Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis - Os Ricos Também Choram (2005)

Remake  produzido pelo SBT do  original Mexicano completa 20 anos



        Em 2005, o SBT apostou alto ao produzir a sua versão brasileira da clássica novela mexicana Os Ricos Também Choram, e entregou um melodrama marcante que conquistou os telespectadores com emoção, reviravoltas e muito romance.

        A versão original de Os Ricos Também Choram (produzida pela mexicana Televisa em 1979) estreou no Brasil em 05/04/1982, juntamente com Destino, uma produção nacional com texto importado. Foram as primeiras novelas exibidas pelo SBT. A novela brasileira passou despercebida, mas Os Ricos Também Choram tornou-se um sucesso, mesmo tendo quase 300 capítulos. A atriz Verônica Castro, que vivia a protagonista, Mariana Villareal, veio ao Brasil prestigiar o sucesso de sua novela.



A história é também conhecida nossa  graças a um remake mexicano estrelado pela atriz e cantora ThaliaMaria do Bairro, produzida pela Televisa em 1995 e exibida pelo SBT, pela primeira vez, em 1997.

A ideia de fazer uma versão brasileira de Os Ricos Também Choram surgiu em 2003, mas a emissora teve dificuldades de adquirir os direitos da novela e  só em 2005  pode ser finalmente  produzida. 



Protagonizada por Thaís Fersoza e Márcio Kieling, a trama conta a história de Mariana, uma jovem humilde e batalhadora que, após perder o pai, vai morar na casa de um empresário rico e acaba enfrentando o preconceito e as armadilhas da alta sociedade. Ao se apaixonar por Carlos (Márcio Kieling), o filho do patrão, Mariana mergulha em um mundo de paixões proibidas, traições e superações.

A Versão brasileira  foi adaptada  por Aimar Labaki, Marcos Lazarini, GustavoReiz e Cochi la Brana, mas  o SBT fez praticamente uma outra novela. Foi  utilizada   a espinha dorsal  e criada tramas paralelas e assuntos que não existem no texto original. Até os nomes de alguns personagens foram trocados, para dar características mais brasileiras a história. O sobrenome da protagonista, por exemplo, deixou de ser Villareal, mexicano, para ser Martins.

Doc Comparato tinha sido contratado em junho de 2004 como consultor de dramaturgia do SBT. Promoveu oficinas de atores, chegou a adaptar o primeiro capítulo da novela e trabalhava no projeto de uma minissérie, mas desentendimentos provocaram sua demissão. Com sua saída, Marcos Lazarini foi convocado a adaptar a trama.



Diferente da versão original, na qual a trama era ambientada na atualidade, essa segunda versão se passou na década de 1920. Doc Comparato, quando ainda estava na emissora, pretendia abordar a Semana de Arte Moderna, a chegada do cinema, a expansão da fotografia e o momento de ebulição por que passava São Paulo. A emissora, no entanto, tratou de mudar a ambientação para os anos 1930 e mostrar a crise nas fazendas de café, atingidas pelo crack da Bolsa de Nova Iorque, em 1929.

A Certa altura da trama, Marcos Lazarini recebeu ordens do SBT para encurtar a novela, e se preparou para finalizá-la. Porém o crescimento comercial de Os Ricos Também Choram encheram os olhos do  SBT que, deu uma  nova ordem para  cancelar  o encurtamento. Como ainda  tinham muitas tramas para serem  finalizadas, praticamente isso não foi sentido  no ar. 



Thaís Fersoza conquistou o público com sua doçura, força e determinação ao enfrentar os desafios da vida e do amor a  frente  da protagonista Mariana.  A novela foi um marco na carreira da atriz, que já vinha se destacando desde os tempos de Malhação. Com uma atuação madura e sensível, Thaís mostrou que estava pronta para protagonizar grandes histórias.

A  abertura da novela, é considerada  uma das melhores  produzidas pela emissora.  Ao som da música “Pensando em Ti”, na voz da cantora Márcia A câmera passeava pela cidade cenográfica, movimentada, focalizando os nomes dos atores do elenco, que apareciam sobre cartazes, reclames, placas, faixas e rótulos, enquanto alguns personagens surgiam em cena. No encerramento, os nomes dos atores eram substituídos por dizeres próprios do que representavam nos cartazes e placas.



Embora tenha enfrentado forte concorrência no horário, a audiência de América (2005), trama  que  a Globo exibia  na época , Os Ricos Também Choram conquistou um público fiel e entrou para a lista de novelas marcantes do SBT, ajudando a consolidar o perfil da emissora como produtora de teledramaturgia nacional inspirada em tramas latinas.

Ficha Técnica :



Novela do  autores   Aimar LabakiGustavo Reiz e Conchi La Branna

Baseado no Original  de Inês Rodana

Direção Geral: Fernando Rancoletta

Elenco:

THAÍS FERSOZA – Mariana
MÁRCIO KIELING – Alberto / Adão
FELIPE FOLGOSI – Bernardo
JONAS BLOCH – Coronel Antônio Domingues
GLAUCE GRAIEB – Maria José
FRANÇOISE FORTON – Arabela Guedes
MIKA LINS – Ester
LUDMILA DAYER – Sofia
THIERRY FIGUEIRA – Pedro
FLÁVIA MONTEIRO – Olga
KARLA TENÓRIO – Inês
ANA FUSER – Solange
MARCELA MUNIZ – Gênova
NICOLA SIRI – Nino
PATRÍCIA GASPAR – Tolosa
JIDDU PINHEIRO – Agustin
EDSON MONTENEGRO – Aldeniy
GRAÇA DE ANDRADE – Tiana
ILDI SILVA – Kemi
MAGALI BIFF – Otávia
NANY DI LIMA – Mira
JOAQUIM LOPES – Samuel / Daphne / Von Kalvus / falso Adolfo Coimbra
CELSO BERNINI – Hugo / Josefina / Cáspio
CÉSAR PEZZUOLI – Sr. Salgado
GUILHERME TRAJANO – Luís Carlos
FERNANDO PAVÃO – Dr. Ulisses
DÉBORA GOMEZ – Gina
CARLA FIORONI – Naná / Nenê
MILENA TOSCANO – Martina
WÁLTER CRUZ – Juvenal da Costa
PHIL MILER – Adolfo Coimbra / Tristão
FERNANDO NEVES – Epitácio Moreira



e
FLÁVIO GALVÃO – Coronel Evaristo Martins
JULIANA ALMEIDA – Esperança

 

Exibição :  18 de Junho de 2005  à 14 de Janeiro de 2006

Capítulos : 153

 

Veja Também:

Sol Nascente


As Bruxas 



Floribella



Jogo do Amor 



Meu RIco Portugues



Tempos Modernos



Amor sem Igual 



Novelas Inesquecíveis - Nino,  o Italianinho (1969)

Aberturas Inesquecíveis - América (2005) 
Meus Personagens Favoritos da Déborah Secco

Meus Personagens Favoritos do Murilo Benício

Atrizes Latinas


Aberturas de  Novelas do SBT


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipedia.com.br www.memoriaglobo.com.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Vejam os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Fevereiro

        Confira os   títulos que a Globoplay vai disponibilizar no mês de fevereiro nas seções Resgate, Fragmentos, Originalidade   e   Minissérie . Dia 02.02   - Porto dos Milagres (2001) - clássico do realismo fantástico, do autor  Aguinaldo Silva , entra para o catálogo na seção Originalidade.     Apresentada originalmente em 2001, A Trama  é protagonizada por  Antônio Fagundes ,  Cássia Kiss ,  Marcos Palmeira   e  Flávia Alessandra , e volta exatamente no dia   Iemanjá, uma das    personagens da história baiana.     Dia   09.02   - Duas Vidas (1976 )   - Vem na seção Fragmentos .   A trama setentista da autora  Janete Clair, protagonizada por BettyFaria , Francisco Cuoco e Mário Gomes ,  propunha três partes distintas: a vivência dos moradores desapropriados pelas obras,  a dispersão deles , e...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 22.11.2025

Isabela Garcia de Volta as novelas da Globo IsabelaGarcia volta às novelas da Globo em Quem Ama, Cuida, substituta de Três Graças às nove.   A atriz vai dividir a cena com LeticiaColin e Tony Ramos – um dos principais núcleos da trama de WalcyrCarrasco e Claudia Souto , com direção artística de Amora Mautner .   Vai ser um reencontro cênico entre ela e Tony que já rendeu vários momentos a nossa teledramaturgia   - como em Pai Herói (1979), Bebê a Bordo   (1988) e OSétimo Guardião   (2018).   Globo entre de vez   com sua teledramaturgia   nas   redes sociais e novo formato vertical         Além das   novelas verticais inéditas   que já estão sendo   divulgadas , a Globo confirmou   spin-offs no mesmo estilo   , incluindo microdramas no Globoplay focados em personagens populares como Bibi Perigosa, personagem da JulianaPaes em A Força do Querer , Ramiro e...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...