Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Remakes Inesquecíveis (Parte 1)

A Viagem , Mulheres de Areia, Ti Ti Ti , Anjo Mau Escrava Isaura

        Com o retorno da segunda versão de  Selva de Pedra no Viva em agosto e  a próxima novela das seis -  Éramos Seis -  os remakes voltaram a virar assunto entre os  noveleiros de plantão.  
        Remake – que no inglês quer dizer “Refazer” -  na verdade é a refilmagem  e regravação de filmes, novelas e/ou seriados ou outras produções do gênero, que já foram apresentadas anteriormente e voltam com ou não  uma nova leitura.
        Aqui no Brasil o remake de novelas sempre é   um assunto muito comentado, o telespectador quando ouve falar que um remake está em produção  já começa a especulação, comparações, curiosidade para saber quem vai fazer aquele personagem imortalizado por um outro ator, enfim é um chamariz a mais.
        Da mesma maneira que um remake pode chamar público para uma produção, não deixa de ser uma estrada de mão dupla, e essas comparações constantes com a obra anterior  pode ser muito prejudicial a trama atual.  
        Várias emissoras já produziram remakes que marcaram uma época e outros que praticamente passaram em branco,  com base nisso o e10blog vai editar 2  post´s   citando  os 10 remakes  que  mais gostou e que marcaram o ano em que foram apresentados.
        Dividi o post em 2 partes, vamos a parte 1, que tem AViagem , Mulheres de Areia, Ti Ti Ti , Anjo Mau e Escrava Isaura.
 
A Viagem (Tupi/1975 e Globo/1994)

        O Remake de A Viagem exibido pela Globo em 1994 foi um fenômeno e  uma espécie de despedida da autora Ivani Ribeiro em grande estilo. A Ivani morreu em julho de 1995 um ano depois da exibição. A  primeira versão, apresentada pela Tupi também foi um marco para a emissora.  A novela tratou da vida após a morte, baseando-se no Espiritismo, a filosofia de Allan Kardec (1804-1869). A autora usou de sua história e personagens para apresentar detalhes da doutrina kardecista. Foram levantadas todas as dimensões da crença, desde o preconceito dos leigos até estudos científicos. Também a comunicação entre vivos e mortos por meio de mediunidade, espíritos encarnados e desencarnados, possessões, crendices populares, etc.
        No remake Christiane Torloni, Antônio Fagundes, Maurício Mattar, Andréa Beltrão e Guilherme Fontes viveram os personagens que foram originalmente interpretados na Tupi por Eva Wilma, Altair Lima, Tony Ramos, Elaine Cristina e Ewerton de Castro – correspondentes a Dinah,  Cesar/Otávio Jordão, Téo, Lisa e Alexandre.
       
       


Mulheres de Areia (Tupi/1973 e Globo/1993)

        Um ano antes de A Viagem, outro remake da Ivani Ribeiro parou o país, que acompanhou a histórias das gêmeas mais famosas da teledramaturgia nacional – Ruth e Raquel. A Novela originalmente foi  produzida em 1973,  também pela Tupi  com a Eva Wilma vivendo as gêmeas. Para escrever Mulheres de Areia, Ivani Ribeiro baseou-se em uma antiga radionovela de sua autoria, As Noivas Morrem no Mar, de 1965, com Maria Fernanda emprestando a voz (afinal era rádio). A radionovela, por sua vez, foi inspirada no filme Uma Vida Roubada (Stolen Life, 1946, de Curtis Bernhardt, com Bette Davis no papel das gêmeas), que trazia praticamente a mesma história até o ponto em que acontece o acidente no mar e a irmã sobrevivente ocupa a vida da falecida. Para render uma novela de televisão, Ivani deu continuidade à trama com um gancho irresistível: uma das gêmeas não morreu e prepara uma vingança contra a irmã que lhe tomou seu lugar – ou, que lhe roubou a vida, como sugere o título do filme original.
        Eva Wilma e Glória Pires,  que defenderam as protagonistas em cada versão,  foram alçadas ao posto de grande estrela e agraciadas com   vários prêmios de melhor atriz  dos respectivos anos em que as novelas foram apresentadas.
Curiosamente os mesmos personagens de cada versão foram destaques da trama e caíram na graça do grande público: Gianfrancesco Guarnieri/MarcosFrota  interpretando Tonho da Lua em 1973 e 1993 respectivamente; Lucy Meirelles/Laura Cardoso como Isaura, a mãe das gêmeas; Maria Isabel de Lizandra e Antônio Fagundes/Viviane Pasmanter/HumbertoMartins, como Malu e Alaor, um casal marginal à história central que despertou interesse. Na versão de 1973 eles  tiveram tanta empatia junto ao público que  os atores foram escalados para protagonizar a próxima produção da Tupi, O Machão.
A aceitação do remake de  Mulheres de Areia pelo público foi tanta que a novela registrou uma média final de audiência de 50 pontos no Ibope da Grande São Paulo, um fenômeno para a época. Dava mais audiência que a novela das sete contemporânea, O Mapa da Mina. Cogitou-se inclusive a transferência de horário das 18 para as 19 horas, já que O Mapa da Mina passou por vários problemas de produção.
       

Ti Ti Ti (Globo 1985 e 2010)

        Ti Ti Ti, remake escrito pela Maria Adelaide Amaral e Vicent Villari, baseado no original do Cassiano Gabus Mendes, foi sem dúvidas o de maior sucesso dos anos 2010. Na carona dele,  a Globo produziu uma enxurrada de remakes naquela década que infelizmente fracassaram como Guerra dosSexos (2012), O Rebu (2014) Saramandaia (2013) entre outros. 
        Ti Ti Ti, o remake, na verdade juntou duas tramas do Cassiano, além de Ti Ti Ti, os autores   pegaram a trama central de outro sucesso do autor -  Plumas e Paetês (1980),  e pela primeira vez um remake ultrapassou, em termos de sucesso e repercussão sua original.
        A Dupla Jacques L´Clair e Victor Valentin, imortalizados por Reginaldo Faria e Luiz Gustavo na primeira versão, ganhou um novo status com a interpretação irrepreensível do AlexandreBorges e Murilo Benício.
        Claudia Raia que  deu vida a Jacqueline, novamente roubou a cena com sua exuberância cênica, e também deu um novo charme e fôlego a personagem que já era um espetáculo na versão de 85 com a inesquecível e saudosa Sandra Bréa.
        Christiane Torloni viveu em Ti Ti Ti ,   a terceira personagem vivida pela  Eva Wilma na versão original. Ela foi Jô Penteado de A Gata Comeu (1985) , a  Diná de A Viagem (1994), e Rebeca que a Eva Wilma defendeu em  Plumas e Paetês (1980).
        Malu Mader foi um dos destaques teen da primeira versão como  a espevitada Walkíria, filha do Jacques L´clair. A Atriz voltou na versão de 2010, agora com a Suzana, ex-mulher do Victor Valentin.
       
Anjo Mau  (Globo – 1976 e 1997)

        Maria Adelaide Amaral é a mestra dos remakes e adaptações mesmo. Antes do sucesso de Ti Ti Ti , a autora já havia escrito o remake de outro clássico do Cassiano Gabus MendesAnjo Mau no ar originalmente em 1976 e apresentada em forma de remake em 1997,  no horário das seis.   Anjo Mau foi  a primeira novela de Cassiano Gabus Mendes na Globo, criando um modelo ideal para o horário, além de lançar o seu estilo perpetuado nos trabalhos seguintes, sempre com sua marca indefectível: charme, beleza, leves requintes de comédia, folhetim e bom gosto.
        Maria Adelaide Amaral foi perita ao adaptar a trama com o mesmo nível que a original, que consagrou Susana Vieira e , mais de 20 anos depois foi a vez de Glória Pires imortalizar a Nice.
        A Versão original  foi um  grande sucesso que conquistou recorde de audiência no horário na exibição do último capítulo, em que Nice, que estava grávida de Rodrigo (José Wilker), morre ao dar à luz. Há controvérsias (o próprio Cassiano teria negado), mas especula-se que a morte de Nice teria sido uma imposição da censura do Regime Militar da época, que alertava que a protagonista era um mau exemplo e não via com bons olhos os métodos nada ortodoxos da babá para conquistar ascensão social.
        O público,  que  se apaixonou pela babá do mau,  só pode ver o final feliz dela com Rodrigo, no remake, quando a autora salvou a protagonista no último capítulo.
        Susana Vieira, apesar de estar no ar na novela das oito contemporânea, Por Amor, fez uma participação especial afetiva no último capítulo de Anjo Mau, como a nova babá contratada pelos Medeiros.

Escrava Isaura (Globo/1976 e RecordTv/2004)

        Com Escrava Isaura, adaptação do Gilberto Braga,  baseado no romance   homônimo de Bernardo Guimaraes, a história das telenovelas virava uma página importante. A novela, que fala da liberdade, tornou-se um grande sucesso internacional da televisão brasileira. E transformou Lucélia Santos em estrela internacional, já em seu primeiro trabalho em televisão.
        O Remake produzido pela RecordTv em 2004 seguiu a mesma linha que o original, e como ele a emissora, após a malsucedida experiência com Metamorphoses, deixava de terceirizar a produção e reativava para valer o seu núcleo de dramaturgia, investindo pesado em contratações de elenco e profissionais da Globo, na tentativa de não somente tirar o segundo lugar no Ibope do SBT (o que conseguiu) como também enfrentar de igual para igual a Globo, dando início a um período de aquecimento no mercado e maior pulverização da audiência.
        Com o mesmo diretor  da original, Herval Hossano,  a história da escrava branca conquistou um novo público e foi sucesso novamente. BiancaRinaldi , até então estrela das adaptações mexicanas do SBT, ganhou um novo status em sua carreira ao imortalizar a nova versão da Isaura, sendo muito elogiada pela crítica por sua interpretação.
        Rubens de Falco – conhecido no mundo todo como o vilão Leôncio da primeira versão de Escrava Isaura – voltou neste remake. O ator interpretou o Comendador Almeida, pai de Leôncio. Ele e Norma Blum foram os únicos atores nas duas versões da novela.
        A Escrava Isaura é a novela mais reprisada da RecordTv, sempre com bom resultado na audiência. Voltou menos de sete meses após a exibição original: entre 15/11/2005 e 10/06/2006, às 22 horas, em 175 capítulos.  Oito meses após o término da primeira reprise, a emissora levou ao ar uma nova reapresentação da novela, entre 29/01 e 13/07/2007, às 14h30. O canal de TV paga Fox Life exibiu A Escrava Isaura entre 06/10/2014 e 25/05/2015.  A terceira reprise da novela  (totalizando quatro com a do Fox Life) ocorreu entre 09/01 e 24/07/2017, às 19h30, após o término da exibição inédita de Escrava-Mãe, pegando carona no sucesso, com boa repercussão e audiência acima dos dois dígitos.

Veja Também: 
Novelas Inesquecíveis - A Viagem (1994) 
Trilha Sonora Eterna - A Viagem Nacional (1994)
Novelas Inesquecíveis - Mulheres de Areia (1993)
Trilha Sonora Eterna - Mulheres de Areia Nacional (1993)
Novelas Inesquecíveis - Ti Ti Ti (1985)
Novelas Inesquecíveis - Ti Ti Ti (2010)
Novelas Inesquecíveis - Anjo Mau (1976)
Novelas Inesquecíveis - Anjo Mau (1997)
Novelas Inesquecíveis - Escrava Isaura (1976)
Novelas Inesquecíveis - A Escrava Isaura (2004)
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

“Cordel Encantado” estreia nesta segunda no Globoplay Novelas substituindo “Além do Tempo”

        A novela Cordel Encantado será reprisada no canal Globoplay Novelas (ex-C anal Viva) . Exibida originalmente em 2011, na faixa das 18h da Globo , a trama volta ao ar nesta segunda-feira,   15 de dezembro, substituindo a reapresentação de Além do Temp o (2015).         Os capítulos serão exibidos no Globoplay Novelas de segunda a sábado, às 20h05, e com maratona aos domingos a partir de 11h.           Cordel Encantado , trama das autoras  T helma Guedes e Duca Rachid     é uma fábula sobre dois universos distintos: o encantamento da realeza europeia e as lendas heróicas do sertão brasileiro. A união desses mundos é representada pelo romance de Açucena ( Bianca Bin ), uma cabocla brejeira criada por lavradores no nordeste do Brasil, sem saber que é a princesa de um reino europeu. E Jesuíno ( Cauã Reymond) , um jovem sertanejo que desconhece s...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Novelas Inesquecíveis – Rebelde (2011)

Versão brasileira do clássico mexicano   foi um dos grandes sucessos da teledramaturgia da   RecordTv             A “ Rebeldemania ” voltou junto com a nova turnê do agora quinteto   que conquistou o   mercado latino em 2004, e aqui no Brasil em 2005, quando a novela original começou a ser transmitida pelo SBT .         O sucesso foi imediato e a novela virou mania aqui também. Em 2011, a RecordTv conseguiu os direitos da trama e levou ao ar   a versão brasileira da trama, que dada as devidas proporções, foi um dos grandes sucessos   da teledramaturgia da emissora.         Essa produção da RecordTv – a segunda parceria com a   emissora mexicana – é baseada na versão da Televisa , adaptada por Pedro Damián , exatamente a que se tornou mais famosa no mercado – responsável pelo fenômeno “ Rebeldemania ”.     ...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Minissérie “Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados” entra na plataforma da Globoplay nesta segunda

           Baseada no romance do anjo pornográfico  Nelson Rodrigues,  a minissérie  Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados , do autor  Leopoldo Serran  foi o grande sucesso de 1995 em comemoração aos 30 anos da  Globo   com uma impecável reconstituição  de época  da sociedade conservadora e hipócrita dos anos 40 e 60. A minissérie   entra a   partir desta segunda-feira (15.12) na plataforma da Globoplay .           Alessandra Negrini  foi a grande revelação da minissérie  dando vida a sensual Engraçadinha na primeira fase da trama, assim como  Cláudia Raia  brilhou absoluta na segunda fase da personagem. Inicialmente a Engraçadinha dos anos 60 era evangélica e mulher muito recatada, o inverso da Raia. Mas  foi exatamente esse contraponto que fez com que o trabalho da atriz se tornasse ainda mais importante. ...