Em 1993,
a Globo teve um bug na audiência quando levou ao ar o remake
de Mulheres de Areia, da autora Ivani Ribeiro. A trama protagonizada por Glória Pires que viveu as gêmeas, Rute e Raquel, foi muito além do
remake original e se transformou novamente em um dos clássicos da autora
, da história do horário das seis da Globo e da
teledramaturgia nacional.
A trilha nacional de Mulheresde Areia foi muito comercial e com uma diversidades de
ritmos e estilos para todos os gostos, mas nem por isso fugiu da
identificação com a história da trama, tanto que a autora primou
por toda a novela por ela, em detrimento a trilha internacional que
acabou sendo tocada timidamente.
Foi uma pena, a trilha
internacional reuniu os maiores sucesso daquele ano, e transformou alguns deles em hit
eterno, e merecia sem sombra de dúvidas um lugar digno
dentro da trama.
Para não dizer que a trilha
não foi executada, apenas duas
faixas tocaram em cena, porém ainda
sim timidamente – foi o caso de “Easy” da Faith no More e “Let It Be Me” do Ouriel ,
que tocaram nas cenas de lua de mel de
Marcos (Guilherme Fontes) e Ruth (Glória
Pires) em Nova York.
Para corrigir um pouco
dessa digamos, injustiça , o e10blog
relembra a trilha internacional da trama faixa a faixa para vermos o que
perdemos.
“Easy”
Intérprete:
Fath No More
Compositores:
Lionel Ritchie
“Easy” abria o
lado A do Disco da trilha, a música que se tornou clássica na tv quando foi um dos temas internacionais
principais da novela O Astro (1978), da Janete Clair, aqui interpretado pelo Commodores, voltando também na
nova versão da trama em 2011, numa gravação de André Leonno.
Em Mulheres de Areia essa versão do Fath No More foi o tema de amor
da Raquel (Glória Pires) e Marcos, porém
como já citei acima, a música tocou
apenas no capítulo em que Marcos e Raquel estavam em lua de mel.
“Sweat
(A La La La Long)”
Intérprete:
Inner Circle
Compositores:
Ian Lewis e Roger Lewis
Essa faixa da banda jamaicana Inner Circle seria o
tema de locação de Pontal da Areia, a cidade fictícia de Mulheres de Areia.
“Sweat” perdeu a aparição dentro da novela, porém esse “A La
La La Long” ganhou o mundo e se tornou um dos single mais conhecidos da banda.
“Bed
Of Roses”
Intérprete:
Bon Jovi
Compositor:
Jon Bon Jovi
“Bed Of Roses” seria o tema de Alaor e Malu, o casal
nitroglicerina de Mulheres de Areia vividos pelo Humberto Martins e a Viviane Pasmanter.
Jon Bon Jovi é o compositor da faixa que foi mais um dos sucessos
imortalizados no disco de Mulheres de Areia Internacional.
“See
The Light”
Intérprete:
Snap
Compositores:
Benito Benites, Jojn “virgo” Garrett III, Niki Haris
A Banda Snap que invadiu todas as pistas de dança no início dos anos 90, aqui no Brasil também era presença constante em nossas trilhas. Depois do fenômeno “Rhythm
Is a Dancer” que a abria a trilha Internacional de De Corpo e Alma (1992), da Glória Perez, em 1993 ,
voltou na trilha de Mulheres de Areia com essa faixa, que seria o tema das baladas de Malu
e seus amigos.
“Let
It Be Me”
Intérprete:
Ouriel
“Let It Be Me”
foi a outra faixa do disco a
tocar na trama. Era o tema internacional do Marcos, o protagonista vivido pelo GuilhermeFontes.
“Close
Encounters”
Intérprete:
Clouseau
Compositores:
Jan Savenberg
A Banda belga Clouseau
foi responsável pela faixa que
seria tema da Tônia e Vitor, os
personagens da Andrea Beltrão e Oscar Magrini.
“Forever
In Love”
Intérprete
e Compositor: Kenny G
O inconfundível saxofone do Kenny G entrou na trilha
de Mulheres de Areia em “Forever In Love” , a faixa que seria o
tema de amor de Ruth e Marcos. A Música foi a primeira do Kenny G a
alcançar o topo da Billboard.
“Bad
Bad Boys”
Intérpretes:
Midi, Maxi e Efti
Compositores:
Efti Teclehaimanot, Maxi Berhanu, Midi Berhanu e Par Aronsson
A Malu da Viviane Pasmanter teria ganho mais esse tema
se a novela não tivesse abordado sua trilha internacional. A Faixa
dançante do trio Midi, Maxi
e Efti é um clássico dos anos 90 . Quem mais, mais quem mesmo não deu
uns passinhos assim que escutada “Bad Bad Boys . . .”
“Wild
Thing”
Intérprete:
Tone Loc
Compositores:
Anthony Smith, Matt Dike, Michael Ross e Young Mc
Wanderlei, o personagem do Paulo Betti ganharia o hap “Wild
Thing” do Tone Loc como tema. A Canção do rapper foi single do seu álbum de 1989 “Loc-ed After Dark”.
“Simple
Life”
Intérprete:
Elton John
Compositor:
Elton John e Bernie Taupin
Elton John com “Simple Life” acompanharia a
história de amor de Clarita e Alemão, os personagens vividos pela SusanaVieira e Jonas Bloch na
trama. A Música foi extraída do clássico
álbum “The One”, que marcou a volta de Elton John às paradas.
Esse mesmo álbum já havia rendido a faixa
que o batizou para a trilha de De Corpo eAlma (1992).
“Looking
At My Girl”
Intérprete:
Double You
Compositores:
Alessandro Angeletti, Andrea de Antoni, Frank Amato e William Naraine
Double You foi um das mais bem sucedidos grupo de
Eurodance aqui no Brasil do início da
década de 90. “Looking At My Girl”, que seria tema do casal Tito e
Glorinha, vividos pelo Eduardo Moscovis e Gabriela Alves, foi um dos
maiores sucessos da banda e que a consagrou de vez por aqui, quando a banda
pipocou apresentações em vários
programas de auditório.
“No
Ordinary Love”
Intérprete:
Sade
Compositor:
Sade Adu e Stuart Matthewman
Raquel, a gêmea má da trama, seria ainda mais inesquecível se
suas vilanias e jogo de sedução tivessem sido embalados por “No Ordinary
Love”, na voz da cantora Anglo-nigeriana
Sade. Essa faixa é considerada uma das músicas que marcam a
assinatura da Sade, junto com “Smotthe Operater” de 1985 que foi
tema de A Gata Comeu e “Paradise” de 1988, tema internacional de Vale Tudo.
“Lantin
Montion”
Intérprete
e compositor: Frank Shadow
A instrumental “Lantin Montion” do Frank Shadow seria o tema internacional do vilão Donato,
vivido pelo saudoso Paulo Gourlart.
“Grovin´
In The Midnight”
Intérprete:
Max Priest
Compositor:
David Morales, Handel Tucker, Max Elliott e Michel Bennett
“Grovin´ In The Midnight” é uma combinação de reggae com elementos do
Rythm and Blues , interpretada pelo inglês de
descendência jamaicana Maxi Priest. A Faixa seria tema de locação
dentro da trama, mas na verdade foi mais executada mesmo nos créditos finais do
encerramento de cada capítulo, Na época todas as novelas usavam esse recurso, o
que acabava apresentando todas as faixas
de suas trilhas, embora não tocassem dentro dos capítulos.
“The
Colour Of The Risk”
Intérprete
e Compositor : Franco Perini
O Disco fecha com “The Colour Of The Risk” composição e interpretação do Franco
Perini que na trama seria o tema do vilão Virgílio Assumpção, interpretado
com maestria pelo saudoso Raul Cortez.
Veja Também:
Novelas Inesquecíveis - Mulheres de Areia (1993)
Trilha Sonora Eterna - Mulheres de Areia (1993)
Trilha Sonora Eterna - A Gata Comeu Internacional (1985)
Fonte:
Texto: Evaldiano de
Sousa
Vídeos: You Tube
Pesquisa: www.memóriaglobo.com.br
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