Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna - As Filhas da Mãe (2001)



          Em 2001, Silvio de Abreu apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por FernandaMontenegro -  fomos presenteados com As Filhas da Mãe.

        Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos.

        A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da Globo, cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.

        A trama  estará de volta completinha na plataforma da Globoplay a partir  do dia 27.10, e para comemorar essa volta o e10blog vai dissecar a trilha nacional que acompanhou a trama.

        Com direção musical de Mariozinho Rocha, a seleção musical contou com artistas renomados como Ana Carolina, Skank, MariaBethânia, Gabriel o Pensador, Lulu Santos e Banda Eva, proporcionando uma experiência sonora única para os telespectadores.

Dirigida pelo saudoso Jorge Fernando,  a trama contou com um elenco de peso, incluindo Fernanda Montenegro, CláudiaRaia, Raul Cortez e Alexandre Borges, que deram vida a personagens inesquecíveis.

A trilha sonora nacional de As Filhas da Mãe é um verdadeiro marco na história das telenovelas brasileiras, refletindo a riqueza e diversidade da música nacional.

 

“Ela é Bamba”

Intérprete: Ana Carolina

Compositores: Totonho Villeroy



        "Ela é Bamba"  da cantora e compositora  Ana Carolina, lançada em 2001 no álbum “Ana Rita Joana Iracema e Carolina”, composta por Totonho Villeroy,  destaca-se por sua energia contagiante e pela celebração da mulher multifacetada e resiliente. A Música abre a trilha e foi o tema da personagem Rosalva, vivida  pela Regina Casé.

 

“Acima do Sol”

Intérpretes: Skank

Compositores: Chico Amaral e Samuel Rosa



        A música “Acima do Sol”, da banda Skank, é uma das faixas que refletem o estilo característico do grupo mineiro: mistura de pop-rock com elementos de reggae e uma abordagem poética nas letras. Musicalmente, a canção combina guitarras suaves, baixo marcante e batidas que remetem ao reggae-rock, criando uma sonoridade envolvente e dançante, típica do Skank nos anos 1990 e 2000. Em As Filhas da Mãe a música embalou os personagens Diego e Joana, vividos pelos atores Mário Frias e Priscila Fantin.

 

“Odara”

Intérprete:  Lulo

Compositores: Caetano Veloso



        A música "Odara" do Lulo Scroback,  é uma versão da canção original de CaetanoVeloso, lançada em 1977 no álbum “Bicho”. A palavra "odara" tem origem no idioma iorubá, falado em regiões da África Ocidental, e significa "bom", "alegre", "certo" ou "luminoso". No contexto da música, "odara" transmite uma sensação de felicidade, positividade e harmonia. A música foi o tema do  personagem Waldeck, interpretado na trama  pelo próprio Lulo.


“Primavera”

Intérprete: Maria Bethânia

Compositores: Carlos Lyra e Vinícius de Moraes



        “Primavera”, interpretada por Maria Bethânia, é uma canção que se destaca pelo lirismo poético e pela força da interpretação da cantora. Lançada no álbum “Maricotinha Ao Vivo” (1993), a música traz uma atmosfera de renovação, esperança e contemplação da vida, muito associada à chegada da primavera — simbolizando novos ciclos e sentimentos. Na trama embalou o  romance sereno entre Lulu  de Luxemburgo e Arthur, vividos pela FernandaMontenegro  e o saudoso RaulCortez.

 

“Sem Parar”

Intérprete: Gabriel, o Pensador

Compositores: Itaal Shur e Gabriel, o Pensador



        Tatiana, a protagonista vivida  pela Andreia  Beltrão, foi embalada por essa faixa.  A música “Sem Parar”, do Gabriel,o Pensador, faz parte do estilo característico do artista, que combina rap com críticas sociais e narrativas do cotidiano.

 

“Dream”

Intérprete:  John Pizzarelli

Compositores: J.  Mercer



A música “Dream”, interpretada por John Pizzarelli, é uma reinterpretação do clássico standard do jazz escrito por Johnny Mercer. Originalmente, a canção tem um tom suave, romântico e melancólico, evocando o desejo e a nostalgia de alguém que sonha com o amor ideal. A música  embalou o romântico Ricardo, personagem vivido pelo Reynaldo Gianecchinni. 


“Janela Indiscreta”

Intérprete e Compositor: Lulu Santos



        A música “Janela Indiscreta”, do Lulu Santos, é uma canção que reflete o estilo pop-rock característico do cantor, com melodias envolventes e letras que exploram sentimentos humanos de maneira direta e poética. O título sugere um olhar sobre a vida ou os acontecimentos alheios, como quem observa pela “janela” da curiosidade, lembrando de certa forma a ideia do clássico filme de Alfred Hitchcock, embora a música tenha uma abordagem própria e contemporânea. Leonardo,  o personagem vivido pelo Alexandre Borges ganhou a música como tema. Na trama  ele vive   uma relação complicada com Ramona (Cláudia Raia), seu ex-amigo , que fez transição de gênero e reapareceu como uma linda mulher.

 

“Química Perfeita”

Intérpretes:  Banda Eva

Compositores:  Guadalupe Garcia e G. Alves



        “Química Perfeita  embalou o hilário casal Manolo  e Aurora, vividos pelo Tony Ramos  e a Claudia Ohana. A música  da Banda  Eva, ainda sob o comando de IveteSangalo, tem uma pegada romântica e dançante, característica marcante do axé contemporâneo, e fala sobre o encontro entre duas pessoas que se completam, com uma “química perfeita” que os torna irresistivelmente atraídos um pelo outro.

 

                                        “São Paulo SP”

                                Intérprete: Fernanda Abreu

Compositores: Liminha, Laufer, Fernanda Abreu, Fausto Fawcett



        A música “São Paulo, SP”, da Fernanda Abreu, é um verdadeiro retrato urbano da capital paulista, famosa por sua energia intensa, diversidade cultural e ritmo acelerado. Lançada nos anos 1990, faz parte do repertório que consolidou Fernanda como uma das vozes mais marcantes do pop/funk brasileiro com uma pegada urbana e moderna. Em As Filhas da Mãe  a faixa embalou as locações da trama ambientadas em São Paulo. 

 

                              “Os Olhos do Meu Amor”

                             Intérprete: Sylvia Massari

                     Compositores: Celso Viáfora e Ivan Lins



        A música "Os Olhos do Meu Amor",  interpretada pela Sylvia Massari,  se destacou como tema da personagem da  Cláudia Jimenes na novela As Filhas da Mãe, exibida pela  Globo. A canção foi composta por Ivan Lins e Celso Viáfora, dois renomados músicos brasileiros.

 

Orora Analfabeta”

Intérprete:  Exaltasamba

Compositores: Nascimento Gomes e Gordurinha



        Cláudia Ohana, na pela da Aurora, deu um show de humor  com o analfabetismo  da personagem.  Como tema ganhou essa faixa  do Exaltasamba. Um pagode que traz toda a essência do grupo, combinando romance, humor e uma pitada de malícia típica das composições do gênero. Lançada durante a fase de grande popularidade do grupo, a canção mistura uma batida envolvente de samba-pagode com letras que brincam com a ideia de paixão e desencontros amorosos.

 

“You Don´t  Know Me”

Intérprete: B.B. King e Dianne Schuur

Compositores: Eddy Arnold e Cindy Walker



        O Complexo casal Leonardo e Ramona, vividos pelo AlexandreBorges e Cláudia Raia, tiveram sua relação acompanhada  por “You Don’t Know Me” interpretada por B.B. King,  uma balada de blues marcada pela característica interpretação emotiva do rei do blues. Ela reflete sobre sentimentos de desapego e incompreensão dentro de um relacionamento, transmitindo a dor de alguém que sente que a outra pessoa não o conhece de verdade, apesar da proximidade.

       

“Mero Detalhe”

Intérprete e Compositor:  Lenine



        Adriano,  o grande vilão de As Filhas da Mãe, interpretado pelo Thiago Lacerda, ganhou como tema “Mero Detalhe”, do Lenine, uma das faixas mais marcantes do cantor e compositor pernambucano, conhecida por sua profundidade poética e musicalidade sofisticada.

 

“Funk The Fashion”

Intérprete e compositor:  Vinny



        "Fuck the Fashion" é uma música do cantor brasileiro Vinny, lançada em 2000 no álbum “Quando o Tempo Pára”. A faixa apresenta uma crítica bem-humorada e irônica ao culto às celebridades e ao consumismo exacerbado da sociedade contemporânea. A letra menciona desejos como ter um filho com a Madonna, morar em Nova York, possuir uma Ferrari e um Rolex, ou namorar com a Gisele Bündchen, refletindo sobre os padrões de sucesso e status impostos pela mídia e pela sociedade. Na novela a música embalou uma  das filhas da mãe, a Alessandra  vivida pela Bete Coelho.


“Dancing In The Dark”

Intérprete: Diana Krall

Compositores:  Howard Dietz e Arthur Schwartz



        Artur, o personagem vivido na trama pelo saudoso Raul  Cortez, ganhou como tema  a música  Dancing in the Dark” canção interpretada pela talentosa Diana Krall, conhecida por sua voz suave e pelo toque refinado no piano. A música faz parte do universo jazzístico, mantendo aquela atmosfera intimista e sofisticada que caracteriza grande parte do repertório de Krall.

 

“Vai Pegar”

Intérprete: Zé Ricardo

Compositores: Jorge Salomão e Zé Ricardo



        A música "Vai Pegar", interpretada por Zé Ricardo  foi lançada em 2001 no álbum “Tempero. Composta por Jorge Salomão e Zé Ricardo, a canção mistura elementos de MPB, soul e charme, estilos que caracterizam o trabalho do cantor carioca. A faixa ganhou destaque ao ser escolhida como tema da novela embalando o personagem Webster, vivido pelo Diogo Villela. 

 

“Alô, Alô Brasil”

Intérprete: Eduardo Dussek

Compositores: Eduardo Dussek, Luís Antônio de Cássio e Roque Conceição



         A abertura da novela é espetacular.  Apresentada com bonecos da Companhia Teatral de Marionetes O Navegante, o vídeo mostrava um  palco  tendo de fundo vários pontos turísticos do Brasil. O Tema musical da abertura  Alô, Alô Brasil”, foi  composta e interpretada pelo Eduardo Dusek.

Veja Também:

Caras e Bocas


Amazônia



Dona Xepa 



Deus Nos Acuda Internacional 



Deus nos Acuda 



Labirinto



Além do Tempo 



Trilha  Sonora Eterna - O  QUinto dos Infernos 



Marron Glace Internacional

As Filhas da Mae


As filhas da Mãe Abertura 


Bete Coelho


Thiago Lacerda


Claudia Raia 


Claudia Ohana


Andrea Beltrão 


Raul Cortez 



Fernanda Montenegro


Corta pro Diretor . . . Jorge Fernando 

Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipedia.com.br www.memoriaglobo.com.br

Vídeos: You Tube    

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha do Fagner

        Fagner é meu conterrâneo, é  um dos grandes nomes cearenses no cenário nacional. O Cantor nasceu em 13 de Outubro de 1949 na cidade de Orós.         Aos seis anos ganhou seu primeiro concurso de música em uma rádio local cantando uma música em homenagem ao dia das mães.         A Carreira nacional desse nordestino começou de uma maneira muito imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, e lá participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com a música “ Mucuripe ”  em parceria com Belchior .  A Partir de então as músicas interpretadas pelo cantor passaram a conquistar os bares do sudoeste brasileiro.        O Primeiro compacto Fagner gravou em 1971, e depois que Elis Regina regravou “ Mucuripe ” o talento como cantor e c...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Novelas Inesquecíveis – Gina (1978)

A Novela das seis mais esquecida que “ O Amor é Nosso ”   e que marcou a estreia da Christiane Torloni como protagonista         Já disse aqui que o e10blog , além de falar dos sucessos da nossa teledramaturgia, também é apaixonado    por aquelas tramas que não fizeram tanto sucesso assim e,   que ficaram esquecidas , até mesmo pela própria emissora que a transmitiu.         A estrela   da seção “ Novelas Inesquecíveis ” este mês é exatamente uma novela das seis que ficou lá “esquecível’   no longínquo ano de 1978 – Gina , a trama   escrita por Rubens Edwal Filho, baseado no romance homônimo de Maria José Dupré (Mesma autora de Éramos Seis ), e que trouxe Crhistiane Torloni com sua primeira protagonista oficial.         Gina foi tão complexa, que ela é até menos lembrada que O Amor é Nosso ! (1981), trama do Roberto Freire e Wilson Agui...

Rapidinhas – 29.09.2024

“ Rainha da Sucata ” na Globoplay         E chegou o grande dia!!   Finalmente Rainha da Sucata , trama do autor Silvio de Abreu vai ser disponibilizada   em outubro na Globoplay .         Trama protagonizada por Regina Duarte   e Glória Menezes    sempre foi uma das mais pedidas desde o início do Projeto Resgate na plataforma.   Déborah Bloch será nossa Odete Roitmann!         Nem Fernanda Torres , nem Fafy Siqueira , nossa Odete Roitmann será Déborah Bloch .   Inicialmente escalada para  interpretar a vilã Odete Roitman no remake de Vale T udo  — produção que a Globo prepara para suceder a Maniade você , em 2025 —, Fernanda Torres não poderá mais se dedicar ao projeto. Tudo por conta do sucesso do filme “ Ainda estou aqui ”, protagonizado pela atriz. Em seu lugar, Manuela Dias , autora do remake, cogitou chamar Malu G...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Rapidinhas – 22.11.2025

Isabela Garcia de Volta as novelas da Globo IsabelaGarcia volta às novelas da Globo em Quem Ama, Cuida, substituta de Três Graças às nove.   A atriz vai dividir a cena com LeticiaColin e Tony Ramos – um dos principais núcleos da trama de WalcyrCarrasco e Claudia Souto , com direção artística de Amora Mautner .   Vai ser um reencontro cênico entre ela e Tony que já rendeu vários momentos a nossa teledramaturgia   - como em Pai Herói (1979), Bebê a Bordo   (1988) e OSétimo Guardião   (2018).   Globo entre de vez   com sua teledramaturgia   nas   redes sociais e novo formato vertical         Além das   novelas verticais inéditas   que já estão sendo   divulgadas , a Globo confirmou   spin-offs no mesmo estilo   , incluindo microdramas no Globoplay focados em personagens populares como Bibi Perigosa, personagem da JulianaPaes em A Força do Querer , Ramiro e...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

“O Fim do Mundo” será a substituta de “Por Amor” no Viva

        E o Canal Viva deu mais uma mudada na programação de estreia das suas próximas novelas. Como já havia sido divulgado desde junho, Explode Coração (1996), da GlóriaPerez , será a substituta de Por Amor (1997), porém como a trama do Manoel Carlos vai  terminar em meados de dezembro, o canal resolveu  adiar Explode Coração para o início do ano, evitando a baixa de audiência que os canais sofrem durante as  festas de fim de ano,  tapando o buraco com O Fim do Mundo , do autor Dias Gomes , a mini-novela com 35 capítulos exibida  em 1996 no horário nobre da Globo .         O Fim do Mundo foi  idealizada para ser  uma minissérie, porém com o encurtamento de Explode Coração (olha a coincidência ), e a trama seguinte ainda não ter condições de ir ao ar ( O Rei do Gado ), a Globo apresentou a trama como uma mini-novela.         ...