Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna - Feijão Maravilha (1979)

 


         Bráulio Pedroso homenageava as chanchadas dos anos 50, com uma deliciosa comédia  em Feijão Maravilha que reuniu no elenco nomes que fizeram muito sucesso na  Atlântida, como José Lewgoy, Ivon Cury, Mara Rúbia, Eliana Macedo, Adelaide Chiozzo, Walter D´avilla, Oley Cazarré  e  Grande Otelo

 A Trama protagonizada por Lucélia Santos, passava toda sua ação no Hotel Internacional, um cinco-estrelas, onde se reunia todos os personagens. Eliana, a personagem da Lucélia, trabalha na recepção e vive as voltas com as trapalhadas de Anselmo (Stepan Nercessian), um empresário com contratos que nunca se concretizavam. Eliana é apaixonada por Anselmo, mas ele não percebe esse amor, pois é apaixonado pela bela e rica Bibinha (Maria Cláudia). Os dois são amigos de Benevides (Grande Othelo) e Oscar (Olney Cazarré), carregadores de malas do hotel. A Jovem recepcionista sempre acaba metida nas confusões que os três aprontam.

A Novela correu despretensiosa e acabou consagrando esse estilo comédia-rasgada para o horário das sete global, e a maioria das tramas seguintes  apostaram nele.

A homenagem às chanchadas foi o diferencial da trama e claro,  deixou muita gente emocionada ao ver a dupla Grande Othelo e Olney Cazarré vivendo uma dupla inesquecível, numa explícita a homenagem a Oscarito, eterno parceiro de Othelo nas chanchadas.

Jose Lewgoy na pele do Vilão Ambrósio, o Sombra, nos relembrou seus bons tempos de vilão da Atlântida.

Eliana Macedo e Anselmo Duarte fizeram par romântico em vários filmes da Atlântida, e cenas destes filmes eram levadas ao ar no decorrer da novela como se fossem flashbacks dos seus personagens.

Outros destaques do elenco foram Walther D´avilla e Clarisse Piovesan, em uma réplica brasileira de Marilyn Monroe inesquecível.

Feijão Maravilha  é um dos títulos que a Globoplay vai resgatar esse mês de janeiro e,  para comemorar essa volta, vamos  relembrar sua trilha  sonora no  post de hoje.

A trilha sonora nacional de Feijão Maravilha é um retrato vibrante do Brasil do final dos  anos 70, unindo música, humor e a energia popular que marcaram a novela. Com canções que iam do samba ao soul brasileiro, a seleção musical ajudava a dar ritmo à história leve e bem-humorada, além de reforçar a identidade dos personagens e o clima urbano da trama. Mais do que pano de fundo, a trilha virou parte essencial do sucesso da novela, permanecendo na memória afetiva de quem viveu aquela época.

Entre os nomes presentes no disco estão As Frenéticas, responsáveis pelo contagiante tema de abertura, além de João Nogueira, levando o samba de raiz para a trama. A seleção ainda contou com vozes e talentos como Ney Matogrosso, Luiz Melodia, Marizinha, Robson Jorge e Peninha, mostrando a diversidade musical da época.

Mais do que uma simples coletânea, a trilha de Feijão Maravilha virou um retrato sonoro de um Brasil urbano, popular e cheio de personalidade, eternizado em vinil e na memória dos telespectadores.

 

“Meus Momentos”

Intérprete e  Compositor: Marizinha



        “Meus Momentos” , da Marizinha, abre o  lado A da trilha.   A música foi o  tema da personagem Eliana, a protagonista vivida  pela Lucélia Santos na novela.  Marizinha (nome verdadeiro Mariza Corrêa José Maria) é cantora brasileira nascida no Rio de Janeiro, ligada ao cenário musical dos anos 70 e 80. Ela participou do Trio Esperança antes de seguir carreira solo e, em 1979, gravou o compacto com as canções “Meus Momentos” e “Em Cores”, este último também lançado pela gravadora Odeon/EMI — sendo esse compacto a fonte da canção que entrou na novela.

 

“Nada Importa”

Intérprete: Robson Jorge

Compositores: Robson Jorge e Wather D´avila Filho



        Com uma sonoridade envolvente e marcada pelo romantismo dos anos 70, “Nada Importa”, na voz e composição de Robson Jorge, é uma das canções que ajudaram a dar identidade à novela Feijão Maravilha (1979). A música foi o tema do personagem Jorginho, vivido pelo Marco Nanini. 

Robson Jorge imprime sua assinatura musical, misturando soul, pop e MPB de forma elegante — algo que se refletia muito bem nas trilhas sonoras das novelas da época.

 

“Samba Rubro Negro”

Intérprete: João Nogueira

Compositores: Jorge  de Castro e Wilson Batista



        Clássico absoluto do samba, “Samba Rubro-Negro”, na voz e na alma de João Nogueira, é muito mais do que uma música: é uma verdadeira declaração de amor ao Flamengo e à cultura popular brasileira.

        “Samba Rubro-Negro” une dois símbolos fortes do Brasil — o futebol e o samba — mostrando como ambos caminham juntos na construção da nossa memória afetiva. Um hino que atravessa gerações, mantendo viva a chama da paixão, da tradição e da musicalidade que só João Nogueira sabia expressar com tanta classe. Em Feijão Maravilha  foi o tema do  personagem Rachid, vivido pelo Ivon Curi.

 

“Seu Melhor Amigo”

Intérprete e Compositor: Guilherme Lamounier



        “Seu Melhor Amigo”, do  Guilherme Lamounier é uma canção delicada e profundamente emocional, que traduz com sensibilidade os sentimentos de amor silencioso, lealdade e entrega afetiva. Guilherme Lamounier, conhecido por seu talento como compositor e cantor romântico, constrói aqui uma narrativa em tom de confissão, onde o eu lírico se coloca como alguém sempre presente, disposto a acolher, ouvir e proteger — mesmo sem ocupar oficialmente o lugar de um amor correspondido.

        A  música acompanhou o casal Miró e Adelaide, os personagens na trama vividos pela ator Marcelo Picchi  e a saudosa Elizangela.

 

“O Preto que Satisfaz”

Intérpretes: As Frenéticas

Compositores: Gonzaguinha



         O Charme da novela já era mostrado em sua abertura. Produzida por Paulo Netto e Aloysio Legey,  foi utilizado  uma técnica de sobreposição de maquetes e chroma key. No cenário foram reproduzidos alimentos e utensílios de cozinha. Um grupo formado por um chef de cozinha e por belas cozinheiras dançava e interagia com grãos de feijão, alho, caixas de fósforos e panelas, entre outros objetos. 

        As Frenéticas embalaram essa abertura  ao som dessa canção composta pelo Gonzaguinha.

 

“Tic-Tac do Meu Coração”

Intérprete: Ney Matogrosso

Compositores: Alcyr Pires Vermelho  e Walfrido Silva



        Interpretada com a intensidade inconfundível de NeyMatogrosso, “Tic-Tac do Meu Coração é uma canção que traduz o amor vivido no limite da emoção. A música usa o batimento do coração como metáfora do desejo, da ansiedade e da entrega total a um sentimento que acelera, descompassa e domina. A Canção foi o tema da Madame Fifi, vivida pela  saudosa atriz e vedete Mara Rúbia.

 

“A Voz do Morro”

Intérprete: Luiz Melodia

Compositores: Zé Ketti



        A Voz do Morro” é uma canção que Luiz Melodia regravou em seu álbum “Mico de Circo” (1978), trazendo sua interpretação própria para o samba originalmente ligado ao universo dos morros cariocas, clássico composto por Zé Ketti – uma expressão de orgulho e afirmação cultural (“Eu sou o samba / A voz do morro sou eu mesmo…”).

        Em Feijão Maravilha  a música embalou a dupla Benevides e Oscar, vividos pelos saudosos Grande Otelo e Olney Cazarré.

 

“Belo  Sentimento”

Intérprete e Compositora: Sônia Burnier



        “Belo Sentimento”, na voz de Sônia Burnier, é uma canção marcada pela delicadeza e pela intensidade emocional, típica do repertório romântico da MPB dos anos 1970. A música se constrói a partir de uma interpretação suave e ao mesmo tempo profunda, em que Sônia imprime sensibilidade a cada verso, valorizando a emoção contida na letra.

        A música  foi tema da bela Bibinha, personagem vivida na trama pela atriz Maria Cláudia.

 

“Jogo Sujo”

Intérprete e Compositor: Peninha



        “Jogo Sujo”, do  Peninha é uma daquelas canções que traduzem com intensidade o lado mais doloroso das relações amorosas. Lançada no final dos  anos 1970, a música traz a marca registrada de Peninha: letras confessionais, emotivas e profundamente humanas.

        A música  entrou na trilha sonora da novela Feijão Maravilha, também como tema da personagem Bibinha (Maria Cláudia).


 

“Sapateado”

Intérprete: Ronaldo Resedá

Compositores: Guto Graça Mello e Paulo Coelho



        Lançada no clima vibrante do samba e da música popular brasileira dos anos 1970, “Sapateado”, de Ronaldo Resedá, ganhou ainda mais destaque ao integrar a trilha sonora da novela Feijão Maravilha. A canção traduz com leveza e malandragem o espírito descontraído da novela, marcada pelo humor, pela música e pelo cotidiano carioca.

 

“Smile”

Intérprete:  Lincoln Olivetti

Compositores: Charles Chaplin,  Geoffrey Parsons e  John Turner



        A música “Smile”, de Lincoln Olivetti, é um exemplo sofisticado do talento do maestro, arranjador e produtor que marcou profundamente a música brasileira, especialmente entre o fim dos anos 1970 e a década de 1980.

        Lincoln Olivetti foi responsável por renovar o som da MPB, aproximando-o das tendências internacionais sem perder identidade. Em “Smile”, essa proposta aparece de forma clara: a música transmite otimismo, fluidez e sofisticação, funcionando quase como uma trilha perfeita para cenas cotidianas ou momentos de contemplação, algo muito comum nas instrumentais daquele período.

         A Música fecha a trilha de Feijão Maravilha como tema de amor  dos protagonistas  Eliana e Anselmo, os personagens vividos pela Lucélia Santos e  o Stepan Nercessian. 

Veja Também:

Champagne


As Filhas da Mãe  Internacional



Champagne



Caras e Bocas Internacional



As Filhas da Mãe Trilha 



Caras e Bocas



Amazônia



Dona Xepa 



Deus Nos Acuda Internacional 

Champagne

Maria Claudia


Elizangela 

Feijão Maravilha


Fonte:

Texto: Evaldiano  de Sousa

Pesquisa: www.wikipedia.com.br www.memoriaglobo.com.br

Vídeos: You Tube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Rapidinhas - 17.01.2026

Marcelo Serrado de Volta com Crô  em “ Três Graças ”  - “ Guerreiros do Sol” na Tv aberta   Marcelo Serrado de Volta com Crô   em “ Três Graças ”         O Ator Marcelo Serrado já fechou acordo e vai voltar com o icônico personagem Crô, que   imortalizou em FinaEstampa (2011), na trama de   Três Graças , ambas do autor Aguinaldo Silva .           O personagem   marcou a volta   em grande estilo do   ator a Globo depois de alguns anos como um dos astros   da RecordTv .   “ Guerreiros do Sol ”   na Tv Aberta         Depois de se destacar no Globoplay , Guerreiros do Sol finalmente vai ganhar exibição na TV aberta. A Globo estreia a novela em abril, apostando em uma trama forte, de identidade brasileira e carregada de tensão dramática. Protagonizada   por Isadora Cruz e Tómas Aquino ,   a ...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...