Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Saudade das minisséries dos anos 2000

 

A Muralha (2000), Os Maias (2001), O Quinto do Infernos (2002), A Casa das Sete Mulheres (2003), Um Só Coração (2004), Mad Maria (2005),  JK (2006), Amazônia (2007), Queridos Amigos (2008) e Maysa – Quando Fala o Coração (2009).



        Me deu uma saudade dos meses de janeiro dos anos 2000, lembrei aqui que o início do ano sempre reservava uma grande expectativa quanto a minissérie brasileira que seriamos presenteado  logo nas primeiras semanas de janeiro. Eram minisséries com  um média de 40 à 50  capítulos que iam até meados  de abril , quando a Globo iniciava oficialmente a nova programa do ano.

        Agora em janeiro de 2021  várias delas fizeram aniversário de estreia,  separei aqui  10 títulos que marcaram a década pra gente relembrar:

 

A Muralha (2000)

Da autora MariaAdelaide Amaral

Estreou dia 04 de Janeiro de 2000 teve 51 capítulos

       

        Quarta adaptação do romance histórico ufanista escrito por Dinah Silveira de Queiroz, lançado em 1954, em comemoração aos  400 anos da cidade de São Paulo. Sua trama celebra  a coragem e a valentia de bandeirantes que desbravaram as fronteiras do país.

        A Produção dessa versão da Globo, escrita pela MariaAdelaide Amaral e seus colaboradores, tornou-se um grande momento da televisão brasileira, onde quase tudo chegou à perfeição. Uma superprodução levada ao ar em um ano em que se tinha muito para comemorar – 35 anos de aniversário da Globo, 50 anos da tv no país e 500 anos de Descobrimento do Brasil.

        No elenco destaque para Tarcísio Meira na pele do execrável Dom Jerônimo Taveira; Mauro Mendonça como Dom Bráz Olinto, o protagonista e mesmo personagem que ele viveu na versão de A Muralha produzida pela Tv Excelsior em 1967.

        Além de Tarcísio Meira e Mauro Mendonça, outros destaques do elenco foram Letícia Sabatella, com a sofrida Dona Ana, algoz do vilão Dom Jerônimo; Mateus Nachtergaele, que viveu o jovem padre que sofre  ao por em dúvidas sua vocação cristã perante os horrores da nova terra; e Alessandra Negrini, irrepreensível em sua personagem, a rústica Isabel.

 

Os Maias (2001)

Da Autora MariaAdelaide Amaral

Estreia: 09 de Janeiro de 2001 com 42 capítulos



        Ana Paula Arósio, Fábio Assumpção, Leonardo Vieira e Simone Spoladore (estreando na tv) foram os protagonistas  do biscoito fino  apresentado em forma de minissérie  - Os Maias, baseado no romance homônimo do Eça de Queiroz.

        Ao contrário do esperado, Os Maias curiosamente é a minissérie que teve menor audiência da década, e essa baixa audiência foi creditada ao ritmo lento empregado pelo diretor Luiz Fernando Carvalho à produção, além da mudança de horário, que alternava em cada dia da semana. Às quartas-feiras, dia dos jogos na Globo,  a minissérie chegava ir ao ar a meia noite.

        Por outro lado , Luiz Fernando Carvalho, mais uma vez abusou da arte cênica para incrementar a produção, fotografia, cenários, figurinos e direção de arte impecáveis.

        No elenco destaque para o saudoso Walmor Chagas, perfeito como o aristocrata Dom Afonso da Maia; Mateus Nachtergaele , como o dúbio Teodorico Raposo e Fábio Assunção , seguro em seu personagem, Carlos da Maia. Raul Cortez teve uma participação especial, narrando a história em off, como se fosse o próprio autor.

        Além do romance original de Eça de Queiroz que dá nome à minissérie,  a adaptadora Maria Adelaide Amaral  usou tramas e personagens de duas outras obras do autor português : A Relíquia , com o núcleo de Teodorico Raposo e Titi (Matheus Nachtergaele e Myrian Muniz) e A Capital , com o núcleo de Artur Covelo (Rodrigo Penna Santos).

 

O Quinto dos Infernos (2002)

Do Autor Carlos Lombardi

Estreia: 08 de Janeiro de 2002 com 48 capítulos



        Livremente baseada nas obras “O Chalaça”, de José Roberto Torero, “A Imperatriz no Fim do Mundo”, de Ivani Ribeiro, e “As Maluquices do Imperador”, de Paulo Setúbal.

        Definida como um telepornochanchada de licenças históricas e uma obra intensa e divertida, a minissérie jamais se apresentou como uma fiel reconstituição de época histórica. O Quinto  dos Infernos primou pela verdade dos fatos, mas pelo olhar que lançou sobre o passado – um olhar muito, muito libertino.

        Como nas novelas do Lombardi, não faltaram descamisados e mulheres seminuas, e por ser apresentada em uma horário mais flexível,  alguns atores como Marcos Pasquim, HumbertoMartins e Danielle  Winits, mostraram bem mais do que costumavam mostrar nas novelas das sete do autor.

 

A Casa das Sete Mulheres (2003)

Dos autores WaltherNegrão e Maria Adelaide Amaral

Estreia: 08 de Janeiro de 2003 com 52 capítulos



        Superprodução de grande sucesso. Irretocável reconstituição de época , direção segura de Jayme Monjardim e um elenco bem escalado,  e as belas fotografias das paisagens dos pampas  e canyons do sul do Brasil.

        Destaque para a atuação de Nívea Maria, marcante como  a  amarga Maria, uma das sete mulheres do título.  A Minissérie marcou a estreia do ator Gaúcho Werner Schunemann, que incorporou com segurança o herói  Bento Gonçalves.

        A Grande revelação de A Casa das Sete Mulheres, foi a jovem estreante Camila Morgado, que emocionou o público e a crítica com a interpretação sensível e irrepreensível da Manuela.

     

Um SóCoração  (2004)

Dos Autores AlcidesNogueira e Maria Adelaide Amaral

Estreia : 06 de Janeiro de 2004 com 54 capítulos



        Globo e São Paulo: Um Só Coração”. Esse foi o slogan de lançamento da minissérie que comemorou os  450 anos de São Paulo e foi considerada pela emissora a sua maior contribuição para  a festividade.

        Um Só Coração contou a história da cidade da década de 1920 até o ano de 1954, na festa de IV centenário de São Paulo, por se tratar de um período de transformações, em que a cidade passou de potência rural à grande metrópole.

        A Semana de Arte Moderna, a revolução de 1924, a crise de 1929, a Revolução de 1932, a adaptação às diretrizes da  era Vargas, os ecos do Nazismo e do fascismo, os refugiados  da segunda Guerra Mundial, a influência americana, a inauguração da Tv no Brasil foram os momentos históricos abordados na minissérie.

        Ana Paula Arósio foi a grande estrela da minissérie vivendo a chiquérrima Yolanda Penteado,  personagem real,   e escritora do romance o qual os autores basearam a minissérie – “Tudo em Cor de Rosa”.

Até o penúltimo capítulo, personagens reais foram vividos por atores. No último capítulo, atores famosos que participaram da história nos anos 1950 viveram eles mesmos na minissérie.

Assim, Yolanda Penteado foi apresentada a Fernanda Montenegro e sua filha FernandaTorres. Na mesma ocasião estavam Cleyde Yáconis e o casal EvaWilma e John Herbert.
A atriz Vida Alves apareceu no momento em que se transmitia o famoso capítulo do primeiro beijo na TV, na novela 
Sua Vida Me Pertence (exibida entre 1951 e 1952), da qual participou de fato. E Tônia Carrero e Paulo Autran atuaram comentando uma nova dupla de jovens atores que surgia: Tônia Carrero e Paulo Autran.

A Minissérie foi o grande sucesso do ano e teve seu final prorrogado para uma segunda-feira para segurar   a audiência.

 

Mad Maria (2005)

Do Autor Benedito Ruy Barbosa

Estreia: 25 de Janeiro de 2005 com 35 capítulos



        O título da minissérie, que é baseada no livro homônimo do amazonense Márcio de Souza, vem de “mad” (louca em inglês) que sintetiza o sonho ufanista de construção da ferrovia Madeira-Mamoré, e de Maria, nome dado às marias-fumaça, antigas locomotivas movidas a carvão.

        A minissérie trazia de volta , juntos em uma minissérie,  Ana Paula Arósio e Fábio Assumpção, na verdade o grande chamariz da trama, mas nem isso foi capaz de segurar a audiência e as boas críticas que as minisséries anteriores receberam. O elenco teve outros nomes de peso como Cláudia Raia, Antônio Fagundes, Tony Ramos e Priscila Fantin, que vinha do sucesso de Esperança (2002).

       

JK (2006)

Dos autores  Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira

Estreia: 3 de Janeiro de 2006 com 47 capítulos



        Minissérie dividida em 3 fases que contou a trajetória de vida e política de Juscelino Kubitschek, desde a infância, sua chegada a  Presidência do Brasil  e o acidente que lhe levou a morte.  

        Wagner Moura e o saudoso JoséWilker se dividiram vivendo o protagonista, e ambos foram impecáveis encantando com a incorporação e o trabalho perito dos atores. Assim como DéboraFalabella e Marília Pera, que também estiveram perfeitas vivendo Dona Sarah.

        A Abertura da trama foi produzida em homenagem a Oscar Niemeyer.  A animação foi desenvolvida por meio de traços do arquiteto, que foi o responsável pelos projetos da capital brasileira durante o governo JK.  O Tema de abertura  escolhido - “Peixe Vivo”, clássico mineiro,  interpretado por MiltonNascimento , foi gravado especialmente para a minissérie.

        JK foi o último trabalho da atriz Ariclê Perez. Ela,   que  deu vida  a Dona Júlia, mãe de Juscelino, faleceu em 26.03.2006, dois dias depois do término da minissérie.

 

Amazônia (2007)

Da autora GlóriaPerez

Estreia: 2 de Janeiro de 2007 como 54 capítulos



        Amazônia foi a grande produção de 2007. Escrita por Glória Perez, baseada nos romances  Terra Caída”, de Jose Potyguara da Frota e Silva e “O Seringal”, de Miguel Ferrante.

        A trama começa em 1899 e abordou três fases da conquista do estado Acre em épocas distintas, abarracando cem anos de história da região e passando por heróis como espanhol Luiz Galvez,  o militar Plácido de Castro e o líder e seringueiro Chico Mendes.

        A minissérie apresentou um elenco ímpar em suas três fases que iam desde Vera Fischer, Christine Torloni e José Wilker na primeira fase; Alexandre Borges, Humberto Martins e JúliaLemmertz em sua segunda fase e Cássio Gabus Mendes, Lima Duarte e Cristiana Oliveira na terceira.

 

Queridos Amigos  (2008)

Da autora MariaAdelaide Amaral

Estreia: 18 de Fevereiro de 2008 com 25 capítulos



        Queridos Amigos,  a minissérie  baseada no livro da autora Aos Meus Amigos ,  retratava o reencontro de 12 amigos em São Paulo, no ano de 1989, fazendo um balanço das utopias da juventude brasileira dos anos 70. A História é  protagonizada por Dan Stulbach, e foi o próprio ator que sugeriu a adaptação do livro à Maria Adelaide Amaral

Queridos Amigos foi a primeira minissérie da Globo a estrear numa segunda-feira. Para criar mais veracidade os atores fizeram uma espécie de “Big Brother” antes do início das gravações. Ficaram um mês juntos em uma casa para estreitar os laços de amizade que a minissérie queria reproduzir.

        A Abertura ao som de “Nada Será como Antes” na voz do Milton Nascimento, trazia uma rapaz correndo com uma bandeira do Brasil sobre os ombros. No fundo da imagem eram mostrados trabalhos do artista plástico Elifas Adreato.

 

Maysa – Quando Fala o Coração  (2009)

Do autor ManoelCarlos

Estreia: 5 de Janeiro de 2009 com 9 capítulos



        Um dos últimos clássicos em forma de minissérie apresentados pela Globo na década de 2000. A Emissora já acenava com produções  em menos capítulos, como vimos a partir  de 2010 em diante. Maysa  - Quando Fala o Coração teve apenas 9.

        A atração retratou a vida e obra da cantora e compositora Maysa Figueira Monjardim (mãe do diretor geral da minissérie, Jayme Monjardim). Vida essa que foi interrompida por um trágico acidente automobilístico na Ponte Rio-Niterói, em 1977, quando ela tinha 40 anos de idade.

        Larissa Maciel  venceu mais de 200 candidatas e ficou com o papel de Maysa, estreando com pé direito na tv. A Semelhança da atriz com Maysa, depois da caracterização e primeiras cenas no ar,  era impressionante.  Isso somado ao talento da Larissa, com certeza contribuiu em 50%  para o sucesso absoluto da minissérie.

        Netos de Maysa, André e Jayme Matarazzo interpretaram o pai, o diretor Jayme Monjardim, em duas fases da história.

        A minissérie Maysa   foi o grande bum na carreira de MateusSolano, que deu vida à Ronaldo Bôscoli, um dos amores da cantora.

 

Veja Também: 

Especiais 


Meus Personagens Favoritos do Fa´bio Assumpção 


Meus Personagens Favoritos do Tarcisio Meira 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

No Tema e Na Trilha da Alanis Morissette

        Alanis Morissette é um dos nomes mais influentes do mundo da música. A Canadense já tem em sua casa 6 prêmios  Junos e 7 Grammy´s . Desde 1991, quando iniciou a carreira já vendeu  mais de 70 milhões de discos  por todo o mundo.         A Cantora e compositora tem influencia do pop, rock  e dance. Seu primeiro álbum internacional, lançado em todo o mundo,  é o álbum de estreia mais vendidos de todos os tempos, com uma incrível marca de 33 milhões de cópias.         Além do sucesso como cantora, Alanis brilhou como atriz em seriados e peças teatrais e ainda é uma corredora de maratonas.         Preparem-se para o show que vai começar ao relembrarmos as músicas da Alanis Morissette   que integram trilhas de novelas. You Learn ( Anjo de Mim – 1996)         Tá...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Respirando por aparelhos “Mania de Você” termina marcada como uma das piores já apresentadas pela Globo

           Enfim Mania de Você chegou ao fim nesta sexta (28.03), marcada   com uma   das piores tramas apresentadas pela Rede Globo   até então. A tão   alardeada novela do   João Emanuel Carneiro pós Todas as Flores , entrou em uma queda   linear desde as primeiras semanas   e até seu final   não   conseguiu reverter esse resultado.         Os cortes abruptos iniciais   feitos com   intuito de salva-la saíram pela culatra. O telespectador se perdeu   e acabou não tendo empatia   pelo   mocinho Rudá (Nicolas Prattes), o   mas   prejudicado por   eles, e   assim foi um carro sem freio ladeira abaixo.         Morte e retorno de personagens   pipocaram e a trama continuou inerte, sem controle   e cada vez mais incoerente. Ou seja , o    grande   novelão   prometido ...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...