Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Quatro por Quatro (1994)

 


        A novela Quatro por Quatro, do autor CarlosLombardi  é  considerada o seu ápice na história da teledramaturgia. Sem dúvidas o  melhor trabalho do autor  que,  prendeu o telespectador do início ao fim,  recheada de confusões e trapaças, com o humor escrachado na dose certa, numa divertida história de relacionamentos amorosos, separações e reconciliações.

        A novela conta a história de quatro mulheres que cansadas das safadezas dos seus respectivos maridos e namorados, depois de se conhecerem em um quadruplo acidente de trânsito, resolvem ir à forra e decidem se unir para se vingar de cada um deles. As vingadoras eram: Abigail (Bety Lago), esposa do médico cirurgião Gustavo (Marcos Paulo); Auxiliadora (Elizabeth Savalla), casada há anos com Alcebíades (Tato Gabus Mendes),  abandonada por este por  uma mulher 20 anos mais jovem; A tímida Tatiana (Cristiana Oliveira), abandonada na igreja pelo noivo Fortunado (Diogo Vilella) e o furacão Babalú (Letícia Spiller), que estava cansada das traições do namorado Raí (Marcelo Novaes).

        Inicialmente Quatro por Quatro, que marcava a volta do humor escrachado ao horário das sete, teria apenas 150 capítulos, mas o sucesso da novela a estendeu terminando com um total de 233. É a novela mais longa do autor e a sétima da Globo.

        O primeiro capítulo ficou marcado pelo acidente e briga de trânsito entre as quatro protagonistas. Um show de humor  do texto chique e dinâmico do Lombardi, nas mãos de quatro grandes  atrizes que marcaram a trama.

         Quatro por Quatro , junto com Por Amor (1997), foi a primeira novela a ser reprisada pelo Canal Viva  a partir de 19 de maio de 2010.

      Quatro por Quatro cumpriu todos os  objetivos, inclusive a missão de manter em alta a audiência do horário que vinha anteriormente com o sucesso da trama espírita de A Viagem (1994), remake da Ivani Ribeiro.   Foi um golpe de mestre da Globo, mas ao mesmo tempo  recheado de riscos. O público acostumado à trama romântica tinha que se adaptar a anárquica e dinâmica do Lombardi, além de trocar o mundo espírita pelo humor. O Risco foi corrido e deu certo.  Não sei se o mesmo público de A Viagem se rendeu à Quatro por Quatro, mas a trama marcou uma época e até hoje é considerada uma das melhores do gênero.



        No post de hoje vou dissecar a trilha nacional da trama, produzida por André Sperling, com Humberto Martins na capa , que é  um compilado de faixas com  grandes nomes que embalaram os personagens,  como Marina, Dalto, Leoni, Rosana, Alceu Valença, Daniela Mercury, Sandra de Sá, Marisa Monte, Nana Caymmi, João Bosco, Adriana Calcanhoto entre outros.

 

“O Chamado”

Intérprete: Marina

Compositores: Marina Lima e Gioanni Bizotto



        O Disco abre com a voz apaixonante da Marina em “O Chamado” ,  que na trama foi o tema da enigmática Susana, vivida pela Helena Ranaldi.

 

“Guru”

Intérprete: Dalto

Compositores:  Dalto e Cláudio Rabello



        Leonardo Vieira ainda colhia os frutos do sucesso em Renascer (1993) e Sonho Meu (1993) e ganhou em Quatro por Quatro o galã Vinícius, um personagem ambíguo e interesseiro. Na trama ele se casa com a   ricaça Beth, vivida pela Byanca Biygtong. Como tema o personagem ganhou essa faixa na voz do Dalto.

 

“Carro e Grana”

Intérprete: Leoni

Compositores: Beni Borja e Leoni



        Ralado, o filho rebelde de Abigail (Betty Lago) e Gustavo (Marcos Paulo), vivido pelo Marcelo Faria, não podia ver um rabo de saia  e,  como tema ganhou essa faixa, clássico do Leoni, lançado no disco do cantor “Garotos II” de 1993.

 

Se Eu Me Apaixonar (When I Fall in Love)”

Intérprete: Rosannah Fuengo e Edmon Costa 

Compositores: Nat King Cole e Cláudio Rabello



        Cristiana Oliveira deu vida a romântica e atrapalhada Tatiana, uma das protagonistas da trama. Como tema a personagem da atriz ganhou esse duo, versão de “When I Fall in Love” do Nat King Cole,  traduzido pelo Cláudio Rabello e interpretado pela Rosannah Fuengo  e Edmon Costa .

 

“Paixão”

Intérprete e Compositor: Alceu Valença



        Paixão” foi o primeiro tema do casal explosão da trama – Raí e Babalu, vividos pelo Marcelo Novaes e a Letícia Spiller. A Música ,  apesar de ser um clássico do Alceu Valença,  não pegou muito como tema da dupla,. Como sabemos, o tema que marca  a história de amor deles é “Metade” da Adriana Calcanhoto, que veremos em uma das próximas faixas.

 

“Sempre Te Quis”

Intérprete: Daniela Mercury

Compositor: Herbert Vianna



        Daniela Mercury abandonou os trios elétricos por alguns minutos e regravou  Sempre Te Quis” do Herbert Vianna, que foi o tema da Clarice, a enfermeira vivida pela atriz Françoise Forton. Esposa de Pedrão, do saudoso Rômulo Arantes, ainda é apaixonada por ele, porém ver que a relação não tem horizontes e  é um mulher infeliz.

 

“Picadinho de Macho”

Interprete: Sandra de Sá

Compositores: Aldir Blanc e Tavito



        O Tema de abertura, “Picadinho de Macho” , foi composto especialmente para a novela por Aldir Blanc e Tavito, e imortalizado na voz da Sandra de Sá. Sobre a abertura vale citar  que o perseguido da abertura é o ator e lutador de artes marciais Beto Simas, pai do atores Rodrigo Simas  e Felipe Simas.

 

“Dança da Solidão”

Intérprete: Marisa Monte e Gilberto Gil

Compositores: Paulinho da Viola



        As quatro vingadoras – Auxiliadora (Elizabeth Savalla), AbigaIL (Betty Lago), Tatiana (Cristiana Oliveira) e Babalu (Letícia Spiller)  ganharam essa faixa ,  Dança da Solidão” , como tema das suas jornadas.

 

“Clube da Esquita II”

Intérprete: Flávio Venturini

Compositores: Milton Nascimento, Lô Borges e Márcio Borges



        Essa é a uma das minhas preferidas do disco. Regravada por Flávio Venturini, a música “Clube da Esquina II”, do Milton Nascimento , Lô e Márcio Borges originalmente gravada em 1972, foi o tema do personagem Bruno,  o protagonista vivido pelo HumbertoMartins.

 

“Metade”

Intérprete e compositora: Adriana Calcanhoto



        Outra faixa inesquecível do disco dessa trilha. “Metade” foi o tema romântico da Babalú e Raí, os personagens da Leticia Spiller e Marcelo Novaes. Impossível ouvir os primeiros acordes ou versos na voz da Adriana Calcanhoto e não lincar automaticamente ao casal de Quatro por Quatro. A música tocou  incessantemente na novela , mas nós não enjoamos!

 

“Tão Linda”

Intérprete: Conexão Japeri

Compositores: Bom Bom



        Pedrão,  o personagem do saudoso Rômulo Arantes, ganhou essa faixa como tema.

 

“Saudade”

Interprete: Nana Caymmi

Compositores: Dorival Caymmi e Fernando Lôbo



        Saudade” na voz da Nana Caymmi foi o tema da justiceira Auxiliadora, vivida pela Elizabeth Savalla, que resolve entrar no plano de vingança das amigas  por ter sido trocada por um mulher mais nova, depois ter ajudado em todo o crescimento profissional do seu marido no decorrer dos anos de casamento.  

 

“Indeciso Coração”

Intérprete e compositor: João Bosco



        A hilária Abigail, personagem defendida  com maestria pela saudosa Betty Lago, ganhou como tema das suas lamúrias por causa do marido Gustavo (Marcos Paulo)  essa  faixa  na voz inconfundível do João Bosco.

 

“Alguém como Tu”

Intérprete: Dick Farney

Compositores: José M. de Abreu e Jair Amorim



        A doce Fátima,  mãe da Babalú, interpretada pela Bete Mendes, ganhou a última faixa do disco como tema na voz do Dick Farney. A música voltou a ser trilha de novela em 2008, quando Farney gravou novamente  para a novela Negócioda China, do Miguel Falabella, e foi tema dos personagens Luli e Zé Boneco, vividos pela Eliana Rocha e Frederico Reuter.

 

Veja Também:

Trilha Sonora Eterna Vamp (1991)


Trilha Sonora Eterna 


Fonte:

Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : www.memoriaglobo.com.br  www.wikipedia.com.br  

Vídeos  : You Tube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Veja quais são os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Novembro

Império  - Marina  - Meu Marido  - Senhora           Veja   os títulos disponibilizados   na Globoplay   em novembro   : 03.11   - Império   (2014) - A trama de  Império , a do comendador vivido pelo  Alexandre Nero , do autor  Aguinaldo Silva , vai voltar pelo Projeto Originalidade .   10.11   - Marina (1980)   -  Novela que o  Wilson Aguiar Filho  escreveu para o horário das seis em 1980, baseado no  romance   Marina   do escritor  Carlos Heitor Cony entra pelo Projeto Fragmentos . A Novela é protagonizada por Denise Dumont   e   Lauro Corona . 17.11   - Meu Marido (1991) -   é a minissérie   do mês. Protagonizada   por Elizabeth Savalla e Nuno Leal Maia , a trama tem como fio condutor a investigação sobre o envolvimento de Carlos Zanata, um homem aparentemente íntegro e honesto, pai de famí...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

No Tema e Na Trilha do Fagner

        Fagner é meu conterrâneo, é  um dos grandes nomes cearenses no cenário nacional. O Cantor nasceu em 13 de Outubro de 1949 na cidade de Orós.         Aos seis anos ganhou seu primeiro concurso de música em uma rádio local cantando uma música em homenagem ao dia das mães.         A Carreira nacional desse nordestino começou de uma maneira muito imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, e lá participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com a música “ Mucuripe ”  em parceria com Belchior .  A Partir de então as músicas interpretadas pelo cantor passaram a conquistar os bares do sudoeste brasileiro.        O Primeiro compacto Fagner gravou em 1971, e depois que Elis Regina regravou “ Mucuripe ” o talento como cantor e c...

As Novelas de 2014

        Este ano no campo das novelas a teledramaturgia não foi muito feliz. Nenhum fenômeno do tipo Avenida Brasil (2012) ou Cheias de Charme (2012) , e muitas apesar de uma boa audiência não chegaram a virar uma coqueluche. Mas em compensação Joia Rara , novela das autoras Thelma Guedes e Duca Rachid  foi a ganhadora do Emmy Internacional de Melhor Novela. Amor à Vida (Globo, 20 de Maio de 2013 à 01 de Fevereiro de 2014)         A primeira novela em horário nobre do Walcyr Carrasco terminou 01 de fevereiro de 2014 e foi exatamente esse último mês da novela que fez com o público se apegassem à trama. A transformação do vilão “Bicha má” Félix (Mateus Solano)  em protagonista foi o grande destaque da trama que deu para ele as duas cenas que finalizaram a novela. O Primeiro beijo gay do horário nobre global finalmente saiu entre os atores Mateus Solano e Thiago Fragoso . A Cena final de rec...

Meus Personagens Favoritos do Marcos Pasquim

O Vilão Ricardo   de “ Dona de Mim ”   e   o Denis, protagonista de “ Caras e Bocas ” na Globoplay Novelas         Em Dona de Mim , o público tem vibrado — e também odiado — cada aparição de Ricardo, vivido por Marcos Pasquim . O ator mostra toda sua versatilidade ao dar vida ao grande vilão da trama, construindo um personagem cheio de intensidade e contradições. Com sua postura imponente e olhar calculista, Ricardo se tornou aquele personagem que o público “ama odiar”. Suas atitudes cruéis, os jogos de manipulação e a forma como interfere na vida dos protagonistas da história de Rosane Svartmann   garantem fortes emoções em cada capítulo. Marcos Pasquim é daqueles atores que conquistaram o público com talento, carisma e versatilidade. Sua trajetória na televisão começou nos anos 90, em participações que logo mostraram sua força em cena. Aos poucos,   foi ganhando espaço em diferentes produções, até assumir papéis de ma...

No Tema e Na Trilha da Ivete Sangalo

          Antes de dar vida a inesquecível Maria Machadão no remake de Gabriela no ano passado, Ivete Sangalo   foi figurinha carimbada em novelas. A Voz e que voz da cantora   já ajudou a escrever muitas histórias de amor de personagens na TV.        Uma das vozes mais bonitas do Brasil, Ivete Sangalo logo que apareceu como vocalista da Banda Eva chamou atenção por esse vozeirão e uma beleza estonteante.       Considerada o furacão baiano , Ivete Sangalo desbancou grandes nomes do Estado e se tornou a melhor cantora baiana de todos os tempos. E é de longe a cantora  com a carreira solo mais bem sucedida depois de deixar  a Banda Eva em 1999.       Lembrar os temas da Ivete  nas novelas é mais que um prazer , é ... é ...  Sem palavras!! Ivete é Ivete e pronto !  E o post é uma grande homenagem aos 20 anos de carreira da cantora. 1...