Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Estrela-Guia (2001)


“A novela da Sandy” comemora seus 18 anos com retorno em reprise no Canal Viva

        Em 2001, de olho no grande sucesso e empatia junto ao público jovem da dupla Sandy e Jr, a Globo produziu uma novela especialmente pensando na dupla – Estrela-Guia, da autora Ana Maria Moretzsohn, trazia Sandy com a grande estrela  Cristal, e Junior em  um personagem coadjuvante de peso.  A Ideia foi  bem recebida pelo grande público e a novela teve  uma  ótima audiência,  algo que não acontecia desde História de Amor em 1995.  
        Sandy e Jr estavam desde 1999 na tela da tv no seriado que levava o nome da dupla, e gravaram a novela durante as férias do seriado. Vale ressaltar que no seriado a dupla vivia aventuras como eles mesmos,  assim a novela mostrou o verdadeiro lado interpretativo da dupla que se saiu muito bem.

        Na trama,  Sandy como Cristal,  aos 17 anos,  fica órfã e reencontra o padrinho Tony (Guilherme Fontes), que não via há quinze anos. Ele, na condição de seu tutor, vai a Goiás buscá-la para morar no Rio de Janeiro. Estressado pela vida urbana, Tony é quase vinte anos mais velho que Cristal. Há cerca de três anos, namora – sem muito entusiasmo – a mimada e fútil socialite Vanessa (Carolina Ferraz), que não hesita em usar o poder do dinheiro para prendê-lo. Ela é viúva e mãe de Gisela (Thais Fersoza), adolescente rebelde com quem vive em conflito.
Tony acaba percebendo, assim como Cristal, que estão apaixonados. Ele fica confuso e se culpa por este sentimento intenso. Assustado, Tony procura em Jagatah por Purunam (Nelson Xavier), uma espécie de líder no Arco da Aliança, que o convence de que os motivos que ele alega ter para não se envolver com Cristal são tolos. Conta-lhe que a própria Kalinda (Maitê Proença) sempre falou sobre os dois como um casal ideal. Com a ajuda da comunidade, Purunam propicia o encontro dos dois para que Tony declare seu amor.
Ao perceber que Cristal ameaça a sua relação com Tony, Vanessa vai jogar pesado para afastar a jovem, contando com a ajuda de sua quase-futura sogra, Carlota (Rosamaria Murtinho), e, depois, aliando-se à “perua country” Dafne Pimenta (Lília Cabral), mulher do fazendeiro Alaor Pimenta (Sérgio Mamberti). Inescrupulosa, Dafne comanda os negócios do marido, que faz todas as suas vontades. Entre seus planos, está expulsar a comunidade do Arco da Aliança. Para isso, não hesita em usar o seu filho Carlos Charles (Rodrigo Santoro), de caráter duvidoso.

        A novela foi uma experimentação sendo idealizada para ficar apenas 3 meses no ar. A Globo testava esse novo formato e também levava em conta a disponibilidade da Sandy, que na época gravava o seriado  e ainda tinha uma agenda recheada de shows por todo o Brasil. Foi uma boa experiência,  o público acompanhou os 83 capítulos com entusiasmo, e a autora pode mostrar uma trama “fechadinha”, sem barrigas ou enrolações, podia focar diretamente nos acontecimentos e com isso a história não perdeu o fôlego.
        Para escrever Estrela-Guia, Ana Maria Moretzsohn buscou ideias em filmes como Hair (de Milos Forman, 1979), Papai Pernilongo (de Jean Negulesco, 1955) e Presente de Grego (de Charles Shyer, 1987).


        Sandy sem dúvidas foi a grande revelação da novela, mostrando que era uma boa atriz, dando  a Cristal o perfil e um  tom sob medida – a  menina tímida e ingênua  que teve que ir se descobrindo sozinha depois da morte dos pais.


        Mas a trama teve outros destaques – Carolina Ferraz, sempre perfeita,  como a vilã fútil Vanessa brilhou, um perfil muito parecido com o da Paula de História de Amor (1995); Lília Cabral, que mesmo numa personagem caricata – a perua Couwtry Dafne, se sobressaiu em grandes cenas e Rodrigo Santoro, vivendo o playboy Carlos Charles. Thais Fersoza, como a rebelde Gisela, com uma interpretação segura foi outra boa  revelação de Estrela-Guia.


        Rosamaria Murtinho e Lucinha Lins, na pele de  Carlota e Lucrécia, viveram uma dupla de  vilãs cômicas atrapalhadas  que renderam   bons momentos a Estrela-Guia, principalmente quando esbanjavam dinheiro em jogos de bingos.


        Apesar de um personagem coadjuvante, Zeca vivido pelo Junior, teve um entrecho interessante na trama. Interpretando  um menino de origem pobre que deixa o Nordeste atrás de uma solução para garantir o sustento da família, o jovem vence na vida após ser descoberto pela produtora de Guilherme (Gabriel Braga Nunes).

        Logo que Guilherme Fontes foi anunciando como o par romântico de Sandy na trama,   a imprensa  se armou  de críticas. O Ator estava cinco anos fora do ar, seu último personagem havia sido em O Rei do Gado (1996),  e desde então ele estava envolvido como diretor  no polêmico Chatô (2015), filme que Guilherme levou vinte anos para lançar.  A demora fez com que o ator/diretor sofresse processos do Ministério Público do Rio de Janeiro que exigiram devolução do dinheiro investido através da Rio Filmes na produção.  Porém logo nas primeiras cenas entre Sandy e Guilherme Fontes, como Cristal e Tony,  ficou nítida a boa escolha do veterano ator. A química entre eles  foi perfeita e certamente foi um dos ingredientes que contribuíram para o sucesso da novela.
        Pirenópolis, no interior de Goiás, serviu de locação principal para a trama. Foi na pequena cidade que a comunidade Arco da Aliança foi retratada. Pirenópolis a partir de então  ficou conhecida como a cidade onde foi gravada Estrela-Guia.

        A fictícia Arco da Aliança abriga diversos personagens, como a radical Su-Sukham (Mônica Torres), sua filha Sukhi (Fernanda Rodrigues) – cujo sonho é ir para a cidade grande e virar estrela – e o forasteiro Santiago (Sérgio Marone), personagem com poderes paranormais. A comunidade hippie tem como filosofia de vida a união de forças em torno de ideais como a busca da paz, a preservação da vida, a celebração da amizade, do amor e da fraternidade. A harmonia é abalada pela ambiciosa Daphne Aroeira (Lilia Cabral), mulher de Alaor (Sérgio Mamberti), rico fazendeiro e dono da Fazenda da Rainha, vizinha às terras de Jagatah. Daphne cobiça as terras da comunidade ao descobrir que a área esconde uma mina de esmeraldas.


        A Trilha sonora de Estrela-Guia foi lançada em apenas 1 Cd que mesclava músicas nacionais e internacionais. O Cd foi um dos mais vendidos de novelas  até então. A trilha abria com uma versão de “Imagine  na voz do Paulo Ricardo e fechava com “Como Nossos Pais”,  em gravação original da Elis Regina.


        A Trilha incidental  da novela foi produzida pelo Tomaz Lima, conhecido pelo nome artístico de Homem de Bem. Com isso foi lançado o Cd “Mantras e Bhajans de Estrela-Guia”, lançado pela Som Livre no rastro da novela. Foi o próprio Tomaz de Lima que ensinou Sandy  cantar os mantras que Cristal entoava na novela.

        Estrela-Guia marcou a estreia em novelas dos atores Sérgio Marone e Graziela Moretto e a primeira na Globo do Thiago Fragoso.
         A trama comemora 18 anos no próximo dia 12.03, e esse retorno ao Canal Viva a partir de 08 de abril, abrindo um novo horário de novelas  na emissora,  foi uma boa forma de comemorar essa maioridade.
        A Globo havia cogitado a reprise de Estrela-Guia em 2004,  no Vale a Pena Ver de Novo, porém desistiu quando na época a dupla Sandy e Jr não renovou  seu contrato como atores da casa. Entrou então a reprise de CorpoDourado (1998).
        O Figurino hippie da Cristal fez muito sucesso. As saias, batas e bijuterias new hippie ganharam as ruas do Brasil. Assim como o visual estilizado e rebelde da Gisela, a personagem da Thais Fersoza – o cabelo vermelho e as roupas de couro.


        Estrela-Guia  é aquele tipo de novela despretensiosa que  acaba ultrapassando todas as expectativas. Com texto simples e história já tantas vezes contadas, claro que sem o chamariz da Sandy como estrela talvez a novela nem tivesse   sido produzida, mas é justo dizer que  “a novela da Sandy” venceu por seu conjunto da obra. Se a cantora/atriz  chamou o público, o elenco e a história envolvente  conseguiu segurar esse público, o tornando cativo nos três meses que a trama ficou no ar.

Ficha Técnica:

Novela da Autora Ana Maria Moretzsohn
Direção Geral: Denise Saraceni
Elenco:
SANDY – Cristal
GUILHERME FONTES – Tony
CAROLINA FERRAZ – Vanessa
FLORIANO PEIXOTO – Inácio
LÍLIA CABRAL – Dafne
RODRIGO SANTORO – Carlos Charles
THAÍS FERSOZA – Gisela
SÉRGIO MAMBERTI – Alaor Pimenta
ROSAMARIA MURTINHO – Carlota
LUCINHA LINS – Lucrécia
CHRISTINE FERNANDES – Lalá
GABRIEL BRAGA NUNES – Guilherme
SÉRGIO MARONE – Santiago
THIAGO FRAGOSO – Bernardo
EVANDRO MESQUITA – André
ISABELA GARCIA – Luciana
MÔNICA TORRES – Su-Sukhan
NELSON XAVIER – Purunam
FERNANDA RODRIGUES – Sukhi
ANNA CARBATTI – Dominique
MAURÍCIO GONÇALVES – Michael
TARCÍSIO FILHO – Mauro
GRAZIELA MORETTO – Heloísa
FLÁVIA BONATO – Cida
NIZO NETO – Elesbão
CIDA MOREIRA – Castorina
JÚNIOR LIMA – Zeca
MIGUEL MAGNO – Romeu
MARIA POMPEU – Nenzinha
NATÁLIA BARRETO – Priscila
OBERDAN JÚNIOR – Rafael
MARCELO DE FREITAS – Diogo
ALEXANDRE BARBALHO – Felício
as crianças
NETINHO ALVES – Daniel
THIAGO DE LOS REYES – João
RENATA BRAVIN – Maria
e
CLÁUDIO CAPARICA – repórter que entrevista Dafne Pimenta
CLÁUDIA OHANA – Glorinha
LUCIANA GUERRA (dublê de Sandy)
LUCY MAFRA – Tânia (empregada de Vanessa)
MAITÊ PROENÇA – Kalinda (Catherine, mãe de Cristal, mulher de Hanuman)
MARCOS PASQUIM – Edmilson
MARCOS WINTER – Hanuman (Bob, pai de Cristal, marido de Kalinda)
Exibição: 12 de Março à 16 de Junho de 2001
Capítulos: 83

Veja Também: 
Meus Personagens Favoritos da Carolina Ferraz 
Aberturas Inesquecíveis - Estrela-Guia (2001)
Meus Personagens Favoritos do Rodrigo Santoro
Meus Personagens Favoritos da Rosamaria Murtinho
Meus Personagens Favoritos do Guilherme Fontes
e10blog
Novelas Inesquecíveis 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa
       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Veja quais são os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Novembro

Império  - Marina  - Meu Marido  - Senhora           Veja   os títulos disponibilizados   na Globoplay   em novembro   : 03.11   - Império   (2014) - A trama de  Império , a do comendador vivido pelo  Alexandre Nero , do autor  Aguinaldo Silva , vai voltar pelo Projeto Originalidade .   10.11   - Marina (1980)   -  Novela que o  Wilson Aguiar Filho  escreveu para o horário das seis em 1980, baseado no  romance   Marina   do escritor  Carlos Heitor Cony entra pelo Projeto Fragmentos . A Novela é protagonizada por Denise Dumont   e   Lauro Corona . 17.11   - Meu Marido (1991) -   é a minissérie   do mês. Protagonizada   por Elizabeth Savalla e Nuno Leal Maia , a trama tem como fio condutor a investigação sobre o envolvimento de Carlos Zanata, um homem aparentemente íntegro e honesto, pai de famí...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

No Tema e Na Trilha do Fagner

        Fagner é meu conterrâneo, é  um dos grandes nomes cearenses no cenário nacional. O Cantor nasceu em 13 de Outubro de 1949 na cidade de Orós.         Aos seis anos ganhou seu primeiro concurso de música em uma rádio local cantando uma música em homenagem ao dia das mães.         A Carreira nacional desse nordestino começou de uma maneira muito imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, e lá participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com a música “ Mucuripe ”  em parceria com Belchior .  A Partir de então as músicas interpretadas pelo cantor passaram a conquistar os bares do sudoeste brasileiro.        O Primeiro compacto Fagner gravou em 1971, e depois que Elis Regina regravou “ Mucuripe ” o talento como cantor e c...

As Novelas de 2014

        Este ano no campo das novelas a teledramaturgia não foi muito feliz. Nenhum fenômeno do tipo Avenida Brasil (2012) ou Cheias de Charme (2012) , e muitas apesar de uma boa audiência não chegaram a virar uma coqueluche. Mas em compensação Joia Rara , novela das autoras Thelma Guedes e Duca Rachid  foi a ganhadora do Emmy Internacional de Melhor Novela. Amor à Vida (Globo, 20 de Maio de 2013 à 01 de Fevereiro de 2014)         A primeira novela em horário nobre do Walcyr Carrasco terminou 01 de fevereiro de 2014 e foi exatamente esse último mês da novela que fez com o público se apegassem à trama. A transformação do vilão “Bicha má” Félix (Mateus Solano)  em protagonista foi o grande destaque da trama que deu para ele as duas cenas que finalizaram a novela. O Primeiro beijo gay do horário nobre global finalmente saiu entre os atores Mateus Solano e Thiago Fragoso . A Cena final de rec...

Meus Personagens Favoritos do Marcos Pasquim

O Vilão Ricardo   de “ Dona de Mim ”   e   o Denis, protagonista de “ Caras e Bocas ” na Globoplay Novelas         Em Dona de Mim , o público tem vibrado — e também odiado — cada aparição de Ricardo, vivido por Marcos Pasquim . O ator mostra toda sua versatilidade ao dar vida ao grande vilão da trama, construindo um personagem cheio de intensidade e contradições. Com sua postura imponente e olhar calculista, Ricardo se tornou aquele personagem que o público “ama odiar”. Suas atitudes cruéis, os jogos de manipulação e a forma como interfere na vida dos protagonistas da história de Rosane Svartmann   garantem fortes emoções em cada capítulo. Marcos Pasquim é daqueles atores que conquistaram o público com talento, carisma e versatilidade. Sua trajetória na televisão começou nos anos 90, em participações que logo mostraram sua força em cena. Aos poucos,   foi ganhando espaço em diferentes produções, até assumir papéis de ma...

No Tema e Na Trilha da Ivete Sangalo

          Antes de dar vida a inesquecível Maria Machadão no remake de Gabriela no ano passado, Ivete Sangalo   foi figurinha carimbada em novelas. A Voz e que voz da cantora   já ajudou a escrever muitas histórias de amor de personagens na TV.        Uma das vozes mais bonitas do Brasil, Ivete Sangalo logo que apareceu como vocalista da Banda Eva chamou atenção por esse vozeirão e uma beleza estonteante.       Considerada o furacão baiano , Ivete Sangalo desbancou grandes nomes do Estado e se tornou a melhor cantora baiana de todos os tempos. E é de longe a cantora  com a carreira solo mais bem sucedida depois de deixar  a Banda Eva em 1999.       Lembrar os temas da Ivete  nas novelas é mais que um prazer , é ... é ...  Sem palavras!! Ivete é Ivete e pronto !  E o post é uma grande homenagem aos 20 anos de carreira da cantora. 1...