Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Um Sonho a Mais Internacional (1985)


         A Peça Volpone, do Ben Jonson, serviu de base para a história de Um  Sonho a Mais , que  tinha como protagonista um milionário excêntrico que quer reaver seu grande amor do passado.
        Daniel Más escreveu a novela até o capítulo 37. A partir de então, foi substituído por Lauro César Muniz, responsável pelo argumento original, que contou com a colaboração de Mário Prata e Dagomir Marquezi.
        A trama acabou se perdendo inicialmente com essa dança das cadeiras dos autores e a novela é  mais lembrada pelo trabalho impecável do Ney Latorraca na pele do  protagonista Volpone  e os outros cinco personagens que ele  usou como disfarce na trama -  o médico Nilo Peixe; o advogado Augusto Mello Sampaio; André, um motorista escrachado, sempre de braguilha aberta e palito na boca; e Anabela Freire, a que teve maior destaque,  uma secretária sedutora, dona de pernas deslumbrantes e um sorriso de coelhinha, marcado por um dente saliente – na verdade uma prótese.
        A Censura interviu na trama por causa dos atores  travestidos de mulher. Além de Ney, Marco Nanini e Antônio Pedro também se travestiam para  viver  as irmãs de Anabela. Com isso as personagens foram sumindo da trama, só  Anabela continuou lá,  plena.
        Embora não tenha sofrido na audiência, a novela chegou a ganhar dos críticos mais radicais o subtítulo de “Um Sono a Mais”, mas   hoje é considerada uma trama cult, reverenciada e um divisor de águas na carreira do Ney Latorraca, e um dos títulos sempre citados para reprise no Canal Viva, quem sabe depois de Selva de Pedra?
        A trilha nacional, que você pode reconferir aqui,  é um compilado único  de músicas que marcaram uma época e se transformaram em grandes  sucessos da década de 80. Com direção do Mariozinho Rocha  e  Francisco S. Junior,  as músicas selecionadas sob medida para cada  personagem  deixavam a trama   menos confusa e bem mais interessante.
        A internacional , com muitas baladas românticas que se tornaram hit´s nas rádios naquele meio de década dos anos 80, casavam com perfeição com os personagens, transformando Um Sonho a Mais, pelo menos musicalmente, um novelão!
        Vamos conferir:
“Love Is Love”
Interprete e Compositor: Culture Club

        Maitê Proença  vivia uma das personagens importantes da trama de Um Sonho a Mais, mas infelizmente devido a problemas de agenda da atriz com a produção,  já que naquele ano ela gravava o filme  Brasa Adormecida”, a Valéria partiu em uma viagem na trama com promessa de volta, o que não ocorreu. Maitê acabou fechando contrato com   a Rede Manchete  e estrelou  no ano seguinte a clássica Dona Beija (1986). A Personagem ganhou como tema internacional a faixa que abria o lado A do disco – a música “Love Is Love  que foi composta especialmente  para trilha de um filme anglo-americano – “Electric Dreams , ou conforme as  traduções para o português, Amores Eletrônicos. Dirigido por Steve Barron, o filme contava em tom de comédia romântica as desventuras de um triângulo amoroso nada convencional, formado por um arquiteto, uma violoncelista e… um micro-computador!  A música acabou se tornando o grande sucesso da banda inglesa no Brasil depois que figurou  na trilha de Um Sonho a Mais.

“Together In Electric Dreams”
Intérprete e Compositor: Giorgio Moroder and Phillip Oakey

        A Segunda faixa do lado A também veio do mesmo filme, que aqui no Brasil passaria totalmente em branco, se não fosse a inserção dessas músicas na trilha de Um Sonho a Mais. “Together In Electric Dreams” serviu de tema de locação para as passagens de sequencias da novela.

“Private Dancer”
Intérprete: TinaTurner
Compositores: Mark Knopfler

        Private Dancer” marcou o retorno da deusa  Tina Turner e o  merecido reconhecimento de sua fase solo. Foram mais de 8 milhões de cópias do seu novo disco vendidas no mundo todo.  “Private Dancer” casou perfeitamente com a  Renata,  a manipuladora personagem que  a Susana Vieira defendeu na trama. A Atriz apresentou um visual  de cabelos louros  curtos totalmente conectado com a moda que estava por vir na época, e ganhou a cabeça de muitas mulheres naquele ano.

“Smail Town Boy”
Intérprete: Bronski Beat
Compositores: Somerville,  Steinbachek e Bronski

        Mesmo com os personagens travestidos sendo enclausurados  na trama por causa da censura, a trilha internacional trouxe em uma das suas faixas o hino gay “Smail Town Boy  da banda Bronski Beat, que invadiu as pistas de dança aqui no Brasil.

Steady”
Intérprete: Jules Shear
Compositor: Jules Shear e Cindy Lauper

        Mais conhecido como o compositor do sucesso “All Through the Night”, popularizado na voz de Cindy Lauper, o americano Jules Schear experimentou a fama interpretando uma canção composta em parceria com a própria Cindy – “Steady”  que tornou-se faixa obrigatória nas  pistas de dança e até hoje consta nas listas das festas retrô. A música  foi o tema da personagem Mônica, vivida por Tássia Camargo. O destaque no  papel rendeu à atriz a capa da revista Playboy, em junho de 1985.      

“Do You Wanna Dance?”
Intérprete : Geraldine
Compositor: Bobby Freemann

        Numa versão toda exótica na voz robótica de Geraldine,  “Do You Wanna Dance?” foi mais uma das faixas consideradas  os arroubos inclusivos  do LP.

“Theme From´Summer Of 42 (The Picasso Suite)”
Compositor e Intérprete: Michel Legrand

        O Francês Michel  Legrand aparece na trilha com o tema que compôs para o filme “Houve  Uma Vez um Verão”, em meados de 1971. A  Regravação  para a trilha de Um Sonho a Mais  é grifada  como tema da Stella, a protagonista vivida pela Silvia Bandeira, porém  a música marcava as entradas para o fictício “Jornal do Amanhã”, um noticiário  dentro da novela que trouxe à tona a veia de repórter da atriz Cissa Guimarães, em um de seus melhores papéis na TV. Amélia Bicudo deu um show na cobertura do “caso” Antônio Carlos Volpone (Ney Latorraca) e garantiu à atriz um posto no programa Vídeo Show.


“I Want To Know What Love Is”
Intérprete: Foreigner
Compositor: M. Jones

        Ney Latorraca e a bela Silvia Bandeira eram os protagonistas e principal casal romântico de Um Sonho a Mais – A química  era pouca entre eles,  mais o tema internacional ajudou  muito a esse romance. O mega hit “I Want To Know What Love Is, do grupo Foreigner,  foi sem dúvidas o carro-chefe do disco abrindo o Lado B ,  encontrando  mais um canal para o seu triunfo nas paradas mundiais.

“Invisible”
Intérprete: Alison Movet
Compositor: Lamont Dozier

        Musa dos anos 80, Márcia Porto chamava atenção na pele da sedutora Sandra na trama. Para acompanhar a personagem,  Alison Moyet, que lançava seu primeiro álbum solo, pós Yazzo, entrou na trilha com “Invisible”.

“I Can Wait Forever”
Intérprete: Air Supply
Compositores: David Foster, Graham Russell e Jay Graydon

        A Dupla australiana Air Supply integrou a trilha com a clássica e melosa “I Can Wait Forever” tema da Mônica e Joaquim, os personagens vividos pela Tássia Camargo e Edson Celulari na trama.

“Boys Make Me Nervous”
Intérprete: Heartbreak U.S.A
Compositores: Karen Mankes e Richard Farbrother

        Outra faixa boa de dançar da trilha de Um Sonho a Mais foi “Boys Make me Nervous” da banda Heartbreak U.S.A.

“Nobody Loves Me Like You Do”
Intérprete: Witney Houston e Jermanie Jackson
Compositores: Peter MacCann e Steve Dorff

        Witney Houston regravou  o sucesso romântico country  Nobody Loves Me Like You Do”, retirado do seu bem sucedido álbum de estreia. A Gravação foi um dueto da Witney  com Jermanie Jackson.

“Love Hunger”
Intérprete: Tina Charles
Compositores: H. Robertson e P. Sugarman

        A Penúltima música do disco, que servia de locação para Um Sonho a Mais, trazia a inglesa Tina Charles em sua melhor forma em “Love Hunger”.

“Sex Over The Phone”
Intérprete: Village People
Compositores: B. Vilanch, F. Zarr e J. Morali

        O LP fecha com uma música do polêmico grupo Village People  -  Sex Over The Phone”,  explicitamente em prol do sexo seguro.


Texto: Evaldiano de Sousa
Vídeos: You Tube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

12 cenas marcantes de “A Viagem”

          Nesta segunda-feira (21.12),   o Canal Viva trás de volta um dos clássicos do horário das sete dos anos 90 – A Viagem (1994), remake da Ivani Ribeiro .         Antes da estreia relembre 12 cenas marcantes da novela:   1 – Alexandre ( Guilherme Fontes )   no vale dos suicidas  2 – Dinah ( CrhistianeTorloni ) agride Liza ( Andreia Beltrão ) 3 – O Primeiro beijo de Dinah e Otávio ( Otávio Fagundes ) 4 – A Revelação do mascarado 5   - Alberto (Cláudio Cavalcanti)   ver o espírito   de Alexandre 6 – Alexandre provoca a morte de Otávio 7 – Alexandre incorpora Guiomar ( Laura Cardoso ) 8 – A morte de Dinah 9 – Dinah descobre que está morta 10 – Estela (LucinhaLins)   Ver Dinah 11 – Alexandre chegando ao nosso Lar 12 – Mensagem final da trama   Veja   Também: Novelas Inesqueciveis  - A Viagem (1994) Trilha Sonora Eterna ...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...