivos de doença teve  que se afastar da novela. Ele veio a falecer em julho de 1989, após o término da novela vítima de problemas decorrentes da AIDS. A última aparição dele em cena foi marcante e emocionou equipe e telespectador. Na trama, Manoel Vitor partiu de volta para Portugal, em um carro escuro, noite de chuva, ao som de um poema de Fernando Pessoa, declamado em off pelo ator.
Depois de Vida Nova, nunca mais ouviu se falar de Gabriela Oliveira, atriz que deu vida a Marialina, filha de Lalá. Lembro-me que a personagem teve muito destaque na trama, mas curiosamente a atriz não apareceu em nenhuma  outra produção da casa. Nem na internet consegui achar nada atual sobre ela.

        Rubens de Falco foi o primeiro nome cogitado para viver Antônio do Mercado, papel que ficou com Antônio Pedrin. Juca de Oliveira , viveria Francesco, que acabou sendo dado ao Paulo José. E o primeiro ator pensado para Pietro foi Nuno Leal Maia, que acabou vivido pelo magistral Osmar Prado.

A Abertura da novela é mais uma daquelas da década de 80 que entraram para o hall das melhores. O Vídeo ao som do clássico “Nada Além” do Nelson Gonçalves, mostrava beijos de vários casais que iam se rejuvenescendo com imagens da Segunda Guerra Mundial ao fundo.

As  duas trilhas de Vida Nova  não foram  nada comerciais, porém a nacional, com a Patrícia Pillar na capa,   foi  um compilado de clássicos e regravações que marcaram aquele início da década  que a novela retratava.  A trilha internacional, com a Yoná Magalhães na capa, trazia uma misto de músicas em italiano, judeu e português   para ilustrar  os tipos imigratórios que recheavam a história.
Vida Nova não teve um “FIM” tradicional. A Cena do último capítulo que mostrava o casamento de Marialina e Toninho, os personagens da Gabriela Oliveira e Marcos Winter,   é congelada e aparece a mensagem “ESTA HISTÓRIA NÃO TEM FIM”, surgindo então  a imagem de São Paulo vista de cima que ia se modernizando e os créditos do encerramento subindo sobre ela.

Uma novela que tal qual Os Imigrantes mostrava todo o potencial do Benedito em escrever sobre imigração e suas vertentes. Depois de Vida Nova, Benedito se mudou para a Rede Manchete e ganhou status de autor de primeira linha com o sucesso de Pantanal (1990). De volta a Globo se dedicou as tramas mais regionais como Renascer (1993), O Rei do Gado (1996), que apesar de terem  alguns núcleos de imigrantes, o autor só voltou a mergulhar nesse campo de imigração mesmo com Terra Nostra (1999), a novela que se transformou em fenômeno falando da importância da imigração para a formação da sociedade brasileira.
Ficha Técnica:
Novela do Autor Benedito Ruy Barbosa
Direção Geral: Reynaldo Boury
Elenco:
YONÁ MAGALHÃES – Lalá (Laura)
CARLOS ZARA – Antônio Sapateiro
OSMAR PRADO – Pietro
NÍVEA MARIA – Gema
LAURO CORONA – Manoel Vitor
DEBORAH EVELYN – Ruth
PAULO JOSÉ – Francesco
GIUSEPPE ORISTÂNIO – Bruno
PATRÍCIA PILLAR – Bianca
ANTÔNIO PETRIN – Antônio do Mercado
MARCOS WINTER – Toninho
GABRIELA OLIVEIRA – Marialina
LUÍS CARLOS ARUTIN – Michel
AÍDA LEINER – Sara
MAURO MENDONÇA – Coronel Antenor
IARA JAMRA – Gracinha
ROBERTO BONFIM – Sebastião (Zé Adhemar)
JOSÉ LEWGOY – Samuel
MÍRIAM MEHLER – Fanny
ROGÉRIO MÁRCICO – Amadeu
SUZANA FAINI – Maria
FELIPE CARONE – Giácomo
ABRAHÃO FARC – Abrahão
IRVING SÃO PAULO – Alcebíades
DEDINA BERNADELLI – Henriqueta
COSME DOS SANTOS – Tatu (Antenor)
ÍRIS NASCIMENTO – Clara
VERA ZIMERMANN – Marta
ANDRÉA AVANCINI – Mariana
CLÁUDIA SCHER – Jurema
STELLA FREITAS – Marieta
CLÁUDIA BORIONI – Nena
AUGUSTO OLÍMPIO – Cupim
HENRIQUE CÉSAR – Juca
LUÍS FABIANO – André
OSMAR DI PIERI – Fogueira
os meninos
JONATHAN NOGUEIRA – Dino
FELIPE FONSECA – Gino
e
AGUINALDO ROCHA – delegado
ANGELITO MELLO – juiz
ANTÔNIO DE BONIS – marido de Marieta
CHAGUINHA
CLÁUDIO CORRÊA E CASTRO – padre que celebra o casamento de Gema e Pietro
CHRISTIANA GUINLE – Irmã da Luz
ELOÍSA MAFALDA – dona de bordel
ELIZABETH HARTMANN – Shatlain (casamenteira que arranja o enlace entre Ruth e Israel)
ÊNIO SANTOS – Mariano (funcionário da fazenda de Antenor)
FERNANDO JOSÉ – funcionário da fábrica
GERMANO FILHO – fazendeiro
IDA GOMES – madre superiora no colégio onde Marialina estudou
JACK MILITELLO – marido de Nena
JULIANA TEIXEIRA – Odete (filha do farmacêutico, namorada de Cupim)
LOUIS ANDRÉ – Jean (violonista da cantina)
LOURDES MAYER – dona do bordel
MÁRIO LAGO – senador da República, pai da Marialina (em off)
PAULO CASTELLI – Israel (marido de Ruth, morre no decorrer da trama)
PAULO FIGUEIREDO – gerente do banco
TONICO PEREIRA – Juvenal
TONY VERMONT
TURÍBIO RUIZ – Padre Antônio
Exibição : 21 de Novembro de 1988 à 06 de Maio de 1989
Capítulos: 143
Veja Também: 
Nossos Autores - Benedito Ruy Barbosa 
Meus Personagens Favoritos da Yona Magalhães
Meus Personagens Favoritos do Lauro Corona
Meus Personagens Favoritos da Nivea Maria
Novelas Inesquecíveis - Terra Nostra (1999)
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

  1. A Gabriela Oliveira decidir virar pesquisadora e hoje é professora universitária. Ela é uma referência na área de Educação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas Clássicas : Final de Roque Santeiro (1985) com Porcina, Roque e Senhorzinho Malta

           Um dos clássicos da teledramaturgia , Roque Santeiro do autor Dias Gomes mais escrita praticamente a metade por Aguinaldo Silva, inaugurou no horário nobre o estilo realismo fantástico.         O último capítulo da trama  deixava um dúvidas para os telespectadores , Porcina  (Regina Duarte) iria embora com Roque (José Wilker) , ou ficaria em Asa Branca com o seu Coronel Senhorzinho Malta (Lima Duarte) ? Foto : http://4.bp.blogspot.com         A Dúvida permaneceu até a última cena do capítulo , e a produção gravou dois finais com Porcina indo com Roque e outro ficando com Senhorzinho. No final o amor pelo seu “Cachorrinho” falou mais alto , e bem ao estilo do filme “ Casablanca ” de 1942, Porcina decide ficar com Senhorzinho e os dois terminam acenando para Roque que parte em uma avião deixando Asa Branca para trás. Foto : http://luciointhesky.files.wordpress.com         Um belo final para uma trama inesquecível. O Outro final com Porcina indo embora

Rapidinhas – 15.11.2024

  As abordagens pertinentes de Garota do Momento         A novela Garota do Momento continua conquistando público   a cada novo capítulo, e a apesar de ser uma trama   de época, através da licença poética vem abordando   temas complexos   e pertinentes   a frente   do seu   tempo.         Além do racismo, homossexualismo, um dos próximos assuntos   que   Alessandra Poggi também vai abordar é   o alcoolismo   através da personagem Arlete, vivida pela atriz Bete Mendes .   Décima temporada de “ Reis ”   vai marcar o final da saga bíblica da série         A  Record TV  decidiu encerrar a produção da novela   bíblica  Reis , planejada originalmente para contar a história de todos os reis de Israel em um formato semelhante ao de uma série, com temporadas distintas. O projeto, que vinha enfrentando baixa audiência e repercussão limitada, será finalizado em  2025 , com a exibição da  décima terceira temporada , intitulada  A Esperança .   Veja Também: Rapidinhas 28.09.2024 

Rapidinhas - 12.10.2024

“ Celebridade ” de volta no Viva         A novela Celebridade , do autor Gilberto Braga, protagonizada pela Malu Mader e antagonizada pela Cláudia Abreu , chega ao Viva em 2025 substituindo Viver a Vida .   “ Caras e Bocas ” no Viva         E também em Março do ano que vem Walcyr Carrasco chega ao canal Viva   com Caras e Bocas (2009) substituindo Cobras e Lagartos (2006).   Alexandre Nero será o Marco Aurélio no remake de “ Vale Tudo”         Alexandre Nero não vai ter   férias depois do Chico Leonel de No Rancho Fundo , o ator foi escalado para dar   vida ao Marco Aurélio no remake de Vale Tudo , que está sendo reescrito pela ManuelaDias e vai substituir Mania de Você   no horário nobre da Globo .     Na versão original o personagem   foi vivido magistralmente pelo ReginaldoFaria , e ficou marcado pela cena final dando uma “banana” para o Brasil.   “ Êta Mundo Bom 2 ”   é confirmada pela Globo         A continuação de  Êta MundoBom   está confirmad

Rapidinhas – 02.10.2024

Roque Santeiro no “ Viva ”         A Clássica   Roque Santeiro está de volta !   Trama do autor Dias Gomes e Aguinaldo Silva , protagonizada por Regina Duarte , José Wilker e Lima Duarte , vai substituir AViagem (1994) no Viva a partir de Novembro.         A volta da saga da santo que nunca foi santo e da viúva que   foi sem nunca ter   sido, é uma   homenagem aos 40 anos da novela, aos 60 da Globo e aos 15 do Viva . Também uma reverência ao autor Dias Gomes , que nos deixou há 25 anos.         A estreia será no dia 4 de novembro. Além da outra reprise no Viva , entre 2011 e 2012, Roque Santeiro já foi reprisada em 1991, na Sessão Aventura , e em 2000 no Vale a Pena Ver de Novo . Veja Também: Roque Santeiro Rapidinhas 28.09.2024  Rapidinhas Rapidinhas  Rapidinhas  Roque Santeiro Lima Duarte  Lima Duarte  2 Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 21.09.2024

Alexandre Richter brilhando em “ Família é Tudo ”         O Talento de Alexandra   Richter finalmente sendo bem utilizado dentro    da trama do Daniel Ortiz . Transformada em grande vilã da história , ela deu o tom   em uma linha tênue entre perversidade e manipulação, e a sequência que culminou em sua prisão esta semana   foi   a cereja do bolo.   O Acerto de Contas entre Electra e Jéssica         Ainda na trama do Ortiz, essa semana foi o tão esperado acerto de contas entre Electra  (Juliana Paiva) e Jéssica (Rafa Kallimann). Intenso e eletrizante, não faltou tapa e  lavação de roupa suja. Juliana Paiva   sem dúvidas é uma das melhores  da sua geração,  e sempre entrega muito em suas personagens. Já a Rafa Kallimann, tão criticada a trama  inteira, viveu seu melhor momento em Família é   Tudo nesta sequência.   Cara eCoroa Novelão!         Estou acompanhando Cara e   Coroa   em sua primeira reprise no Viva e,   bastou essa primeira semana para   sentir aquele g

Rapidinhas - 20.11.2024

Carolina Dieckmann é confirmada como a Leila de “ Vale Tudo ”         Carolina Dieckmann  foi confirmada como Leila   no aguardado remake de  Vale Tudo , que estreia em março de 2025 na faixa das nove da  Globo . Inicialmente cogitada para interpretar Heleninha, a atriz Paolla Oliveira acabou sendo escolhida para o papel após uma nova rodada de testes, enquanto Dieckmann foi convidada para dar vida à personagem que marcou a carreira de Cassia Kis na versão original, que foi a responsável pelo assassinato da Odete Roitmann ( Beatriz Segall) .   Thiago Martins é outro escalado para o remake         Thiago Martins interpretará Vasco, um porteiro com aspirações musicais. Sonhando em ser cantor de pagode, o personagem terá um trio que se apresenta em bares e casas noturnas. Ele busca complementar sua renda com apostas em jogos de azar, além de lidar com os desafios de criar um filho, fruto de um relacionamento breve. O papel, originalmente interpretado por  Paulo Rezende  n

Rapidinhas - 21.10.2024

Mais humor   em “ Mania   de Você”         O Grupo de discussão que a Globo fez para   Mania de Você apontou que a público quer vez mais humor na trama do João Emanuel Carneiro . Já estou com medo de um núcleo “Cadinho”   aparecer do nada.         Brincadeiras a parte, a emissora recontratou o roteirista Vicent Villari , que já havia colaborado em Todas as   Flores , para dar uma revisada em alguns capítulos de Mania de Você , já tendo esse viés cômico   como foco.         Na verdade a trama já tem esse núcleo cômico, protagonizado por Érico Brás e Ivy Souza – Edimilson e Dhu, que realmente é muito mais que um núcleo cômico. Se bem trabalhado pode sim ser um dos pilares da trama.   Nanda Costa e Maeve Jinkings podem   interpretar um casal lésbico no remake de " Vale Tudo "         Maeve Jinkings  é a atriz mais cotada para interpretar Laís, que será uma triatleta na nova versão. O papel de Cecília, sua parceira, ainda está em negociações, com  Nanda Costa  

Rapidinhas – 05.10.2024

  Logotipo “ Garota do Momento ” – Nova novela das seis da Globo A  Globo  anunciou as novidades do último trimestre de 2024, destacando a estreia de  Garota do Momento , sua próxima novela das seis. O primeiro teaser e a logo da novela também foram revelados, aumentando a expectativa em torno da estreia. Escrita por  Alessandra Poggi  e com previsão de 185 capítulos, a trama começará a ser exibida no dia 4 de novembro de 2024 e seguirá até 6 de junho de 2025. Com uma proposta leve, divertida e emocionante, a história se passa no final dos anos 1950, ambientada principalmente em Copacabana, Rio de Janeiro, com algumas cenas filmadas em Petrópolis.   Felipe Simas na RecordTv         O ator  Felipe Simas , que tem uma longa trajetória na  Globo , incluindo sua participação em produções como  As Aventuras de José e Durval  no Globoplay , está de mudança para a  Record . Simas será um dos protagonistas da nova série bíblica  Paulo, O Apóstolo , onde interpretará o médico Luca

Consciência Negra e a importância do reconhecimento do talento em nossa teledramaturgia

        Demorou   mas,   felizmente estamos caminhando a paços largos para   finalmente uma igualdade de raças, pelo menos na tv.   Atualmente a maior indústria de teledramaturgia do país   -   a Globo - tem atrizes negras em suas 3 principais novelas – Duda Santos em Garota doMomento , Jéssica Ellen em Volta por Cima e Gabz em Mania de Você .         Nomes com Ruth de Sousa , Zezé Motta , Milton Gonçalves entre outros,   lutaram muito pra que hoje isso esteja normalizado em nossa tela.           A representação do negro é, desde o surgimento da televisão, marcada pela alternância de polêmicas e avanços. Embora ainda haja o que conquistar, a evolução é um fato. Vale lembrar que,   apenas em   2012   a novela Lado a Lado foi a primeira trama a trazer o nome de um ator negro (Lázaro Ramos) abrindo seus créditos. Em 1969, em A cabana do pai Tomás , da Globo , os mesmos créditos chegaram a ser motivo de polêmica.         Ruth de Souza já era uma celebridade por causa da ( 

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa