Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis - Araguaia (2010)

Trama do Walther Negrão  que  levou o público para as margens do Rio Araguaia em uma novela que mistura romance, aventura e misticismo indígena completa 15 anos.

 


No centro da trama de Araguaia ,  Solano (Murilo Rosa), marcado por uma maldição Karuê, vivia um intenso triângulo amoroso com Estela (Cléo Pires) e Manuela (Milena Toscano). O enredo conquistou corações, e a força do casal Solano & Estela foi tão grande que mudou até o final originalmente planejado.

        Gravada em locações reais em Goiás,  Araguaia  encantou pela fotografia, cenários naturais e valorização cultural. Além disso, reuniu um elenco de peso com nomes como Lima Duarte, Edson Celulari, Juca de Oliveira e Júlia Lemmertz.



        Araguaia completa 15 anos de sua estreia e permanece na memória como uma das novelas mais belas e marcantes das seis, celebrada por seu clima de fábula e pelo resgate de tradições brasileiras, um estilo que  começava a se perpetuar a partir de então.

        A trama tinha um estilo  ‘Rurbano”  expressão que mostra essa mistura entre tradição e modernidade, urbano e rural, natureza e civilização”,  uma  alusão ao conceito  criado pelo sociólogo Gilberto Freyre, que aponta para a diluição das fronteiras entre o campo e a cidade. Algo bem parecido já havia  ocorrido em outra trama de sucesso do  autor   - Fera Radical (1988).

        Os protagonistas da trama, nomes que praticamente  estreavam com  personagens de maior  peso,   fizeram trabalhos impecáveis - 



        Murilo Rosa , como Solano, fez um bom equilíbrio entre o herói tradicional e o personagem com dilemas internos (culpa da maldição, responsabilidades). Sua preparação física e com animais ajudou na verossimilhança. Foi uma atuação convincente para o tipo de protagonista de novela das seis.



        Milena Toscano, vivia  sua primeira protagonista na Globo com a Manuela.   Demonstrou bom carisma, presença em cena, especialmente em cenas de natureza, conflito amoroso e dramáticas. O fato dela fazer equitação, participar das cenas externas, enfrentar os desafios de atuação em locais rústicos ajudou a dar autenticidade.



        Cléo Pires  sempre traz um charme natural e uma  presença marcante. Em Araguaia,  claro que  foi estranho  incialmente vê-la com indígena (hoje ela seria execrada) , mas  sua Estela teve cenas de conflito interno, de dualidade entre passado/identidade e vida presente — e ela soube explorar isso. Sua preparação corporal, o figurino, a ambientação ajudaram a compor bem a personagem diferenciada, não só “a segunda mulher” do triângulo amoroso, tanto que  no  final  ganhou o galã. 



        Originalmente, a ideia era que Estela morresse no desfecho, e que Solano terminasse com Manuela. Mas, devido à reação do público (que se identificou mais com Estela-Solano), o autor alterou o roteiro para favorecer esse casal.

        Lima Duarte, com o grande vilão Max,  apresentou bem mais que uma atuação forte, que em se tratando do ator já era esperado, mas  ele foi  além.  Conseguiu  passar autoridade, ameaça e ambiguidade —  um vilão que não era  apenas “mau”, mas que tinha  motivação, histórico e presença.

        Algumas tramas paralelas  chamaram atenção em Araguaia  - O romance entre Amélia (Julia Lemmertz) e  Vitor (ThiagoFragoso)  - Ela casada com o vilão  Max (Lima Duarte) e  ele o ex-namorado de sua filha. Esse romance chamou atenção do público que  torceu pelo final feliz do casal.

        Terê (Thais Garyp) é dona do circo Gran Tenório e tem uma estalagem que é uma das locações de Araguaia. Além disso, possui o dom de prever o futuro. O circo mambembe é composto por um carroção que serve como moradia, bilheteria, palco e escritório.



        Do balcão de seu armazém, Janaína, a personagem da Suzana Pires,  participa ativamente de todos os assuntos de interesse de Girassol. Fala de igual para igual com qualquer homem e impõe ordem e respeito. Ficou viúva cedo e teve de aprender a se impor para sobreviver e criar o filho Bruno (Luciano Scalioni). Para as tarefas no bar, além do filho, Janaína também conta com a ajuda da irmã mais nova, Nancy, que  marcou a estreia em novelas da Mariana Rios, vinda do sucesso de 2 temporadas de Malhação,  que, muito vaidosa e preguiçosa, vive às turras para não cumprir suas obrigações. Por defesa ou por falta de tempo, Janaína nunca mais se casou. No fundo, ela decidiu permanecer fiel ao seu falecido marido. Essa devoção só é abalada quando ela se encanta por Frederico  (Raphael Viana), filho de seu maior inimigo, o fazendeiro Max (Lima Duarte).

        A Saudosa Eva Wilma como Beatriz dona do salão de  beleza  da cidade de Girassol  protagoniza  outra trama paralela importante  para Araguaia – Ela é a verdadeira  mãe de Solano que vem a procura  do filho.



        No elenco jovem chamam a atenção as belas Safira (Cinara Leal), Ametista (Nanda Lisboa) e Esmeralda (Raquel Villar)   as joias mais preciosas de seus pais, o ex-garimpeiro Cirso (Gesio Amadeu) e a cozinheira Pérola (Tânia Alves). Nos últimos capítulos da história, no entanto, Safira descobre não ser filha biológica de Cirso. Ela é fruto de um relacionamento de Pérola com Estevão, um homem mais velho que abandonou sua mãe grávida. Pérola explica à filha que nunca traiu Cirso e que ele a assumiu mesmo sabendo que ela esperava um filho de outro homem.



        A novela foi a primeira  das 18h transmitida  em alta definição o que destacou ainda mais os belos cenários  rústicos importante para trama.

        Araguaia foi   bem recebida, porém  é   mais  lembrada   pelo visual, pelas paisagens, pela tentativa de misturar folclore/misticismo com romance e aventura   do que por  sua   força dramática e folhetinesca. 

Ficha Técnica:

Novela  do autor Walther  Negrão

Direção Geral: Marcos Schechtman

Elenco:



MURILO ROSA – Solano
MILENA TOSCANO – Manuela
CLÉO PIRES – Estela / Estrela
LIMA DUARTE – Max (Maximiliano Martinez)
JÚLIA LEMMERTZ – Amélia
LAURA CARDOSO – Dona Mariquita (Maria Quitéria)
EVA WILMA – Beatriz (Pierina)
THIAGO FRAGOSO – Vítor Vilar
RAPHAEL VIANA – Fred
SUZANA PIRES – Janaína
MARIANA RIOS – Nancy
OTÁVIO AUGUSTO – Padre Emílio
EMÍLIO ORCIOLLO NETTO – Neca Tenório
NANDO CUNHA – Pimpinela
THAÍS GARAYP – Terê
ÂNGELO ANTÔNIO – Delegado Geraldo Luti Filho
GÉSIO AMADEU – Cirso
TÂNIA ALVES – Pérola
TURÍBIO RUIZ – Xamã
FLÁVIA GUEDES – Aspásia
BRUNA MARQUEZINE – Terezinha
LUCIANO SCALIONI – Bruno
MARIA JOÃO CHIAPETA – Glorinha (Sargento Mourão)
YUNES CHAMI – Mamed
ANINHA LIMA – Lenita
THIAGO OLIVEIRA – Tavinho
PAULA PEREIRA – Dora
CINARA LEAL – Safira
RAQUEL VILLAR – Esmeralda
NANDA LISBOA – Ametista
EDUARDO COUTINHO – Ricardo
LUCIANA CARNIELLI – Lurdinha
RICARDO CASTRO – Caroço (Welber)
ISABELLE MARQUES – Cotinha
ADILSON MAGHÁ – Genão (Genésio)
MÁRCIO ROSÁRIO – Veloso
CHRISTOVAM NETTO – Marreta
ALINE BARCELLOS



as crianças
FREDERICO VOLKMANN – Tomé
CADU PASCHOAL – Pedro
DOUGLAS MOREIRA – André
ROBERTA PIRAGIBE – Verônica
BRENDA DINIZ – Maria
LAURA BARRETO – Madalena
LUIGI MATHEUS – Mateus
KARINA FERRARI – Juliana

e
ALICE MOTTA – Antônia (ancestral de Antoninha que deu origem à “maldição das Antônias”)
BRUNO PADILHA – falsifica o teste de paternidade de Solano a mando de Max
CLARICE NISKIER – Irmã Dulce (religiosa que leva as crianças do Padre Emílio)
DIOGO OLIVEIRA – Apoena (índio que amou Antônia no passado)
EDSON CELULARI – Fernando (filho de Antoninha, pai de Solano)
HENRI CASTELLI – Rudy (Rudolf)
JONAS MELLO – Bispo Eugênio (chega para investigar o comportamento de Padre Emílio)
JUCA DE OLIVEIRA – Cabo Esquadra (Gabriel, avô de Solano)
LEONA CAVALLI – Marly (mulher de Bento, o falecido marido de Janaína, que vem reinvindicar seus diretos)
LUIZ BACCELLI – médico
LUIZ CARLOS VASCONCELOS – Frei Gusmão (religioso que leva as crianças do Padre Emílio)
MARCELO TORREÃO – orienta Max a respeito das terras de Antoninha
NEUZA BORGES – Ivete (ajuda Solano a encontrar seu avô, Gabriel, e o leva ao Araguaia)
PABLO BELLINI – Hector (tentou incluir Nancy em uma rede internacional de prostituição)
REGINA DUARTE – Antoninha (mãe de Fernando, avó de Solano)
RICARDO VANDRÉ – Siqueira (trabalha na empresa de Max)
SUYANE MOREIRA – Iaru (índia que joga a maldição sobre a família de Antônia)
THALITA RIBEIRO – Jussara (filha do pai biológico de Ametista)

 

Exibição : 27 de Setembro de 2010  à 9 de Abril de 2011

Capítulos:  166

Veja Também:

A  Regra  do Jogo


Os Ricos também Choram (2005) 



Sol Nascente



As Bruxas 



Floribella



Jogo do Amor 



Meu RIco Portugues



Tempos Modernos



Amor sem Igual 

Otavio Augusto


Meus Persoangens Favoritos da Eva Wilma 

Lima Duarte


Fera Radical


Araguaia (2010) 



Nossos Autores  - Walther Negrão
Nossos Autores - Benedito Ruy Barbosa 

Novelas Inesquecíveis - Pantanal  (1990)

Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipedia.com.br www.memoriaglobo.com.br      

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

“Cordel Encantado” estreia nesta segunda no Globoplay Novelas substituindo “Além do Tempo”

        A novela Cordel Encantado será reprisada no canal Globoplay Novelas (ex-C anal Viva) . Exibida originalmente em 2011, na faixa das 18h da Globo , a trama volta ao ar nesta segunda-feira,   15 de dezembro, substituindo a reapresentação de Além do Temp o (2015).         Os capítulos serão exibidos no Globoplay Novelas de segunda a sábado, às 20h05, e com maratona aos domingos a partir de 11h.           Cordel Encantado , trama das autoras  T helma Guedes e Duca Rachid     é uma fábula sobre dois universos distintos: o encantamento da realeza europeia e as lendas heróicas do sertão brasileiro. A união desses mundos é representada pelo romance de Açucena ( Bianca Bin ), uma cabocla brejeira criada por lavradores no nordeste do Brasil, sem saber que é a princesa de um reino europeu. E Jesuíno ( Cauã Reymond) , um jovem sertanejo que desconhece s...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...

Novelas Inesquecíveis – Rebelde (2011)

Versão brasileira do clássico mexicano   foi um dos grandes sucessos da teledramaturgia da   RecordTv             A “ Rebeldemania ” voltou junto com a nova turnê do agora quinteto   que conquistou o   mercado latino em 2004, e aqui no Brasil em 2005, quando a novela original começou a ser transmitida pelo SBT .         O sucesso foi imediato e a novela virou mania aqui também. Em 2011, a RecordTv conseguiu os direitos da trama e levou ao ar   a versão brasileira da trama, que dada as devidas proporções, foi um dos grandes sucessos   da teledramaturgia da emissora.         Essa produção da RecordTv – a segunda parceria com a   emissora mexicana – é baseada na versão da Televisa , adaptada por Pedro Damián , exatamente a que se tornou mais famosa no mercado – responsável pelo fenômeno “ Rebeldemania ”.     ...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

“Apocalipse” - Conheça a nova trama da RecordTv que estreia nesta terça-feira

A produção da mesma autora de Os  Dez Mandamentos e irá retratar o final dos tempos         Nesta terça (21.11) ,  estreia a nova novela bíblica da RecordTv.   Apocalipse , escrita pela autora Vivian de Oliveira (a mesma de Os Dez Mandamentos )  promete inovar.  Primeiro por ser a primeira trama bíblica contemporânea – a novela se inicia na década de 80, passa pela de 90 e chega ao dias atuais a partir da sua segunda semana, porém nem assim deixará de abordar passagens e personagens retratados na bíblia  como dilúvios e tsunamis, o mal, a besta fera e o diabo.  Além do livro O Apocalipse , a autora se inspirou também no Velho Testamento e alguns livro do Novo Testamento da bíblia.         A trama se inicia em 1987,  com um tsunami  num resort na Ásia  que provoca a morte dos pais dos irmãos judeus Alan (Maurício Pitanga) e Uri Gudman (Phelipe Gomes), n...