Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Uma Saudade - Elizângela (1954 / 2023)

A Matilde de  Roque Santeiro” no Viva   e a  Sandra  de “Plumas e Paetês” no Viva



        Ela  vem roubando a cena  com a sensualíssima Matilde  de Roque Santeiro  no Viva e  a  partir do dia 20  vai está na reprise  de Plumas  e Paetês  e , com isso  vamos  poder  matar a saudade  da  eternamente inesquecível  Elizangela.

          A atriz estreou na tv ainda criança apresentando na televisão o Clube do Guri, na Tv Tupi do Rio  e em 1965 apresentou o Essa Gente Inocente, na Tv Excelsior  também do  Rio. Na Globo estreou em 1966,  no Clube do Capitão Furacão, programa infantil comandado por Pietro Mário.

        Nas novelas a  estreia foi  na década de 70, vivendo a Dalva do Espírito Santo na trama de O Cafona (1971), do autor Bráulio Pedroso.  Com mais de 30 novelas em seu currículo Elizangela é considerada um ícone da teledramaturgia nacional.

        Depois de estrear em 1971 e  participar de algumas novelas, em 1977 ganhou sua primeira personagem de maior destaque, a bela e mimada Patrícia da trama de Locomotivas, do autor Cassiano Gabus Mendes. No auge da sua beleza, na trama sua personagem era disputada pelos personagens do ator João Carlos Barroso e Dennis Carvalho.



        Em 1981, ela deu vida a dissimulada Mariúcha, da trama de Jogo da Vida, do autor Silvio de Abreu; Em 1985,  entra na trama de Roque Santeiro, do autor Dias Gomes, imortalizando a Marilda; outra personagem que acabou virando uma espécie de estilo das personagens vividas pela Elizangela, foi a Rosemary de Pedra sobre Pedra. A personagem também era extravagante e altamente sensual. Casada com Ivonaldo, o personagem do Marco Nanini,  faz o que quer dele, inclusive dá várias puladas de cerca com Jorge Tadeu, o personagem do Fábio Jr.

        A Suburbana Magnólia também deu muito o que falar na trama de Por Amor, do autor Manoel Carlos.

        Em 2004,  entrou na trama de Senhora do Destino, novela do Aguinaldo Silva, para chantagear a vilã Nazaré Tedesco, vivida pela Renata Sorrah.  Djenane,  era ex-colega de Nazaré, da época do bordel Madame Berthe Legrand (Tônia Carrero) e sabia de tudo que ela aprontou para se casar com Luis Carlos (Tarcísio Meira), inclusive sobre o sequestro de Lindalva, a filha vivida pela CarolinaDieckmann, que ela criou como Isabel.

         Em A Favorita, trama do autor João Emanuel CarneiroElizangela voltou às novelas na pele da bem humorada e durona Cilene. Na trama era a mãe apaixonada de Halley, personagem do Cauã Reymond, e além de ser manicure tinha uma agência  com meninas que servem de acompanhantes de homens.

        A Aurora de A Força do Querer, marcou a volta da Elizangela à Globo, depois  de uma   participação na trama bíblica da RecordTv -  A Terra Prometida  (2016). A  personagem mãe  da Bibi Perigosa, vivida  pela Juliana Paes, emocionou em vários momentos da trama.

        O  último trabalho da atriz na tv  foi uma  participação na novela  A Dona  do Pedaço em 2019, do Walcyr Carrasco, como a Carmelinda. 

        Em 2022, por se recusar em se vacinar contra a COVID-19, a atriz foi cortada do elenco da telenovela Travessia, ainda na fase de desenvolvimento pela Globo, e impedida de participar de qualquer outro trabalho enquanto não se vacinasse. Em 2021 a emissora havia determinado que todos os seus funcionários deveriam comprovar estarem vacinados.

        A  Atriz  nos deixou em 3 de novembro de 2023, quando  passou mal em casa e deu entrada no Hospital Municipal José Rabello de Mello em Guapimirim com parada cardiorrespiratória. A atriz acabou falecendo após uma tentativa sem êxito de reanimação. 

Veja Também:

Armando Bógus  


Joao Carlos Barroso

Fevereiro  

Hugo Carvana 

Março 

Celia Helena

Abril 


Carlos Zara 

MaioJ

Elias GLEISER

Junho 


Uma Saudade   - Romulo Arantes 



Renata Fronzi


Agosto

Ilva Nino

Setembro

Ruth de  Sousa 

Novembro

Marilena Ansaldi 

Plumas  e Paetes


Elizangela 


Giovanna Antonelli 



Alexndre Nero 



Alessandra Negrini 

Com trama reta, realista e coerente, A FORÇA DO QUERER, termina como fenômeno da teledramaturgia 
Eliane Giardini



Adriana Esteves 



Rodrigo Lombardi

A Favorita (2008) 
Homenagem da Semana - Manoel Carlos 

Trilha Sonora Eterna - Por Amor (1997)

Novelas Inesquecíveis - Por Amor (1997)

Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 20.11.2024

Carolina Dieckmann é confirmada como a Leila de “ Vale Tudo ”         Carolina Dieckmann  foi confirmada como Leila   no aguardado remake de  Vale Tudo , que estreia em março de 2025 na faixa das nove da  Globo . Inicialmente cogitada para interpretar Heleninha, a atriz Paolla Oliveira acabou sendo escolhida para o papel após uma nova rodada de testes, enquanto Dieckmann foi convidada para dar vida à personagem que marcou a carreira de Cassia Kis na versão original, que foi a responsável pelo assassinato da Odete Roitmann ( Beatriz Segall) .   Thiago Martins é outro escalado para o remake         Thiago Martins interpretará Vasco, um porteiro com aspirações musicais. Sonhando em ser cantor de pagode, o personagem terá um trio que se apresenta em bares e casas noturnas. Ele busca complementar sua renda com apostas em jogos de azar, além de lidar com os desafios de criar...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas – 23.11.2024

  Band vai voltar  a   produzir novelas         Sem produzir novelas desde Água na Boca , em 2008, a Band vai voltar   a investir   no gênero. A emissora fechou contrato com o Jayme Monjardim para produzir Romaria , novela que o diretor tentou emplacar na Globo até sua saída no   Canal. A história é criada pelo Jayme e escrita por Letícia Wierzchowski , a mesma   autora do livro   A Casa das SeteMulheres , que virou minissérie   na Globo , dirigida por ele.   Clara Moneke será   estrela da próxima novela das sete         Clara Moneke que brilhou em Vai na Fé e No Rancho Fundo , será estrela da próxima   novela das sete   - Dona de Mim, da Rosanne Svartmann , que terá como protagonista   masculino Felipe Simas .     A trama substituirá  Volta por Cima   e abordará questões sociais e contemporâneas, trazendo ...

As Novelas de 2014

        Este ano no campo das novelas a teledramaturgia não foi muito feliz. Nenhum fenômeno do tipo Avenida Brasil (2012) ou Cheias de Charme (2012) , e muitas apesar de uma boa audiência não chegaram a virar uma coqueluche. Mas em compensação Joia Rara , novela das autoras Thelma Guedes e Duca Rachid  foi a ganhadora do Emmy Internacional de Melhor Novela. Amor à Vida (Globo, 20 de Maio de 2013 à 01 de Fevereiro de 2014)         A primeira novela em horário nobre do Walcyr Carrasco terminou 01 de fevereiro de 2014 e foi exatamente esse último mês da novela que fez com o público se apegassem à trama. A transformação do vilão “Bicha má” Félix (Mateus Solano)  em protagonista foi o grande destaque da trama que deu para ele as duas cenas que finalizaram a novela. O Primeiro beijo gay do horário nobre global finalmente saiu entre os atores Mateus Solano e Thiago Fragoso . A Cena final de rec...

Rapidinhas – 05.10.2024

  Logotipo “ Garota do Momento ” – Nova novela das seis da Globo A  Globo  anunciou as novidades do último trimestre de 2024, destacando a estreia de  Garota do Momento , sua próxima novela das seis. O primeiro teaser e a logo da novela também foram revelados, aumentando a expectativa em torno da estreia. Escrita por  Alessandra Poggi  e com previsão de 185 capítulos, a trama começará a ser exibida no dia 4 de novembro de 2024 e seguirá até 6 de junho de 2025. Com uma proposta leve, divertida e emocionante, a história se passa no final dos anos 1950, ambientada principalmente em Copacabana, Rio de Janeiro, com algumas cenas filmadas em Petrópolis.   Felipe Simas na RecordTv         O ator  Felipe Simas , que tem uma longa trajetória na  Globo , incluindo sua participação em produções como  As Aventuras de José e Durval  no Globoplay , está de mudança para a  Record . Simas será u...

Trilha Sonora Eterna – Viver a Vida Nacional 1 (2009)

        Viver a Vida    está de volta em reprise pelo Canal Viva   a  partir do próximo dia 22.07. A novela de autoria do Manoel Carlos , foi a primeira a  ter  uma Helena Negra do autor, assim com a  primeira protagonista  negra no horário nobre da emissora – vivida  pela TaisAraújo .         A novela teve em  seu total 5  trilhas – 2  nacionais , uma internacional , uma complementar e uma instrumental.          No post  de hoje vamos dissecar a trilha nacional que ficou marcada   por   2 faixas  -  “ Shimbalaiê ” que  deu  popularidade ao nome da cantora Maria Gadú e “ A  Mulher que eu Amo” ,  do Roberto Carlos , que  apesar de ser inédita, já estava gravada antes  da novela, mas casou com perfeição com o casal Marcos e Helena – José Mayer e Ta...

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Tam...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...