Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis - Sol Nascente (2016)

Relembre a polêmica  última novela do  autor  Walther Negrão 



        Sol Nascente, exibida pela TV Globo entre agosto de 2016 e março de 2017  teve Walther Negrão como   responsável pela sinopse e pelos primeiros 24 capítulos da trama, antes de se afastar devido a problemas de saúde, com Julio Fischer e Suzana Pires assumindo o restante do roteiro sob supervisão de Silviode Abreu, sendo assim,  até então,  a última trama  escrita pelo  autor que  anunciou sua aposentadoria em 2019.

        Dono de muitos sucessos    na Globo  como Pão  Pão Beijo  Beijo (1983),  Livre para Voar (1984) ,   Direito de Amar (1987), Fera Radical (1988), Tropicaliente (1994), Araguaia (2010), Flor  do Caribe (2013) entre outros, Walther Negrão acabou se aposentando marcado por uma novela   que chamou mais atenção nos bastidores  do que pela  trama  propriamente dita. 



        A Novela tem  como  protagonistas  Giovanna Antonelli  e Bruno  Gagliasso, e  o pano de fundo a cultura  japonesa, sendo  que  foi  exatamente nesse ponto que  a  novela    ficou marcada por  polêmica e  propaganda negativa.   Sol  Nascente foi acusada  de whitewashing  - branqueamento  ético.



        O  principal  ponto dessa polêmica   foi a escolha de Giovanna Antonelli e  Luis Mello  para interpretar os protagonistas (pai e filha)  Alice e Tanaka,  personagens de origem nipo-brasileira. Nenhum dos dois tem ascendência japonesa e a escolha foi considerada uma oportunidade perdida de dar visibilidade a atrizes e atores   asiáticos brasileiros, muitos das quais ainda enfrentam barreiras de representação.

        Isso somado a pouca representatividade asiática, estereótipo e  superficialidade cultural fizeram de Sol Nascente  uma  novela sem  nexo, que  com o intuito  de  retratar  a cultura   japonesa, acabou ofendendo a  comunidade nipo-brasileira , sendo citada em discussões acadêmicas e na imprensa como um caso emblemático de apagamento étnico na televisão brasileira.

        Tudo  pegou muito mal, ficou feio, e a novela teve de justificar várias vezes no texto que Tanaka (Luis Mello)  era filho de um japonês com uma americana. Também Giovanna Antonelli, como Alice, a filha branca do japonês – na trama da novela, foi explicado que a personagem era sua filha de criação.

        A polêmica voltou à tona recentemente com a declaração da atriz Danni Suzuki (no  podcast  Papagaio Falante) de que o autor Walther Negrão criou a protagonista Alice para ela, baseada nela, e que a personagem deveria ter sido vivida por ela – o que foi confirmado por Negrão ao jornalista Flávio Ricco. A princípio, Suzuki não teria sido aprovada para o papel principal e ficaria com uma coadjuvante, que também lhe foi negado. A atriz preferiu então não fazer a novela.

A Suzuki foi explicado que a personagem Alice teria de ser interpretada por uma atriz mais jovem. Porém, quem ficou com o papel,  Giovanna Antonelli é  mais velha que Danni Suzuki. Walther Negrão foi obrigado a mudar seu roteiro para ajustar a nova protagonista à intérprete e justificar na trama porque a personagem não lembrava uma japonesa, o que leva a crer que na ideia original do autor, além da protagonista ter traços nipônicos, também Tanaka deveria ter e na ausência da escalação de um ator de ascendência oriental, optou-se por Luís Melo. Pesa ainda sobre a escolha de Giovanna Antonelli o fato de ela ser mulher do diretor da novela, Leonardo Nogueira.

Fora os problemas dos bastidores, a novela patinou em uma história mal alinhavada e preguiçosa, em um texto piegas. Na ausência de um fio condutor consistente, a trama reuniu, sem a menor cerimônia e sutileza, um amontoado de estereótipos humanos em clichês novelísticos: a família italiana, a família japonesa, motoqueiros tatuados e um núcleo de pescadores caiçaras em personagens pouco atraentes.



Enfim um amaranhado de  situações   que causaram antipatia do  público a Sol Nascente que acabou   com uma audiência  muito  fraca  e pouco lembrada. 

Sol Nascente passou quase 6 meses no ar,  praticamente  se arrastando e segurando-se apenas em suas tramas paralelas, só ganhando   fôlego no último mês. 



Marcada por um casal de protagonista que mostrou total falta de química desde o início, não deu para engolir o romantismo entre Alice e Mário, os personagens da Giovanna Antonelli e BrunoGagliassoSol Nascente acabou chamando a atenção  para  seus vilões , e que vilões.

  Laura e Rafael Cardoso tomaram as rédeas da trama na pele da vovozinha do mal Dona Sinhá e o  vilão   desiquilibrado César.



        Desde  suas primeiras cenas como Dona Sinhá,  Laura Cardoso mostrou que iria  nos apresentar uma grande personagem. Bem interpretada e com nuances que mesclavam suas vilanias com a comicidade, Dona Sinhá tinha um charme que poucas vilãs tiveram na história da teledramaturgia. Nem mesmo sua saída repentina da trama,  devido a problemas de saúde,  prejudicaram o andamento da personagem, que na volta, estava ainda mais forte dentro dos entrechos de Sol Nascente, e ganhou um final apoteótico.

Esperar um bom trabalho da Laura Cardoso não é nenhuma surpresa, Rafael Cardoso sim é que fez do César de longe o seu melhor personagem na tv. Os vilões do Walther Negrão sempre seguem essa linha  tênue entre a maldade e o desiquilíbrio, e o César foi mais um que entrou para a lista desses  grandes vilões. O Ator  se entregou de tal forma ao personagem que conseguiu apagar todo o brilho do mocinho vivido pelo Gagliasso. Não foi à toa que lhe foi reservado praticamente toda a última semana da  novela  com o grande destaque da recuperação do personagem. 

Sol Nascente  inovou na reta final. Além de terminar numa terça-feira, o autor centrou a trama como se  encerrasse na sexta,  e  assim preparou  para os  dois capítulos finais (de segunda e terça) a passagem de tempo mostrando a vida dos moradores de Arraial de Sol Nascente 7 anos depois. Ou seja, vimos o que o futuro reservava para cada personagem. Pode ser que o esticamento desses dois capítulos   tenha obrigado os autores a escrever essa “continuação” que deu um gostinho diferente ao final.



 Como falei no início do post, as tramas paralelas de Sol Nascente foram os pilares que a novela precisou quando o público perdeu o interesse pela trama principal (O Amor de Alice e Mário e a Vingança,  ainda não revelada  o motivo, da Sinhá). Dessas tramas vale destacar o Romance de Lenita e Vitório,  vividos pela Letícia Spiller e Marcelo Novaes; e depois a revelação da filha que Lenita abandonara  no passado; O Casal muito improvável no início da trama Milena e Ralf, Giovanna Lancelloti e Henri Castelli, que se apaixonaram e tiveram uma relação tão bem construída que na reta final  a gente torceu mais por eles do que Mário e Alice. Até o casamento do final da novela  foi deles.

 No elenco de  veteranos e jovens foram muitos os  destaques  como a dupla  italiana inesquecível formada por AracyBalabanian e Francisco Cuoco; o  japonês vivido pelo Luis Mello, que deu um tapa com luva de pelica na cara de todos que  rejeitaram a escalação dele como o Tanaka; artisticamente o ator  tirou  o personagem de letra e,  Nívea Maria, que nem estava escalada inicialmente e acabou se transformando numa personagem primordial para o desenrolar de Sol Nascente.



Entre os jovens,  Giovanna Lancelloti e Maria Joana que começaram  com papéis tímidos e com talento cresceram em cena,  foram o destaque feminino; e Henri Castelli que já tem na bagagem protagonista e vilão do autor (Flor do Caribe/2013 e Como Uma Onda/2004)  ganhou com o Ralf Tattoo um novo status para sua carreira.



 Mesmo com uma trajetória cheia de problemas  em seus bastidores, dramaturgicamente  Sol Nascente emocionou  e foi uma trama reta, talvez só não entre para o hall  das melhores do Negrão, mas em nenhum  momento prejudicou o conjunto da obra desse autor ímpar. 

Ficha Técnica

Novela do autor Walther Negrão

Escrita  por Walther Negrão, Júlio Fischer e Suzana Pires

Direção Geral : Leonardo Nogueira

Elenco:



GIOVANNA ANTONELLI – Alice Tanaka
BRUNO GAGLIASSO – Mário de Angeli
RAFAEL CARDOSO – César (Vladimir César Corrêa Teixeira Filho)
LAURA CARDOSO – Dona Sinhá
LUÍS MELO – Kazuo Tanaka
FRANCISCO CUOCO – Gaetano de Angeli
ARACY BALABANIAN – Geppina (Giuseppina de Angeli)
MARCELLO NOVAES – Vittório
LETÍCIA SPILLER – Lenita
CLÁUDIA OHANA – Loretta
GIOVANNA LANCELOTTI – Milena
HENRI CASTELLI – Ralf Tattoo
NÍVEA MARIA – Mocinha
MARIA JOANA – Carol
RENATA DOMINGUEZ – Sirlene
MARCELO FARIA – Felipe
EMÍLIO ORCIOLLO NETTO – Damasceno Righi Salomão
RAFAEL ZULU – João Amaro
TATIANA TIBÚRCIO – Chica
VAL PERRÉ – Quirino
JEAN-PIÉRRE NOHER – Patrick
SILVIA BANDEIRA – Ana Clara
JOÃO CARLOS BARROSO – Delegado Mesquita
MARCELO AIROLDI – Delegado Louzada
MIWA YANAGIZAWA – Mieko
CAROLINA NAKAMURA – Hirô (Hiromi)
JACQUELINE SATO – Yumi
MARCELLO MELO JR. – Tiago
JULIANA ALVES – Dora
LUMA COSTA – Elisa
ANNA LIMA – Paula
JOÃO CÔRTES – Peppino (Giuseppe de Angeli)
PAULO CHUN – Hideo
FELIPE MAGO – Wagner
ÉRIKA JANUZA – Júlia
CINARA LEAL – Vanda
PABLO MORAES – Nuno
FLÁVIA GUEDES – Kika
ROBERTA PIRAGIBE – Nanda
CAROLINE VERBAN – Ciça
RICK GARCIA – Pescoço

os meninos
LUCAS SAPUCAHY – Cauã (filho de Vanda e Nuno)
Lucas (filho de Sirlene e César)

e
ADRIANO PETERMANN – perito que analisa as embarcações depois das explosões
ÁLAMO FACÓ – Mano (dono do bar onde Milena trabalhou)
ALDO PERROTA – funcionário do arquivo onde Damasceno e Elisa fazem uma pesquisa
ALESSANDRO ANES – cliente maltratado por Ralf
ALEXANDRE BARBALHO – um dos candidatos que Alice entrevista para ocupar o cargo de César
ALEXANDRE DACOSTA – na fazenda em Corumbá com Dona Sinhá e Cristiano, planejando a fuga dos dois
ANA PAULA TABALIPA – flerta com Mário no Rota 94 e o marido a flagra
ANA VITÓRIA BASTOS – Babi (amiga “barra pesada” de Milena)
ANDRÉ SALVADOR – Nogueira (assistente do delegado Mesquita)
ANTÔNIO GONZALEZ – almirante roubado por Mocinha no cassino no Uruguai
ARACY CARDOSO – Dona Laís (ex-enfermeira que Lenita procura para tentar saber o paradeiro de sua filha, mas a senhora está com Alzheimer)
BIANCA RAMONEDA – advogada de César, no final
BIJU MARTINS – entrega uma geladeira, presente de Tanaka, na casa de Mário
BRUNO LAMBERG – um dos policiais na Bahia que ajudam Alice na busca de Mário
BRUNO PACHECO – segurança de Dom Manfredo / segurança do cassino que prende Mocinha
CADU PASCHOAL – menino da aldeia na Bahia que vai na casa de Neide avisar que Mário está sendo procurado por Alice na praia
CARLOS AUGUSTO SALLES – César (criança)
CARLOS TAKESHI – homem para quem César entregou os papéis de Tanaka para serem traduzidos
CARLOS VIEIRA – Moreira (amigo de César que entra no negócio gourmet de Alice)
CLÁUDIA NETTO – Pietra Ferraz (amiga milionária de Loretta)
CLÁUDIO GALVAN – Silvio (comparsa de Dona Sinhá e César)
CLÁUDIO GARCIA – homem que leva uma valise de dinheiro para libertar Mocinha no cassino
CLÁUDIO MENDES – Sócrates (comparsa de César)
CHRISTIANA KALACHE – Jéssica (advogada de João Amaro)
CHRISTIANE ALVES – Drª Lúcia (ginecologista que trata de Dora)
DANIEL UEMURA – Kazuo Tanaka (jovem)
DANIELA CARVALHO – periguete que flerta com Mário no Rota 94
DAN NAKAGAWA – Hiroshi (pretendente de Hirô)
DAN TORRES como ele mesmo, canta no baile da saudade no Rota 94
DAPHNE KARLA – Geppina (jovem)
DAVID HERMAN – Don (americano, pai de Mary Lou, mulher com quem Cristiano se casa e depois Sinhá mata com um bolo envenenado)
EIKE DUARTE – Ralf (jovem)
EMÍLIA KIYOHARA – Dona Satiko (mãe de Akira)
ERASMO CARLOS como ele mesmo, faz um show no Rota 94
FÁBIO YOSHIHARA – Akira (pretendente de Hirô com ela se casa)
FRANCCINY CASTRO – Lenita (jovem)
FRANCISCO CARVALHO – Seu Joaquim (mateiro que ajuda Mário e Wagner a fugirem, despistando os bandidos que os vigiavam)
GABY AMARANTOS como ela mesma, canta no desfile da grife de Dora
GIOVANNA TOMINAGA – Nobuko (guia turística que visita a galeria onde estão expostas as obras de Yumi)
GIL JUNG – estava com Massao e César evita dele ser preso chegando antes da polícia
GILRAY COUTINHO – advogado que conta, no passado, tudo sobre a herança bilionária de Tanaka para Sinhá
HENRIQUE TAXMAN – Dr. Geraldo (advogado de Ralf)
HUGO MOURA – um dos motoqueiros da turma de Tato
IGOR MONTEIRO – Gaetano (jovem)
INEZ VIANNA – Tânia (advogada criminalista que defende Alice da acusação de assassinato do João Amaro, na verdade trabalha para Sinhá)
IVENS GODINHO – Barreto (homem que reconhece Mocinha em Arraial e fala sobre o cassino)
JAYME LEIBOVITCH – médico de Wagner na Bahia
JITMAN VIBRANOSVSKY – Dr. Hélio (psiquiatra que trata de Dora após a perda do bebê)
JOÃO VELHO – comandante da guarda oceânica que auxilia no resgate de Alice
JOÃO VITHOR OLIVEIRA – Mariano (filho de Pietra que Loretta tenta empurrar para Milena)
JOÃO VITTI – Padre Julião (padre motoqueiro que celebra o casamento de Alice e Mário, por quem Elisa se apaixona)
JOSÉ MÁRIO FARIAS – Santos (da delegacia de Arraial)
JURANDIR DE OLIVEIRA – Seu Armindo (mestre de obras que conversa com Mocinha sobre o andamento das obras no cassino)
KARINE MELLO – Eva Bongusto (coordenadora do curso de veterinária na faculdade onde Milena estuda)
KAROLINA ALBERTASSI – Rosário (mãe de Alice, em flashback)
KEN KANECO – Takeshi (casamenteiro que leva Hiroshi à casa de Tanaka)
KIKA FREIRE – Sara (professora de Cauã)
LAURA QUEIROZ – Alice (criança)
LÉA GARCIA – Luzia (ajuda Mário a se recuperar, na Bahia, após a fuga do cativeiro)
LÉO LEITE – Danilo (irmão de Daniel que fica com Paula)
LETÍCIA BRONSTEIN como ela mesma (estilista amiga de Alice, faz uma roupa para Geppina)
LETÍCIA KARNEIRO – Renata Almeida (primeira advogada de Alice)
LUANA XAVIER – Neide (ajuda Mário a se recuperar, na Bahia, após a fuga do cativeiro)
LUCAS LUCCO – Daniel (professor de Milena na faculdade de quem Ralf sente ciúmes)
LUCIANA BORGHI – Marina Parker (mulher para quem Loretta vendeu a filha recém-nascida de Lenita no passado)
LUKA RIBEIRO – Fábio (marido de Bernardo)
MALVINO SALVADOR – Cristiano (afilhado de Dona Sinhá que ajuda na sua fuga para os Estados Unidos, no final)
MARCELO MELLO – segurança da fazenda Vagalume
MARCELO PORTINARI – Brutus (motoqueiro que ajuda Mário e Alice quando eles estão a caminho da Fazenda Vagalume)
MÁRCIO ATALA como ele mesmo, comprando na padaria dos De Angeli
MÁRCIO KIELING – Bernardo (marchand que lança Yumi no mercado das artes)
MÁRCIO ROSÁRIO – policial da equipe do delegado Louzada, na Bahia
MARCOS FROTA – Beto (amigo de Lenita e Ralf)
MARCOS TUMURA – Massao (empresário inescrupuloso que tenta fazer um negócio escuso com Tanaka e depois se alia a César)
MÁRIO FAINI – paquera de Paula
MÁRIO HERMETO – médico que atende Alice quando ela passa mal no Rio de Janeiro
MÔNICA SALGADO como ela mesma, diretora de revista de moda que se encanta com os vestidos feitos por Dora
PÂMELA TOMÉ – Patty (filha de Lenita que vive nos Estados Unidos com sua mãe de criação, Marina Parker)
PAULO CARVALHO – representante da seguradora que primeiro conversa com Alice sobre o pagamento da Arraial Pescados
PAULO VESPÚCIO – Miro (policial da equipe do delegado Louzada infiltrado na gangue que ameaça Wagner e sua família)
PEDRO NOVAES – Vittório (jovem)
RAFA DURAND – marido da mulher que flerta com Mário no Rota 94 / Dr. Gerson (médico do hospital de Arraial)
RAQUEL NUNES – Adelaide (amiga de Sirlene que a convida para ser revendedora)
RICARDO CONTI – Roberto (funcionário do banco que fica no lugar de Sócrates)
RICARDO HERRIOT – François Lagarde (médico amigo de Patrick que se envolve com Loretta, no final)
RICARDO PAVÃO – Aristides Nunes (falsificador que trabalha para César e Sinhá)
RONALDO TORTELLI – juiz no julgamento de César
RONAN ANDRADE HORTA – Aquiles (cliente do Rota 94)
SAMARA CHEDID – Loretta (jovem)
SAMIR MURAD – contador de Mássimo, informa Loretta, após a morte de seu marido, que ela está falida
SELMA LOPES – Dona Jurema (dá informações a Ralf e Damasceno sobre a fazenda Vagalume)
SÉRGIO MAMBERTI – Dom Manfredo (ex-namorado de Geppina que a reencontra em Arraial)
SÉRGIO STERN – médico que atende Geppina, no inicio, e depois Sirlene, quando ela sofre o atentado a mando de César
SILVIO MATTOS – chefe do departamento jurídico da seguradora que acerta com Alice o pagamento do seguro a Arraial Pescados
SIMON PETTRACHI – Mássimo (marido italiano de Loretta)
SÔNIA ZAGURY – mãe do delegado Mesquita
STELLA MARIA RODRIGUES – repórter de TV que cobre a reviravolta do caso de Alice enquanto Sinhá assiste
SUSANA KRÜGER – madre superiora que ajuda Lenita sobre o paradeiro de sua filha
WALNEY AGUIAR – repórter de TV que anuncia a fuga de Dona Sinhá e Cristiano dos Estados Unidos, no final
WANDERSON PETÃO – da gangue de João Amaro que vigia a família de Wagner na Bahia
WERLES PAJERO – policial da delegacia de Arraial que avisa o delegado Mesquita sobre a manifestação popular a favor de Alice
WESLEY AGUIAR – detetive Almeida (atua na delegacia de Arraial)
WILLIAM VITTA – dá informações a Ralf e Damasceno sobre a fazenda Vagalume
WILSON RABELLO – Ezequiel Sanfona (líder da comunidade carente ajudada por Mário)
YURI CARVALHO NOVOTNY – Mário (criança)
ZECA ASSUMPÇÃO – fisioterapeuta de Tanaka

 

Exibição : 29 de Agosto de 2016   à 21  de Março de 2017

Capítulos:  175

Veja Também:

As Bruxas 


Floribella



Jogo do Amor 



Meu RIco Portugues



Tempos Modernos



Amor sem Igual 



Novelas Inesquecíveis - Nino,  o Italianinho (1969)

O Direito de Nascer (1964)

Walter Negrão 



Tropicalieente (1994) 



Como Uma Onda (2004) 

Fazendo upload: 1068185 de 1068185 bytes.
Laura Cardoso 

Rafael Cardoso


Bruno Gagliasso


Meus POersonagens Favoritos da Giovana Antonelli 

Giovanna Antonelli 2


Os Vilões  do Walther Negrão 

Livre para Voar 

Livre para Voar 

Trilha Sonora Eterna  -Pão Pão Beijo Beijo 

Sol Nascente


Fonte:

Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipedia.com.br www.memoriaglobo.com.br

       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

“Cordel Encantado” estreia nesta segunda no Globoplay Novelas substituindo “Além do Tempo”

        A novela Cordel Encantado será reprisada no canal Globoplay Novelas (ex-C anal Viva) . Exibida originalmente em 2011, na faixa das 18h da Globo , a trama volta ao ar nesta segunda-feira,   15 de dezembro, substituindo a reapresentação de Além do Temp o (2015).         Os capítulos serão exibidos no Globoplay Novelas de segunda a sábado, às 20h05, e com maratona aos domingos a partir de 11h.           Cordel Encantado , trama das autoras  T helma Guedes e Duca Rachid     é uma fábula sobre dois universos distintos: o encantamento da realeza europeia e as lendas heróicas do sertão brasileiro. A união desses mundos é representada pelo romance de Açucena ( Bianca Bin ), uma cabocla brejeira criada por lavradores no nordeste do Brasil, sem saber que é a princesa de um reino europeu. E Jesuíno ( Cauã Reymond) , um jovem sertanejo que desconhece s...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

Novelas Inesquecíveis – Rebelde (2011)

Versão brasileira do clássico mexicano   foi um dos grandes sucessos da teledramaturgia da   RecordTv             A “ Rebeldemania ” voltou junto com a nova turnê do agora quinteto   que conquistou o   mercado latino em 2004, e aqui no Brasil em 2005, quando a novela original começou a ser transmitida pelo SBT .         O sucesso foi imediato e a novela virou mania aqui também. Em 2011, a RecordTv conseguiu os direitos da trama e levou ao ar   a versão brasileira da trama, que dada as devidas proporções, foi um dos grandes sucessos   da teledramaturgia da emissora.         Essa produção da RecordTv – a segunda parceria com a   emissora mexicana – é baseada na versão da Televisa , adaptada por Pedro Damián , exatamente a que se tornou mais famosa no mercado – responsável pelo fenômeno “ Rebeldemania ”.     ...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Novelas Inesquecíveis - Padre Tião (1965)

60 Anos   da trama Moysés Weltman , baseada em  “ O Pequeno Mundo de Dom Camilo ” , de Giovanni Guareshi         A história acompanhava as confusões e dificuldades vividas por um padre bem-humorado em uma pequena cidade do interior. A novela era uma adaptação de O Pequeno Mundo de Dom Camilo , obra do escritor italiano Giovanni Guareschi , que já havia ganhado uma versão na TV Tupi de São Paulo, em 1958, com Otelo Zeloni interpretando o protagonista, Dom Camilo. Na adaptação da Globo , escrita por Moysés Weltman ,   o personagem principal passou a se chamar Padre Tião, papel vivido por Ítalo Rossi . Anos depois, Otelo Zeloni voltou a dar vida ao personagem no seriado Dom Camilo e os Cabeludos , exibido pela TV Tupi em 1972. Produzida pela Globo de São Paulo, Padre Tião foi exibida inicialmente às 19h no Rio de Janeiro e, posteriormente, transferida para o horário das 13h30, segundo o site Memória Globo . Marília Pêra e Gr...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...