Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Era Uma Vez ... (1998)

 


        Nova atração  do Canal Viva , a novela Era Uma Vez (1998) , do autor Walther Negrão, inaugurou a nova faixa de novelas do Canal, às 12:30h.

        A faixa vai ser dedicada ao público infantil  e por isso a escolha de Era Uma vez , cuja trama é voltada basicamente ao público infantojuvenil, com destaque para os atores mirins que foram a revelação  da novela – Luiza Curso, Alexandre Lemos, Alessandra Aguiar e Pedro Agum.

        A novela tem Drica Moraes vivendo sua  primeira   protagonista, a encantadora Madalena, um tipo inspirado  na personagem de Julie Andrews no filme A Noviça Rebelde.

        Era Uma Vez . . . fez referências também a outros clássicos da literatura infantil com  Pinóquio e O Mágico de Oz.

        Novamente o saudoso Elias Gleizer vive  o personagem bondoso e bonachão em volta com crianças , que o deixou marcado em tramas do Walther Negrão.  Em Era uma Vez  ele vive o carinhoso Vô Pepe.



        Para comemorar essa volta da trama vamos  dissecar a trilha nacional de Era Uma vez , com a Drica Moraes na capa,  produzida pelo Mú Carvalho, e que apesar dessa aura infantil da novela, a trilha  só tem duas faixas exclusivamente dedicadas ao público infantil – o tema de abertura, gravado especialmente  para a trama  no dueto de Sandy e Jr e Toquinho  e, “Terra do Nunca” gravada pela Angélica. As outras faixas seguiram a linha normal com  fortes nomes  da MPB como Zeca  Baleiro, Belô Velloso e Milton Guedes;  bandas ícones do rock nacional como KidAbelha, Biquini Cavacão e Barão Vermelho;  clássicos sertanejos nas vozes de Leandro e Leonardo e Roberta Miranda, além de Ivete Sangalo (ainda como vocalista da Banda Eva) numa versão  impecável do clássico “Madalena  do Ivan Lins.

 

“Era Uma Vez...”

Intérprete: Toquinho, Sandy e Jr

Compositor: Toquinho



        Toquinho compôs “Era Uma Vez” especialmente para a abertura da  trama e  o dueto com Sandy e Jr foi a sacada de mestre para chamar atenção do público infantojuvenil. A Música foi um dos maiores sucessos nas rádios daquele ano  e ainda batizou o show e o DVD/CD ao vivo da dupla Sandy e Jr lançado no ano seguinte.

 

“Heavy Metal do Senhor”

Intérprete e Compositor : Zeca Baleiro



        Zeca Baleiro entrou na trilha com essa composição – “Heavy Metal do Senhor” foi o tema do Frei Chicão, vivido pelo Diogo Vilela, que na trama é   irmão de Dona Santa, a personagem da saudoso Nair Bello. Morava no sótão do armazém dela, em um ambiente completamente simples. O Frei, por ser franciscano, usa uma batina surrada e acredita na humildade acima de tudo.

 

“Menos Carnaval”

Intérprete: Belô Veloso

Compositores: Alvin L. e Cris Braun



        Menos Carnaval” da Belô Velloso foi o tema da recatada Babi, a personagem vivida na trama pela atriz Nívea Stelmann. Dona de uma sensualidade natural, Babi era incentivada pela mãe para usar sua beleza para conseguir um bom partido na cidade,   mas para desespero da mãe, Babi cada vez se retraia e se recatava dentro da sua timidez.

 

“Madalena”

Intérprete: Banda Eva

Compositor: Ivan Lins



        Madalena” , o clássico do Ivan Lins, imortalizado na voz da Elis Regina , foi regravada pela Ivete Sangalo, ainda como vocalista da Banda Eva e entrou para a trilha de Era Uma Vez  como tema da protagonista Madalena, vivida pela Drica Moraes.

 

“Um Sonhador”

Intérprete: Leandro e Leonardo

Compositores: César Augusto e Piska



        O protagonista masculino , Álvaro, vivido pelo HersonCapri, ganhou esse clássico  do sertanejo , da dupla Leandro e Leonardo, como tema.

 

“No Seu Lugar”

Intérprete: Kid Abelha

Compositor: Paula Toller, George Israel e Lui Farias



        Emília, a espevitada personagem da Déborah Secco, é a filha mais nova de Dona Santa (Nair Bello), sem papas na língua  é muito romântica e batalhadora. É a grande paixão de Filé,  o playboy vivido pelo Cláudio Heinrich, que sofre para conquista-la. “No seu Lugar” do KidAbelha foi o tema da personagem e também foi usado nas vinhetas de “Estamos Apresentando” e “Voltamos a Apresentar”.

 

Sempre Mais”

Intérprete: Roberta Miranda

Compositores: Tracy Chapman e Cláudio Rabello



        Sempre Mais” da Roberta Miranda foi o tema da Santa, a personagem da Nair Bello. Uma mulher dinâmica e batalhadora, apesar de viúva há anos, ainda sente muita falta do marido. Seu ponto fraco é o filho mais velho Horácio, vivido pelo Marcos Frota, quem ele trata como criança.

Dançar Pra Não Dançar

Intérprete: Biquini Cavadão



        O andarilho Maneco Dionísio, vivido pelo Antônio Calloni, é capaz de tudo para ajudar  sua grande amiga e companheira Madalena.  Pintor e escultor tem origem misteriosa e quando chega a Nova Esperança é acolhido pela família de Dona Santa e,  passa a dividir o sótão  com Frei Chicão, para desespero do mesmo.

 

“Puro Êxtase”

Interprete: Barão Vermelho

Compositores : Guto Goffi e Maurício Barros



        Todo conto de fadas infantil que se preze tem uma bruxa má , certo? A Bruxa má de Era Uma Vez  é Bruna, a antagonista vivida pela Andreia Beltrão. A personagem ganhou como tema essa faixa na voz do Barão Vermelho.

 

“Terra do Nunca”

Intérprete: Angélica

Compositores: Aldir Blanc e Mú Carvalho



        As crianças da trama  Luiza Curvo (Glorinha), Alexandre Lemos (Zé Maria) , Alessandra Aguiar (Marizé), Pedro Agum (Fafá), Eduardo Caldas (Sarrafo) e Luã Ubacker (Doca), ganharam como tema essa faixa gravada  pela Angélica e composta especialmente para a novela por Aldir Blanc e Mú Carvalho.

 

“Dois Olhares Negros”

Intérprete e Compositor : Lenine



        André Gonçalves deu vida ao personagem Júlio ,  um rapaz que tinha um comportamento um tanto tradicionais para sua idade. Tem sonhos de ascensão social e viver no exterior. Acredita que o pai Catulo (Emiliano Queiroz), com todo seu conhecimento em  botânica, deveria se libertar do trabalho duro  que presta a Xistus (Claudio Marzo). Como tema o personagem ganhou essa faixa na voz do Lenine.

 

A Sorte Muda”

Intérprete: Toni Costa

Compositores: Chacal e Toni Costa



        “A Sorte Muda” do Toni Costa  integrou a trilha de Era Uma Vez como tema do personagem Horário,  o  bon vivant , boa pinta e solteirão, vivido pelo Marcos Frota.

 

“Outra Pessoa”

Intérprete: Milton Guedes

Compositores: Arlindo da Paixão e Milton Guedes



        O Filé de Era Uma Vez , foi o primeiro personagem em novelas do Cláudio Heinrich, recém saído de Malhação. O personagem era o rapaz mais bonito de boa esperança e o melhor partido, e por isso era assediado por todas as moçoilas da cidade. Porém seu coração era de Emília (Déborah Secco), a única que não lhe dava atenção. Como tema do personagem foi escalado Milton Guedes com “Outra Pessoa”. 

 

“Morar na Areia”

Intérprete e Compositor : Léo Galdelman



        Léo Galdelman,  em mais um clássico instrumental,   entrou para a trilha de Era Uma Vez com “Morar na Areia”, o tema do sofisticado e solitário Xistus, o avô materno das crianças protagonistas da trama. É o mais rico de Nova Esperança, dono da Fábrica de Chocolates, e apesar de inicialmente ser um homem dúbio, vai se humanizando no decorrer da trama depois que se apaixona por  Madalena, a governanta e “babá” de seus netos.

Veja Também:

Trilha Sonora Eterna - Pecado Capital (1975) 


 

Walther Negrão 


Fonte:

Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : www.memoriaglobo.com.br www.wikipedia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...