Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Um Sonho a Mais Internacional (1985)


         A Peça Volpone, do Ben Jonson, serviu de base para a história de Um  Sonho a Mais , que  tinha como protagonista um milionário excêntrico que quer reaver seu grande amor do passado.
        Daniel Más escreveu a novela até o capítulo 37. A partir de então, foi substituído por Lauro César Muniz, responsável pelo argumento original, que contou com a colaboração de Mário Prata e Dagomir Marquezi.
        A trama acabou se perdendo inicialmente com essa dança das cadeiras dos autores e a novela é  mais lembrada pelo trabalho impecável do Ney Latorraca na pele do  protagonista Volpone  e os outros cinco personagens que ele  usou como disfarce na trama -  o médico Nilo Peixe; o advogado Augusto Mello Sampaio; André, um motorista escrachado, sempre de braguilha aberta e palito na boca; e Anabela Freire, a que teve maior destaque,  uma secretária sedutora, dona de pernas deslumbrantes e um sorriso de coelhinha, marcado por um dente saliente – na verdade uma prótese.
        A Censura interviu na trama por causa dos atores  travestidos de mulher. Além de Ney, Marco Nanini e Antônio Pedro também se travestiam para  viver  as irmãs de Anabela. Com isso as personagens foram sumindo da trama, só  Anabela continuou lá,  plena.
        Embora não tenha sofrido na audiência, a novela chegou a ganhar dos críticos mais radicais o subtítulo de “Um Sono a Mais”, mas   hoje é considerada uma trama cult, reverenciada e um divisor de águas na carreira do Ney Latorraca, e um dos títulos sempre citados para reprise no Canal Viva, quem sabe depois de Selva de Pedra?
        A trilha nacional, que você pode reconferir aqui,  é um compilado único  de músicas que marcaram uma época e se transformaram em grandes  sucessos da década de 80. Com direção do Mariozinho Rocha  e  Francisco S. Junior,  as músicas selecionadas sob medida para cada  personagem  deixavam a trama   menos confusa e bem mais interessante.
        A internacional , com muitas baladas românticas que se tornaram hit´s nas rádios naquele meio de década dos anos 80, casavam com perfeição com os personagens, transformando Um Sonho a Mais, pelo menos musicalmente, um novelão!
        Vamos conferir:
“Love Is Love”
Interprete e Compositor: Culture Club

        Maitê Proença  vivia uma das personagens importantes da trama de Um Sonho a Mais, mas infelizmente devido a problemas de agenda da atriz com a produção,  já que naquele ano ela gravava o filme  Brasa Adormecida”, a Valéria partiu em uma viagem na trama com promessa de volta, o que não ocorreu. Maitê acabou fechando contrato com   a Rede Manchete  e estrelou  no ano seguinte a clássica Dona Beija (1986). A Personagem ganhou como tema internacional a faixa que abria o lado A do disco – a música “Love Is Love  que foi composta especialmente  para trilha de um filme anglo-americano – “Electric Dreams , ou conforme as  traduções para o português, Amores Eletrônicos. Dirigido por Steve Barron, o filme contava em tom de comédia romântica as desventuras de um triângulo amoroso nada convencional, formado por um arquiteto, uma violoncelista e… um micro-computador!  A música acabou se tornando o grande sucesso da banda inglesa no Brasil depois que figurou  na trilha de Um Sonho a Mais.

“Together In Electric Dreams”
Intérprete e Compositor: Giorgio Moroder and Phillip Oakey

        A Segunda faixa do lado A também veio do mesmo filme, que aqui no Brasil passaria totalmente em branco, se não fosse a inserção dessas músicas na trilha de Um Sonho a Mais. “Together In Electric Dreams” serviu de tema de locação para as passagens de sequencias da novela.

“Private Dancer”
Intérprete: TinaTurner
Compositores: Mark Knopfler

        Private Dancer” marcou o retorno da deusa  Tina Turner e o  merecido reconhecimento de sua fase solo. Foram mais de 8 milhões de cópias do seu novo disco vendidas no mundo todo.  “Private Dancer” casou perfeitamente com a  Renata,  a manipuladora personagem que  a Susana Vieira defendeu na trama. A Atriz apresentou um visual  de cabelos louros  curtos totalmente conectado com a moda que estava por vir na época, e ganhou a cabeça de muitas mulheres naquele ano.

“Smail Town Boy”
Intérprete: Bronski Beat
Compositores: Somerville,  Steinbachek e Bronski

        Mesmo com os personagens travestidos sendo enclausurados  na trama por causa da censura, a trilha internacional trouxe em uma das suas faixas o hino gay “Smail Town Boy  da banda Bronski Beat, que invadiu as pistas de dança aqui no Brasil.

Steady”
Intérprete: Jules Shear
Compositor: Jules Shear e Cindy Lauper

        Mais conhecido como o compositor do sucesso “All Through the Night”, popularizado na voz de Cindy Lauper, o americano Jules Schear experimentou a fama interpretando uma canção composta em parceria com a própria Cindy – “Steady”  que tornou-se faixa obrigatória nas  pistas de dança e até hoje consta nas listas das festas retrô. A música  foi o tema da personagem Mônica, vivida por Tássia Camargo. O destaque no  papel rendeu à atriz a capa da revista Playboy, em junho de 1985.      

“Do You Wanna Dance?”
Intérprete : Geraldine
Compositor: Bobby Freemann

        Numa versão toda exótica na voz robótica de Geraldine,  “Do You Wanna Dance?” foi mais uma das faixas consideradas  os arroubos inclusivos  do LP.

“Theme From´Summer Of 42 (The Picasso Suite)”
Compositor e Intérprete: Michel Legrand

        O Francês Michel  Legrand aparece na trilha com o tema que compôs para o filme “Houve  Uma Vez um Verão”, em meados de 1971. A  Regravação  para a trilha de Um Sonho a Mais  é grifada  como tema da Stella, a protagonista vivida pela Silvia Bandeira, porém  a música marcava as entradas para o fictício “Jornal do Amanhã”, um noticiário  dentro da novela que trouxe à tona a veia de repórter da atriz Cissa Guimarães, em um de seus melhores papéis na TV. Amélia Bicudo deu um show na cobertura do “caso” Antônio Carlos Volpone (Ney Latorraca) e garantiu à atriz um posto no programa Vídeo Show.


“I Want To Know What Love Is”
Intérprete: Foreigner
Compositor: M. Jones

        Ney Latorraca e a bela Silvia Bandeira eram os protagonistas e principal casal romântico de Um Sonho a Mais – A química  era pouca entre eles,  mais o tema internacional ajudou  muito a esse romance. O mega hit “I Want To Know What Love Is, do grupo Foreigner,  foi sem dúvidas o carro-chefe do disco abrindo o Lado B ,  encontrando  mais um canal para o seu triunfo nas paradas mundiais.

“Invisible”
Intérprete: Alison Movet
Compositor: Lamont Dozier

        Musa dos anos 80, Márcia Porto chamava atenção na pele da sedutora Sandra na trama. Para acompanhar a personagem,  Alison Moyet, que lançava seu primeiro álbum solo, pós Yazzo, entrou na trilha com “Invisible”.

“I Can Wait Forever”
Intérprete: Air Supply
Compositores: David Foster, Graham Russell e Jay Graydon

        A Dupla australiana Air Supply integrou a trilha com a clássica e melosa “I Can Wait Forever” tema da Mônica e Joaquim, os personagens vividos pela Tássia Camargo e Edson Celulari na trama.

“Boys Make Me Nervous”
Intérprete: Heartbreak U.S.A
Compositores: Karen Mankes e Richard Farbrother

        Outra faixa boa de dançar da trilha de Um Sonho a Mais foi “Boys Make me Nervous” da banda Heartbreak U.S.A.

“Nobody Loves Me Like You Do”
Intérprete: Witney Houston e Jermanie Jackson
Compositores: Peter MacCann e Steve Dorff

        Witney Houston regravou  o sucesso romântico country  Nobody Loves Me Like You Do”, retirado do seu bem sucedido álbum de estreia. A Gravação foi um dueto da Witney  com Jermanie Jackson.

“Love Hunger”
Intérprete: Tina Charles
Compositores: H. Robertson e P. Sugarman

        A Penúltima música do disco, que servia de locação para Um Sonho a Mais, trazia a inglesa Tina Charles em sua melhor forma em “Love Hunger”.

“Sex Over The Phone”
Intérprete: Village People
Compositores: B. Vilanch, F. Zarr e J. Morali

        O LP fecha com uma música do polêmico grupo Village People  -  Sex Over The Phone”,  explicitamente em prol do sexo seguro.


Texto: Evaldiano de Sousa
Vídeos: You Tube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Novelas Inesquecíveis – Despedida de Solteiro (1992)

     Esta semana o Canal Viva lançou a enquete para o público escolher a reprise que vai substituir História de Amor (1995), a partir de 10 de novembro.         As opções são :   Lua Cheia de amor (1990), remake de Dona Xepa , escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbos a; Despedida de Solteiro (1992) e Tropicaliente   (1994) , ambas do autor Walther Negrão .         Das três opções,  Despedida de Solteiro   era  a única, até hoje,  a  não figurar na seção novelas inesquecíveis do e10blog.   Para corrigir esse erro, hoje ela é a  nossa estrela.         Sou fã inveterado das novelas do Negrão, o estilo do autor me encanta, e a muitos outros telespectadores também, levando em consideração o sucesso de suas novelas. Por que não chama-lo de “ Mago das Seis ” ? Afinal  muitas das suas tramas da década de 80 e 90 são verdadeiros clássicos do horário.         Despedida de Solteiro é uma delas. A trama foi escrita  às pressas para substituir Mu

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo

No Tema e Na Trilha do Maurício Manieri

          Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical Maurício Manieri é o astro do   post onde vamos   relembrar suas músicas em nossas novelas.         Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.         Prodígio, já na adolescência ganhou concursos de piano, mas mesmo assim enveredou pelo mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo ,   a banda de garagem Delta T .         Em 1990, grava ao lado do irmão o   primeiro compacto independente com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público.         Descoberto   pelo renomado produtor Dudu Marote , responsável por nomes com Jota Quest , Pato Fu e Skank , começou a grande escalada na carreira dele.         Em 1998, sai o primeiro álbum nacional – “ A Noit

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa