Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Escapismo das tramas bíblicas, “Topíssima” foi o melhor projeto da RecordTv em 2019



        Melhor projeto da RecordTv este ano, Topíssima, da Christiane Fridmann, que terminou nesta segunda (09.12), sem pretensão alguma prendeu o público cativando audiência num texto cirúrgico que mesmo falando de assunto polêmicos como aborto, tráfico e uso de drogas, conseguiu apresentar uma história  pertinente porém leve, pincelada  com doses cavalares de romance e humor.
        A RecordTv acertou  em apostar no tema NÃO bíblico, já saturado com  tramas inéditas seguidas  das reprises recentes. Enfim uma overdose de textos bíblicos que confundem e cansam  o telespectador.

        Topíssima acertou em todas as abordagens pretendidas – Texto pertinente, direção precisa, um elenco jovem emoldurado por veteranos em bons papéis e  o charme e a  química dos protagonistas  fizeram da trama um folhetim gostoso de se ver ,  ficando impossível imaginar perder um capítulo sequer.   A mudança do horário  nesta última semana  de exibição da trama, foi uma estratégia  também acertada, fazendo com que o público de Bom Sucesso na Globo não perdesse as emoções finais da história.

        O Elenco de Topissíma foi um fator determinante para esse sucesso. Veteranos como Cristiana Oliveira (Lara Alencar ), Maurício Mattar (Carlos), Floriano Peixoto (Paulo Roberto), Isabel Fillardis (Vera), Paulo César Grande (Zeca) e Kadu Moliterno (Dagoberto),  em  ótimos papéis fizeram a diferença.
        DeniseDel Vecchio, como já era esperado, espetacular na pele da sofrida Madalena, foi um show à parte. As cenas  pós  morte da Jandira  (Brenda Sabryna) protagonizadas pela atriz,  foram  sem dúvidas as melhores, mais fortes e emocionantes da trama.
        Uma grata surpresa que Topíssima nos trouxe foi uma nova faceta do talento de Silvia Pfeiffer. Consagrada em papéis de vilãs ou mulheres ricas e sofisticadas, a RecordTv foi ao poucos lhe dando papéis mais complexos e diferentes do seu perfil já perpetuado na Globo. A simplicidade  da favelada Mariinha Ramos, foi a prova dos nove para a atriz, que se jogou de corpo e alma na personagem, abrindo mão da vaidade , e empregando  talento, conseguiu apresentar uma trabalho crível e inesquecível.

        O Elenco jovem, além de  enfeitar a trama,   mostrou atores  com pouca experiência, porém  que  sabiam o que estavam fazendo e brilharam muito. Destaque para Brenda Sabryna, a Jandira, que protagonizou um dos assuntos mais polêmicos da história -  faz  um aborto a pedido do namorado  e morre em decorrências de complicações do mesmo. O Assunto tomou os quatro cantos do Brasil e deu um novo status a carreira da atriz que já  vem na próxima trama da emissora – Amor sem Igual , substituta de Topíssima.

        Camila Rodrigues e Felipe Cunha, a Topíssima Sophia Loren e Antônio, superaram todas as expectativas. A química entre eles foi crucial para a empatia do público pelo casal protagonista e o charme que a trama precisava  como suspiro para os temas densos que iria tratar. A Dupla  foi outro acerto da produção.
        O Grande segredo da trama, o assassinato da Lara Alencar (Cristiana Oliveira), que gerou a primeira cena da novela, com a Sophia drogada e ensanguentada, teve um desfecho surpreendente com a revelação de que  a assassina é a , até então, bondosa e cortês secretaria do Grupo Alencar. Ninguém apostava nela.

        A própria RecordTv reconheceu o sucesso  da trama contemporânea  e vai continuar  apostando no estilo com Amor sem Igual, também da Cristiane Fridmann, autora detentora  dos títulos deste estilo de maior sucesso da emissora (Chamas da Vida/2008) e Vidas em Jogo/2011). 

        É muito importante falar sobre o passado através de tramas de épocas ou bíblicas, porém  é imprescindível falar da atualidade, se preocupar com o que acontece tempestivamente ao nosso redor mesmo com o entretenimento, com a responsabilidade e importância que o folhetim exerce dentro das famílias brasileiras. Topíssima   foi uma prova disso,  o público se identificou com um ou outro personagem, transformando o conjunto da obra em  sucesso, e olha que a trama  a partir do seu segundo mês de exibição concorria direto com Bom Sucesso, trama da Globo considerada a melhor no ar até então.
        Topíssima termina aclamada e com uma  “segunda temporada”, garantida,  o que certamente será muito bem recebida.

Veja Também: 
Meus Personagens Favoritos da Denise Del Vecchio

Nossos Autores - Cristiane Fridmann
Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha da Angela Ro Ro

        Ela é simplesmente Angela Ro Ro – A trigésima voz   brasileira mais importante da música popular , segundo a revista Rolling Stone .   Cantora, compositora e pianista, ela é nossa homenageada do blog deste mês.         O Apelido Ro Ro vem da risada grave e rouca da cantora, sua   marca registrada, o que também diferencia seu timbre de voz – um sotaque carioca, caracterizado pela acentuação da vogal “a” muitas vezes escavalada na consoante “r”, de maneira rasgada e aberta.           Digamos que a Angela seja   inimiga de acentos. Embora muitas vezes ela seja citada em entrevistas e reportagens como “ Ângela Rô Rô ” com acentos no “Ângela” e nos “Rô Rô´s”, a nomenclatura contradiz com o modo que Angela escreveu seu nome em arte publicitária e álbuns por toda sua carreira, sem os acentos.         Composito...

Novelas Inesquecíveis – Hipertensão (1986)

        Neste mês de outubro um dos remakes da Ivani Ribeiro produzidos pela Globo completa 31 anos – Hipertensão que era uma adaptação do sucesso da autora Nossa Filha Gabriela ,   apresentada pela Rede Tupi em 1971.         A Autora mudou o nome de alguns personagens, inclusive o nome da protagonista, que de  Gabriela, passou para  Carina, incluiu  outras tramas à espinha dorsal e apresentou a novela que parecia uma novela das seis apresentada no horário das sete.         A novela  começava com a chegada do Teatro mambembe de Sandro Galhardi (Cláudio Cavalcanti)  à pacata cidade de Rio Belo e muda o comportamento de todos os habitantes. Carina (Maria Zilda Bethlem), a estrela da companhia, paixão de Sandro, volta à terra natal de sua mãe e conhece três simpáticos velhinhos: Candinho ( Paulo Gracindo ), Romeu ( Ary Fontoura ) e Nap...

Rapidinhas - 09.08.2025

Remake de “ Vale Tudo ”   cresce na audiência , mas continua sendo   a grande piada da internet         O remake de   Vale Tudo conseguiu se livrar da incômoda marca de segunda pior audiência da faixa das 21h: com a média geral de 22,2 pontos, superou Um Lugar ao Sol (22,1) e deixou Mania de Você (21,1) isolada na lanterna. Depois de um início tímido, a trama de Manuela Dias engatou uma reação e promete crescer ainda mais com o mistério em torno do   assassinato   da   Odete Roitman ( Déborah Bloch) .   Porém   enquanto cresce em audiência, também   produz as melhores   piadas da internet. Tudo começou com a inserção dos bebês reborn na trama, passou pelo “morango do amor", que a autora confirmou e transformará em afrodisíaco, e agora rende memes que colocam de COP30 a lei Magnitsky no enredo. Internautas já “roteirizaram” situações absurdas, como Raquel ( Tais Araújo) indo parar no podcast err...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

Novelas Inesquecíveis – Dona Xepa (1977)

37 anos da última adaptação de Gilberto Braga para a Tv         A Novela Dona Xepa esta fazendo hoje 37 anos de sua estreia. A Primeira versão adaptada da peça de Pedro Bloch estreou dia 24 de maio de 1977  no horário das  seis da Globo .         A trama foi adaptada por Gilberto Braga que já vinha de outras adaptações de sucessos  no horário, como Helena (1975), Senhora (1975) e o fenômeno Escrava Isaura (1976). O sucesso de Dona Xepa abriu as portas do horário nobre para o autor, que no ano seguinte assinou  uma das principais novelas  da história da  teledramaturgia nacional, a inesquecível Dancin´Days (1977) , que atualmente é reprisada pelo Canal Viva . Adicionar legenda         A novela narra o cotidiano da feirante Dona Xepa ( Yara Cortes ), que criou sozinha  os filhos Rosália ( Nívea Maria ) e Edson ( Reinaldo G...

“Abram suas asas, Soltem suas Feras” Dancin´Days entra na Globoplay esta segunda

        E o grande dia chegou . . . um dos grandes títulos esperados para ser resgatada pela Globoplay chega nesta segunda (13.02) á plataforma.          Impossível cantar esse refrão do clássico tema cantado pelas  Frenéticas e não ser levado imediatamente ao mundo da trama de  Dancin´Days ,  do autor  Gilberto Braga  que marcou a teledramaturgia nacional.          Dancin´Days  foi uma espécie de  Avenida Brasil   nos anos 70. O  mágicO mundo das discotecas era o pano de fundo para a rivalidade entre as irmãs Julia Mattos e Yolanda Pratini, vividas magistralmente por  Sônia Braga e Joanna Fomm .           O sucesso da trama elevou  Gilberto Braga  ao casting de grandes autores da emissora logo em seu primeiro trabalho em horário nobre e transformou  Sônia Braga...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...