Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis - Verdades Secretas (2015)


Book Rosa - 5 anos da melhor novela do autor Walcyr Carrasco

        Em meio a confirmação de Verdades Secretas 2 para a Globoplay,  a  melhor trama do autor Walcyr Carrasco completa 5 anos. Verdades Secretas foi um suspiro para o horário das onze,  depois do  fiasco  dos remakes de Saramandaia (2013) e O Rebu (2014). O Autor prometeu um novelão e não ficou devendo em nada. Vimos um novo Walcyr Carrasco, que apresentou uma novela sem os vícios característicos de suas tramas anteriores, marcando mais um horário conquistado  (ele já havia escrito para as 11 o remake de Gabriela/2020)  e  já esteve presente em todos os horários de teledramaturgia da emissora.

        Verdades Secretas foi ousada  e no quesito nudez, lembrou com perfeição a liberdade das tramas dos anos 80, onde era fácil, fácil vermos bundas, seis e quase nudezes frontais masculinas e femininas, porém apesar dos exageros , isso em nenhum momento comprometeu a história.


        A novela contava a história de Arlete (Camila Queiroz), uma jovem do interior de São Paulo,   que chega à capital com um sonho: ser modelo. Ela conhece Visky (Rainer Cadete), um booker que se encanta por ela e a convida para o casting da agência comandada por Fanny Richard (Marieta Severo). O novo trabalho vem a calhar: Arlete e a mãe, Carolina (Drica Moraes), vão morar com a avó, Hilda (Ana Lúcia Torre), mas as coisas não andam nada bem. Arlete até consegue uma bolsa para estudar em um colégio caro, mas falta dinheiro para coisas básicas, como a conta de condomínio. Ela só pensa em ajudar em casa. Justamente por isso, Carolina aceita que a filha modele. Essa ideia nunca foi muito bem recebida por ela, uma mulher simples e dedicada à família.
Os olhos de Fanny brilham ao conhecer Arlete. Experiente e ambiciosa, ela vê na menina um caminho promissor. Angel, como ela é batizada artisticamente pela empresária, tem beleza e juventude. Mais do que estar nas passarelas e em campanhas publicitárias, Angel tem para ela outra serventia. Disfarçada de oportunidade, Fanny a convida para integrar outro tipo de catálogo, o “book rosa”.
Angel só entende do que se trata quando as regras do jogo ficam claras: book rosa é prostituição de luxo. A princípio, Arlete fica receosa, mas logo ela entende que este pode ser o meio mais rápido para multiplicar seus cachês e desafogar as finanças em sua casa. E é como prostituta que Arlete/Angel acaba vivendo uma intensa paixão com o rico empresário Alexandre Ticiano, o Alex (Rodrigo Lombardi).
Extasiado pelo sentimento que nutre por Angel, Alex se envolve com a mãe dela, Carolina, para ficar perto da garota e tê-la a seu bel-prazer quando e como quiser, em um jogo de amor e desejo arriscado que tem tudo para um final trágico.

O submundo da moda era o pano de fundo de Verdades Secretas que com uma história envolvente seduziu um público e crítica cativos do início ao fim. A Ousadia e ao mesmo tempo sutileza nas abordagens da trama sem dúvidas foi seu diferencial, principalmente por estarmos falando de uma história criada por Walcyr Carrasco. Desta vez a trama apresentava diálogos comedidos e coerentes, e mesmo  o  núcleo de humor, encabeçado pelo Visky, um dos destaque de Verdades Secretas, vivido pelo Rainer Cadete,  foi sutil, não pondo a perder todo o excelente trabalho de direção do Mauro Mendonça Filho.     
Acho inclusive que o diretor foi crucial para esse sucesso.  Verdades Secretas não tinha uma história central que se sustentasse por si só, afinal ficou difícil engolir o fato do protagonista se casar com a mãe da sua amada só pra tê-la por perto. Soou exagerado, principalmente  para uma trama contemporânea, mas o desenrolar dos fatos foram tão bem amarrados, que esse entrecho principal passou despercebido, ou pelo mesmo foi relevado.
O Elenco de Verdades Secretas respondeu à altura. Me parece que cada personagem foi escrito especialmente para o seu intérprete.

Camila Queiroz, foi alçada a grande estrela, com a beleza  e o seu talento emprestado a Angel. A Estreante conseguiu dar credibilidade ao papel, e diferente do que aconteceu com várias outras atrizes,  deu muito mais do que esperávamos para uma estreante. Sua química com Rodrigo Lombardi explodia em cena e isso só enriqueceu e alicerçou seu trabalho.

Grazzi Massafera foi outra que fez de Verdades Secretas seu palco. Se alguém ainda tinha dúvidas do seu talento com atriz, a Larissa foi a prova dos nove. Na pele da drogada modelo, surpreendeu não só com a caracterização, mas  com as várias cenas difíceis exigidas, envolvendo drogas, prostituição e a Cracolândia. Foi uma entrega visceral da atriz que foi aclamada pela crítica. A personagem rendeu a Grazzi o prêmio de melhor atriz pela APCA.

DricaMoraes,  como  a Carolina, uma personagem complexa que poderia beirar o ridículo e, que  ela pegou já andando, foi outro destaque do elenco. Déborah Secco viveria a personagem, mas teve que abandonar depois de uma semana de gravações ao se descobrir grávida. Confesso que não imagino a Déborah num perfil de personagem como esses, já a Drica caiu como uma luva.

Marieta Severo com sua Fanny apagou de vez a Dona Nenê da série A Grande Família. A atriz não poderia ter voltado em uma personagem melhor. Todo mundo  adorou odiar a Fanny.
Eva Wilma, mesmo com uma personagem à parte, Dona Fábia, demandou um trabalho preciso e marcante abordando o tema do alcoolismo. Muito bom ver uma atriz que sabe extrapolar com maestria o texto, lhe dando credibilidade.
No elenco destaque também para Ágatha Moreira (Giovanna), João Vitor Silva (Bruno),  e Reynaldo Gianechinni (Anthony).
Além de lançar Camila Queiroz, Verdades Secretas também foi a primeira novela dos atores Gabriel Leone, Felipe de Carolis, Raphael Sander e Felipe Hintze.

Verdades Secretas abocanhou praticamente todos os prêmios ligados a teledramaturgia da tv daquele ano, mas sem dúvidas o Emmy Internacional de melhor novela foi a coroação para o projeto onde tudo deu certo.
A Abertura da novela, ao som de “Angel”, da banda inglesa Massive Attack, integrou-se perfeitamente ao enredo da narrativa. No vídeo modelos  fazendo  várias poses como se estivessem fotogravando para um catálogo de moda em um ambiente luxuoso porém denegrido pelo tempo,  representava as tais verdades secretas que as entrelinhas da história pretendia mostrar. Foi uma boa sacada.

A Escolha de Verdades Secretas para uma continuação no Globoplay não  chega ser  uma surpresa, a trama é sem dúvidas um dos melhores produtos da Globo e terminou mostrando que seu sucesso foi muito além da ousadia e nudez, foi uma história coerente ,  crível e bem dirigida,  mesmo com um final trágico já anunciado desde o começo,  agradou o grande público que aplaudiu de pé.
Ficha Técnica:

Novela do autor Walcyr Carrasco
Direção Geral: Mauro Mendonça Filho
Elenco:
CAMILA QUEIROZ – Arlete / Angel
RODRIGO LOMBARDI – Alex (Alexandre Ticiano)
DRICA MORAES – Carolina
MARIETA SEVERO – Fanny Richard (Rita de Cássia)
REYNALDO GIANECCHINI – Anthony Mariano
GRAZI MASSAFERA – Larissa
ÁGATHA MOREIRA – Giovanna
GABRIEL LEONE – Guilherme
RAINER CADETE – Visky
EVA WILMA – Fábia
ANA LÚCIA TORRE – Hilda
GUILHERMINA GUINLE – Pia Lovatelli
FERNANDO EIRAS – Maurice Argent
DIDA CAMERO – Lurdeca
JOÃO VITOR SILVA – Bruno
FLÁVIO TOLEZANI – Roy
FELIPE DE CAROLIS – Sam
GENÉZIO DE BARROS – Oswaldo
BEL KUTNER – Darlene
TARCÍSIO FILHO – Rogério
LARYSSA DIAS – Viviane
MOUHAMED HARFOUCH – Dr. Everaldo Ramirez
ADRIANO TOLOZA – Ígor
RAPHAEL SANDER – Léo
FELIPE HINTZE – Eziel
BELLA PIERO – Nina
MARIANA MOLINA – Patrícia
RAPHAEL GHANEM – Dudu
GIULIANO LAFAYETTE – Caco
JÉSSICA CÓRES – Lyris
PEDRO GABRIEL TONINI – Edgard
JOÃO CUNHA – Joel
GLÁUCIO GOMES – Robério Sá
NATHALIA RODRIGUES – Estela
ANA BARROSO – Divanilda
YASMIN BRUNET – Stephanie
RHAISSA BATISTA – Mayra
CHRISTIAN VILLEGAS – Daniel
ALESSANDRA AMBRÓSIO – Samia
YACANÃ MARTINS – Sabina
SYLBETH SORIANO – Leidiana
FERNANDA ERAS – Eunice
WERLES PAJERO – Raulino
a menina
MARIA EDUARDA MILIANTE – Yasmin
e
ÁLAMO FACÓ – Emanoel (evangélico que leva Larissa para a igreja)
ALEXANDRE MOFFATTI – pai de Carolina, nas cenas de flashback em que ele a ensinava a atirar, quando ela era criança
ALÉXIA DESCHAMPS – Líndice (amiga de Pia)
ANA PAULA BOTELHO – arrumadeira do hotel subornada por Fanny
ANDERSON MELLO – homem que tenta agarrar Arlete durante um churrasco quando ela estava morando com o pai
ANDREY LOPES – cabeleireiro de Pia
BETH ZALCMAN – enfermeira que vai pegar Fábia em casa para levá-la para o asilo
BIA MONTEZ – diretora do asilo onde Fábia é internada
BRENNO DE FELIPPO – policial que recebe Hilda quando ela vai à delegacia buscar Arlete
CAMILA MAYRINCK – Bel (garota com Guilherme flagrada por Arlete)
CHARLES FRICKS – médico da clínica onde Bruno é internado
CLÁUDIO GALVAN – médico que cuida do braço de Fábia
CLÁUDIO MENDES – pai de Nina, a favor da liberação da maconha
DANIELA CARVALHO – garota que dá um depoimento no grupo de terapia de Bruno
DAVID Y. W. POND – Ming (empresário cliente do book rosa da agência de Fanny)
GILBERTO MIRANDA – gerente do hotel vagabundo onde Larissa e Roy se hospedam
GIULIO LOPES – Renato (pai de Guilherme)
HENRIQUE TAXMAN – advogado de Alex
HILKA MARIA – corretora que mostra um flat para Anthony e dá em cima dele
JACK BERRAQUERO – drogado que vende drogas a Larissa e Roy
KIRIA MALHEIROS – Carolina (criança)
LÍLIAN BLANC – Ingrid (do grupo de amigas de Fábia)
MÁRCIO MACHADO – maquiador que implica com Larissa
MARCO MARCONDES – cliente de Larissa
MARCOS FRANÇA – delegado quando Arlete é presa após um cliente morrer com ela
MARTHA MEOLA – Silvia (mãe de Guilherme)
MAURÍCIO BRANCO – Dante (estilista que faz uma seleção com os modelos da agência de Fanny)
MYRIAN PÉRSIA – companheira de Fábia no asilo
PAULO CARVALHO – médico de Fábia
RICARDO PAVÃO – comprador de uma jóia de Fábia
SÉRGIO STERN – barman que conversa com Alex
SHIMON NAMIAS – advogado que Carolina contrata para ajudar o Dr. Everaldo quando ele vai preso
SIMON PETRACHI – cliente de Larissa
TESSY CALLADO – Mirtes Guerra (dona de um evento ridicularizada por Larissa)
THERESA AMAYO – do grupo de amigas de Fábia
Exibição: 08 de Junho à 25 de Setembro de 2015
Capítulos: 64
Veja Também: 
Sobre o Fim de VERDADES SECRETAS 
Meus Personagens Favoritos do RODRIGO LOMBARDI
Novelas Inesquecíveis - Essas Mulheres (2005) 
e10blog
Novelas Inesqueciveis 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Veja quais são os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Novembro

Império  - Marina  - Meu Marido  - Senhora           Veja   os títulos disponibilizados   na Globoplay   em novembro   : 03.11   - Império   (2014) - A trama de  Império , a do comendador vivido pelo  Alexandre Nero , do autor  Aguinaldo Silva , vai voltar pelo Projeto Originalidade .   10.11   - Marina (1980)   -  Novela que o  Wilson Aguiar Filho  escreveu para o horário das seis em 1980, baseado no  romance   Marina   do escritor  Carlos Heitor Cony entra pelo Projeto Fragmentos . A Novela é protagonizada por Denise Dumont   e   Lauro Corona . 17.11   - Meu Marido (1991) -   é a minissérie   do mês. Protagonizada   por Elizabeth Savalla e Nuno Leal Maia , a trama tem como fio condutor a investigação sobre o envolvimento de Carlos Zanata, um homem aparentemente íntegro e honesto, pai de famí...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Meus Personagens Favoritos do Marcos Pasquim

O Vilão Ricardo   de “ Dona de Mim ”   e   o Denis, protagonista de “ Caras e Bocas ” na Globoplay Novelas         Em Dona de Mim , o público tem vibrado — e também odiado — cada aparição de Ricardo, vivido por Marcos Pasquim . O ator mostra toda sua versatilidade ao dar vida ao grande vilão da trama, construindo um personagem cheio de intensidade e contradições. Com sua postura imponente e olhar calculista, Ricardo se tornou aquele personagem que o público “ama odiar”. Suas atitudes cruéis, os jogos de manipulação e a forma como interfere na vida dos protagonistas da história de Rosane Svartmann   garantem fortes emoções em cada capítulo. Marcos Pasquim é daqueles atores que conquistaram o público com talento, carisma e versatilidade. Sua trajetória na televisão começou nos anos 90, em participações que logo mostraram sua força em cena. Aos poucos,   foi ganhando espaço em diferentes produções, até assumir papéis de ma...

Trilha Sonora Eterna – A Viagem Internacional (1994)

        A Viagem   ,   é o    remake escrito por Ivani e  Solange Castro Neves , tendo como base a original  apresentada na  Rede  Tupi  em 1975, e tal qual acontecera com  Mulheres de Areia    (1993), outro remake da autora , a novela que abordava a vida após a morte, de acordo com a doutrina kardescista, foi sucesso de crítica e público sendo uma das mais marcantes da década de 90. Christiane Torloni  , que viveu  a protagonista Dinah,  fez um dos seus melhores personagens para a Tv, com um trabalho incrível de caracterização e construção de uma mulher inicialmente tão prática e  cética.  Não posso deixar de citar os outros dois protagonistas,  Antônio Fagundes  (O Dr. Otávio Jordão) e  Guilherme Fontes  ( O Vilão Alexandre), impecáveis também. Fugindo das imagens estereotipadas de representação do céu, a produção escolheu um campo de go...

No Tema e Na Trilha do Fagner

        Fagner é meu conterrâneo, é  um dos grandes nomes cearenses no cenário nacional. O Cantor nasceu em 13 de Outubro de 1949 na cidade de Orós.         Aos seis anos ganhou seu primeiro concurso de música em uma rádio local cantando uma música em homenagem ao dia das mães.         A Carreira nacional desse nordestino começou de uma maneira muito imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, e lá participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com a música “ Mucuripe ”  em parceria com Belchior .  A Partir de então as músicas interpretadas pelo cantor passaram a conquistar os bares do sudoeste brasileiro.        O Primeiro compacto Fagner gravou em 1971, e depois que Elis Regina regravou “ Mucuripe ” o talento como cantor e c...

Rapidinhas - 25.10.2025

  Rainha da Sucata   - Os clássicos estão voltando         O clássico dos anos 90, Rainhada Sucata , do Silvio   de Abreu , está voltando para a faixa do Vale a Pena Ver de Novo a   partir do dia 3 de novembro de 2025.         A trama protagonizada   pela Regina Duarte, Glória Menezes e um grande elenco   conta uma história   de   ambição, poder, ascensão e queda. E claro: muita elegância, drama e estilo.         Nós pedidos e a Globo   atendeu! E a enquete do   e10blog   também tinha dado a Rainha como escolha.     “Coração Acelerado ”   - Globo começa a divulgação da trama em suas redes         A Globo iniciou as divulgações em suas redes     da   nova novela das 7, Coração Acelerado ,   das autoras Izabel de Oliveira   e Maria He...