Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Minisséries - Balanço 2019


Se Eu Fechar os Olhos Agora (Globo) – Assédio (Globo)



        Este ano foi complicado para a tv aberta, as plataformas de streaming cada vez mais roubaram   público e elenco das emissoras abertas   deixando ainda mais  nítido que a junção entre essas plataformas e seus canais abertos, o caso da Globo e Globoplay , agora Grupo Globo  é a solução natural.
        Só a Globo apresentou minisséries este ano, ambas apresentadas primeiramente  na Globoplay  ou outras plataformas para testar sua popularidade e em  seguida jogadas na tv aberta.
        A Emissora apresentou duas obras de um requinte  e produções incontestáveis, porém marcados pela audiência minguante,  embora  principalmente no caso de Assédio, quando apresentado na plataforma de streaming da emissora tenha sido o grande bum do ano.
        Se Eu Fechar os Olhos Agora, do Ricardo Linhares,  baseado no livro homônimo do escritor e jornalista Edney Silvestre, apresentou um roteiro de mistério e elenco afinadíssimos  que a transformaram  numa produção muito acima do esperado. Apresentada inicialmente em 2018 na Now (Plataforma on demond da Net e Claro) que pagou pela exclusividade, apesar de gravada e já  pronta em 2018, só chegou a Globo em abril deste ano. 
        Assédio, minissérie da Maria Camargo,  livremente inspirada no livro A Clinica : A Farsa e os crimes de Roger Abdelmassih , do Vicente Viladarga,  foi a primeira  produção da Globo feita especialmente para a Globoplay  que  depois de lançada na plataforma em horas se transformou em sucesso, por isso o estranhamento de não ter seguido a mesma linha quando apresentada na tv  aberta entre maio e julho deste ano.

Se Eu Fechar os Olhos Agora (Globo – 15 a 30 de Abril de 2019)

        Se Eu Fechar os Olhos Agora, minissérie do autor Ricardo Linhares, baseada  no livro de Edney Silvestre,  embora a minissérie já tenha sido apresentada na plataforma do Now , a trama chamou atenção pelos mistérios do seu roteiro que encanta a cada novo capítulo e faz  o telespectador vibrar a cada reviravolta apresentada na resolução da morte de Anita (Thainá Duarte) – e sem querer dar spoiler  -   o desfecho é genial.
         Mesmo sem popularidade, a minissérie é uma das melhores produções  deste ano, e nem o fato de já ter sido  apresentada em outras plataformas  tirou o valor de Se Eu Fechar os Olhos Agora, embora  tenha ficado devendo em audiência.
        Outro ponto forte da trama foi seu  elenco afiadíssimo. Aliás os protagonistas infantis vividos pelos atores Xande Valois (Eduardo)  Gabriel D´aleluia  (Paulo Roberto)  foram a grande revelação e destaque da produção. Embora ainda sobre o rótulo de “atores-mirins”, Se Eu Fechar os Olhos Agora mostrou que eles são atores com “A” maiúsculo. Dois astros que merecem todos os aplausos. Impressionantes o quanto foram irrepreensíveis à frente dos papéis, com interpretações críveis e seguras.
         Mariana Ximenes (a Adalgisa), Débora Falabella (Isabel)  Lidi Lisboa  (Irmã Maria Rosa)  foram o destaque do elenco feminino, cada uma com perfis complexos,  conseguiram imprimir o que as personagens pediam e brilharam dramaturgicamente com interpretações simplesmente  viscerais.
         A Minissérie apresenteou   trabalhos impecáveis dos veteranos Antônio Fagundes (Ubiratan Duarte), Jonas Bloch (Dom Tadeu),  Milton Gonçalves (Paulo Roberto) e Betty Faria (Hanna Rizoreck).
        Acho que o único pecado da trama foi a escalação de Murilo Benício e Gabriel Braga Nunes para  os personagens Adriano e Geraldo. Não prejudicaram em nada o conjunto da obra, mas também não mostraram nada de novo ou interessante.  
        O roteiro envolto nos mistérios da trama revelado e recriado a cada nova sequência, fez da trama um grande thriller de suspense  que atiçou  a curiosidade, ficando impossível imaginar perder o próximo episódio, e transformou  Se Eu Fechar os Olhos Agora em uma produção requintada, enriquecendo as obras globais apresentadas  na tv aberta.


Assédio (Globo – 03 de Maio a 12 de Julho de 2019)

          A  obra escrita por Maria Camargo e dirigida por Amora Mautner, é a primeira original da Globo a entrar no seu catálogo de streaming, a Globloplay.
        A entrada foi triunfal, a minissérie  mostou  um amadurecimento da teledramaturgia global que pela primeira vez apresenta uma história polêmica, com o principal protagonista ainda vivo sem se preocupar com as ramificações que isso pudesse causar.
        O  verbo  “causar” é digamos o melhor empregado sobre a produção. Impossível ficar inerte ao assistir as cenas tão grotescas e revoltantes que a minissérie retrata com tamanha realidade. A direção não poupou em nenhum momento o telespectador, e talvez por isso não tenha prejudicado o andamento da história,  que pede essa realidade e a  falta de pinceladas de imaginação. É tudo bem explícito.
        O elenco recheado de estrelas foi sem dúvidas o principal trunfo de Assédio. Atrizes totalmente entregues às suas personagens   são o diferencial do produto. No primeiro episódio destaque para a sempre perfeita Adriana Esteves. Ela dar vida a Stela, que intitula o  episódio, e numa interpretação  ímpar  mostra mais uma vez a grande estrela que é. Impossível não se emocionar ou sentir a dor da sua personagem ao ver seu grande sonho de ser mãe ser transformado em uma tragédia sem precedentes.
        No elenco feminino vale destacar ainda as atuações de Paolla Oliveira (Carolina), Jéssica Ellen (Daiane) e  Elisa Volpatto que vive a repórter Mira, responsável pela união das mulheres na denúncia ao médico, uma cara pouco conhecida da TV aberta. Antes Elisa só havia feito participação no seriado Doce de Mãe (2012 e 2014).
         Mariana Lima, que na trama interpreta a Senhora Glória Sadala, esposa de Roger, vive uma drama à parte dentro da minissérie. Além de ter que engolir calada todas as traições e crimes sexuais do marido, acompanha isso tendo que   curar-se  de um câncer. A Caracterização e interpretação da atriz nas várias fases da doença é impressionante, e isso tudo além de protagonizar uma nudez frontal inesquecível e contextual.
        Mas o dono da minissérie  é  incontestavelmente Antônio Calloni. Que trabalho impecável do ator à frente do Roger Sadala,  o Doutor Vida. Uma interpretação visceral e sob medida de um personagem complexo, controverso e com um viés difícil, que poderia facilmente cair numa caricatura. Mas o Calloni fez com uma propriedade única.
        Assédio é uma minissérie forte, incômoda e  sombria,  porém muito importante como cunho social e um passo importante para a teledramaturgia nacional,  uma pena que por diversos fatores que em nada tem a haver com a qualidade da trama, sua apresentação em Tv aberta tenha ficado aquém do esperado. 
        Globo fez  pouquíssima divulgação dos episódios e talvez essa falta de propaganda tenha prejudicado seu  desempenho, além   do excesso de series já consagradas em temporadas anteriores  (Sob Pressão e Carcereiros)  apresentadas no mesmo período.

Veja Também:
Assédio - Entrada triunfal da Globo nas plataformas de Streaming 

Minisséries - Balanço 2018
Séries - Balanço 2018 
Novelas - Balanço 2018 
Novelas - Balanço 2018 
Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...

No Tema e Na Trilha do Sá, Rodrix e Guarabira

        O ano de 2019 vai marcar a volta de um seção que fez muito sucesso aqui no e10blog e que teve seu último post publicado em  maio de 2017 – a “ No Tema e Na Trilha ”.         A seção escolhe um importante nome do cenário musical e   o homenageia através de suas músicas inseridas em trilhas sonoras.         O Retorno não poderia ser em melhor companhia – Vamos relembrar os temas musicais do trio Sá, Rodrix e Guarabyra .         Sá e Guarabyra é um dupla musical brasileira   formada em 1971 pelos compositores e cantores Luiz Carlos Pereira e Sá e Guttemberg Ney Guarabyra Filho . O primeiro sucesso de Guarabyra veio em outubro de 1967, quando ficou em primeiro lugar no Festival Internacional da Canção com a música “ Margarida ” interpretada pelo Grupo Manifesto , no qual era integrante. Sá teve seu primeiro gran...