Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Grotesca, “Fina Estampa” em edição especial, foi salva pelo escapismo à Pandemia



        Fina Estampa ,  a nada fina trama do Aguinaldo Silva, terminou hoje  (18.09 ) sua edição especial   que substituiu a trama de Amor de Mãe, paralisada  por  causa  da Pandemia do Coronavírus.

        A Trama é considerada uma das mais grotescas e complexas novelas   do autor, tanto que quando foi anunciada sua reprise,  a internet  foi quase  unânime em dizer que  a escolha não poderia ter sido pior. 

        Mas  com tudo isso como explicar a audiência?  Sou do time de que audiência  poucas vezes está ligada à qualidade. E Fina Estampa é um grande exemplo disso.

        Mas se a Pandemia  foi prejudicial  para 100%  do Brasil em todos os setores, para Fina Estampa ela trabalhou a favor. O Público de uma hora  para outra teve que ficar dentro de casa ,  tendo apenas a Tv como veículo de diversão, e a maioria dos brasileiros apenas a Tv aberta. Assim Fina Estampa foi o escapismo desse público que, estafado de notícias negativas sobre a situação do Brasil, preferia rir, mas ri muito mesmo dos personagens e alguns entrechos da novela que eram   simplesmente inacreditáveis.



        Como ficar inerte as vilanias da caricaturíssima Thereza Cristina e o afetadíssimo Crô, que só se salvaram mesmo por causa da maestria de seus intérpretes -  CrhistianeTorloni e Marcelo Serrado, que tiraram leite de pedra.



         Mesmo assim ,  nem a maestria de grandes atores do elenco por mais que tentassem conseguiram salvar seus personagens – o caso do AlexandreNero e Dira Paes,  na pele do Baltazar e Celeste. Eles tinham um entrecho  já pertinente há 10 anos, a violência doméstica,  mas que em Fina Estampa foi explorada de uma maneira tão tosca que passou em branco.



        Foi vergonhoso ver alguns atores promissores fazendo personagens tão sem vida ou apagados , que certamente eles riscaram Fina Estampa de seus currículos – Que peso teve na trama a Amália , da Sophie Charlotte ou Quinzé do Malvino Salvador?



        Até mesmo a Lília Cabral que apresentou uma Griselda magistral inicialmente, nosso querido  Pereirão, pelo menos até o dia em que ficou rica. A versão chique da Griselda descaracterizou todo o perfil inicial da personagem, embora continuasse  exercendo a mesma profissão. Foi mais um caso em que a empatia da intérprete impediu o afagamento total do personagem.





        Fina Estampa , embora tenha menos de 10 anos, se mostrou uma trama datada, vários entrechos, acontecimento ou até mesmo parte do texto foi visto nesta reprise como absurdo, o que em 2010 passava sem problemas,   provando  a explosão de acontecimentos que marcaram os anos 2010, mudanças e até retrocessos.



        A novela tinha um perfil de trama que talvez nunca fosse reprisada, tai  mais uma ajudinha que ela recebeu da Pandemia.

Veja Também : 


Meus Personagens Favoritos do Marcelo Serrado


 




Fonte:

Texto : Evaldiano de Sousa 

Comentários

  1. Aí aí, sabe que eu ache curioso é que a novela tem seus defeitos sim mas vcs fazem questão de dizer que o seu sucesso agora só foi por causa da pandemia. Vcs esquecem ou se fazem de idiota e não querem lembrar que FINA ESTAMPA mesmo com seus erros é a maior audiência da década, e lá em 2011-2012 não tinha covid. Porque então uma novela tão ruim fez e faz tanto sucesso?
    Aliás, esta explicação que só fez sucesso agora porque tava todo mundo mais em casa,me poupe, se fosse assim Novo Mundo teria feito sucesso. E não era porque tava todo mundo mais em casa que era obrigado assistir, várias opções existe e se não tiver era só ter desligado a tv.
    Volto a dizer FINA ESTAMPA tem seus defeitos mas tbm tem suas qualidades e foi isso que mais uma vez prendeu o público.
    Não gostar é uma coisa e vc tá no seu direito agora querer negar ou querer colocar desculpas pra explicar o sucesso de FINA é ser medíocre.
    Que belo de um jornalista que vc é.

    ResponderExcluir

Postar um comentário