Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog - Melhores do Ano

Meus Personagens Favoritos da Íris Bruzzi

Vânia de “Corpo a Corpo” no  Viva



        Ela vem brilhando nesta reta final da reprise de Corpo a Corpo no Viva, trama do autor GilbertoBraga, na pele da bela Vânia, a irmã compreensiva de Tereza, personagem da Glória Menezes, responsável a trazê-la de volta a realidade depois  da saída da prisão.

        Além da participação na reprise, Íris Bruzzi esteve de volta aos holofotes ao ser informado via sites de celebridades  que a atriz estava se aposentando  e indo morar no Retiro dos Artistas no Rio de Janeiro.  Apesar de sempre parecer que a ida de um artista  para o Retiro soa como uma espécie de abandono  por parte da família, o filho  da Íris se pronunciou dizendo que a decisão foi da própria atriz, que  preferiu está perto de colegas e assim continuar  ainda na ativa.



        Com quase 90 anos de idade e 70 de carreira, Íris Bruzzi,  atriz, dançarina , escritora e ex-vedete,   estreou na carreira artística em Massagista de Madame , de 1958. Ficou conhecida como vedete  nos shows de Carlos Machado  e como uma das Certinhas do Lalau de Sérgio Porto. Sua carreira como atriz também inclui cinema e televisão.

        No teatro tem mais de 25  peças no  currículo,  sua última montagem foi em 2008- Subindo pelas Paredes, do Wesley Malchiori, onde viajou o Brasil ao lado de Antônia Fontenelle e Nina de Pádua.

        No cinema tem mais de 20  longas,    entre eles O Homem Nu, a primeira versão de 1968 e Amor Estranho Amor (1982), o filme que  marcou a carreira da Xuxa.

        Na Tv,  a estreia foi em 1959, no Teatrinho Trol, programa infantil exibido pela Rede Tupi do Rio. Nas novelas a estreia foi em 1964, na trama de É Proibido Amar, apresentada pela TV Excelsior.  A partir de então sempre esteve na ativa vivendo grandes personagens em nossa teledramaturgia  em novelas como Pigmalião70 (1970), Minha Doce Namorada  (1971), Divinas e Maravilhosas(1973), Jogo da Vida (1981), Voltei Pra Você(1983), Selva de Pedra (1986), Vale Tudo (1988), O Beijo do Vampiro (2002), Belíssima (2005), Vidas Opostas  (2006), Chamas da Vida (2008), Ribeirão do Tempo  (2010), Máscaras(2012) e  Pecado Mortal (2013), sua última participação em novelas a partir de então.

        Para homenagear a carreira dessa grande atriz o e10blog vai relembrar seu papéis de  sucesso em nossas novelas provando que uma rainha nunca perde a majestade  - Que venha Íris Bruzzi.

 

Malu de Pigmalião 70 (1970)



        A  Malu de Pigmalião 70, do  Vicente Sesso, foi a primeira novela da Íris na Globo. Antes ela havia trabalhado em alguns quadros do humorístico  Balança mas Não Cai.

       

Renée de As Divinas e Maravilhosas (1973)



        De volta a Tupi, Íris Bruzzi entrou em Divinas e Maravilhosas, também do Vicente Sesso, para substituir a saída da Bete Mendes. Tudo  fluía normalmente na novela, até que  a personagem de Bete Mendes (uma das protagonistas) desapareceu porque a atriz sofreu um acidente. Enquanto estava fora da novela, recuperando-se, Bete foi contratada pela Globo e não voltou mais à Tupi.

O desaparecimento de Bete na novela se justificou porque sua personagem amava o operário Lúcio (Ênio Carvalho) e a tia Haydée (Nathália Timberg) era contra o namoro – e o testamento de Horácio (Procópio Ferreira) a proibia de tal romance. Assim a tia e o advogado Fleury (Geraldo Del Rey) a mandaram para um colégio interno. Surgiu então sua mãe, Renée (Íris Bruzzi), que vivia na França, para travar uma luta com a tia em favor da herança de Catarina – e de quebra, Renée se apaixonou por Hélio (John Herbert) para formar assim um triângulo amoroso com Helena (Nicette Bruno).

 

Guida Rivera de Jogo da Vida (1981) e  Guida Guevara de Belíssima(2005)



        Em 1981, Íris Bruzzi deu vida a uma das suas mais lembradas personagens – Guida Rivera de Jogo da Vida , do Silvio de Abreu. Guida Rivera  é  uma ex-vedete de sucesso no passado, ex-namorada de Álvaro (Mauro Mendonça) que, por pressão familiar e social, desistiu de casar-se com ela. Agora falido, os dois voltam a ficar juntos.

        Íris Bruzzi voltou a interpretar uma ex-vedete chamada Guida em uma novela posterior de Silvio de Abreu, 23 anos depois: Belíssima (2005-2006). Porém, eram personagens diferentes. Enquanto a Guida de Jogo da Vida se chamava Guida Rivera, a de Belíssima era Guida Guevara.

 

Vânia de Corpoa Corpo  (1984)



        Em Corpo a Corpo, do Gilberto Braga, no ar atualmente  em reprise pelo Canal Viva, Íris vive a cabeleireira Vânia, irmã da protagonista Tereza , vivida pela  Glória Menezes. Sempre bem humorada, vive dando força a irmã, principalmente depois que ela sai da cadeia, na reta final da novela.

 

Eunice Meirelles de Vale Tudo (1988)



        Em Vale Tudo, também do Gilberto Braga, Íris Bruzzi deu vida a simpática dona de casa Eunice Meirelles, a madrasta do Ivan, o protagonista vivido pelo Antônio Fagundes.  É sua personagem, junto com o marido Bartolomeu (Cláudio Correa e Castro), que ficam sabendo  primeiro, da boca de Leila  (Cássia Kiss) que fora ela quem matou Odete Roitmann (Beatriz Segall).

 

Lisinha de Vidas Opostas (2006)



        Depois de reviver uma vedete na trama de Belíssima em 2005, Íris Bruzzi deixa a Globo e fecha contrato com a RecordTv,  onde viveu seus melhores personagens nos anos 2000.  A primeira delas é a Lisinha de Vidas Opostas, do autor Marcílio Moraes. Na  trama sua personagem  é mãe do promotor  de justiça Leonardo, vivido pelo Luciano Szafir, porém é uma mulher viciada em jogos de azar, que vive em cassinos clandestinos com a amiga Margarida (Cristina Pereira). No decorrer da história  acaba se envolvendo com o bicheiro Willy Berloque, vivido pelo saudoso André Valli.

 

Vó Tuquinha de Chamas da Vida (2008)



        Em Chamas da Vida, da Christiane Fridmann, Íris Bruzzi viveu a Vô Tuquinha, dona de uma  pousada que abrigava vários personagens da novela e uma cozinheira de mão cheia. A trama teve ao todo 253, e a certa altura   da história Íris teve que se ausentar da novela  para tratar um problema renal. Recuperada voltou antes do final.

 

Beatriz de Ribeirão do Tempo (2010)



        Outra personagem de peso  da Íris na RecordTv  foi a Beatriz  de Ribeirão  do Tempo, do Marcílio Moraes. Sua personagem é mãe do inconsequente Nicolau (Heitor Martinez), que acaba se tornando Senador e candidato a Presidência do Brasil. Porém Nicolau na verdade é um patológico mau – caráter e, Beatriz ao perceber  os “deslizes” do filho acaba enlouquecendo aos poucos, sendo  acolhida pela irmã Larissa (Rejane Goulart).


Olívia de Máscaras (2012)



        Na complexa trama de Máscaras, do autor Lauro César Muniz, Íris deu vida a Governanta Olívia. A personagem era o braço de confiança  de Maria (Míriam Freedland), verdadeira substituta de sua mãe. Fica muito doente depois do sequestro de Maria e do seu bebê Tavinho.

 

Horácia de Balacobaco (2012)

        Em Balacobaco, da Gisele Joras, ela  nos brindou com o humor da Tia Horária, uma senhora que chegava de  surpresa na casa dos sobrinhos Patrick  e Breno, os personagens do Thierry Figueira e  o saudoso Léo Rosa, e estranhava os “trejeitos afetados”   deles. As cenas da dupla tentando disfarçar para a Tia sua real  opção sexual rendeu momentos hilários à trama.

        Balacobaco foi a última novela completa da Íris até então. Depois ela fez uma  participação em Pecado Mortal (2013)  e Manual Prática da Melhor Idade (2014) na RecordTV e alguma participações em produções do Multishow e Globoplay.

 

Veja Também:

Solange Couto


Tereza Seilblitz



Luisa Arraes 



Nivea Stelmann



Arlete Salles 



Marcos Palmeira 



Jayme Matarazzo

Marcelo Mello Jr



Francisca Queiroz 

Rita Guedes  

 Juliana Paiva 

Rodrigo Simas

Ribeirão do Tempo


Corpo a Corpo 


Xuxa


SINHAZINHA FLÔ (1977)

Meus Personagens Favoritos da MARINA RUY BARBOSA 

Trilha Sonora Eterna - Vale Tudo (1988) 
Novelas Inesquecíveis - Vale Tudo (1988) 

Vale Tudo - Uma novela icônica e atemporal 

Beatriz Segall - Muito além da Odete Roitmann 


Novelas Inesquecíveis - Chamas da Vida (2008)
Aberturas Inesquecíveis - Vidas em Jogo (2011)
Novelas Inesquecíveis - Coração de Estudante (2002)

Novelas Inesquecíveis - Dona Anja (1996)

Fonte:

Texto:  Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Rapidinhas - 20.11.2024

Carolina Dieckmann é confirmada como a Leila de “ Vale Tudo ”         Carolina Dieckmann  foi confirmada como Leila   no aguardado remake de  Vale Tudo , que estreia em março de 2025 na faixa das nove da  Globo . Inicialmente cogitada para interpretar Heleninha, a atriz Paolla Oliveira acabou sendo escolhida para o papel após uma nova rodada de testes, enquanto Dieckmann foi convidada para dar vida à personagem que marcou a carreira de Cassia Kis na versão original, que foi a responsável pelo assassinato da Odete Roitmann ( Beatriz Segall) .   Thiago Martins é outro escalado para o remake         Thiago Martins interpretará Vasco, um porteiro com aspirações musicais. Sonhando em ser cantor de pagode, o personagem terá um trio que se apresenta em bares e casas noturnas. Ele busca complementar sua renda com apostas em jogos de azar, além de lidar com os desafios de criar...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Feliz Natal!!

    Veja Também: Feliz Natal ! Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas - 12.10.2024

“ Celebridade ” de volta no Viva         A novela Celebridade , do autor Gilberto Braga, protagonizada pela Malu Mader e antagonizada pela Cláudia Abreu , chega ao Viva em 2025 substituindo Viver a Vida .   “ Caras e Bocas ” no Viva         E também em Março do ano que vem Walcyr Carrasco chega ao canal Viva   com Caras e Bocas (2009) substituindo Cobras e Lagartos (2006).   Alexandre Nero será o Marco Aurélio no remake de “ Vale Tudo”         Alexandre Nero não vai ter   férias depois do Chico Leonel de No Rancho Fundo , o ator foi escalado para dar   vida ao Marco Aurélio no remake de Vale Tudo , que está sendo reescrito pela ManuelaDias e vai substituir Mania de Você   no horário nobre da Globo .     Na versão original o personagem   foi vivido magistralmente pelo ReginaldoFaria , e ficou marcado pela cena ...

Rapidinhas – 23.11.2024

  Band vai voltar  a   produzir novelas         Sem produzir novelas desde Água na Boca , em 2008, a Band vai voltar   a investir   no gênero. A emissora fechou contrato com o Jayme Monjardim para produzir Romaria , novela que o diretor tentou emplacar na Globo até sua saída no   Canal. A história é criada pelo Jayme e escrita por Letícia Wierzchowski , a mesma   autora do livro   A Casa das SeteMulheres , que virou minissérie   na Globo , dirigida por ele.   Clara Moneke será   estrela da próxima novela das sete         Clara Moneke que brilhou em Vai na Fé e No Rancho Fundo , será estrela da próxima   novela das sete   - Dona de Mim, da Rosanne Svartmann , que terá como protagonista   masculino Felipe Simas .     A trama substituirá  Volta por Cima   e abordará questões sociais e contemporâneas, trazendo ...

Rapidinhas – 15.11.2024

  As abordagens pertinentes de Garota do Momento         A novela Garota do Momento continua conquistando público   a cada novo capítulo, e a apesar de ser uma trama   de época, através da licença poética vem abordando   temas complexos   e pertinentes   a frente   do seu   tempo.         Além do racismo, homossexualismo, um dos próximos assuntos   que   Alessandra Poggi também vai abordar é   o alcoolismo   através da personagem Arlete, vivida pela atriz Bete Mendes .   Décima temporada de “ Reis ”   vai marcar o final da saga bíblica da série         A  Record TV  decidiu encerrar a produção da novela   bíblica  Reis , planejada originalmente para contar a história de todos os reis de Israel em um formato semelhante ao de uma série, com temporadas distintas. O projeto, que vinha ...

Tributo “Zezé Motta”

          Nesta sexta (10.05) foi a vez da série   “ Tributo ” homenagear Zezé Motta , uma das mais   versáteis profissional   nacional   – Canta e atua   com a mesma   intensidade nesses    mais de 5 décadas   de carreira.         Eternizada com a Xica da Silva , do filme   homônimo de Cacá Diegues , é sem dúvidas um dos nossos patrimônios, e   muitos antes de falarmos sobre   empoderamento e respeito   as profissionais negras, Zezé Motta já era um baluarte nessa luta   por   seu lugar   ao sol.               O Tributo mostrou sua trajetória   nos cinemas, tv e teatro e também seu lado pessoal, a   vontade de ser mãe entre outros pontos que marcaram a vida e carreira dela.         Muito bom ver um programa   feito espe...

Rapidinhas - 08.09.2024

Henrique Barreira e um bom momento em “ Família é Tudo”         Transformando em   mocinho de Família é Tudo , do Daniel Ortiz, Henrique Barreira   começou apresentar um tímido Murilo, que poderia ter virado    uma vilão, afinal era apaixonado pela namorada   do irmão, mas as reviravoltas do texto lhe jogaram   na linha de fogo   disputando a   mocinha Electra ( Juliana Paiva) e ao invés de ganhar a aversão do público, o personagem ganhou a empatia e uma   grande torcida por um final feliz com seu grande amor.         O Ator pegou a   oportunidade com uma e dentes e mostrou que está   pronto pra novos voos em sua carreira.   Casarão que   fez história nas   novelas está de volta em “Volta Por Cima ”, nova novela das sete.         Substituta de  Família é Tudo  às sete,  Volta por Cima ...

Uma Saudade – Armando Bógus (1930 /1993)

O Modesto Pires de “ Tieta ” no “ Vale a Pena Ver de Novo ” e  o  Zé das Medalhas em "Roque Santeiro" no Viva         Tieta está de volta   no Vale a Pena Ver de Novo e esse retorno nos trás também o retorno de grandes astros que já nos deixaram.           No post de hoje vamos falar   do grande Armando Bógus, que escreveu com letras de ouro sua história em nossa teledramaturgia e que em Tieta imortalizou o personagem Modesto Pires.         Armando Bógus estreou como ator em 1955, com a peça  Moral em Concordada , que se transformou no seu primeiro filme em 1959. Na televisão começou na  TV Excelsior  e, no teatro, destaca-se sua parceria com o diretor  Ademar Guerra , participando em peças como  Morat / Sade   (1967) e na primeira montagem de  Hair   no Brasil, em 1969. Fundou, com  Antunes Filho...