Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog - Melhores do Ano

Novelas Inesquecíveis – Os Gigantes (1979)

40 anos da trama esquecível do Lauro César Muniz que criticou as multinacionais, falou de eutanásia e terminou com o suicídio da protagonista

        Hoje o post vai relembrar uma trama complexa,  aquelas que  até a Globo faz questão de esquecer – Os Gigantes – trama do autor Lauro César Muniz,  protagonizada por Dina Sfat, Tarcísio Meira e Francisco Cuoco,  que completou 40 anos de estreia.

        A eutanásia era  pela primeira vez abordada em uma novela como entrecho folhetinesco, levando o público  ao questionamento e discussão sob o ponto de vista científico ético e religioso. A novela começou falando de doença, dor, hospital, tensão, passou por aborto, brigas familiares processos e  culminou com o suicídio da protagonista. Nada mais desinteressante e baixo astral para uma trama.
        Assim Os Gigantes foi  taxada de depressiva e acabou se tornando um fardo para o autor, diretores e a própria Globo. Lauro César foi levado à exaustão e não terminou a trama,  foi demitido antes do seu término, e  contratado pela Tv Bandeirantes. Dina Sfat foi a imprensa manifestar publicamente seu descontentamento com a destino da personagem, e enfim, a atrama foi finalizada por um autor desconhecido, totalmente diferente da sinopse original.

        Na trama ,  Dina Sfat deu vida a jornalista  Paloma  que,  depois de um longo período fora do país trabalhando como correspondente internacional, volta à pequena cidade de Pilar, sua terra natal, onde é herdeira da fazenda Fênix, a mais próspera da região. Seu retorno é para tratar de problemas familiares.  Após uma cirurgia no cérebro, Fred (Roberto de Cleto), irmão gêmeo de Paloma, em coma profundo no hospital, sobrevive com o auxílio de aparelhos. Angustiada ao ver o irmão naquele estado, Paloma desliga um aparelho ocasionando sua morte. A jornalista é então acusada de cometer eutanásia e enfrenta uma batalha judicial com a cunhada, Veridiana (Susana Vieira).

Enquanto isso, Paloma reencontra dois amigos de infância, que lutarão pelo seu amor, os fazendeiros Fernando Lucas (Tarcísio Meira), dono da fazenda São Lucas e de uma companhia de laticínios, passando por uma má fase em seu casamento com Vânia (Joana Fomm); e o médico Chico Rubião (Francisco Cuoco), dono da deficitária fazenda Pelourinho, que rompe seu noivado com a apaixonada Helena (Vera Fischer).
A denúncia de eutanásia contra Paloma ganha repercussão nacional. O jovem repórter Polaco (Lauro Corona) chega a Pilar diretamente do Rio de Janeiro para cobrir o caso. Ele vem acompanhado da namorada Renata (Lídia Brondi), uma veterinária que faz amizade com Paloma e acaba apaixonada por Fernando Lucas.


        Quem viveria a Paloma de Os Gigantes seria Eva Wilma, estrela da Tv Tupi, que finalmente estrearia na Globo. Porém com o adiamento de Os Gigantes, que na verdade estrearia depois de Dancin´Days (1978), Eva acabou ficando na Tupi por mais um ano e Dina Sfat foi “presenteada” com a Paloma da trama, quando a novela estreou substituindo Pai Herói (1979).
        Além de toda a barra pesada envolta da eutanásia  e outras abordagens, outro problema enfrentado pela produção foi o ataque às multinacionais que a história desenvolvia, que claro, não foi bem aceito pela emissora, que não percebeu isso  nas entrelinhas da sinopse. Desta vez a pressão  não vinha do Governo e sim dos empresários. Na trama,  a fictícia multinacional criticada chamava-se Eltsen, que tentava se instalar em Pilar. Curiosamente lida de trás para frente , Eltsen fica Nestlé, e a  francesa multinacional foi  uma das que mais pressionou a Globo sobre o fato.
        A novela  ainda insinuou uma relação homossexual entre Paloma e Renata (Lídia Brondi), que acabou não acontecendo, certamente por receio  da Globo a ter mais  um ingrediente para a rejeição à trama.

        Nem os dois maiores astros de tv na época  dividindo  o protagonismo,    Tarcísio Meira e Francisco Cuoco, foram capazes de salvar a trama da total falta de empatia junto ao público.
        Os Gigantes serviu de experimentação para novos recursos técnicos adquiridos pela Globo naquele final de década. Uma câmera portátil, que permitia enquadramentos diferentes dos tradicionalmente usados em televisão  facilitava a tomada de imagens próximas às do cinema, era a tática do diretor Régis Cardoso para captar ao máximo as expressões dos atores. O Equipamento inclusive foi apelidado de “Paloma”, a personagem da Dina Sfat, por estar sempre nas mãos do diretor em busca do ângulo perfeito.  A Equipe de sonoplastia, coordenada pelo maestro Guerra Peixe,   montou um estúdio especial para realçar os sons e utilizou ruídos para identificar os ambientes, um técnica cinematográfica  até então inédita na tv.

        Já na abertura da trama  o público tinha uma ideia do que lhe esperava. No vídeo uma pomba branca voava dando lugar a imagens dos protagonistas Dina Sfat, Tarcísio Meira e Francisco Cuoco em closes  com expressão de preocupação. Em outra seção Dina Sfat era mostrada em plano aberto fazendo movimentos com os braços. Tudo isso ao som da música “Horizonte Aberto” na voz do cantor Sergio Mendes com participação especial de Gracinha Leporace.
        Em Os Gigantes, Maria Adelaide Amaral estreou como roteirista de TV. A Autora escreveu apenas 18 capítulos da trama. Ela assumiu a novela depois da saída de Lauro César Muniz, mas não chegou a termina-la. O último capítulo  foi escrito por Walther George Durst.  Maria Adelaide sequer conta Os Gigantes como experiência em sua trajetória.
        No mínimo uma novela angustiante, Os Gigantes até hoje  nunca foi reprisada e pouquíssima vezes vemos cenas da trama nos programas de memória da teledramaturgia nacional.  A trama entrou para o hall das esquecíveis da Globo – Como OAmor é Nosso (1981), Bang Bang (2005) e TemposModernos (2010).

Ficha Técnica:

Novela do autor Lauro César Muniz
Direção Geral : Régis Cardoso e Jardel Mello
Elenco:
DINA SFAT – Paloma Gurgel / Fred
FRANCISCO CUOCO – Chico Rubião
TARCÍSIO MEIRA – Fernando Lucas
SUSANA VIEIRA – Veridiana Rossi Gurgel
JOANA FOMM – Vânia Lucas
VERA FISCHER – Helena Porto
MÁRIO LAGO – Antônio Lucas
LAURO CORONA – Polaco
LÍDIA BRONDI – Renata Garcia
CASTRO GONZAGA – Amadeu Rossi
FLORA GENI – Ivone Rossi
ROBERTO DE CLETO – Frederico Gurgel
MIRIAN PIRES – Eulália Gurgel
NORAH FONTES – Matilde Rubião
ROGÉRIO FRÓES – Dr. Osvaldo
DENNY PERRIER – Murilo Prata
CARLOS GREGÓRIO – Padre Justino
JONAS MELLO – Delegado Victor
PERRY SALLES – Novak
ÊNIO SANTOS – Milton
SOLANGE THEODORO – Cristina Oliveira
FÁBIO MÁSSIMO – Ciro Lucas
MAYARA NORBIN – Ana Campos Melo
ROFRAN FERNANDES – Jaime Campos Melo
LÚCIA ALVES – Maria Lúcia Jardim
CLEYDE BLOTA – Selma Garcia
ÁTILA IÓRIO – Pedro Oliveira
ESTHER MELLINGER – Maria Oliveira
MILTON VILLAR – José Oliveira 
IVAN DE ALMEIDA – Eugênio Silva
JUCILÉIA TELLES – Teresa Silva
MARCOS WAIMBERG – Salvador
BORGES DE BARROS – Onofre
ANA MARIA SAGRES – Creusa 
NARDEL RAMOS – Cabo
LÍLIAN FERNANDES – Marli
AGUINALDO ROCHA – Aníbal
GILDA SARMENTO – Carminha
WALDIR SANTANA – radialista
as crianças
JOÃO BATISTA VIEIRA – Fred (criança)
MONIQUE CURY – Paloma (criança)
MAURÍCIO M. QUINTAS – Chico (criança)
LUÍS FELIPE DE LIMA – Fernando (criança)
e
ARDUÍNO COLASSANTI – conde 
CLÉA SIMÕES 
FRANCISCO MORENO – juiz
HEMÍLCIO FRÓES
HENRIQUE CÉSAR 
LÍGIA RINELLI 
LOUREIRO NETO – médico da equipe que cuida de Fred
LUÍS ORIONI – Dalmo 
OTÁVIO AUGUSTO – promotor
PÁDUA MOREIRA 
ROGACIANO DE FREITAS – Dr. Atiê (médico da equipe que cuida de Fred)

Exibição: 20 de Agosto de 1979 à 02 de Fevereiro de 1980
Capítulos: 147
Veja Também : 
Aberturas Inesquecíveis  -OS GIGANTES (1979)
Meus Personagens Favoritos da Dina Sfat 
Novelas Inesquecíveis - Kananga do Japão (1989)
e10blog
Novela Inesquecíveis 
Fonte:
Texto :Evaldiano de Sousa


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas Clássicas : Final de Roque Santeiro (1985) com Porcina, Roque e Senhorzinho Malta

           Um dos clássicos da teledramaturgia , Roque Santeiro do autor Dias Gomes mais escrita praticamente a metade por Aguinaldo Silva, inaugurou no horário nobre o estilo realismo fantástico.         O último capítulo da trama  deixava um dúvidas para os telespectadores , Porcina  (Regina Duarte) iria embora com Roque (José Wilker) , ou ficaria em Asa Branca com o seu Coronel Senhorzinho Malta (Lima Duarte) ? Foto : http://4.bp.blogspot.com         A Dúvida permaneceu até a última cena do capítulo , e a produção gravou dois finais com Porcina indo com Roque e outro ficando com Senhorzinho. No final o amor pelo seu “Cachorrinho” falou mais alto , e bem ao estilo do filme “ Casablanca ” de 1942, Porcina decide ficar com Senhorzinho e os dois terminam acenando para Roque que parte em uma avião deixando Asa Branca para trás. Foto : http://luciointhesky.files.wordpress.com         Um belo final para uma trama inesquecível. O Outro final com Porcina indo embora

Rapidinhas – 15.11.2024

  As abordagens pertinentes de Garota do Momento         A novela Garota do Momento continua conquistando público   a cada novo capítulo, e a apesar de ser uma trama   de época, através da licença poética vem abordando   temas complexos   e pertinentes   a frente   do seu   tempo.         Além do racismo, homossexualismo, um dos próximos assuntos   que   Alessandra Poggi também vai abordar é   o alcoolismo   através da personagem Arlete, vivida pela atriz Bete Mendes .   Décima temporada de “ Reis ”   vai marcar o final da saga bíblica da série         A  Record TV  decidiu encerrar a produção da novela   bíblica  Reis , planejada originalmente para contar a história de todos os reis de Israel em um formato semelhante ao de uma série, com temporadas distintas. O projeto, que vinha enfrentando baixa audiência e repercussão limitada, será finalizado em  2025 , com a exibição da  décima terceira temporada , intitulada  A Esperança .   Veja Também: Rapidinhas 28.09.2024 

Rapidinhas - 12.10.2024

“ Celebridade ” de volta no Viva         A novela Celebridade , do autor Gilberto Braga, protagonizada pela Malu Mader e antagonizada pela Cláudia Abreu , chega ao Viva em 2025 substituindo Viver a Vida .   “ Caras e Bocas ” no Viva         E também em Março do ano que vem Walcyr Carrasco chega ao canal Viva   com Caras e Bocas (2009) substituindo Cobras e Lagartos (2006).   Alexandre Nero será o Marco Aurélio no remake de “ Vale Tudo”         Alexandre Nero não vai ter   férias depois do Chico Leonel de No Rancho Fundo , o ator foi escalado para dar   vida ao Marco Aurélio no remake de Vale Tudo , que está sendo reescrito pela ManuelaDias e vai substituir Mania de Você   no horário nobre da Globo .     Na versão original o personagem   foi vivido magistralmente pelo ReginaldoFaria , e ficou marcado pela cena final dando uma “banana” para o Brasil.   “ Êta Mundo Bom 2 ”   é confirmada pela Globo         A continuação de  Êta MundoBom   está confirmad

Rapidinhas – 02.10.2024

Roque Santeiro no “ Viva ”         A Clássica   Roque Santeiro está de volta !   Trama do autor Dias Gomes e Aguinaldo Silva , protagonizada por Regina Duarte , José Wilker e Lima Duarte , vai substituir AViagem (1994) no Viva a partir de Novembro.         A volta da saga da santo que nunca foi santo e da viúva que   foi sem nunca ter   sido, é uma   homenagem aos 40 anos da novela, aos 60 da Globo e aos 15 do Viva . Também uma reverência ao autor Dias Gomes , que nos deixou há 25 anos.         A estreia será no dia 4 de novembro. Além da outra reprise no Viva , entre 2011 e 2012, Roque Santeiro já foi reprisada em 1991, na Sessão Aventura , e em 2000 no Vale a Pena Ver de Novo . Veja Também: Roque Santeiro Rapidinhas 28.09.2024  Rapidinhas Rapidinhas  Rapidinhas  Roque Santeiro Lima Duarte  Lima Duarte  2 Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 21.09.2024

Alexandre Richter brilhando em “ Família é Tudo ”         O Talento de Alexandra   Richter finalmente sendo bem utilizado dentro    da trama do Daniel Ortiz . Transformada em grande vilã da história , ela deu o tom   em uma linha tênue entre perversidade e manipulação, e a sequência que culminou em sua prisão esta semana   foi   a cereja do bolo.   O Acerto de Contas entre Electra e Jéssica         Ainda na trama do Ortiz, essa semana foi o tão esperado acerto de contas entre Electra  (Juliana Paiva) e Jéssica (Rafa Kallimann). Intenso e eletrizante, não faltou tapa e  lavação de roupa suja. Juliana Paiva   sem dúvidas é uma das melhores  da sua geração,  e sempre entrega muito em suas personagens. Já a Rafa Kallimann, tão criticada a trama  inteira, viveu seu melhor momento em Família é   Tudo nesta sequência.   Cara eCoroa Novelão!         Estou acompanhando Cara e   Coroa   em sua primeira reprise no Viva e,   bastou essa primeira semana para   sentir aquele g

Rapidinhas - 20.11.2024

Carolina Dieckmann é confirmada como a Leila de “ Vale Tudo ”         Carolina Dieckmann  foi confirmada como Leila   no aguardado remake de  Vale Tudo , que estreia em março de 2025 na faixa das nove da  Globo . Inicialmente cogitada para interpretar Heleninha, a atriz Paolla Oliveira acabou sendo escolhida para o papel após uma nova rodada de testes, enquanto Dieckmann foi convidada para dar vida à personagem que marcou a carreira de Cassia Kis na versão original, que foi a responsável pelo assassinato da Odete Roitmann ( Beatriz Segall) .   Thiago Martins é outro escalado para o remake         Thiago Martins interpretará Vasco, um porteiro com aspirações musicais. Sonhando em ser cantor de pagode, o personagem terá um trio que se apresenta em bares e casas noturnas. Ele busca complementar sua renda com apostas em jogos de azar, além de lidar com os desafios de criar um filho, fruto de um relacionamento breve. O papel, originalmente interpretado por  Paulo Rezende  n

Rapidinhas - 21.10.2024

Mais humor   em “ Mania   de Você”         O Grupo de discussão que a Globo fez para   Mania de Você apontou que a público quer vez mais humor na trama do João Emanuel Carneiro . Já estou com medo de um núcleo “Cadinho”   aparecer do nada.         Brincadeiras a parte, a emissora recontratou o roteirista Vicent Villari , que já havia colaborado em Todas as   Flores , para dar uma revisada em alguns capítulos de Mania de Você , já tendo esse viés cômico   como foco.         Na verdade a trama já tem esse núcleo cômico, protagonizado por Érico Brás e Ivy Souza – Edimilson e Dhu, que realmente é muito mais que um núcleo cômico. Se bem trabalhado pode sim ser um dos pilares da trama.   Nanda Costa e Maeve Jinkings podem   interpretar um casal lésbico no remake de " Vale Tudo "         Maeve Jinkings  é a atriz mais cotada para interpretar Laís, que será uma triatleta na nova versão. O papel de Cecília, sua parceira, ainda está em negociações, com  Nanda Costa  

Rapidinhas – 05.10.2024

  Logotipo “ Garota do Momento ” – Nova novela das seis da Globo A  Globo  anunciou as novidades do último trimestre de 2024, destacando a estreia de  Garota do Momento , sua próxima novela das seis. O primeiro teaser e a logo da novela também foram revelados, aumentando a expectativa em torno da estreia. Escrita por  Alessandra Poggi  e com previsão de 185 capítulos, a trama começará a ser exibida no dia 4 de novembro de 2024 e seguirá até 6 de junho de 2025. Com uma proposta leve, divertida e emocionante, a história se passa no final dos anos 1950, ambientada principalmente em Copacabana, Rio de Janeiro, com algumas cenas filmadas em Petrópolis.   Felipe Simas na RecordTv         O ator  Felipe Simas , que tem uma longa trajetória na  Globo , incluindo sua participação em produções como  As Aventuras de José e Durval  no Globoplay , está de mudança para a  Record . Simas será um dos protagonistas da nova série bíblica  Paulo, O Apóstolo , onde interpretará o médico Luca

Consciência Negra e a importância do reconhecimento do talento em nossa teledramaturgia

        Demorou   mas,   felizmente estamos caminhando a paços largos para   finalmente uma igualdade de raças, pelo menos na tv.   Atualmente a maior indústria de teledramaturgia do país   -   a Globo - tem atrizes negras em suas 3 principais novelas – Duda Santos em Garota doMomento , Jéssica Ellen em Volta por Cima e Gabz em Mania de Você .         Nomes com Ruth de Sousa , Zezé Motta , Milton Gonçalves entre outros,   lutaram muito pra que hoje isso esteja normalizado em nossa tela.           A representação do negro é, desde o surgimento da televisão, marcada pela alternância de polêmicas e avanços. Embora ainda haja o que conquistar, a evolução é um fato. Vale lembrar que,   apenas em   2012   a novela Lado a Lado foi a primeira trama a trazer o nome de um ator negro (Lázaro Ramos) abrindo seus créditos. Em 1969, em A cabana do pai Tomás , da Globo , os mesmos créditos chegaram a ser motivo de polêmica.         Ruth de Souza já era uma celebridade por causa da ( 

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa