Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Personagens Desinteressante que marcaram “Travessia”

 


        Travessia está chegando em sua reta final, e por mais que  a autora e a Globo tenham tentado , a trama não emplacou, não conseguiu a empatia do público, a audiência  e não saiu  do boca dos críticos, negativamente.

        É certo que Travessia teve alguns pontos que não  contaram a seu favor mesmo antes da estreia  , como a herança do sucesso de Pantanal , sua antecessora e a simpatia do público por Todas asFlores, trama da Globoplay que para todos os efeitos foi preterida por Travessia, no horário nobre.

        Mas independente disso,  a história e os fracos entrechos de Travessia contribuíram muito para esse desinteresse do grande público.  Tem  gente que a até hoje não sabe afinal o que é a tal Travessia da Brisa (Lucy Alves).

 Inicialmente a autora contou em entrevista que a “Travessia” se referia a trajetória da Brisa que, saída do Maranhão chegaria no Rio de Janeiro em busca de provar sua inocência, depois de  acusada de sequestradora , por causa de um “Deep Fake” criado usando seu rosto.  Mas na verdade esse deep fake praticamente passou em branco e tal trajetória da Brisa foi estacionada e substituída por uma confusão de acontecimentos ao seu redor que só uma mocinha da Glória Perez é capaz de aguentar, a história só veio aparecer mesmo nas 2 últimas semanas praticamente.



Mas o fato é que como normalmente aconteceu em outras tramas inclusive da Glória, às vezes com uma trama principal fria, as tramas paralelas se destacam e entretém o público enquanto esta principal não volta para os trilhos. Infelizmente nem isso ocorreu em Travessia, na verdade personagens de tramas paralelas que prometiam muito inicialmente foram se esvaindo até chegarem nesta reta final totalmente sem história e sentido claro dentro de novela . .. Uma pena!

Vamos falar de 10 deles . . . 

 

Brisa  /  Lucy Alves



        Lucy Alves comemorou muito ter ganho a protagonista de Travessia, na verdade não só ela,  como eu também. Sou fã da atriz/cantora desde o The Voice e chegar a protagonista de uma novela das nove não deixa de ser  uma coroação. Se a Brisa tivesse caído no gosto do público então ... seria  o ápice. Infelizmente embora com todo o empenho da atriz, a Brisa é uma personagem muito difícil. Ganhou uma carga muito forte de drama e sofrimento e nem sua química inicial com Otto (RômuloEstrela) resistiu ao carma da personagem.

        Um dos pontos mais graves da “trajetória” da Brisa, foi o fato de ela ter vindo ao Rio de Janeiro em busca do marido que a abandonara,  mas levou  semanas para encontrar uma pessoa que tinha celular,  era rodeado de pessoas que ela conhecia, enfim algo que apenas com uma mensagem de zap, poderia ser resolvida. E Isso fica  ainda mais grave quando lembramos que a trama tinha como pano de fundo a tecnologia, com abordagem até ao metaverso. Foi dose de aguentar.

        Vale lembrar que em favor da Brisa podemos dizer ainda, que nas chamadas de divulgação, embora a personagem sempre tenha sido anunciada como a protagonista,   Jade Picon, recém-saída do  BBB do ano passado, foi alçada ao posto ... o que apagou a Lucy Alves,  bem antes da Brisa ganhar empatia do público.

 

Otto / Rômulo Estrela



        Rômulo Estrela veio de um personagem com grande projeção de público, que embora muita gente só tenha prestado atenção no bumbum do ator,  em Verdades Secretas II ele foi um dos únicos  que foram mais do que um corpo exposto. Com isso era esperado que ele tiraria o Otto de letra. E tiraria sim,  se não fosse esse texto tão engessado e esse segredo de hackers que nunca fez sentido, o Otto teria sido sim um grande personagem. Rômulo Estrela até se esforçou e apresentou alguns momentos interessantes do Otto -   sua relação com Dante (Marcos Caruso), o romance com a Bia (Clara Buarque) , que eu torço para que eles terminem juntos, mesmo depois da palhaçada do “Não” na hora do casamento.  Juntar Otto e Brisa no capítulo final só pra fechar o folhetim vai deixar a trama ainda mais sem nexo, apagando ainda mais a trajetória do Rômulo Estrela na trama.

 

Moretti / RodrigoLombardi



        Rodrigo Lombardi   não deveria mais atender o telefone quando a Glória Perez  ligasse. Depois do Raj de Caminho das Índias (2009), que lhe deu o status de grande astro,  a autora só lhe ofereceu roubadas – o Théo de Salve Jorge (2012) e o Caio de A  Força do Querer (2017). O Moretti  é o mesmo caso. Na primeira fase, o personagem teve uma grande importância para os acontecimentos, seu caso com a Déborah (Grazzi Massafera), que gerou a Chiara (Jade Picon), segredo ainda a ser revelado na trama. Porém na segunda fase, ele foi alçado ao posto de grande vilão e principal antagonista do Guerra (Humberto Martins), até ai tudo bem, o problema é que depois de um tempo o embate entre ele guerra se resumiu apenas a encontros em delegacias e processos indo e vindo cada vez que um  achava que estava sendo prejudicado pelo outro. Até as relações dele  com as irmãs Guida (Alessandra Negrini) e Leonor (Vanessa Giácomo), que parecia render um bom entrecho foi limada. A esperança agora é que tenha sido ele realmente o causador do atentado ao Guerra e Cidália (Cássia Kiss) e a revelação de que é ele o pai da Chiara,  e isso possa  dar um final digno ao personagem.

 

Chiara / Jade Picon



        Jade Picon ,  que foi um dos destaques do BBB22 foi alçada ao posto de grande estrela e ganhou uma das personagens principais de Travessia, embora o Brasil inteiro soubesse que isso seria um risco para a trama, devido a falta de experiência da influencer como  atriz. A Glória Perez tem esse histórico de alçar nomes com poupa experiência  ao estrelato, negativa ou positivamente, ao escala-los para papéis importantes em suas novelas  - Isso ocorreu em 1990, com o Victor Fasano e Jairo Mattos em Barriga de Aluguel e com o Ricardo Macchi  que viveu o Cigano Igor em Explode Coração (1995), neste caso negativamente.

        Infelizmente a Jade Picon acabou não  correspondendo a expectativa, a Chiara perdeu força dentro da trama,  o que prejudicou muito a história. Nesta reta final a personagem voltou ao olho do furacão,  depois do golpe do Ari (Chay Suede) em suas empresas e ter engravidado do mesmo. É nítido que a atriz nesta fase está mais segura, uma pena que não haja mais tanto tempo para uma virada.

 

Leonor / VanessaGiácomo



        A Leonor da Vanessa Giácomo é um dos casos mais graves de Travessia. A personagem tinha uma aura super carismática na primeira fase  e começou a segunda fase com a aquela cena bombástica  incendiando o vestido de noiva da Guida (Alessandra Negrini), ao descobrir que a irmã se casaria com seu ex. Porém a partir de então  foi ladeira abaixo. Leonor  se transformou em uma das mais chatas e sem sentido na trama. É tão grave o esquecimento dela dentro de Travessia que a mesma nem casa e trabalho teve por boa parte da novela. A Tia Cotinha (Ana Lúcia Torre) teve que engolir um dobrado com ela como hóspede.

        Nesse finalzinho da novela a Leonor ganhou o posto de investigadora oficial de Travessia  ao tentar desvendar a relação entre Moretti / Guerra / Déborah,  mas poderia ter sido  muito melhor  aproveitada na abordagem da assexualidade, e protagonizado bons momentos com o Thiago Fragoso, mas esse foi  outro tema abordado de forma equivocada na trama, o que desperdiçou também outro bom personagem que vou tratar no próximo item . . . 

 

Caíque / Thiago Fragoso



        Pegando o gancho do personagem anterior, Thiago Fragoso entrou na  trama de Travessia com um personagem que poderia ser um divisor de águas na historia da teledramaturgia. O Caíque aparece como um novo affair de Leonor (Vanessa Giácomo), e ao perceber o desinteresse sexual do rapaz na relação, Leonor começa a se perguntar . . . até o mesmo se declarar assexual. Parou por aí. A Relação esfriou, sem mais explicações e a abordagem  ficou nessa. Um desperdício total de um tema que renderia muito.    

 

Dante – Marcos Caruso



        Ter o Marcos Caruso no elenco de uma trama e não perceber é quase um crime. Acho que foi isso que aconteceu   em Travessia, por que não acredito que a Glória não tenha notado sua presença na trama e mesmo assim não tenha feito o Dante decolar. O personagem serviu única e exclusivamente de “orelha” para o Ari (Chay Suede) e na segunda parte da trama para o Otto (Rômulo Estrela), sempre que o roteiro precisava que um dos personagens conversasse com alguém.  Um desperdício total de um grande ator.

 

Talita – Dandara Mariana



        Dandara Mariana foi inicialmente escalada para viver a protagonista,  e depois  remanejada para a Talita,  a diretora de marketing tecnológico das empresas do Guerra (Humberto Martins). A personagem é responsável pelo viés tecnológico da trama com a criação do metaverso. Porém essa trama, tirando uma cena nas primeiras semanas  com a GrazziMassafera servindo de modelo para um avatar, nada mais aconteceu. A Talita passou a trama inteira lá – separando as brigas do Ari com Guerra e nada mais.

 

Helô – Giovanna Antonelli



        Com um retorno  muito comemorado,  Helô , a delegada que a Giovanna Antonelli viveu 10 anos antes em Salve Jorge (2012), tinha tudo para ter bombado nessa volta em Travessia. Afinal , já era uma personagem com  um  magnetismo junto ao público  e nas mãos da Giovanna,  que sabe  dar brilho a qualquer personagem,  o sucesso era certo. Ledo engano! A fria trama de Travessia também esfriou a personagem e a relação com o Stênio  (Alexandre Nero), que  era um dos pontos fortes dos personagens da época de Salve Jorge.

 

Stênio – Alexandre Nero



        O Stênio do Alexandre Nero, foi praticamente o mesmo caso da Helô, com um agravante, de que essa nova versão do Stênio parece muito mais fraca do que a de 10 anos através. A impressão que me deu é que o AlexandreNero se cansou, logo que percebeu que o personagem seria cozinhado em banho maria e se resumiria apenas a um advogado que defenderia o vilão, o que qualquer ator mediano poderia ter feito com maestria. O Nero  é grande demais para o Stênio, e isso apagou o personagem completamente.

 

Veja Também:

Rodrigo Lombardi 


Romulo Estrela 


Marcos Caruso


Grazzi Massafera 


Travessia 


Texto: 

Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.memoriaglobo.com.br www.wikipedia.com.br

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

E10blog - Melhores do Ano 2025 – Resultado

Melhor Novela 1ª. Lugar   - Três Graças   2º. Lugar   - Garota do Momento 3º. Lugar   - Vale Tudo   Resultado Geral   Melhor   Série   1º.   Lugar   - Os Outros   - 2ª. Temporada     2º. Lugar   - Encantado´s   - 2ª.   Temporada 3º. Lugar   - Henga Hits – 2ª. Temporada   Resultado Geral     Ator de   Série 1º.Lugar – Sérgio Guizé   com Paulo   de Os Outros   - Segunda Temporada     2º. Lugar   - Eduardo Sterblitch como Sérgio de   Os   Outros – Segunda temporada 3º. Lugar – Guilherme Berenger como Jó em A Vida de Jó   Resultado Geral:     Atriz de Série 1º.   Lugar   - Adriana Esteve s como Cibele de Os Outros   - Segunda Temporada   2º. Lugar   - Leticia Colin como Raquel de   Os Outros – Segunda Temporada 3o. Lugar ...

Novelas Inesquecíveis - Padre Tião (1965)

60 Anos   da trama Moysés Weltman , baseada em  “ O Pequeno Mundo de Dom Camilo ” , de Giovanni Guareshi         A história acompanhava as confusões e dificuldades vividas por um padre bem-humorado em uma pequena cidade do interior. A novela era uma adaptação de O Pequeno Mundo de Dom Camilo , obra do escritor italiano Giovanni Guareschi , que já havia ganhado uma versão na TV Tupi de São Paulo, em 1958, com Otelo Zeloni interpretando o protagonista, Dom Camilo. Na adaptação da Globo , escrita por Moysés Weltman ,   o personagem principal passou a se chamar Padre Tião, papel vivido por Ítalo Rossi . Anos depois, Otelo Zeloni voltou a dar vida ao personagem no seriado Dom Camilo e os Cabeludos , exibido pela TV Tupi em 1972. Produzida pela Globo de São Paulo, Padre Tião foi exibida inicialmente às 19h no Rio de Janeiro e, posteriormente, transferida para o horário das 13h30, segundo o site Memória Globo . Marília Pêra e Gr...

“Apocalipse” - Conheça a nova trama da RecordTv que estreia nesta terça-feira

A produção da mesma autora de Os  Dez Mandamentos e irá retratar o final dos tempos         Nesta terça (21.11) ,  estreia a nova novela bíblica da RecordTv.   Apocalipse , escrita pela autora Vivian de Oliveira (a mesma de Os Dez Mandamentos )  promete inovar.  Primeiro por ser a primeira trama bíblica contemporânea – a novela se inicia na década de 80, passa pela de 90 e chega ao dias atuais a partir da sua segunda semana, porém nem assim deixará de abordar passagens e personagens retratados na bíblia  como dilúvios e tsunamis, o mal, a besta fera e o diabo.  Além do livro O Apocalipse , a autora se inspirou também no Velho Testamento e alguns livro do Novo Testamento da bíblia.         A trama se inicia em 1987,  com um tsunami  num resort na Ásia  que provoca a morte dos pais dos irmãos judeus Alan (Maurício Pitanga) e Uri Gudman (Phelipe Gomes), n...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

Novelas Inesquecíveis – Rebelde (2011)

Versão brasileira do clássico mexicano   foi um dos grandes sucessos da teledramaturgia da   RecordTv             A “ Rebeldemania ” voltou junto com a nova turnê do agora quinteto   que conquistou o   mercado latino em 2004, e aqui no Brasil em 2005, quando a novela original começou a ser transmitida pelo SBT .         O sucesso foi imediato e a novela virou mania aqui também. Em 2011, a RecordTv conseguiu os direitos da trama e levou ao ar   a versão brasileira da trama, que dada as devidas proporções, foi um dos grandes sucessos   da teledramaturgia da emissora.         Essa produção da RecordTv – a segunda parceria com a   emissora mexicana – é baseada na versão da Televisa , adaptada por Pedro Damián , exatamente a que se tornou mais famosa no mercado – responsável pelo fenômeno “ Rebeldemania ”.     ...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...