Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Séries/Seriados - Balanço 2019

A Garota da Moto (SBT) – Sob Pressão (Globo) – Filhos da Pátria (Globo) – Carcereiros (Globo) – Cine Holliúdy (Globo) – Segunda Chamada (Globo)



        No  campo das séries e seriados  2019 foi um dos melhores, Sob Pressão  apresentou  sua terceira  temporada  aclamada pela crítica e audiência, assim como Filhos da Pátria e Carcereiros que se firmaram em suas segundas temporadas  e A Garota da Moto no SBT , um suspiro adulto de teledramaturgia no canal sempre com o foco na teledramaturgia infantil.
        As novidades  do ano também foram muito bem aceitas. Cine Holliúdy, baseado no filme homônimo que se transformou em referência do cinema cearense e  Segunda Chamada,  uma espécie de Sob Pressão da educação pública trouxe para tela da tv a  dura realidade que alunos e professores dessa camada passam dia a dia.
        Num ano em que as novelas ficaram devendo muito em qualidade, as séries e seriados esbanjaram neste quesito.
        Sob Pressão em sua terceira temporada,  além da sua essência,  apresentou uma temporada ainda mais preocupada em acertar  na parte social e utilidade pública. Filhos da Pátria, mudou de época mais não perdeu a graça e nem a crítica ácida ao mostrar que o jeitinho brasileiro pode levar o Brasil para um lugar ainda mais perigoso. Carcereiros continuou firme em sua trajetória mostrando os dramas e dilemas do sistema carcerário, porém com uma temporada mais folhetinesca do que jornalística.  Fechando a  trinca crítica brasileira, depois da saúde e o sistema carcerário, Segunda Chamada trouxe sem nenhuma pincelada a realidade da  educação pública atual.

A Garota da Moto (SBT – Segunda Temporada  – 06 de Março a 09 de Abril de 2009)

        Depois de um hiato de quase 3 anos, a série A Garota da Moto,  criada por  David França Mendes e João Daniel Tikhomiroff,  voltou à grade do SBT em 2019.
        Com personagens bem definidos, ou seja o maniqueísmo se tornou ainda mais forte dentro história – O mal é mal e o bem é o bem - a série se aproxima bem mais de  uma novela do que uma série propriamente dita. Podemos dizer que A Garota da Moto é a novela adulta nacional do SBT.
        Com um misto de ação, mistério, vilanias e até um escapismo do humor, a série que foi  bem recebida em 2016  em sua primeira temporada, exatamente pela diferença com o restante da teledramaturgia do canal, apresentou  um bom desempenho nessa segunda temporada, embora  tenha ficado nítido que a qualidade  de produção ficou  um degrau abaixo da temporada  de  3 anos atrás.
        Essa segunda temporada se calçou  muito na boa atuação de seu elenco. Chris Ubach, assim como na estreia mostrou que está segura na pele da correta protagonista Joana – forte e crível,   a atriz é uma das boas  da sua geração e certamente futuramente  teremos muito o que elogiar dessa profissional em ascensão. Daniela Escobar dá credibilidade a sua vilã, que mesmo num tom acima, seu talento controla certos exageros do texto e do perfil da personagem.
        Série com essência de folhetim, A Garota da Moto, parceria do SBT com a produtora Mixer, dada às devidas proporções,  é uma boa opção adulta  dentro da teledramaturgia do SBT.

       
Sob Pressão  (Globo – Terceira Temporada – 02 de Maio a 25 de Julho de 2019)

        Criada por Luz Noronha, Cláudio Torres e Renato Fagundes, a partir da ideia original de Mini Kerti inspirada no livro “Sob Pressão – A Rotina de Guerra de um Médico Brasileiro”, do Márcio Maranhão  com redação final do Jorge Furtado, a série  é o melhor produto dos últimos anos no campo da teledramaturgia da Globo.
        É nítido que Sob Pressão tem muito fôlego e entrechos dos mais variados para no mínimo mais duas temporadas, se fosse apresentada lá fora, certamente ficaria no mínimo umas 10 no ar. A junção história com entrechos social, direção cirúrgica e um elenco primoroso transformaram a série é uma compilado de grandes momentos  que entraram para a história da Tv, um divisor de águas.
Nesta temporada, Sob Pressão apresentou uma sequência de dois episódios que,   certamente ficaram para a história da série.  O episódio  foi totalmente rodado em três longos planos-sequência, com dois únicos cortes  -apenas para a abertura e intervalo comercial.
        O Episódio que foi dirigido por Júlio Andrade, o Evandro, ao contrário do que acontece em produções internacionais, não criou nenhum artifício para enganar o telespectador  para manter a sequência, foi bolada  uma coreografia milimetricamente coordenada entre elenco e câmera para que o resultado fosse o melhor, e como vimos , foi bem mais que o melhor.
Se para nós ,  como telespectador é um orgulho assistir uma produção nacional deste nível,  imagino para os autores, elenco e direção, o prazer que deve dar está envolvido num projeto tão rico.

         Marjorie Estiano
  na pele da Carolina foi a grande estrela da temporada. Que atriz  ímpar e visceral , que entrega  cênica, sem dúvidas sua melhor personagem,  e se  ainda faltava uma credencial para que ela entrasse com pé direito no hall das grandes atrizes do mundo, a Carolina é esse passaporte. Uma pena que o Emmy não veio, mas em nada altera o impecável trabalho da atriz e a importância da personagem.
Drica Mores foi o reforço do elenco principal desta temporada, também impecável e visceral como a infectologista Vera.
Com uma  temporada ainda mais preocupada em acertar  na parte social e utilidade pública, Sob Pressão é mágica,  apresentou  com doses milimetricamente acertadas o tom folhetinesco  do entretenimento com essa preocupação em panfletar paro  o grande público os problemas e feridas da nossa saúde pública. Um tapa na cara da administração pública.
A Série que  teve anunciada como última essa terceira temporada já está confirmadíssima para a quarta em meados de 2021. Melhor notícia do ano.



Carcereiros (Globo – Segunda Temporada – 16 de Abril a 30 de Julho de 2019)

        A série que mostrou uma primeira temporada mais documental  tendo como único foco os problemas carcerários do Brasil, resolveu sair do epicentro e mostrar o lado mais humano do seu protagonista e dos  personagens ao seu redor.
        Rodrigo Lombardi novamente fez jus ao protagonismo e foi espetacular a frente do Adriano. Que personagem crível, bem construído, e nesta temporada suas outras nuances como as fraquezas e as dúvidas éticas depois do  envolvimento com a detenta Érica, num trabalho  também primoroso da Letícia Sabatella.   Descaracterizou o herói construído na primeira temporada, mostrando que ele é humano, portanto  passível de erros.
        Mas não só o Adriano mostrou novas nuances e cresceu na série. Vale destacar o ótimo entrecho do casal Tibério e Solange, vividos pelo Othon Bastos e Samantha Schmutz, outros que mostraram desvio de seus caracteres, e Lívia, filha do Adriano, um ótimo momento da já  não mais mirim atriz Giovana Ríspoli, e sua via cruzes em busca da mãe. Aliás, a cena final do reencontro de mãe e filha foi pura emoção.  
        Mas claro que não faltou o documental, o diferencial da produção, que tal qual a primeira temporada falou sobre  corrupção, seja no sistema político ou no policial nas mais variadas ramificações que isso se reflete como problema social nos presídios.
         A Segunda temporada mostrou que Carcereiros pode fazer sua ação social chamando foco para o precário sistema carcerário brasileiro ,  mas também investir no folhetim com personagens complexos e interessantes que dão fôlego a produção  do Fernando Bonassi, Marçal Aquino e Denisson Ramalho e a credenciaram  para uma próxima leva de episódios fechando  o ano com um filme em todas as salas de cinema.

Cine Holliúdy (Globo – 07 de Maio a 23 de Julho de 2019)

          Cine Holliúdy, a série baseada no filme homônimo do diretor Halder Gomes, sucesso de bilheteria em 2013  manteVE  o melhor do filme -  a essência do típico humor nordestino.
        Estrelada por Edmilson Filho, astro do filme, e um das revelações do humor aqui no Ceará, a série lembra muito outro clássico do gênero O Auto da Compadecida , do Guel Arraes e João Falcão, que comemorou 20 anos neste mês.
        Com narrativa e prosódia toda particular  e regional,  as expressões são um deleite para os nordestinos vendo nosso vocabulário sendo pronunciado para o mundo.
        O Elenco é um show à parte – Edmilson Filho, dispensa apresentações na pele do Francisglaydson, e não ficou devendo em nada para o personagem dos dois filmes. Haroldo Guimarães, o Munízio, fiel escudeiro de Francis, é outro destaque do elenco, com um tempo perfeito para humor cearense. 
        Matheus Nachtergaelle (o prefeito Oleário)  e Heloísa Perissé  (a primeira-dama Maria do Socorro) são os astros do humor nacional inseridos na série para dar uma “cosmopolizada” na produção.
        A Série é uma mistura de show, poesia, humor e regionalidade que só enriquecem a dramaturgia nacional,  e a temática da luta do cinema para sobreviver com a chegada da televisão nas cidades do interior no início dos anos 70  é uma grande homenagem mútua as duas artes.
Uma pena mesmo que o excesso de séries exibidas nesses  seis primeiros   meses de 2019  e  a competição como dois nomes fortes (Sob Pressão e Carcereiros) somada a pouca  divulgação da Globo , tenha  enfraquecido  a audiência da séroie.  
PS: A série tem um gostinho ainda mais delicioso para mim. Os dois filmes foram gravadas em Pacatuba no Ceará, minha cidade natal, e a série apesar de  ter sido gravada em uma cidade do interior de São Paulo, lembra muito a cidade do filme.
       



Filhos da Pátria (Globo – Segunda Temporada – 1 de Outubro a 02 de Dezembro de 2019)

        Filhos da Pátria, minissérie do Bruno Mazzeo  e Alexandre Machado, apresentou  sua segunda temporada este ano e,  transportada para era Vargas, a minissérie não poderia ser tão atual, infelizmente!
        Algumas das expressões usadas logo nas primeiras cenas por Maria Thereza, a protagonista vivida pela Fernanda Torres, cabem como uma luva nos dias de hoje:
Acabou a Mamata”
“Esse é uma país que vai pra frente”
“Mas pode tirar um presidente assim, só porque o povo quer? Adorei isso”
“Meninas vestem rosa, meninos vestem azul”
        É para gargalhar mesmo! 

            O Humor perito e preciso de Filhos da Pátria é  o seu melhor. Com texto inteligente e um elenco em sintonia perfeita.  A narrativa inédita  me agradou, a família Bulhosa simplesmente se teletransportou  do Brasil pós-independência (época retratada na primeira temporada)  para a era Vargas nos anos 30, o que deu  um fôlego bem mais interessante a produção.
        O elenco é outro primor. Fernanda Torres e Alexandre Nero perfeitos. Jonny Massaro e Lara Tremouroux   mostraram um  Geraldinho e Catarina  ainda mais interessantes. E a Jéssica Ellen   com uma Júcelia ainda mais realista e pontual  é a cereja do bolo  e uma das boas revelações da minissérie.
        Com fôlego para mais outras temporadas, a Globo pode comemorar que Filhos da Pátria – Era Vargas -   é  uma importante produção de crítica com humor a nossa vergonhosa política. E Se depender do nosso cenário político temos pano para várias outras temporadas –  Estado Novo , Golpe Militar, Color, Lula,  Bolsonaro  e nossa eterna esperança de que dessa vez o Brasil vai!

                   
Segunda Chamada (Globo – 08 de Outubro a 17 de Dezembro de 2019)

        Apelidada de “Sob Pressão”  do ensino, a série Segunda Chamada coprodução da Globo e da 02 Filmes, escrita por Carla Faour e Julia Spadaccini com direção geral e artística de Joana Jabace,  já estreou  impactando o telespectador  com a dura realidade do ensino público brasileiro em destaque para o noturno com os alunos em uma zona de risco extremada.
        Com uma abordagem agressiva, mas perita,  o primeiro episódio apresentou sistematicamente todos os alunos e seus dramas – o motoboy cansado de trabalhar (Felipe Simas), a mãe solteira (Carol Duarte), a travesti marginalizada (Linn da Quebrada), o garoto de programa, enfim várias camadas da sociedade que terão seus problemas explanados  entre uma aula e outra.  Os professores são outro show à parte. Também com dramas particulares, são o “grito de basta” do pouco caso com a educação no Brasil.  
        O elenco afiado mostrou que  é um dos ingredientes que fizeram   Segunda Chamada valer a pena. Déborah Bloch magistral fazendo drama. Sempre fico impressionado  como a atriz consegue passear pelo humor e o drama de forma impecável. Nesse campo Thalita Carauta, imortalizada  com personagens cômicos, com a Janete do Zorra Total, é outro destaque, com o drama da professora Eliete.  Uma das novidades da produção é o retorno de Paulo Gorgulho à Globo depois de anos na RecordTv
 Linn da Quebrada,  a cantora, compositora e ativista dos direitos civis da comunidade LGBT e da população negra, que vive a transexual Natasha,   estreou  na série como atriz  - foi a revelação da produção com um trabalho impecável .
    Segunda Chamada fechou o ano já  com uma segunda temporada garantida, o que prova a importância do tema ser discutido assim em tv aberta sem filtros ou maquiagem.


Fonte:

Texto : Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

No Tema e Na Trilha da Alanis Morissette

        Alanis Morissette é um dos nomes mais influentes do mundo da música. A Canadense já tem em sua casa 6 prêmios  Junos e 7 Grammy´s . Desde 1991, quando iniciou a carreira já vendeu  mais de 70 milhões de discos  por todo o mundo.         A Cantora e compositora tem influencia do pop, rock  e dance. Seu primeiro álbum internacional, lançado em todo o mundo,  é o álbum de estreia mais vendidos de todos os tempos, com uma incrível marca de 33 milhões de cópias.         Além do sucesso como cantora, Alanis brilhou como atriz em seriados e peças teatrais e ainda é uma corredora de maratonas.         Preparem-se para o show que vai começar ao relembrarmos as músicas da Alanis Morissette   que integram trilhas de novelas. You Learn ( Anjo de Mim – 1996)         Tá...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...