Trilha Sonora Eterna – Estrela-Guia (2001)



        No próximo mês (abril) , Estrela-Guia, a novela da Sandy, da autora Ana Maria Moretzsohn, está de volta  à Tv em um novo horário de novelas no Viva.
        A trama curta que foi idealizada especialmente para ser protagonizada pela Sandy, devido o grande sucesso que a dupla atingiu naquele final da década de 90, acabou se tornando um relativo sucesso de público e crítica.
        Para comemorar essa volta que tal relembrarmos a trilha da trama. Estrela-Guia rendeu um CD com músicas nacionais e internacionais abrindo  e fechando com dois clássicos:  Imagine”  do John Lennon  regravada pelo Paulo Ricardo especialmente para a trama, e “Como Nossos Pais” do Belchior,  imortalizada na voz da Elis Regina.
        Curiosamente a Sandy não cantou nenhuma das músicas  da trilha,  para não dizer  que a dupla passou em branco, Junior regravou “Enrosca” que entrou como tema do Bernardo (Thiago Fragoso).


        O Cd de Estrela-Guia é uma das trilhas mais vendidas lançadas neste formato até então, e mesmo dentro de uma novela curta, foi muito bem executada.
        Então vamos ao faixa a faixa:

“Imagine”
Intérprete: Paulo Ricardo
Compositor: John Lennon

        Paulo Ricardo regravou o clássico do John Lennon especialmente para a abertura da novela – “Imagine” casava direitinho com a aura hippie da trama ambientando o telespectador   desde então à história.

“Por Um Triz”
Intérprete: Lulo Scroback
Compositor: Rodrigo Pitta

        Gisela, a jovem rebelde de cabelos vermelhos transformou Thaís Fersoza na grande revelação  de Estrela-Guia,  e ganhou como tema “Por um Triz  na voz do Lulo Scroback. O intérprete da música não ganhou muita notoriedade na época da trama, seu nome acabou ganhando projeção um ano depois quando integrou o elenco da terceira temporada da Casa dos Artistas, do SBT, sendo o primeiro eliminado do reality. 


“Just The Way You Are”
Intérprete: Barry White
Compositor: Billy Joel

        “Just The Way You Are” na voz irrepreensível do Barry Withe embalou as vilanias da bela Vanessa, a personagem vivida pela Carolina Ferraz. É a primeira faixa internacional do CD. A Música dois anos depois abria o CD internacional da novela Celebridade (2003), do Gilberto Braga, numa gravação da Diana Krall e tema da personagem Beatriz (Déborah Evelyn).


“Cristal”
Intérprete: Itamara Koorax
Compositores: Dudu Falcão, Ary Sperling e Ana Maria Moretzsohn

        A Cristal ganhou uma música composta especialmente para a personagem. A música foi composta pela  autora da trama, Dudu Falcão e Ary Sperling , “Cristal” foi gravada pela voz apaixonante da Itamara Koorax.

“Enrosca”
Intérprete: Junior
Compositor: Guilherme Lamounier

        Thiago Fragoso  deu vida na trama de Estrela-Guia ao personagem Bernardo, que ganhou como tema “Enrosca”, interpretada pelo Junior. A Música de autoria do Guilherme Lamounier  já havia integrado da trilha da novela Locomotivas (1976), do Cassiano Gabus Mendes, como tema da Patrícia (Elizangela).


“Oye Como Vá”
Intérprete: Santana
Compositor: Tito Puente

        Lalá e Guilherme, os personagens da Christine Fernandes e Gabriel Braga Nunes, aprontaram muito dentro de Estrela-Guia, até terminarem  como um casal.  Para acompanhar a dupla/casal  veio mais um tema internacional – “Oye Como Vá” na voz da Santana. A Música já havia integrado a trilha internacional da novela Tropicaliente (1994), como tema dos personagens Pessoa (Guga Coelho) e Adrenalina (Natália Lage).


“Quase Nada”
Intérprete: Zeca Baleiro
Compositores: Zeca Baleiro e Alice Ruiz

        Sérgio Marone, antes de virar o Ramsés de Os Dez Mandamentos (2015)  ou a Besta  do Apocalipse (2017), estreava na trama de Estrela-Guia  como o misterioso Santiago. O personagem ganhou como tema um dos clássicos do Zeca Baleiro, “Quase Nada”  que virou uma espécie de carro-chefe do disco “Liricas” que o cantor lançara em 2000. 


“Rebelião”
Intérpretes: Skank com participação especial Andreas Kisser
Compositores: Samuel Rosa e Chico Amaral

        Rebelião” do Skank, integrante do quinto disco de estúdio da Banda, era o tema do Carlos Charles, o bad boy vivido na trama pelo Rodrigo Santoro.


“Um Girassol da Cor dos Seus Cabelos”
Intérprete: Claudia Ohana
Compositor: Lô Borges e Márcio Borges

        Claudia Ohana não integrou o elenco de Estrela-Guia mais estava na trilha com “Um Girassol da Cor dos Seus Cabelos”, composição da dupla Lô e Márcio Borges, o tema da personagem Sukhi, vivida pela Fernanda Rodrigues.


“Father And Son”
Intérprete e Compositores: Cat Stevens

        TarcísioFilho e Graziella Moretto (que estreava na trama), viveram o casal Mauro e Heloísa. Pais de três filhos,  tentavam  conciliar a vida a dois com a criação conturbada dos rebentos. Como tema romântico a dupla ganhou uma das músicas internacionais que integravam o CD – “Fhater And Son” do Cat Stevens.


“Pout Pourri – Bailão de Peão / Na Aba do Meu Chapéu”
Compositores: Maria da Paz e Nino



        O Estilo country esteve presente na trilha com  esse  clássico pout pourri da Chitãozinho e Xororó. A música era tema da dupla de amantes Alor e Dafne, vividos pelo Floriano Peixoto e a Lília Cabral.

“Vieste”
Intérprete: Lenine
Compositor: Vitor Martins e Ivan Lins

           Outro clássico que integrou a trilha de Estrela-Guia , “Vieste” na voz do Lenine, já havia sido tema de outra novela. Em 1993, na versão original gravada pelo Ivan Lins,  foi o tema do Lucas, o protagonista de Sonho Meu, vivido pelo Leonardo Vieira. Em Estrela-Guia a música foi tema do protagonista Tony, vivido Guilherme Fontes.


“Vámo Embolando”
Intérprete: Banda Beijo
Compositores: Tenison Del Rey e Paulo Vascon

        Em 2000, a Banda Beijo liderada pela Gil estava no auge do sucesso com seu axé music. Com isso emplacou uma de suas músicas como tema de Estrela-Guia. A música foi o tema da dupla impagável Lucrécia e Carlota, vividas pela Lucinha Lins e a Rosamaria Murtinho.


“La em Mauá”
Intérprete: P.O. Box
Compositores: Casinho Terra e Renato Terra

        Para os que não vão lembrar, P.O Box   era um grupo musical de Goiânia formado em 1997, e que estouraram em 2000 com o hit “Papo de Jacaré”, que inclusive foi muito executado até  no Japão. No ano seguinte o grupo emprestou sua voz para “Lá em Mauá  que na trilha de Estrela-Guia foi o tema dos personagens André e Luciana, vividos pela Evandro Mesquita e a Isabela Garcia.


“Amor de Índio”
Intérprete: Roupa Nova
Compositor: Beto Guedes e Ronaldo Bastos

        A história de amor  de Cristal e Tony, conquistou o Brasil, que se apaixonou igualmente pelo casal. Para embalar o romance entrou Roupa Nova na trilha com “Amor de Índio” um dos hits da Banda e que,  como vários outros,  marcou   mais um sucesso em trilhas de novelas.


“Retiens La Nuit”
Intérprete: Johnny Holliday
Compositor: Garvarentz e Charles Aznavour

       
        Retiens La Nuit”, obra  prima de Garvarentz e Charles Aznavour, interpretado magistralmente por Johnny Holliday, foi outro tema internacional a abrilhantar o cd da trama. A Música foi  tema dos personagens Dominique e Michael, vividos pela Ana Carbarti e Maurício Gonçalves.


“Vem Pra Mim”
Intérpretes: 6L6
Compositor: R. Gibb, M. Gibb, B. Gibb e Carlos Colla

        6L6 era uma boy band lançada no início dos anos 2000. A Banda gravou apenas um CD e foi dele que saiu “Vem pra Mim”, penúltima  música do CD de Estrela-Guia.

“Como Nossos Pais”
Intérprete: Elis Regina
Compositor: Belchior

        Como Nossos Pais” na voz da Elis Regina, emoldurava a trama de Estrela-Guia fechando o CD.  Mais um clássico que abrilhantava a trilha, a música do Belchior que marcou uma época, também marcou o CD como tema do núcleo dos hippies de Jagatah.



        Estrela-Guia ainda rendeu uma trilha complementar  - Mantras e Bhajans – Tomaz  Lima (Homem de Bem),  com alguns dos Mantras entoados na trama, inclusive alguns pela própria Sandy.

Veja Também: 
Aberturas Inesquecíveis   -Estrela Guia (2001)

Novelas Inesquecíveis - Estrela Guia (2001)
e10blog
No Tema e na Trilha 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa 

Comentários