Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog - Melhores do Ano

Novelas – Balanço 2019 (as tramas que ainda estão no ar)


        

          
            A virada do ano e da década vai  trazer 6 novelas que  começaram em 2019  para 2020, ou seja muita coisa ainda vai acontecer em cada trama, mas o e10blog faz um balanço do seu conjunto da obra do que  foi apresentado até o dia  27.12.2019, data em que terminei esse post.
        As Aventuras de Poliana, a trama infantil do SBT vira mais um ano. A novela  que estreou em maio de 2018, segue firme e forte para o seu segundo ano de exibição, e a contar por sua repercussão e boa recepção, Silvio Santos ainda vai estendê-la  até o máximo possível.
        Bom Sucesso, a melhor trama do ano sem sombra de dúvidas,  vai apresentar sua reta final durante o mês de janeiro de 2020, assim como as sombrias e soturnas Éramos Seis e Amor de Mãe, que vai ganhar mais formas no decorrer do novo ano.
        A RecordTv ousou e estreou sua nova trama em pleno o mês de dezembro, sempre tido como complexo para início de uma nova produção de teledramaturgia, devidos os recessos e confraternizações familiares de final de ano, o que deixa pouco tempo para vermos tv, mas Amor sem Igual, outra do gênero contemporâneo, vem se firmando a olhos vistos a cada novo capítulo.
        Enfim , 2020 já está bem calçado no campo da teledramaturgia, e o e10blog  segue torcendo por um novo ano ainda melhor.

As Aventuras de Poliana (SBT – 16 de Maio de 2018 . . .)

        As Aventuras de Poliana, trama da autora Íris Abravanel já caminha para ser uma das novelas mais longas do SBT.  Baseada no romance Pollyanna, da Eleonor H. Porter, se firmou como uma das melhores da emissora  em 15 anos.
         Em números de audiência , As Aventuras de Poliana,  ficou em empate técnico com a trama mexicana Carrossel 2 (Viva as Crianças),  apresentada em 2003, perdendo por apenas 7 décimos. últimos 15 anos.
        A novela  estreou sem nenhuma pretenção, e claro que todo mundo apostou que viria mais um novelão  falando sobre crianças órfãs  escrita pela autora oficial das tramas infantis do SBT.  Ledo Engano!  As Aventuras de Poliana se mostrou uma trama diferente,  a tomar por base sua protagonista, que ao contrário da Lorena Queiroz, de Carinha de Anjo,  encantava o público com sua  graciosidade, da Sophia Valverde pudemos cobrar mais, e a menina vem mostrando que foi uma escalação acertada com muita graciosidade sim, em cena,  mais com muito talento envolvido também.
            Os bons frutos colhidos pela trama é um diferencial nas novelas infantis da casa, claro que Carrossel (2012), Chiquititas (2013) e Cúmplices de um Resgate (2015), também foram marcadas pelo público cativo, mas As Aventuras de Poliana, foi uma ousadia da emissora  e da Íris Abravanel, que abandonaram  as adaptações de  novelas mexicanas e apostaram em um clássico das histórias infantis.
        O Bom mote enxergado por Íris  no jogo do contente, que a protagonista Poliana (Sophia Valverde) tanto espalha na trama deu certo, e a novela além do rótulo de “novela infantil” pode ser adjetivada de uma “novela” simplesmente, visto que vários telespectadores foram conquistados pela essência da trama, que realmente tem o apelo folhetinesco na medida do possível para o público alvo.
        As Aventuras de Poliana sobreviveu até uma troca de protagonistas – Milena Toscano por Thais Melchior  na pele da Luísa Dávila,  o que muito pelo contrário deu um ar de curiosidade ao telespectador  para assistir o capítulo em que uma sai e a outra entra em cena. Foi um ponto positivo para a novela. Isso levando em conta  também que a Thais Melchior  vem segurando a personagem com maestria.
       

Bom Sucesso (Globo – 29 de Julho de 2019 . . . )

         Bom sucesso desde seus primeiros capítulos se destaca  pelo pano de fundo literário com trechos de livros clássicos sempre citados  pelos protagonistas ou outros personagens, mas a trama vai além, sem abrir mão da linha folhetinesca, os autores conseguiram  imprimir e apresentar uma trama simples, com entrechos conhecidos,  mais tão bem emoldurados pelo belo texto e um elenco  escalado com mestria que encanta a cada cena.
        A qualidade de Bom Sucesso ainda é mais evidente quando comparada a trama das nove A Dona do Pedaço, considerada um fenômeno de audiência, mas que fica anos luz de distância em qualidade de texto, roteiro e coerência.
        Alguns site chamam o sucesso de Bom Sucesso de “Avassalador” – Eu chamo de um sucesso anunciado. A trama foi muito bem alicerçada e os autores  Rosanne Svartman e Paulo Halm souberam apresentar a espinha dorsal interessante no início que foi só tomando formas melhores ainda no decorrer do enredo.
        Grazzi Massafera sem dúvidas  é o grande acerto do ótimo  elenco  de Bom Sucesso. Se a paloma não funcionasse  no ar, talvez isso prejudicasse todo o andamento da novela, mas felizmente Grazzi vem mostrando que é sim uma grande atriz e na pele de uma personagem simplória, sem subterfúgios  ou alegorias,  segurou  com muita competência  cenas de humor e dramas na mesma proporção. 
                Com ótima direção (Marcus Figueiredo e Luiz Henrique Rios)  e roteiro a trama  até então em nenhum momento perdeu o fôlego  e apresentou entrechos inteligentes que vão se interligando  no decorrer dos  acontecimentos sem precisar de emendas grosseiras – Os encontros da Paloma com as outras pontas da história -  como a Alberto (Antônio Fagundes),  Nana (Fabíula Nascimento) e Marcos (Rômulo Estrela) pareceu uma orquestra, tudo milimetricamente  medido.
        Acima de tudo Bom Sucesso tem uma pegada sutil,  e isso é o que mais encanta, nada é barato ou descartável, nada é exageradamente folhetinesco ou melodramático, apesar de ser um doce folhetim e um melodrama apaixonante.
        Depois de Verão 90,  que simplesmente entreteu no horário, Bom Sucesso vem entretendo porém com tramas adultas, inteligentes e muito conteúdo. 


Éramos Seis (Globo – 30 de Setembro de 2019 . . . )


        Com sucesso mediano e narrativa mais contemplativa, a quinta adaptação de Éramos Seis, escrita agora por Ângela Chaves, é uma novela soturna se comparada as tramas atuais, inclusive as de época, e isso  cobra do telespectador mais atenção para apreciar seus detalhes, e talvez na roda viva que é  a maioria da vida dos brasileiros atualmente, esse tempo pra apreciação não exista.
        Cheia de qualidades que vão do texto a interpretação magistral da Glória Pires como Dona Lola, que já imprimiu a Lola dela, assim como Nicete Bruno  marcou a sua na versão de 1977 da Tupi e Irene Ravache na do SBT em 1994,  Éramos Seis não decola e infelizmente ainda é em repercussão muito aquém do que a adaptação anterior, a do SBT, que aliás é  uma das melhores novelas que o canal já produziu.

Amor de Mãe (Globo - 25 de Novembro de 2019 . . .)

        Com texto da Manuela Dias elogiadíssimo, e atuações impecáveis, Amor de Mãe é de longe uma  novela  acima da média, porém a autora e a direção vem pecando em um ponto – overdose de sofrimento de seus personagens sem nenhum alívio cômico -  o que vem deixando o folhetim muito obscuro e  despertando desinteresse do público.  
        Sem discutir as tramas,  os ótimos  ganchos e os entrechos de Amor de Mãe, e apesar do jeito despachado da  Lurdes (Regina Casé)  e algumas tiradas cômicas da Érica, a personagem da Nanda Costa, a trama ainda é muito sufocante,  com todos os personagens  sempre  em estado de sofrimento, choro, descobertas bombásticas . . . enfim eu que reclamava do clima circense exagerado e pincelado em cor de rosa de A Dona do Pedaço, acho pesadas as tramas escuras de Amor de Mãe. Ou seja nem 8 nem 80,   o meio termo tem que ser encontrado.
        Para uma autora que sabe escrever como a Manuela Dias, isso não  é nada difícil, e eu entendo que acostumada as minisséries e seriados, obras menores, ela precisa de um tempo para adaptação, mas em uma trama de horário nobre da Globo se essa adaptação demorar muito pode ser fatal.

Amor sem Igual (RecordTv – 10 de Dezembro de 2019 . . .)

        Com uma protagonista ousada, uma prostituta ,  e um galã  do bem, quase medieval de tão bondoso, a emissora aposta na  ousadia e puritanismo em mais uma história contemporânea  para segurar a boa audiência deixada por Topíssima.
        Com  protagonismo absoluto de Day Mesquita, na pele da Angélica , a Poderosa,  o roteiro mostrou todo o drama e perrengues  pelo qual a moça foi levada até chegar a  essa profissão. Sua química com Rafael Sardão,  o Miguel, explodiu logo nas primeiras cenas. O Casal promete ocupar com louvor o lugar de Antônio e Sophia  da trama anterior.
        Aliás,  a escolha de Day Mesquita e Rafael Sardão  para protagonistas é na verdade um reconhecimento da RecordTv a seu próprio trabalho. Ambos são atores praticamente nascido na casa – A Day que  teve  apenas algumas passagens pelo SBT, BAND e Globo, viu seu trabalho ser reconhecido nas tramas bíblicas da RecordTv como Os DezMandamentos (2015), A Terra Prometida (2016) e Jesus (2018). Muito bom ver a emissora dando valor as  pratas da casa.
        Claramente inspirada  no filme Uma Linda Mulher, que marcou a carreira da Julia Roberts, principalmente na cena em que Angélica é humilhada em uma loja chique,  o grande trunfo de Amor sem Igual é que a prostituição não é romantizada ou marginalizada  - ficou numa linha tênue – deixando para o telespectador pensar se Angélica estava ou não certa em aderir a profissão  e tomar certas atitudes radicais.
        Com uma trama  bem elaborado  Cristiane Fridmann tem um novelão para apresentar, Amor sem Igual deve caminhar na mesma linha de outros sucessos da autora como  Chamas da Vida (2008), Vidas em Jogo (2011),  e  Topíssima.


Malhação – Toda Forma de Amar  (Globo – 16 de Abril de 2019 ...)

         A atual temporada  de Malhação com subtítulo de Toda Forma de Amar , estreou em abril deste ano, e o autor Emanuel Jacobina, o pioneiro da novela teen, resolveu não arriscar e focou  em  “Viva a Diferença”, a aclamada temporada escrita por Cao Hamburguer , que foi muito elogiada e premiada pelo Emmy Kids de 2018.
        Toda Forma de Amar  ao invés das “Five” focou   a história no inusitado encontro entre 6 adolescentes que depois de serem testemunhas de um crime criam um grupo em uma rede social para continuarem  em contato.
        Até a gravidez na adolescência, tal qual teve em Viva a Diferença, Toda Forma de Amar  abordou como principal tema. Ou seja , a Globo e o autor não fizeram nenhuma questão de disfarçar  a inspiração e o receio de errar, como  acontecera com Vidas Brasileiras, que teve uma apresentação muito aquém do  desejado e muito criticada pela nova narrativa.
        A temporada marcou a volta de Paloma Duarte à Globo depois de 15 anos afastada, quando em  2006 fechou contrato com a RecordTv  e estrelou a novela  Cidadão Brasileiro (2006), se transformando em uma das grandes estrelas da emissora depois de várias protagonistas.
        Outros astros da RecordTv também  voltaram  à Globo na nova temporada,  como Paulo Gorgulho, Roger Goberth, Roberto Bomtempo e Rosanne Mulholland.
        A Nova temporada teve uma boa recepção , mas agora com quase 6 meses no ar vem perdendo o  fôlego e andando em círculos, tenho receio que a história  não se sustente por mais 3 meses, já que a nova  temporada com o subtítulo de Transformação só estreia em abril de 2020.

Veja Também:
Novelas - Balanço 2018  - As Tramas que ainda estão no ar

Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas Clássicas : Final de Roque Santeiro (1985) com Porcina, Roque e Senhorzinho Malta

           Um dos clássicos da teledramaturgia , Roque Santeiro do autor Dias Gomes mais escrita praticamente a metade por Aguinaldo Silva, inaugurou no horário nobre o estilo realismo fantástico.         O último capítulo da trama  deixava um dúvidas para os telespectadores , Porcina  (Regina Duarte) iria embora com Roque (José Wilker) , ou ficaria em Asa Branca com o seu Coronel Senhorzinho Malta (Lima Duarte) ? Foto : http://4.bp.blogspot.com         A Dúvida permaneceu até a última cena do capítulo , e a produção gravou dois finais com Porcina indo com Roque e outro ficando com Senhorzinho. No final o amor pelo seu “Cachorrinho” falou mais alto , e bem ao estilo do filme “ Casablanca ” de 1942, Porcina decide ficar com Senhorzinho e os dois terminam acenando para Roque que parte em uma avião deixando Asa Branca para trás. Foto : http://luciointhesky.files.wordpress.com         Um belo final para uma trama inesquecível. O Outro final com Porcina indo embora

Rapidinhas – 15.11.2024

  As abordagens pertinentes de Garota do Momento         A novela Garota do Momento continua conquistando público   a cada novo capítulo, e a apesar de ser uma trama   de época, através da licença poética vem abordando   temas complexos   e pertinentes   a frente   do seu   tempo.         Além do racismo, homossexualismo, um dos próximos assuntos   que   Alessandra Poggi também vai abordar é   o alcoolismo   através da personagem Arlete, vivida pela atriz Bete Mendes .   Décima temporada de “ Reis ”   vai marcar o final da saga bíblica da série         A  Record TV  decidiu encerrar a produção da novela   bíblica  Reis , planejada originalmente para contar a história de todos os reis de Israel em um formato semelhante ao de uma série, com temporadas distintas. O projeto, que vinha enfrentando baixa audiência e repercussão limitada, será finalizado em  2025 , com a exibição da  décima terceira temporada , intitulada  A Esperança .   Veja Também: Rapidinhas 28.09.2024 

Rapidinhas - 12.10.2024

“ Celebridade ” de volta no Viva         A novela Celebridade , do autor Gilberto Braga, protagonizada pela Malu Mader e antagonizada pela Cláudia Abreu , chega ao Viva em 2025 substituindo Viver a Vida .   “ Caras e Bocas ” no Viva         E também em Março do ano que vem Walcyr Carrasco chega ao canal Viva   com Caras e Bocas (2009) substituindo Cobras e Lagartos (2006).   Alexandre Nero será o Marco Aurélio no remake de “ Vale Tudo”         Alexandre Nero não vai ter   férias depois do Chico Leonel de No Rancho Fundo , o ator foi escalado para dar   vida ao Marco Aurélio no remake de Vale Tudo , que está sendo reescrito pela ManuelaDias e vai substituir Mania de Você   no horário nobre da Globo .     Na versão original o personagem   foi vivido magistralmente pelo ReginaldoFaria , e ficou marcado pela cena final dando uma “banana” para o Brasil.   “ Êta Mundo Bom 2 ”   é confirmada pela Globo         A continuação de  Êta MundoBom   está confirmad

Rapidinhas – 02.10.2024

Roque Santeiro no “ Viva ”         A Clássica   Roque Santeiro está de volta !   Trama do autor Dias Gomes e Aguinaldo Silva , protagonizada por Regina Duarte , José Wilker e Lima Duarte , vai substituir AViagem (1994) no Viva a partir de Novembro.         A volta da saga da santo que nunca foi santo e da viúva que   foi sem nunca ter   sido, é uma   homenagem aos 40 anos da novela, aos 60 da Globo e aos 15 do Viva . Também uma reverência ao autor Dias Gomes , que nos deixou há 25 anos.         A estreia será no dia 4 de novembro. Além da outra reprise no Viva , entre 2011 e 2012, Roque Santeiro já foi reprisada em 1991, na Sessão Aventura , e em 2000 no Vale a Pena Ver de Novo . Veja Também: Roque Santeiro Rapidinhas 28.09.2024  Rapidinhas Rapidinhas  Rapidinhas  Roque Santeiro Lima Duarte  Lima Duarte  2 Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 21.09.2024

Alexandre Richter brilhando em “ Família é Tudo ”         O Talento de Alexandra   Richter finalmente sendo bem utilizado dentro    da trama do Daniel Ortiz . Transformada em grande vilã da história , ela deu o tom   em uma linha tênue entre perversidade e manipulação, e a sequência que culminou em sua prisão esta semana   foi   a cereja do bolo.   O Acerto de Contas entre Electra e Jéssica         Ainda na trama do Ortiz, essa semana foi o tão esperado acerto de contas entre Electra  (Juliana Paiva) e Jéssica (Rafa Kallimann). Intenso e eletrizante, não faltou tapa e  lavação de roupa suja. Juliana Paiva   sem dúvidas é uma das melhores  da sua geração,  e sempre entrega muito em suas personagens. Já a Rafa Kallimann, tão criticada a trama  inteira, viveu seu melhor momento em Família é   Tudo nesta sequência.   Cara eCoroa Novelão!         Estou acompanhando Cara e   Coroa   em sua primeira reprise no Viva e,   bastou essa primeira semana para   sentir aquele g

Rapidinhas - 20.11.2024

Carolina Dieckmann é confirmada como a Leila de “ Vale Tudo ”         Carolina Dieckmann  foi confirmada como Leila   no aguardado remake de  Vale Tudo , que estreia em março de 2025 na faixa das nove da  Globo . Inicialmente cogitada para interpretar Heleninha, a atriz Paolla Oliveira acabou sendo escolhida para o papel após uma nova rodada de testes, enquanto Dieckmann foi convidada para dar vida à personagem que marcou a carreira de Cassia Kis na versão original, que foi a responsável pelo assassinato da Odete Roitmann ( Beatriz Segall) .   Thiago Martins é outro escalado para o remake         Thiago Martins interpretará Vasco, um porteiro com aspirações musicais. Sonhando em ser cantor de pagode, o personagem terá um trio que se apresenta em bares e casas noturnas. Ele busca complementar sua renda com apostas em jogos de azar, além de lidar com os desafios de criar um filho, fruto de um relacionamento breve. O papel, originalmente interpretado por  Paulo Rezende  n

Rapidinhas – 05.10.2024

  Logotipo “ Garota do Momento ” – Nova novela das seis da Globo A  Globo  anunciou as novidades do último trimestre de 2024, destacando a estreia de  Garota do Momento , sua próxima novela das seis. O primeiro teaser e a logo da novela também foram revelados, aumentando a expectativa em torno da estreia. Escrita por  Alessandra Poggi  e com previsão de 185 capítulos, a trama começará a ser exibida no dia 4 de novembro de 2024 e seguirá até 6 de junho de 2025. Com uma proposta leve, divertida e emocionante, a história se passa no final dos anos 1950, ambientada principalmente em Copacabana, Rio de Janeiro, com algumas cenas filmadas em Petrópolis.   Felipe Simas na RecordTv         O ator  Felipe Simas , que tem uma longa trajetória na  Globo , incluindo sua participação em produções como  As Aventuras de José e Durval  no Globoplay , está de mudança para a  Record . Simas será um dos protagonistas da nova série bíblica  Paulo, O Apóstolo , onde interpretará o médico Luca

Rapidinhas - 21.10.2024

Mais humor   em “ Mania   de Você”         O Grupo de discussão que a Globo fez para   Mania de Você apontou que a público quer vez mais humor na trama do João Emanuel Carneiro . Já estou com medo de um núcleo “Cadinho”   aparecer do nada.         Brincadeiras a parte, a emissora recontratou o roteirista Vicent Villari , que já havia colaborado em Todas as   Flores , para dar uma revisada em alguns capítulos de Mania de Você , já tendo esse viés cômico   como foco.         Na verdade a trama já tem esse núcleo cômico, protagonizado por Érico Brás e Ivy Souza – Edimilson e Dhu, que realmente é muito mais que um núcleo cômico. Se bem trabalhado pode sim ser um dos pilares da trama.   Nanda Costa e Maeve Jinkings podem   interpretar um casal lésbico no remake de " Vale Tudo "         Maeve Jinkings  é a atriz mais cotada para interpretar Laís, que será uma triatleta na nova versão. O papel de Cecília, sua parceira, ainda está em negociações, com  Nanda Costa  

Consciência Negra e a importância do reconhecimento do talento em nossa teledramaturgia

        Demorou   mas,   felizmente estamos caminhando a paços largos para   finalmente uma igualdade de raças, pelo menos na tv.   Atualmente a maior indústria de teledramaturgia do país   -   a Globo - tem atrizes negras em suas 3 principais novelas – Duda Santos em Garota doMomento , Jéssica Ellen em Volta por Cima e Gabz em Mania de Você .         Nomes com Ruth de Sousa , Zezé Motta , Milton Gonçalves entre outros,   lutaram muito pra que hoje isso esteja normalizado em nossa tela.           A representação do negro é, desde o surgimento da televisão, marcada pela alternância de polêmicas e avanços. Embora ainda haja o que conquistar, a evolução é um fato. Vale lembrar que,   apenas em   2012   a novela Lado a Lado foi a primeira trama a trazer o nome de um ator negro (Lázaro Ramos) abrindo seus créditos. Em 1969, em A cabana do pai Tomás , da Globo , os mesmos créditos chegaram a ser motivo de polêmica.         Ruth de Souza já era uma celebridade por causa da ( 

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em Laços de Família (2000) Jesuíno – Cauã Reymond em   Cordel Encantado   (2011)   Veja Também: Trilha Sonora Eterna - Cidadão Brasil