A virada do ano e da década vai trazer 6 novelas que começaram em 2019 para 2020, ou seja muita coisa ainda vai
acontecer em cada trama, mas o e10blog
faz um balanço do seu conjunto da obra do que foi apresentado até o dia 27.12.2019, data em que terminei esse post.
As Aventuras de Poliana, a trama infantil do SBT vira mais um ano. A novela que estreou em maio de 2018, segue firme e
forte para o seu segundo ano de exibição, e a contar por sua repercussão e boa
recepção, Silvio Santos ainda vai
estendê-la até o máximo possível.
Bom Sucesso, a melhor trama do ano sem sombra de
dúvidas, vai apresentar sua reta final durante
o mês de janeiro de 2020, assim como as sombrias e soturnas Éramos Seis e Amor de Mãe, que vai ganhar mais formas no
decorrer do novo ano.
A RecordTv
ousou e estreou sua nova trama em pleno o mês de dezembro, sempre tido como
complexo para início de uma nova produção de teledramaturgia, devidos os
recessos e confraternizações familiares de final de ano, o que deixa pouco
tempo para vermos tv, mas Amor sem Igual, outra do gênero contemporâneo, vem
se firmando a olhos vistos a cada novo capítulo.
Enfim , 2020 já está bem calçado no
campo da teledramaturgia, e o e10blog segue torcendo por um novo ano ainda melhor.
As Aventuras de Poliana (SBT – 16 de Maio de 2018 . . .)
As Aventuras de Poliana, trama da
autora Íris Abravanel já caminha para ser uma das novelas mais longas do SBT. Baseada
no romance Pollyanna, da Eleonor H. Porter,
se firmou como uma das melhores da emissora em 15 anos.
Em números de
audiência , As Aventuras de Poliana, ficou em empate
técnico com a trama mexicana Carrossel 2 (Viva as Crianças), apresentada em 2003, perdendo por apenas 7 décimos.
últimos 15 anos.
A novela estreou sem nenhuma
pretenção, e claro que todo mundo apostou que viria mais um
novelão falando sobre crianças órfãs escrita pela autora
oficial das tramas infantis do SBT. Ledo
Engano! As Aventuras de Poliana se mostrou uma trama diferente, a tomar por base sua
protagonista, que ao contrário da Lorena Queiroz, de Carinha de Anjo, encantava o público
com sua graciosidade, da Sophia Valverde pudemos
cobrar mais, e a menina vem mostrando que foi uma escalação acertada com muita
graciosidade sim, em cena, mais com muito talento envolvido também.
Os bons frutos colhidos pela trama é um diferencial nas
novelas infantis da casa, claro que Carrossel (2012), Chiquititas (2013) e Cúmplices de um Resgate (2015), também
foram marcadas pelo público cativo, mas As
Aventuras de Poliana, foi uma ousadia da emissora e
da Íris Abravanel, que abandonaram as adaptações
de novelas mexicanas e apostaram em um clássico das histórias
infantis.
O Bom mote enxergado por
Íris no jogo do contente, que a protagonista Poliana (Sophia
Valverde) tanto espalha na trama deu certo, e a novela além do rótulo de
“novela infantil” pode ser adjetivada de uma “novela” simplesmente, visto que
vários telespectadores foram conquistados pela essência da trama, que realmente
tem o apelo folhetinesco na medida do possível para o público alvo.
As
Aventuras de Poliana sobreviveu
até uma troca de protagonistas – Milena
Toscano por Thais Melchior na pele
da Luísa Dávila, o que muito pelo contrário deu um ar de curiosidade
ao telespectador para assistir o capítulo em que uma sai e a outra
entra em cena. Foi um ponto positivo para a novela. Isso levando em
conta também que a Thais Melchior vem
segurando a personagem com maestria.
Bom sucesso desde seus primeiros capítulos se
destaca pelo pano de fundo literário com trechos de livros clássicos
sempre citados pelos protagonistas ou outros personagens, mas a
trama vai além, sem abrir mão da linha folhetinesca, os autores
conseguiram imprimir e apresentar uma
trama simples, com entrechos conhecidos, mais tão bem emoldurados
pelo belo texto e um elenco escalado com mestria que encanta a cada
cena.
A qualidade de Bom Sucesso ainda é mais evidente quando comparada a trama das
nove A Dona do Pedaço, considerada um fenômeno de audiência,
mas que fica anos luz de distância em qualidade de texto, roteiro e coerência.
Alguns
site chamam o sucesso de Bom
Sucesso de
“Avassalador” – Eu chamo de um sucesso anunciado. A trama foi muito bem
alicerçada e os autores Rosanne Svartman e Paulo Halm souberam
apresentar a espinha dorsal interessante no início que foi só tomando formas
melhores ainda no decorrer do enredo.
A Grazzi
Massafera sem dúvidas é o grande acerto do
ótimo elenco de Bom Sucesso. Se
a paloma não funcionasse no ar, talvez isso prejudicasse todo o
andamento da novela, mas felizmente Grazzi vem mostrando que é sim uma grande
atriz e na pele de uma personagem simplória, sem subterfúgios ou
alegorias, segurou com muita
competência cenas de humor e dramas na mesma proporção.
Com
ótima direção (Marcus Figueiredo e Luiz Henrique Rios) e
roteiro a trama até então em nenhum momento perdeu o
fôlego e apresentou entrechos inteligentes que vão se
interligando no decorrer dos acontecimentos
sem precisar de emendas grosseiras – Os encontros da Paloma com as outras
pontas da história - como a Alberto (Antônio Fagundes), Nana
(Fabíula Nascimento) e Marcos (Rômulo Estrela) pareceu uma orquestra, tudo
milimetricamente medido.
Acima
de tudo Bom
Sucesso tem uma pegada sutil, e isso
é o que mais encanta, nada é barato ou descartável, nada é exageradamente
folhetinesco ou melodramático, apesar de ser um doce folhetim e um melodrama
apaixonante.
Depois
de Verão 90, que simplesmente entreteu no
horário, Bom Sucesso vem entretendo porém com tramas adultas,
inteligentes e muito conteúdo.
Éramos Seis (Globo
– 30 de Setembro de 2019 . . . )
Com sucesso mediano e narrativa mais
contemplativa, a quinta adaptação de Éramos Seis, escrita agora por Ângela Chaves, é uma novela soturna se
comparada as tramas atuais, inclusive as de época, e isso cobra do telespectador mais atenção para
apreciar seus detalhes, e talvez na roda viva que é a maioria da vida dos brasileiros atualmente,
esse tempo pra apreciação não exista.
Cheia de qualidades que vão do texto a
interpretação magistral da Glória Pires
como Dona Lola, que já imprimiu a Lola dela, assim como Nicete Bruno marcou a sua na
versão de 1977 da Tupi e Irene Ravache na do SBT em 1994, Éramos Seis não
decola e infelizmente ainda é em repercussão muito aquém do que a adaptação
anterior, a do SBT, que aliás é uma das
melhores novelas que o canal já produziu.
Com texto da Manuela Dias elogiadíssimo, e atuações
impecáveis, Amor de Mãe é de longe
uma novela acima da média, porém a autora e a direção vem
pecando em um ponto – overdose de sofrimento de seus personagens sem nenhum
alívio cômico - o que vem deixando o folhetim muito obscuro
e despertando desinteresse do público.
Sem discutir as tramas, os ótimos ganchos e
os entrechos de Amor de Mãe, e apesar do jeito despachado da Lurdes (Regina
Casé) e algumas tiradas cômicas da Érica, a personagem da Nanda
Costa, a trama ainda é muito sufocante, com todos os
personagens sempre em estado de sofrimento, choro,
descobertas bombásticas . . . enfim eu que reclamava do clima circense
exagerado e pincelado em cor de rosa de A Dona do Pedaço, acho pesadas as
tramas escuras de Amor de Mãe. Ou seja nem 8 nem 80, o meio termo tem que ser
encontrado.
Para uma autora
que sabe escrever como a Manuela Dias, isso não é nada
difícil, e eu entendo que acostumada as minisséries e seriados, obras menores,
ela precisa de um tempo para adaptação, mas em uma trama de horário nobre
da Globo se essa adaptação demorar muito pode ser fatal.
Com uma
protagonista ousada, uma prostituta , e um galã do bem,
quase medieval de tão bondoso, a emissora aposta na ousadia e puritanismo em mais uma história
contemporânea para segurar a boa audiência deixada por Topíssima.
Com protagonismo
absoluto de Day Mesquita, na pele da Angélica , a
Poderosa, o roteiro mostrou todo o drama e
perrengues pelo qual a moça foi levada até chegar a essa
profissão. Sua química com Rafael Sardão, o Miguel,
explodiu logo nas primeiras cenas. O Casal promete ocupar com louvor o lugar de
Antônio e Sophia da trama anterior.
Aliás, a
escolha de Day Mesquita e Rafael Sardão para
protagonistas é na verdade um reconhecimento da RecordTv a seu
próprio trabalho. Ambos são atores praticamente nascido na casa – A Day
que teve apenas algumas
passagens pelo SBT, BAND e Globo, viu seu trabalho ser reconhecido
nas tramas bíblicas da RecordTv como Os DezMandamentos (2015), A Terra Prometida (2016) e Jesus (2018). Muito bom ver a emissora dando valor as pratas
da casa.
Claramente
inspirada no filme Uma
Linda Mulher, que marcou a carreira
da Julia Roberts, principalmente na cena em que Angélica é
humilhada em uma loja chique, o grande trunfo de Amor sem Igual é que a prostituição não é romantizada ou
marginalizada - ficou numa linha tênue – deixando para o
telespectador pensar se Angélica estava ou não certa em aderir a
profissão e tomar certas atitudes radicais.
Com uma trama
bem elaborado Cristiane Fridmann tem um novelão para apresentar, Amor sem Igual deve
caminhar na mesma linha de outros sucessos da autora como Chamas da Vida (2008), Vidas em Jogo (2011), e Topíssima.
Malhação – Toda Forma de Amar (Globo
– 16 de Abril de 2019 ...)
A atual temporada de Malhação com subtítulo de Toda Forma de Amar , estreou em abril deste ano, e o autor Emanuel
Jacobina, o pioneiro da novela teen, resolveu não arriscar e focou em “Viva a Diferença”, a aclamada temporada escrita por Cao
Hamburguer , que foi muito elogiada e premiada pelo Emmy Kids de
2018.
Toda Forma de Amar ao invés das “Five” focou a história no inusitado
encontro entre 6 adolescentes que depois de serem testemunhas de um crime criam
um grupo em uma rede social para continuarem em contato.
Até
a gravidez na adolescência, tal qual teve em Viva a Diferença, Toda Forma de Amar abordou
como principal tema. Ou seja , a Globo e o autor não fizeram nenhuma questão de
disfarçar a inspiração e o receio de errar, como acontecera com Vidas Brasileiras, que teve uma apresentação muito aquém do desejado e muito criticada
pela nova narrativa.
A
temporada marcou a volta de Paloma
Duarte à Globo depois de 15 anos afastada, quando em 2006 fechou contrato
com a RecordTv e
estrelou a novela Cidadão
Brasileiro (2006), se
transformando em uma das grandes estrelas da emissora depois de várias
protagonistas.
Outros
astros da RecordTv também voltaram
à Globo na nova temporada,
como Paulo Gorgulho,
Roger Goberth, Roberto Bomtempo e Rosanne Mulholland.
A
Nova temporada teve uma boa recepção , mas agora com quase 6 meses no ar vem
perdendo o fôlego e andando em círculos,
tenho receio que a história não se
sustente por mais 3 meses, já que a nova
temporada com o subtítulo de Transformação só
estreia em abril de 2020.
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Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa
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