Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Esplendor (2000)

 


 A novela Esplendor, que marcou a estreia da autora Ana Maria Moretzsohn como autora  solo na Globo vai entrar este mês  na plataforma da Globoplay a partir de  27 de  janeiro e,  para comemorar essa volta  o e10blog  disseca hoje sua trilha sonora.

        A  trama  foi uma espécie de  “zebra” ao contrário,  pelo fato da novela ter sido idealizada para ser uma mini-novela, novo formato que a Globo testava para aderir a partir de então. A novela teria apenas 80 capítulos e com menos histórias paralelas saia mais barato e precisava de menos profissionais envolvidos, principalmente nas produções que se iniciavam no começo do ano,  quando a maioria dos profissionais estavam em férias ou recesso. Mas o sucesso da novela pôs o projeto por   água abaixo e Esplendor teve  125 capítulos  e deu uma boa revitalizada na audiência do horário das seis.

        A trama  se passa no final da década de 50, e narrava a história de um homem solitário que redescobria o amor. A Trama principal de Esplendor lembrava a de A Intrusa, produzida pela Tupi em 1967. No  Rio de Janeiro, 1958. Flávia Cristina (Letícia Spiller) é uma moça determinada que sustenta o irmão mais novo, Bruno (Caio Blat), mas não percebe que ele é um mau-caráter. Ao tentar defendê-lo de um agiota, Flávia pensa ter matado o homem, e receosa de ser descoberta pela polícia, foge para o sul do país, sem perceber que em sua mala carrega dólares roubados pelo irmão. Na viagem Flávia Cristina conhece Flávia Regina (Christine Fernandes), uma moça fisicamente parecida com ela que está indo trabalhar como governanta na Vivenda do Sombrio, numa cidadezinha chamada Esplendor. Flávia resolve acompanhá-la, mas um acidente com o ônibus põe Regina em coma no hospital, enquanto Flávia é confundida com a amiga e levada para a casa de seus patrões.

        Ao chegar à mansão dos Berger, Flávia assume a identidade da amiga para fugir de um crime que pensa ter cometido, e espera resolver toda a situação quando Regina sair do coma.

        Letícia Spiller fez um bom trabalho vivendo mais uma protagonista. A Personagem fez a atriz livrar-se do estigma da Maria Regina, sua personagem anterior, a vilã caricata da novela Suave Veneno (1999).

        O Frederico foi o primeiro protagonista do ator Floriano Peixoto, que  teve a carreira deslanchada depois do sucesso do personagem. Para viver o personagem  o ator fez apliques no cabelo e  usava  um molde de cicatriz  no rosto.  Estudou postura, projeção vocal e interiorização.

        Cássia Kis Magro deu vida na trama à delicada Adelaide, irmã do protagonista. No último capítulo a personagem morre, e mais uma vez a atriz dá um show de interpretação em uma das cenas mais bonitas e emocionantes de Esplendor.

        Tônia Carrero deu vida a charmosa Mimi Melode em Esplendor. A Atriz voltava às novelas globais depois de um hiato de 13 anos. Sua última personagem havia sido a Rebeca de Sassaricando (1987).

        Outros destaques da trama foram:  Joana Fomm como a Olga,   outra vilã sem caráter no currículo da atriz e Murilo Benício como o psicopata Cristovão, o vilão da trama.



       A trilha sonora da novela, produzida por André Sperling,  é  um apurado de clássicos dos anos 50 em gravações remasterizadas e digitalizadas com nomes como  Dick Farney, Nat King Cole, Elizeth Cardoso, Nelson Gonçalves, Cauby Peixoto, Celly Campello, Silvina Telles, Ângela Maria e Caetano Veloso, entre outros.

 

“Love Is a Many  Splendored Thing”

Intérprete:  The Lettermen

Compositores: Paul Francis Webster e Sammy Fain



        A trilha abre com o romântico tema do casal principal da trama   - Frederico e Flávia, vividos  pelo Floriano Peixoto e LetíciaSpiller – com a canção “Love Is a Many  Splendored Thing” do  The Lettermen, trio foi formado no final da década  de 50 por Mike Barnett, Dick Stewart e Tony Butala. Eram, então, meros desconhecidos até assinarem contrato com a Capitol Records em 1961. O primeiro single pela Capitol, "The Way You Look Tonight", chegou às 100 mais da Billboard, logo sendo superado pelo segundo single, "When I Fall in Love", de 1962, que alcançou o Top 10.

 

“Nem Eu”

Intérprete: Dick Farney

Compositores: Dorival Caymmi



        Dr. Hugo Norman, o personagem vivido  pelo Gracindo Junior, vive  um casamento  infeliz com a  austera Olga (JoanaFomm), e  nutre  um  paixão  pela  doce  Adelaide  (Cássia Kiss Magro), seu amor  do passado. Como  tema o  personagem foi acompanhado  por “Nem  Eu”, clássico do Dorival Caymmi numa  gravação do   Dick Farney.

 

“Cachito”

Intérprete: Nat King Cole

Compositores: Consuelo  Velaskez



        Laura e Rodolfo, o casal vivido pela Cláudia Alencar  e  o  Osmar Prado,   foram acompanhados por esse  clássico numa  regravação  do Nat King Cole.

 

“Canção da Volta”

Intérprete: Elizeth Cardoso

Compositores: Ismael Neto e  Antônio Maria



        Adelaide, no passado  teve que abrir  mão do amor  de Norman (Gracindo Jr), e   que conviver em laços de amizade familiar  com ele, casado com outra mulher  , Olga (Joana Fomm). A  personagem ganhou como tema essa faixa  na voz  da Elizeth Cardoso.

 

“The Great Pretender”

Intérpretes: The Platters

Compositores: A. Rand  e B. Ram



        O Asqueroso vilão Cristovão, vivido pelo  Murilo Benício, teve como tema “The Great Pretender”, do grupo americano  The Platters.

 

“A  Volta  do Boêmio”

Intérprete: Nelson Gonçalves

Compositores: Adelino Moreira



        “A Volta  do Boêmio”, clássico do Nelson Gonçalves, embalou outra dupla inesquecível  de  Esplendor   -  Mimi e Vicente, vividos pelo saudosos  Tônia Carrero e Ítalo Rossi.

 

“Who´s Sorry Now?”

Intérprete: Connie Francis

Compositores: Kalmar, Ruby e Snyder



        Flávia Regina (Crhistine Fernandes), a personagem que teve seu  lugar usurpada  pela protagonista Flávia Cristina (LetíciaSpiller), retorna a trama depois de recuperada para se vingar  e tomar seu lugar. A personagem se alia  a Cristovão  (Murilo  Benício) e ganha como tema essa faixa dançante  da Connnie Francis.

 

“Bernardine”

Intérprete:  Pat Boone

Compositor: Jonny Mercer



        Bernadine” veio na  oitava faixa do cd da trilha. A Música  faz parte  do filme musical  homônimo estrelado pelo  intérprete  Pat  Boone e  os atores Terry Moore e Janet Gaynor, lançado em 1957. 

 

“Blue Gardênia”

Intérprete: Cauby Peixoto

Compositores: Bob Russel e Lester Lee

Versão: Antônio Carlos



        Cauby Peixoto integrou a trilha de Esplendor com “Blue Gardênia”,  uma versão  do Antônio Carlos.

 

“The Diary”

Intérprete:  Neil Sedaka

Compositores:  Neil Sedaka e Greenfild



        The Diary  foi o tema  da doce  Marisa, vivida  pela Adriana Garambone.  A  Personagem era  reprimida pela  austera  Olga  (Joana Fomm), sua mãe e,  ao se apaixonar pelo  inescrupuloso Cristóvão (Murilo Benício) passa a sofrer em suas  mãos. 

 

“Muito Jovem”

Intérprete: Celly Campelo

Compositores: Fred Jorge e  Roberts



        Celly Campelo  entrou na trilha com “Muito Jovem  o tema do casal teen Freddy e Nina, vividos  pela Max Fercondini e  Danielle Guerrero.

 

“Se Todos Fossem Iguais a Você”

Intérprete: Silvinha Telles

Compositores: Tom Jobim e Vinicius de Moraes



        Flávia, a protagonista vivida pela  Letícia Spiller, teve como tema  essa versão de ‘Se Todos Fossem Iguais a Você”  do Tom e  Vinícius, numa regravação da Silvinha Telles.

 

“Abandono”

Intérprete: Ângela Maria

Compositores: Nazareno de Brito , Betinho e Presyla de Barros



        Ângela Maria com “Abandono” acompanhou   a megera personagem Olga, vivida  pela Joana Fomm.

 

“Moço Bonito”

Intérprete: Dóris  Monteiro

Compositor: Billy Branco



        O Aprendiz  de vilão Bruno, vivido pelo Caio Blat, que chega a pequena cidade de Esplendor em busca da irmã, tem como tema essa faixa  da Dóris Monteiro.

 

“Johnny be Good”

Intérprete: Chuck Berry



        Johnny be Good” foi usado na trama   nas vinhetas  de intervalo  - “Estamos Apresentando  e “Voltamos a Apresentar”.

 

“Estrada do Sol”

Intérprete: Lúcio Alves

Compositores: Antônio Carlos Jobim e Dolores Duran



        Os eternos apaixonados Adelaide e Norman, os personagens da  Cássia Kiss Magro  e  Gracindo Jr, tinha sua paixão reprimida embalada  por Lúcio  Alves em ‘Estrada do Sol”. 

 

“Que Não Se Vê”

Intérprete: Caetano Veloso

Compositor: Nino Rotta T. Amurri



        Caetano Veloso fecha o CD da trilha com “Que Não Se Vê”  o tema de abertura da novela. 

 

Veja Também:

Zazá

Cara e  Coroa 


Corpo a Corpo Internacional



Anjo de Mim 





Anjo de Mim Internacional 


O  Astro 



Rainha da Sucata Internacional 

Viver  a Vida 



Cobras e Lagartos



Cambalacho Internacional



Pecado Rasgado (1978) 

Cauby Peixoto


Floriano Peixoto 


Murilo Benício 



Osmar Prado 

Caio Blat


Esplendor

Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa:www.wikipedia.com.br  www.memoriaglobo.com.br

Vídeos  : You Tube

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – Sinhá Moça (1986)

        Dez anos depois do grande sucesso de Escrava Isaura (1976), do Gilberto Braga , a novela que a abriu de vez o mercado  internacional para as  tramas brasileiras, a Globo    levou ao ar a trama de Sinhá Moça , escrita por Benedito Ruy  Barbosa , baseada no romance homônimo de Maria Dezonne Pacheco Fernandes .         A trama foi escolhida por ter o mesmo cunho abolicionista de Escrava Isaura , e a Globo fez questão de manter o casal Lucélia Santos e Rubens de Falco como protagonistas, vendendo a trama para o mercado internacional com uma “Nova Escrava Isaura”.         Sinhá Moça foi um grande sucesso no  Brasil  e  teve uma ótima carreira internacional. A partir do próximo dia 29   a novela  está de volta pelo Canal Viva   e poderemos  acompanhar  de novo a bela história de amor entre Sinhá Moç...

Meus Personagens Favoritos da Solange Couto

A Carmem de “Garota do Momento ”         Um espetáculo em forma de atriz, é o mínimo que podemos falar sobre a estonteante Solange Couto , que   está de volta a nossa teledramaturgia na pele da doce e suave Carmem, uma das personagens de Garotado Momento , a nova novela das seis.         Em entrevistas sobre a   Carmem, Solange Couto contou que a personagem é um presente, principalmente por ser tão diferente de outras personagens que   nós nos acostumamos vê-la fazer na tv.         "É a realização de um sonho. Faz 22 anos que venho de personagens espalhafatosos, que ocupam todos os espaços, e de repente a Carmem é um poço de amor, doce, fala baixo, suave, idosa na aparência, no caminhar, na roupa, no coração. É uma coisa incrível pra mim, neste momento em especial", revela.         Com mais de 40 anos de carreira, Solange Cou...

Novelas Inesquecíveis – Duas Vidas (1976)

44 anos de u ma das tramas realistas da Janete Clair que mais foi mutilada pela Censura Federal         Todo mundo deve ter brincado daquele de cama de gato quando criança, certo?  Cama de Gato é um  jogo  feito com um barbante nas mãos onde vão se formando figuras geométricas e o barbante vai passando de mão em mão, sempre formando novas figuras.       Esse jogo foi divulgado no Brasil  no finalzinho de 1976 quando entrou no ar a abertura da novela  Duas Vidas   da autora  Janete Clair . A Autora   continuava apostando em tramas realistas e a novela tinha como personagem principal a obra do metrô no bairro do palácio do catete no Rio de Janeiro,   uma obra do Governo Federal, o que acabou transformando a novela , que estreava há 44 anos,   em uma das obras mais mutiladas pela censura federal.            Cenas simples como a dos personagens r...

Novelas Inesquecíveis – Meu Bem Meu Mal (1990)

        Esta semana o blog vai falar novamente de  obra no horário nobre do autor Cassiano Gabus Mendes . Na semana passada foi Champagne (1983)  e hoje vou  falar de Meu Bem Meu Mal , a segunda e última novela do autor no horário nobre , que está completando 25 anos de estreia.         Com Meu Bem Meu Mal o autor resolveu não arriscar e logo declarou que não mostraria nada de novo. Assim Meu Bem Meu Mal foi realmente uma novela das oito, diferente de Champagne que tinha uma espinha dorsal de novela das sete apresentada no horário das oito.         Cassiano apresentou um leque de clichês e ganchos que fizeram o público logo se interessar pela trama, que conseguiu aos poucos se firmar no horário. Personagens passionais e dúbios que mostravam novas facetas a cada virada da trama aguçaram o interesse do público.       ...

e10blog – Retrospectiva 2023 – Novelas Inesquecíveis

  Janeiro Corpo Dourado Fevereiro Deus Salve o Rei   Março A Volta de Beto Rockfeller  Abril Onde Nascem os Fortes Maio Amor a Vida  Junho Pecado Mortal  Julho De Quina Pra Lua  Agosto O Mapa da Mina Setembro Três Irmãs Outubro Canavial  de Paixões  Novembro Rebelde  Dezembro   Perola Negra    Veja Também: Novelas Inesquecíveis 2022  Meus Persoangens Favoritos  Meus Personagens 2021  No Tema e Na Trilha  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 22.11.2025

Isabela Garcia de Volta as novelas da Globo IsabelaGarcia volta às novelas da Globo em Quem Ama, Cuida, substituta de Três Graças às nove.   A atriz vai dividir a cena com LeticiaColin e Tony Ramos – um dos principais núcleos da trama de WalcyrCarrasco e Claudia Souto , com direção artística de Amora Mautner .   Vai ser um reencontro cênico entre ela e Tony que já rendeu vários momentos a nossa teledramaturgia   - como em Pai Herói (1979), Bebê a Bordo   (1988) e OSétimo Guardião   (2018).   Globo entre de vez   com sua teledramaturgia   nas   redes sociais e novo formato vertical         Além das   novelas verticais inéditas   que já estão sendo   divulgadas , a Globo confirmou   spin-offs no mesmo estilo   , incluindo microdramas no Globoplay focados em personagens populares como Bibi Perigosa, personagem da JulianaPaes em A Força do Querer , Ramiro e...