Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Selva de Pedra Internacional (1986)




        Sem dúvidas uma das melhores notícias do ano para os, assim como eu, noveleiros nostálgicos  é o retorno do remake de Selva de Pedra (1986), clássico da Janete Clair, reescrita por  Regina Braga e Eloy Araújo, como a próxima reprise do Canal Viva substituindo Terra Nostra (1999).

          Selva de Pedra  foi o primeiro remake produzido pela Globo. A trama era a releitura da versão de 1972  que   teve um sucesso avassalador  com Regina Duarte Francisco Cuoco. Nesta versão  de 1986, agora   em cores, no horário nobre da emissora,  TonyRamos ganhou o papel do protagonista Cristiano Vilhena, e depois de muitas especulações sobre a atriz que viveria a mocinha da trama, Fernanda Torres foi a escolhida para viver a Simone, ganhando assim sua primeira protagonista em novelas e praticamente única personagem da atriz de maior destaque fora do humor.
        O Remake não chegou nem perto do sucesso da original, que chegou a dar 100% de audiência no capítulo em que Simone (Regina Duarte) era desmascarada. Mas foi uma trama interessante, principalmente pelo fato dos autores não terem fugido em nada da trama escrita por Janete, chegando a apresentar cenas quase que idênticas em algumas tomadas.
         Porém ao contrário da primeira versão,  que abrilhantou ainda mais a carreira de Regina e Cuoco, os protagonistas do remake  não alcançaram o mesmo grau de empatia com o público. No elenco,  destaque mesmo  para Miguel Falabella, que fez do seu Miro um malandro inesquecível, com direito a um bordão de sucesso , o “nhém, nhém” , e Christiane Torloni, espetacular como a vilã desiquilibrada Fernanda – prêmio pela repercussão de sua personagem anterior, a Jô Penteado de A Gata Comeu (1985).
A trilha nacional de Selva de Pedra ,  já dissecada aqui no blog, tinha uma tarefa difícil, afinal de contas a novela foi a  posterior ao fenômeno Roque Santeiro (1985), que pela primeira vez na história da fonografia da Som Livre trouxe duas trilhas nacionais que venderam muito bem. Emplacar um disco de uma trilha nacional que não se ofuscasse ainda pelas  duas trilhas que marcaram Asa Branca  era quase impossível ... Mas,  Selva de Pedra Nacional  fez jus ao nome da trama e apresentou temas cosmopolitas e urbanos com rock, músicas chicletes que marcaram o ano e grandes intérpretes que fizeram dela  uma trilha totalmente diferente da regionalista de Roque Santeiro e também  inesquecível.


Para comemorar esse retorno triunfal do remake em reprise pelo Canal Viva o e10blog vai relembrar e dissecar  a trilha internacional que trazia um close do rosto do Tony Ramos na capa e nomes como Elton John , Timm Moore, Pet Shop Boys e Sade  entre faixas selecionados por ninguém menos que  o mestre Nelson Motta.  

“I´ll Never Be (Maria Magdalena)

Intérprete: Sandra

Compositores: H. Kemmler, M.Lohr, M. Cretu e Richard Palmer-James


        A trilha abria com “I´ll Never Be” da cantora alemã Sandra, que marcou o retorno da Simone (FernandaTorres) à trama como sua irmã gêmea Rosana Reis. A música virou hit no mundo inteiro e até hoje no Brasil é presença constante nas baladas nostálgicas. A Música mais conhecida como “Maria Magdalena” , foi lançada em 1985 como carro-chefe do álbum de estreia da cantora. A Canção chegou ao primeiro lugar nas paradas musicais alemãs e foi regravada em versão remix em 1993  e 1999.

 

“Broken Wings”

Intérprete: Mr. Mister

Compositores: J. Lang, R. Page e S. George


         Caio e Fernanda, o casal vivido pelos atores José Mayer e Christiane Torloni foram cúmplices e amantes durante boa parte da trama. Como esquecer a cena da Fernanda chegando para casar toda vestida de preto? O Casal ganhou como tema essa faixa da  Mr. Mister, um dos maiores sucessos da  banda americana.

 

On The Run”

Intérprete e compositores: Billy Ocean




        O Malandro Miro, abriu os holofotes para o trabalho do Miguel Falabella, que imortalizou uma nova versão do vilão da trama da Janete Clair, dando um perfil próprio , diferente e que em nada lembrou o do Carlos Vereza defendido na versão original de 1972.  O personagem ganhou essa faixa como tema internacional das suas malandragens.

 

The Sweetest Taboo”

Intérprete: Sade

Compositores: Ditcham e Adu


        Orgulhosa e ousada, a Banda Sade abrilhantou a trilha internacional de Selva de Pedra com “The Sweetest Taboo”, faixa tirada do seu segundo álbum “Promisse”, lançado um ano antes da estreia da novela.

Yes”

Intérprete e compositor: Tim Moore


        Yes” foi a grande faixa do disco de Selva de Pedra Internacional.  A faixa foi para o remake o que “Rock and Roll Lullbay  do B. J. Thomas foi para a versão de 1972. Impossível ouvir aos primeiros acordes  e voz do Tim Moore e não lembrar do Cristiano (Tony Ramos) e a cena do julgamento, com a Simone levantando da cadeira de rodas.

 

“West End Girls”

Intérprete: Pet Shop Boys


        Pet Shop Boys, dupla internacional formada por  Neil Tennant e Chris Lowe,  de maior sucesso aqui no Brasil naquela virada de década de 80 para 90, integrou a trilha da trama com essa faixa que anos depois foi cantada no  encerramentos dos Jogos Olímpicos de Verão 2012 e foi incluída como parte da trilha sonora do jogo de 2013  da Grand Theft Auto V, na estação de Rádio Non-Stop-Pop.

 

Only Love”

Intérprete: Nana Mouskouri

Compositores: Tennant e Lowe


        Yara Jamra  brilhou em Selva de Pedra como a espalhafatosa e cafona Diva, irmã de Cristiano que sonhava em morar na cidade grande. Depois que o irmão ascende financeira e socialmente, ele leva ela e a família para capital realizando o grande sonho da irmã. Na trilha internacional Diva ganhou essa faixa  da cantora grega Nana Mouskouri como tema.

 

Inbetween Days”

Intérprete: The Cure

Compositores: Robert Smith


        The Cure lançou “Inbetween Days” com um dos seus mais bem sucedidos single  da sua história fonográfica no ano de 1985. A música entrou no LP internacional de Selva de Pedra como tema de locação da trama.

 

“Nikita”

Intérprete: Elton John

Compositores: Elton John  e Taupin


        Um dos maiores sucessos da carreira do Elton John, “Nikita  foi outra faixa de Selva de Pedra Internacional que marcou uma época. A música  lançada em 1985 descreve o amor platônico por uma guarda de fronteira da Alemanha Oriental chamada Nikita, a quem ele não pode visitar já que não tem permissão para entrar no país. Na trama a música embalou a bela Laura,   personagem vivida pela Maria Zilda Betlhem,  que começou a trama casada com Aristides Vilhena (Walmor Chagas), um homem bem mais velho, o estilo de marida  que a personagem  sempre procurava.  

 

“Duel”

Intérprete: Propaganda

Compositores: Brucken, Mertens e Dorper


        Outra faixa que pipocou nas rádios foi “Duel”, música da banda alemã Propaganda,  outro tema de locação da trama. Segundo single da banda, a música foi incluída em seu primeiro álbum “A Secret Wish”.

 

“Diguidigit Up

Intérprete: French Connection (featuring Claude  Vallois and Judy Kael)


        Déborah Evelyn e Andre Fellippi viveram o casal jovem da trama de Selva de Pedra. Flávia e Guido conquistaram o grande público  com sua paixão que nasceu através da procura da solução de um assassinato, e que foi  embalada por essa faixa internacional da trilha.

 

When The Night Closes In”

Intérprete: Secret Service

Compositor: Tim Norell


        Secret Service, uma das bandas de maiores sucessos aqui no Brasil na década de 80,  entrou na trilha da trama com o faixa “When The Night Closes In”.

 

Take In”

Intérprete: Mike e The Mechanics

Compositores: Chistopher e Michael Rutherford


        Joana, a personagem da Tássia Camargo,  que  se faz passar por Jane para se libertar da opressão do pai, ganhou como tema internacional essa balada interpretada por Mike e The Mechanics.

 

Rock and Roll Lullubay”

Intérprete: B. J. Thomas

Compositores: Barry Mann e Cynthia Weil


        Rock and Roll Lullubay”  cravou o nome de B.J. Thomas  no mercado fonográfico brasileiro desde que a música embalou  a paixão de Simone e Cristiano,  vividos pela Regina Duarte e Francisco Cuoco, na versão original da trama, exibida pela Globo em 1972. A Música marcou a   novela, os personagens,  a década de 70 e para sempre a carreira do intérprete. O sucesso foi tamanho que ficou impossível não trazê-la no remake. Assim “Rock and Roll Lullubay” ganhou um versão instrumental que foi o tema de abertura do remake, versão que veio na trilha nacional. Mas era impossível deixar a versão original da música de fora e seria um pecado dar um outro tema internacional ao casal protagonista.  Com isso a música voltou em sua versão original, com tema novamente de Simone e  Cristiano,  agora vividos pela Fernanda Torres e Tony Ramos, fechando essa trilha internacional com maestria.

Veja Também:

Trilha Sonora Eterna - Selva de Pedra Nacional (1986)
Novelas Inesquecíveis - Selva de Pedra (1986)
Meus Personagens Favoritos do TONY RAMOS
Meus Personagens Favoritos da Fernanda Torres
Trilha Sonora Eterna - Sassaricando Internacional (1987)
e10blog
Trilha Sonora Eterna 

Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipédia.com.br www.memoriaglobo.com.br


Comentários

  1. Pelo visto vc não viveu à época da novela. O casal Simone e Cris de 86 alavancou sim a torcida do público. Quem criticava a novela eram o críticos que não aguentaram ver um remake abocanhar 85% do público do horário ( a novela só teve problemas no início, e mesmo assim, tinha 65% de partipação, o ruim era que não atingia os mais de 90% de Roque e nenhuma conseguiria) A música tema internacional do casal foi Yes, Tim Moore, que virou coqueluche nacional como a de 72. E Rock and roll lullaby fez apenas parte da trilha e no máximo, tocou nas cenas do próximo capítulo!

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu não agredido em índices d audiência no Brasil porque tudo é muito centralizado no Rio e em São Paulo. sendo assim, torna-se duvidoso o chamado IBOPE. Esse remake foi um dos piores e não chega a ofuscar o sucesso de 1972 que foi maravilhoso, fabuloso, fantástico!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Novelas Inesquecíveis – Despedida de Solteiro (1992)

     Esta semana o Canal Viva lançou a enquete para o público escolher a reprise que vai substituir História de Amor (1995), a partir de 10 de novembro.         As opções são :   Lua Cheia de amor (1990), remake de Dona Xepa , escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbos a; Despedida de Solteiro (1992) e Tropicaliente   (1994) , ambas do autor Walther Negrão .         Das três opções,  Despedida de Solteiro   era  a única, até hoje,  a  não figurar na seção novelas inesquecíveis do e10blog.   Para corrigir esse erro, hoje ela é a  nossa estrela.         Sou fã inveterado das novelas do Negrão, o estilo do autor me encanta, e a muitos outros telespectadores também, levando em consideração o sucesso de suas novelas. Por que não chama-lo de “ Mago das Seis ” ? Afinal  muitas das suas tramas da década de 80 e 90 são verdadeiros clássicos do horário.         Despedida de Solteiro é uma delas. A trama foi escrita  às pressas para substituir Mu

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo

No Tema e Na Trilha do Maurício Manieri

          Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical Maurício Manieri é o astro do   post onde vamos   relembrar suas músicas em nossas novelas.         Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.         Prodígio, já na adolescência ganhou concursos de piano, mas mesmo assim enveredou pelo mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo ,   a banda de garagem Delta T .         Em 1990, grava ao lado do irmão o   primeiro compacto independente com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público.         Descoberto   pelo renomado produtor Dudu Marote , responsável por nomes com Jota Quest , Pato Fu e Skank , começou a grande escalada na carreira dele.         Em 1998, sai o primeiro álbum nacional – “ A Noit

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

"Alma Gêmea" está de volta a partir desta segunda no VPVN

                          Um dos     maiores sucessos do autor   Walcyr Carrasco   ,   Alma Gêmea   está de volta a partir desta segunda (29.04) , no   Vale a Pena Ver de Nov . A trama protagonizada por   Priscila Fantin ,  Eduardo Moscovis   e   Flávia Alessandra   substituirá     a reprise de   Paraíso Tropical   (2007).          Relembre a trama: Década de 1920. Quando Rafael (Eduardo Moscovis), um botânico que cria rosas, e Luna (Liliana Castro), uma jovem bailarina, se conhecem, é amor à primeira vista. Em poucos dias, eles se casam e logo têm um filho. No meio de tanta felicidade, há um espinho: Cristina(Flávia Alessandra), a governanta da casa, prima de Luna. Invejosa, Cristina sente-se injustiçada, já que Luna é rica, casada com Rafael, a quem ela sempre desejou, e herdou da avó as joias da família, cobiçadas por ela e sua ambiciosa mãe, Débora (Ana Lucia Torre). Rafael presenteia a mulher com uma rosa branca preparada exclusivamente para ela – a rosa Luna – no dia em que ela f