Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Deus nos Acuda (1992)

 


        Maria Escandalosa (Cláudia Raia), Celestina  (Dercy Gonçalves)  e volta da Dona Armênia (Aracy Balabanian) , esses foram alguns dos destaques de Deus Nos Acuda, trama encomendada ao autor Silvio de Abreu para o horário das sete, logo após o sucesso de Rainha da Sucata (1990),  no horário das nove, para competir como os programas jornalísticos popularescos que começam a pipocar naquele ano  - O Aqui Agora do SBT, por exemplo.

        Com um céu estilizado tem  como principal anjo a saudosa Dercy Gonçalves como Celestina,    que recebe a tarefa  para não ser rebaixada, ter que mudar os comportamentos de um ser humano, sem ter que  mexer com livre arbítrio, e ela escolhe exatamente a trambiqueira Maria Escandalosa, vivida pela exuberante Claudia Raia, protagonista da novela.

          Além da Dercy Gonçalves e Cláudia Raia,  a trama tem como outros  protagonistas Edson CelulariFrancisco CuocoMarieta Severo (de vilã), Glória Menezes e um grande elenco.

        Pegando carona em Rainha da Sucata, Silvio de Abreu ainda trouxe  Dona Armênia  e suas três filhinhas de volta. A personagem  vivida por AracyBalabanian  havia sido um dos destaques da trama das oito e novamente conquistou o público em Deus nos Acuda.

        A Novela apresentou um arsenal de ideias que chamou a atenção do público. Tendo como eixo central uma sátira bem humorada do pais, que já era apresentado na bela abertura,  uma maré de corrupção e injustiças.

        A trama não está entre as  melhores do Silvio de Abreu, mas se salvou de um fracasso total graças a esperteza do autor e um elenco estrelar.

        Tudo isso foi embalado por uma trilha sonora nacional de peso! A seleção musical refletia perfeitamente o clima da trama, com canções que iam do romântico ao divertido, passando por sucessos que marcaram época.



        A disco teve  a CláudiaRaia/Maria Escandalosa  na capa, e  produção artística do Renato Ladeira  com  direção musical do Mariozinho Rocha e  contou com nomes como Fabio Jr, Marisa Monte, Ney Matogrosso, Gal Costa, Biquini Cavadão,  Leandro e Leonardo entre outros.

        Vamos relembrar  essa trilha  faixa  a faixa :

 

“Não  Olhe Assim”

Intérprete: Leandro e Leonardo

Compositores: César Augusto e  César Rossini



        Não Olhe Assim" da dupla Leandro & Leonardo, abria a trilha.  Essa canção inesquecível marcou época nos anos 90 e ganhou ainda mais destaque ao embalar cenas da novela.  Com sua melodia romântica e interpretação cheia de sentimento, a música foi tema da personagem Uli, vivida na trama pela Mylla Christie.

 

“Rio e Canoa”

Intérprete e Compositor:  Fábio Jr



        Lançada no início dos anos 90, a música "Rio e Canoa", interpretada e composta  com toda a emoção pelo  Fábio Jr., é daquelas canções que atravessam o tempo e continuam emocionando. Com uma letra carregada de metáforas sobre o amor, o destino e as dificuldades dos relacionamentos, a canção se tornou inesquecível para quem viveu aquela época. Em Deus nos Acuda, a música foi tema do personagem Paco, vivido  pelo ator Raul Gazolla.

 

“Ainda Lembro”

Intérpretes: Marisa Monte e Ed Motta

Compositores:  Marisa  Monte e Nando Reis



        Lançada em 1994 no álbum "Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão", a faixa fala sobre amor, saudade e as lembranças que insistem em permanecer, mesmo depois do fim. A voz suave de Marisa se entrelaça perfeitamente ao timbre marcante de Ed Motta, criando uma atmosfera melancólica e inesquecível. Ricardo, o personagem do Edson Celulari, protagonista da trama, ganhou essa faixa como  tema.

        Uma música que atravessa gerações e continua atual, mostrando a força da MPB e o talento desses dois grandes artistas.

 

“Deus nos Acuda”

Intérprete e Compositor:  Tadeu Mathias



        Com letra crítica e atual até hoje, a música “Deus nos Acuda” faz um retrato ácido do Brasil da época, misturando sarcasmo, política e clamor por justiça social. A combinação da performance vocal intensa de Tadeu criava um verdadeiro manifesto visual e sonoro.  A Música    certamente foi  composta especialmente para  a trama, uma pena que tocou pouquíssimo dentro da trama. Ele foi usada  nas cenas de intervalo “Estamos Apresentando” e “Voltamos a Apresentar”.

 

“Vento Ventania”

Intérpretes: Biquini Cavadão

Compositores:  Álvaro Birita ,  Bruno GouveiaCarlos Coelho,  Miguel Flores,  André SheikBeni



        Vento Ventania” é um hino de liberdade da banda Biquini Cavadão. Lançada em 1991, a música se tornou um dos maiores sucessos da banda e até hoje é lembrada como um verdadeiro grito de liberdade e aventura. Com versos que falam de correr pelo mundo, desafiar limites e se entregar ao vento, a canção tem uma energia contagiante que marcou os anos 90. Em  Deus nos Acuda  a música  embalou o personagem Ígor, vivido pelo ator Cláudio Fontana.


“Falso”

Intérprete: Brigitte

Compositores: João Falcão,  Leninee Dudu Falcão



        Tomás,   o personagem vivido pelo saudoso Jorge Dória, pai da protagonista Maria (Claudia Raia), é  um trambiqueiro daqueles  e  como tema ganhou essa faixa bem  sugestiva.  “Falso”, composta por Lenine, Dudu Falcão e João Falcão, foi a primeira  música  de trabalho da banda brasileira Brigitte.

 

Heaven Seven (Sétimo Céu)”

Intérpretes: A Caverna

Compositores:  Renato Ladeira, Julinho Teixeira e Roberto Lly



        A música “Heaven Seven”, interpretada pelo grupo A Caverna, que fechava o lado A do disco da trilha,  foi o tema instrumental da personagem Celestina, vivida  pela  magistral Dercy Gonçalves, que  fazia  uma verdadeira revolução  no céu da  novela Deus nos Acuda.

 

“Brigas”

Intérpretes: Altemar Dutra e Cauby Peixoto

Compositores: Jair Amorim e Evaldo Gouveia



        Félix  e Gilda, os  personagens do Ary Fontoura  e Louise Cardoso, tiveram seu  romance embalado por esse  clássico.  Cauby Peixoto, com sua voz poderosa e inconfundível, sempre foi conhecido por seu estilo teatral e elegante. Já Altemar Dutra, considerado o "rei do bolero" no Brasil, trazia uma carga emocional profunda e um canto sereno, mas muito expressivo. Juntos, os dois imprimiram um lirismo único a essa canção. A interpretação conjunta, por dois dos maiores ícones da canção romântica, é lembrada até hoje como um encontro de gigantes da nossa música. Uma verdadeira aula de interpretação e emoção.

 

“La Barca”

Intérprete: Luis Miguel

Compositor: Roberto Cantoral



         Curiosamente  “La Barca” ,   é parte  integrante da  trilha nacional de Deus nos Acuda, foi o tema dos protagonistas Maria Escandalosa e Ricardo, vividos  pela Claudia Raia e Edson Celulari.  Belíssima canção romântica do Luis Miguel,  que faz parte do álbum "Romance", lançado em 1991. Esse álbum foi um marco na carreira do cantor mexicano e ajudou a revitalizar o gênero dos boleros para uma nova geração.

 

“Maria Escandalosa”

Intérprete: Ney Matogrosso

Compositores: Klécius Caldas e Armando Cavalcanti



        "Maria Escandalosa", interpretada pelo Ney Matogrosso,  foi tema da personagem homônima  vivida pela CláudiaRaia, uma das protagonistas da trama. A personagem era uma ladra atrapalhada, carismática e cheia de humor, e a música ajudava a destacar seu espírito livre e seu jeito exagerado e cômico. A faixa traduzia bem o clima irreverente da novela, que misturava crítica social com humor escrachado.

 

“Taça de Veneno”

Intérprete e Compositor: Guilherme Arantes




        A Vilãzona da trama , Elvira, vivida magistralmente  pela Marieta Severo, teve suas vilanias  embaladas pelo Guilherme Arantes em “Taça de  Veneno”.  Em 1991, Guilherme decidiu sair da atmosfera romântica da CBS/Sony e migrou para a EMI Odeon, onde buscava reconectar-se com o pop‑rock contemporâneo. Para isso, ele se auto‑produziu no CD “Crescente”, trazendo à tona um som mais robusto e energético


“Paixão Esquecida”

Intérprete: Yahoo

Compositores: Renato Terra



        A canção “Paixão Esquecida” é uma balada romântica da banda brasileira Yahoo, lançada no álbum “Pára‑Raio” em 1992. Ela ganhou destaque ao se tornar tema da personagem Clarisse , vivida pela Regina Braga  na trama.

 

“Canta Brasil”

Intérpretes: Gal Costa

Compositores:  Alcyr Pires Vermelho e David Nasser



          Uma sátira e ao mesmo tempo uma denúncia da corrupção no Brasil. Era essa mensagem que trazia  a abertura da novela Deus nos Acuda.

        No vídeo da abertura, ao som de  Canta Brasil”, na  voz da Gal Costa,  uma festa da alta sociedade era invadida por uma lama. Sem que os convidados percebessem era afogados  por ela e que vista do alto via-se o mapa do Brasil  escorrendo pelo ralo e o título da trama saindo  dele, como se todos gritassem : “Nos Acuda”!

 

“Balada do Otto”

Intérpretes: A Caverna

Compositores: Beto Saroldi



        A Trilha fecha com outra faixa instrumental de A Caverna com  tema do Otto, o  personagem vivido pelo saudoso Francisco Cuoco. 

 

Veja Também:

Labirinto


Além do Tempo 



Trilha  Sonora Eterna - O  QUinto dos Infernos 



Marron Glace Internacional



Mico Preto Internaciona



Anos Rebeldes



Mico Preto 



Perigosas  Peruas 



Perigosas Peruas Nacional 

Terra Nostra 

Trilha Sonora Eterna - A Vida da Gente (2011) 



Quatro  por Quatro internacional 


Trilha Sonora Eterna - O Bem Amado (1973) 

Francisco Cuoco

Trilha Sonora Eterna - O Salvador da Pátria (1989)

Rick Martin



Luiz Caldas

Guilherme Arantes


Luis Miguel



Yahoo 

Aberturas Inesquecíveis  -Deus Nos Acuda 

Novelas Inesquecíveis  - Deus  nos Acuda 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa:  www.wikipedia.com.br  www.memoriaglobo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Vejam os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Fevereiro

        Confira os   títulos que a Globoplay vai disponibilizar no mês de fevereiro nas seções Resgate, Fragmentos, Originalidade   e   Minissérie . Dia 02.02   - Porto dos Milagres (2001) - clássico do realismo fantástico, do autor  Aguinaldo Silva , entra para o catálogo na seção Originalidade.     Apresentada originalmente em 2001, A Trama  é protagonizada por  Antônio Fagundes ,  Cássia Kiss ,  Marcos Palmeira   e  Flávia Alessandra , e volta exatamente no dia   Iemanjá, uma das    personagens da história baiana.     Dia   09.02   - Duas Vidas (1976 )   - Vem na seção Fragmentos .   A trama setentista da autora  Janete Clair, protagonizada por BettyFaria , Francisco Cuoco e Mário Gomes ,  propunha três partes distintas: a vivência dos moradores desapropriados pelas obras,  a dispersão deles , e...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 22.11.2025

Isabela Garcia de Volta as novelas da Globo IsabelaGarcia volta às novelas da Globo em Quem Ama, Cuida, substituta de Três Graças às nove.   A atriz vai dividir a cena com LeticiaColin e Tony Ramos – um dos principais núcleos da trama de WalcyrCarrasco e Claudia Souto , com direção artística de Amora Mautner .   Vai ser um reencontro cênico entre ela e Tony que já rendeu vários momentos a nossa teledramaturgia   - como em Pai Herói (1979), Bebê a Bordo   (1988) e OSétimo Guardião   (2018).   Globo entre de vez   com sua teledramaturgia   nas   redes sociais e novo formato vertical         Além das   novelas verticais inéditas   que já estão sendo   divulgadas , a Globo confirmou   spin-offs no mesmo estilo   , incluindo microdramas no Globoplay focados em personagens populares como Bibi Perigosa, personagem da JulianaPaes em A Força do Querer , Ramiro e...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...