Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

“Porto dos Milagres” entra nesta segunda para a Globoplay



        Continuando o resgate dos clássicos da teledramaturgia,  nesta segunda-feira (01.02) , Porto dos Milagres (2001), clássico do realismo fantástico, do autor Aguinaldo Silva, entra para o catálogo.  

        Apresentada originalmente em 2001, Porto dos Milagres é protagonizada por Antônio Fagundes, Cássia Kiss, Marcos Palmeira  e Flávia Alessandra.

        Relembre a trama:



O golpista Félix Guerrero (Antônio Fagundes) e sua mulher Adma (Cássia Kiss), ao tentarem fugir da polícia da Espanha, encontram uma cigana que profetiza que Félix atravessará o mar e será rei. É quando o casal decide voltar ao Brasil, mais precisamente à cidade de Porto dos Milagres, no litoral baiano, onde mora Bartolomeu Guerrero (Antônio Fagundes), irmão gêmeo de Félix, o homem mais rico do lugar. Vítima de Adma, Bartolomeu morre envenenado para que Félix herde sua fortuna.



Félix torna-se rei. Mas uma prostituta, Arlete (Letícia Sabatella), bate à sua porta trazendo no colo o recém-nascido filho de Bartolomeu. Para livrar-se do herdeiro legítimo, Adma ordena que Eriberto (José de Abreu), seu capataz, dê fim à mulher e à criança. Eriberto pega um barco com Arlete e o bebê ao mesmo tempo em que o pescador Frederico (Maurício Mattar)  e sua mulher Eulália (Cristiana Oliveira), prestes a dar à luz, estão em outro barco, navegando à procura de um médico. Eriberto mata Arlete e, quando vai se desfazer do bebê, uma onda o impede, virando a embarcação.



A criança, numa cesta, é guiada até o barco de Frederico, desesperado porque seu filho nasceu morto e tentando salvar a mulher. Ao retirar o bebê do cesto, Frederico acredita que ele foi enviado por Iemanjá. Eulália falece logo depois de ver o bebê, achando que é seu filho. Frederico promete a criança a Iemanjá, dizendo que do mar o menino nunca vai se afastar. Guma (Marcos Palmeira), filho de Bartolomeu, o homem mais rico da cidade, herdeiro legítimo da sua fortuna, acaba indo parar nas mãos de um pobre pescador.



Do outro lado, a história de Lívia (Flávia Alessandra), criada pela tia Augusta Eugênia (Arlete Salles), uma das pessoas mais importantes de Porto dos Milagres. A irmã de Augusta Eugênia, Laura (Carolina Casting), se apaixonou pelo pescador Leôncio (Tuca Andrada) e, por ele, decidiu abdicar do dinheiro da família e viver sua história de amor. Augusta Eugênia, inconformada com a atitude da irmã, pediu que a polícia seguisse Leôncio. Mas a ação foi exagerada: Laura e Leôncio acabaram mortos no barco que explodiu ao ser alvejado pelos policiais. A filha de Laura, Lívia, foi então criada pela tia.

Já Rosa Palmeirão (Luiza Tomé), prestes a se casar, matou um velho coronel, que violentou sua irmã mais nova, e foi presa. De moça recatada, passou a protagonista de lendas da cidade. Na prisão, ganhou fama de mulher destemida, capaz de qualquer coisa. Depois de cumprir sua pena, Rosa retornou a Porto dos Milagres com o intuito de descobrir o paradeiro da irmã, a prostituta Arlete, e seu sobrinho, desaparecidos há anos. Mas acabou envolvendo-se com Félix Guerrero, sem desconfiar que o passado dele está ligado ao sumiço de Arlete.



No presente, Guma é um pescador respeitado por todos de sua comunidade. E Lívia é namorada de Alexandre Guerreiro (Leonardo Brício), filho de Félix e Adma. Porém, Lívia e Guma se apaixonam ao se conhecerem e esse amor é ameaçado pela sensual Esmeralda (Camila Pitanga), louca de amor por Guma. E por Alexandre, já que Guma é também o principal desafeto de Félix quando ele é eleito prefeito de Porto dos Milagres. E Félix nem desconfia que Guma é seu sobrinho e que ameaça seu trono, como profetizara a cigana anos antes.

Relembre o elenco :



MARCOS PALMEIRA – Guma (Gumercindo Vieira)
FLÁVIA ALESSANDRA – Lívia
ANTÔNIO FAGUNDES – Félix Guerrero / Bartolomeu Guerrero
CÁSSIA KISS – Adma
LUIZA TOMÉ – Rosa Palmeirão
LEONARDO BRÍCIO – Alexandre
CAMILA PITANGA – Esmeralda
ARLETE SALLES – Augusta Eugênia
FÚLVIO STEFANINI – Osvaldo
TONICO PEREIRA – Chico
JOANA FOMM – Rita
JOSÉ DE ABREU – Eriberto
EDUARDO GALVÃO – Otacílio
ZEZÉ POLESSA – Amapola
KADU MOLITERNO – Dr. Rodrigo
PALOMA DUARTE – Dulce
CLÁUDIA ALENCAR – Epifânia
FLÁVIO GALVÃO – Deodato
JÚLIA LEMMERTZ – Genésia
MÔNICA CARVALHO – Socorrinho
GUILHERME PIVA – Alfeu
LOUISE CARDOSO – Maria Leontina
MARCELO SERRADO – Rodolfo Augusto
TAÍS ARAÚJO – Selminha Aluada
SÉRGIO MENEZES – Rufino
CLÁUDIO CORRÊA E CASTRO – Babau
NATHÁLIA TIMBERG – Ondina
CARLA MARINS – Judite
VLADIMIR BRICHTA – Ezequiel
ZEZÉ MOTTA – Mãe Ricardina
MIGUEL THIRÉ – Alfredo Henrique
BÁRBARA BORGES – Luísa
TADEU MELLO – Venâncio
MARCÉLIA CARTAXO – Quirina
DANIELA FARIA – Aydée Caolha
RENATA CASTRO BARBOSA – Bela
THIAGO FARIAS – Paçoca
CAMILLA FARIAS – Ana Beatriz
RICARDO PAVÃO – Delegado Ferrabrás
LUÍS MAGNELLI – Josiel
GUSTAVO OTTONI – Docinho
ALDRI D’ANUNCIAÇÃO – Juca
CRISTINA GALVÃO – Belmira
FERNANDA LOBO – Vênus
SOLANGE BADIM – Serena
ANNA COTRIM – Francinete
BRUNO GIORDANO – Argemiro
ROBERTO BOMTEMPO – Jacques
PAULO VESPÚCIO – Severino
LEANDRO RIBEIRO – Milton

primeira fase
LETÍCIA SABATELLA – Arlete
MAURÍCIO MATTAR – Frederico
CRISTIANA OLIVEIRA – Eulália
CAROLINA KASTING – Laura
TUCA ANDRADA – Leôncio
REGINALDO FARIA – Coronel Jurandir de Freitas
LUIZA CURVO – Cecília
GLÓRIA MENEZES – Coló
HUGO CARVANA – Delegado Gouveia
MARCOS PAULO – figurão de quem Félix tenta roubar uma valise cheia de dinheiro no primeiro capítulo
ILVA NIÑO – Valderice
EUNICE MUÑOZ – Cigana
MARIAH DA PENHA – empregada de Coló que ajuda no parto de Arlete
MARIA SILVIA – parteira que ajuda no parto de Eulália e avisa a Frederico que ele precisa levá-la para o hospital

e
ANA LÚCIA TORRE – Salete
ANILZA LEONI- senhora da sociedade portomilagrense
ANTÔNIOO FRAGOSO – Antenor (amigo de Rodolfo Augusto)
ARY FONTOURA – Deputado Pitágoras Mackenzie
BETE COELHO – Eunice
CAMILO BEVILÁCQUA – Viriato (pescador amigo de Chico)
CARLOS EDUARDO DOLABELLA – Comendador Severo
CAROL ALMEIDA – menina do bordel de Dona Coló
CRISTINA FERREIRA – menina do bordel de Dona Coló
DÉBORA DUARTE – Olímpia
ELOÍSA MAFALDA – Celeste
EMÍLIO PITTA
JÉSSICA MÁSSIMO
JOEL SILVA – Edevair (motorista)
LIMA DUARTE – Senador Victório Vianna
MAGDA GOMES – Iaô (ajudante de mãe Ricardina)
MÁRCIO RICCIARD – Genilson (fiscal amigo de Guma que o libera, apesar do caminhão frigorífico ainda não estar legalizado)
MARCOS JUNQUEIRA
MARIA LÍDIA COSTA – Dona Helena (paciente de Dr. Rodrigo)
MURILO ELBAS – tenta estuprar Adma na estrada, quando o carro dela quebra, mas ela é salva por Rosa Palmeirão
NARCIVAL RÚBENS – Mestre Sérgio (pescador)
OSWALDO MIL – Donato (pescador que frequenta o bar de Babau)
RENATO NEVES – fotógrafo em um pronunciamento de Félix
RICARDO PETRÁGLIA – Ranulfo (caminhoneiro que dá carona a Leontina e trabalha para Eriberto)
ROBERTO FROTA – Dr. Mendanha (advogado)
SEBASTIÃO VASCONCELOS – Bispo



 

Veja Também:

Novelas Inesquecíveis - Porto dos Milagres (2001) 



Trilha Sonora Eterna - Porto dos MIlagres Volume 1 (2001)


Trilha Sonora Eterna Porto dos Milagres Volume 2 (2001)


Fonte:

Texto : www.wikipedia.com.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

No Tema e Na Trilha da Alanis Morissette

        Alanis Morissette é um dos nomes mais influentes do mundo da música. A Canadense já tem em sua casa 6 prêmios  Junos e 7 Grammy´s . Desde 1991, quando iniciou a carreira já vendeu  mais de 70 milhões de discos  por todo o mundo.         A Cantora e compositora tem influencia do pop, rock  e dance. Seu primeiro álbum internacional, lançado em todo o mundo,  é o álbum de estreia mais vendidos de todos os tempos, com uma incrível marca de 33 milhões de cópias.         Além do sucesso como cantora, Alanis brilhou como atriz em seriados e peças teatrais e ainda é uma corredora de maratonas.         Preparem-se para o show que vai começar ao relembrarmos as músicas da Alanis Morissette   que integram trilhas de novelas. You Learn ( Anjo de Mim – 1996)         Tá...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...