Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Araponga (1990)

Novela idealizada para combater  o fenômeno Pantanal na Manchete vai completar 30 anos 

        A Globo pela primeira vez sentia a pressão de outra emissora contra sua teledramaturgia em 1990, quando Pantanal , do BeneditoRuy Barbosa, na Rede Manchete, se transformou em fenômeno e começou invadir sua audiência. Na época a trama do horário nobre era Rainha da Sucata, do Silvio de Abreu, que na verdade não batia de frente com a trama da Manchete, afinal Pantanal ia ao ar logo depois do término da sucateira, porém a Globo não concebia a ideia de perder telespectador na sua linha de shows.
        Para  tentar recuperar esses telespectadores a Globo escalou uma trinca de ouro – Dias Gomes , Lauro César Muniz e Ferreira Gullar – que apresentaram  a complexa trama de Araponga,  protagonizada por Tarcísio Meira. A trama na verdade já estava reservada para substituir Rainha da Sucata, mas por causa de Pantanal, a ideia de criar um novo horário de novelas  depois do horário nobre se tornou a receita infalível para vencer a trama rural da extinta Rede Manchete.
        Infelizmente a tática foi em vão.  Pantanal que já estava em seus dois últimos meses de exibição e já consolidada pelo público e pela crítica, quando Araponga  estreou em outubro de 1990, nem sentiu  a diferença, terminou com um dos fenômenos da teledramaturgia nacional e Araponga virou uma daquelas tramas esquecidas na história da Globo, hoje considerada cult  e muito desejada nas reprises do Viva.

        Araponga foi apresentada como um jeito novo de fazer novelas, inclusive tendo sido assim seu slogan, mas a narrativa inédita, que apesar de ter a  sequência de capítulos como o folhetim que estávamos acostumados até então, tinha um ritmo de seriado. Isso confundiu o telespectador que acabou não comprando a trama. Em 2015, algo parecido ocorreu com a trama de A Regra do Jogo, do João Emanuel Carneiro. Também marcada pela rejeição do público, e coincidentemente afetada também por um fenômeno teledramaturgo de outra emissora  -  Os Dez Mandamentos (2015), na RecordTv.
        Araponga era o pseudônimo usado pelos personagens do submundo da espionagem e da contra-espionagem, termo muito utilizado durante o Regime Militar, na década de 70. O Título da novela era o codinome do protagonista  Aristênio Catanduva, vivido pelo Tarcísio Meira, um  atrapalhado agente dos serviços de informações do regime.

        Na trama,  o ardiloso Senador Petrônio Paranhos  (Paulo Gracindo) dá uma entrevista à bela jornalista Magali Santanna (Christiane Torloni), que está apenas interessada em saber sobre o seu romance com a jovem Arlete (Carla Marins), uma moça ambiciosa que está disposta a engravidar do velho senador por meio de fertilização in vitro. Para conseguir esse furo, Magali aceitou entrevistar o político em um quarto de motel, condição imposta por ele. Porém, o velho tem uma síncope e morre durante a entrevista.
O detetive Aristênio Catanduva, que vigiava o senador falecido, investiga o caso. Porém, Araponga conserva as mesmas ideias e hábitos do velho regime. Tanto que tenta convencer seus superiores da necessidade de reativar o Serviço Nacional de Informações (SNI), órgão da polícia política.

Araponga começa a teorizar conspirações e criar elos imaginários entre pessoas e situações. Suas ideias delirantes são reforçadas pelas mentiras do informante Tuca Maia (Taumaturgo Ferreira), um malandro que vai trabalhar no mesmo jornal que Magali e tenta engabelar todo mundo. Ao manter contato com a jornalista Magali, Araponga se apaixona pela moça, o que pode pôr em risco a sua missão investigativa.

TarcísioMeira defendeu seu Araponga com maestria, voltando  ao estilo da comédia que ele estreou em Guerra dos Sexos (1983), porém os ajustes solicitados pelo Globo na trama, atingiram diretamente o perfil do personagem, que  amenizou o estilo pastelão, dando espaço para o Tarcísio galã  com tórridas cenas com Christiane Torloni e Luisa Brunet.






Ary Fontoura e a saudosa Eloisa Mafalda viveram na trama um inesquecível casal da terceira idade  - General Perácio e Zuleide – que interpretavam vária fantasias sexuais. Era uma reedição do casal que Dias Gomes  criou na novela Bandeira Dois (1971), com os mesmos atores e outros nomes – Comandante Apolinário e Zulmira.

Luisa Brunet, se lançou como atriz na trama de Araponga. Recebeu um enxurradas de críticas negativas por sua Agente Dalila, mas ganhou a capa das duas trilhas da novela.

Outro alívio cômico da novela era a dobradinha do Tarcisão com a Zilka Salaberry, a mãe do Araponga que o mimava como uma criança. A dupla já havia vivido mãe e filho na teledramaturgia, há 20 anos, na trama de Irmãos Coragem (1970), da Janete Clair.

Uma das tramas paralelas de Araponga abordava a inseminação artificial. O Senador Petrônio Paranhos, vivido pelo saudoso Paulo Gracindo, e sua amante, Arlete (Carla Marins), planejam ter um filho através da fertilização in vitro e, para tal, procuram a clínica do Dr. Jansen (Ewerton de Castro). Magali e seu marido Érico Saldanha (Paulo José), que é estéril, também apostam na inseminação artificial para realizarem o sonho de serem pais.
Araponga marcou a volta de Darlene Glória a televisão. Destaque do teatro de revista e do cinema brasileiro na década de 70, na trama deu vida a empresária Dayse Sheldon, uma mulher misteriosa, de caráter duvidoso. Darlene havia abandonado os holofotes em seu auge para se dedicar a vida de evangélica.
A novela marcou a estreia dos atrizes Adriana Lessa, Ângela Vieira e Dira Paes.

O roteiro feito à “seis mãos”,  narrativa de seriado, o que em 1990 era algo impensado para a nossa teledramaturgia, ainda era domínio absoluto dos enlatados,  e os assuntos ainda não abordados como espionagem e inseminação artificial, transformaram Araponga em uma trama pouco lembrada  e complicada de se acostumar. Assim o público que ficou órfão de Pantanal,  depois que a novela terminou, quando voltou para a Globo não conseguiu  entender e  consequentemente não acompanhou  a novela. A Própria Globo sabia que era uma tentativa, foi frustrada tanto que depois do término de Araponga a emissora  voltou com sua linha de shows no horário e só voltou apostar em novelas depois do horário nobre em 2011  com o remake de O Astro, do Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro.
Ficha Técnica:

Novela do autor Dias Gomes
Escrita Por Dias Gomes, Lauro César Muniz e Ferreira Gullar
Direção Geral : Cécil Thiré
Elenco:
TARCÍSIO MEIRA – Araponga (Aristênio Catanduva)
CHRISTIANE TORLONI – Magali Santanna
TAUMATURGO FERREIRA – Tuca Maia
PAULO JOSÉ – Érico
LÚCIA VERÍSSIMO – Tamara
FLÁVIO GALVÃO – João Paulo
ARY FONTOURA – General Perácio
ELOÍSA MAFALDA – Zuleide
EDGARD AMORIM – Peracinho
CARLA MARINS – Arlete
ROGÉRIO FRÓES – Gavião (Nilo Paiva)
HELENA BRANDÃO (DARLENE GLÓRIA) – Dayse Sheldon
EWERTON DE CASTRO – Dr. Jansen
MONIQUE LAFOND – Elizabeth
RODRIGO SANTIAGO – Germano
GRACINDO JÚNIOR – Frei Bernardo
EDWIN LUISI – Alves
ELIZABETH GASPER – Marieta
DIRA PAES – Nininha
MARIA ODETE – Tia Coló
ZILKA SALABERRY – Dona Marocas
ÂNGELA VIEIRA – Jurema
MILTON GONÇALVES – Zé das Couves
ANA MARIA NASCIMENTO E SILVA – Celene
JAIME LEIBOVITCH – Mr. Jonathan Palmer
EDUARDO GALVÃO – Felipe
ÍTALO ROSSI – Zaca
HELOÍSA HELENA – Zora
THIAGO JUSTINO – Whitehouse
ROBERTO FROTA – Faisão Dourado
CLÁUDIO CUNHA – Coruja
MARCOS WAIMBERG – Dr. Décio
NANCY GALVÃO – Emília
LUÍSA THIRÉ – Lúcia
LÉA GARCIA – Mundica
SERGINHO – Rigoletto
FERNANDA MUNIZ – Cláudia
JOÃO SIGNORELLI – Escubidú
IVAN SETTA – Preá
CLÁUDIO CURI – Paulino
e
ADRIANA LESSA – Tina McCarlton (funcionária de Zaca)
ALEF DEL AVILA – menino de rua
ANSELMO VASCONCELLOS – Bitola (Severino José dos Santos, policial civil, ao final descobre-se que é o agente Gafanhoto, que envenenou o senador)
BEATRIZ LYRA – Neuza (dona pensão onde morava Pipoca)
BENJAMIM CATTAN – Delegado Pacheco
CARMELA SOARES – jornalista colega de Magali, Tuca Maia e Alves na Tribuna da Cidade
ÉDER SÁ – Delegado Amorim (substitui o delegado Pacheco)
ÊNIO SANTOS – Delegado Ribeiro (investiga o grupo que faz pesquisas com a urinolina)
FERNANDA LOBO – mulher fofoqueira
FERNANDO AMARAL – bispo que conversa com Frei Bernardo sobre comentários das beatas na igreja dele
FERNANDO JOSÉ – médico de Dona Marocas
GILMAR BALTHAZAR – jornalista colega de Magali, Tuca Maia e Alves na Tribuna da Cidade
IVAN MESQUITA – Mão-de-Gato (chaveiro que ajuda Araponga quando ele tem que explodir um cofre)
LILA RANDAM – mulher de Escubidú
LINA FRÓES – esposa do Dr. Ary Chicote, legista que emitiu o falso laudo de morte do senador Paranhos
LUÍSA BRUNET – Dalila (agente designada para proteger Araponga, tem um caso com ele)
MARCELA ALTBERG – Tânia (amiga de Lúcia)
MARCO MIRANDA – Pipoca (cozinheiro do motel onde o senador Paranhos morreu, é assassinado como queima de arquivo)
PAULO CARVALHO – jornalista colega de Magali, Tuca Maia e Alves na Tribuna da Cidade
PAULO GRACINDO – Senador Petrônio Paranhos (marido de Zora, pai de Tamara, amante de Arlete, morre no início)
RENATA FRONZI – apresentadora do programa de TV em que Tuca Maia é obrigado a desmentir o que publicou sobre a urinolina
SOLANGE COUTO – Jesualda
TEREZA BRIGGS – Dinalva (empregada na casa do general Perácio)
TONY TORNADO – coage Tuca Maia a desmentir o que ele publicou sobre a urinolina

Exibição : 15 de Outubro de 1990 à 29 de Março de 1991
Capítulos: 113
Veja Também: 
Novelas Inesquecíveis - Guerra dos Sexos (1983)
Nossos Autores - Lauro César Muniz 
Meus Personagens Favoritos do TARCISIO MEIRA
Novela Inesquecíveis - Vila Madalena (1999)
e10blog
Novelas Inesquecíveis 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Respeitando o original e atualizada nos pontos certos “Vale Tudo” começa com pé direito

        Desde de Travessia   e Terra e Paixão , fiquei com receio de fazer o post   de estreia   das novelas,   mas   não tem   como não   ficar   otimista com   a estreia de Vale Tudo , o tão aguardado remake do Gilberto Braga , reescrito pela Manuela Dias.           Respeitando    a aura do original de 1988, Manuela Dias apresentou   os 2 capítulos iniciais   espetaculares que   fizeram a trama   começar   com pé   direito.           Tais   Araújo   como a Raquel, já   mostrou que vai estar grande   em cena. Como aperitivo   dessa nova   versão tivemos   a cena   de briga entre ela e o   Rubinho   (Júlio Andrade), que   foi   visceral.   A atriz promete   grandes   momentos   para   a teledramatur...