Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

“Dona de Mim” chega ao fim com aceitação do público, duração que prejudicou a narrativa e uma protagonista que precisava ter ficado mais em evidência



        Chegou ao fim, nesta sexta-feira, Dona de Mim, novela da autora Rosane Svartmann que,  marcou a faixa com uma trajetória longa de 218 capítulos. Com uma história construída passo a passo, a trama se despediu do público celebrando seus conflitos, reviravoltas (algumas rocambolescas)  e personagens que conquistaram a audiência  e o público  do início ao fim. O último capítulo selou destinos, respondeu às grandes perguntas da narrativa e reforçou a identidade da novela como um retrato intenso de emoções, escolhas e redenção.

        Um dos  pontos unanimes nas criticas à  Dona de Mim foi o fato da quantidade de capítulos. A novela ficou muito tempo no  ar, até para os padrões  antigos da teledramaturgia, e  isso acabou fazendo com que conflitos principais se repetissem ou “girassem em círculos” em vez de avançar  de forma consistente.  O Público não se cansou, mas   precisou  de fôlego para continuar  fiel a trama.



        Ficou difícil também se  conectar com a protagonista Léo, vivida magistralmente pela Clara Moneke. Decisões confusas ou pouco coerentes para Leona e outros arcos importantes da trama dificultaram essa identificação com a personagem.  Até mesmo os interesses amorosos  da Léo foram sendo misturados no decorrer  da trama – a  personagem não teve  liga  e nem química  com nenhum dos três – Marlon  (Humberto Morais), Davi (Rafa Vitti)  e Samuel (Juan Paiva).  Só na reta final a autora resolveu dá indícios de que o  Samuel  foi  a  única  decisão  coerente.   O Mais importante é que em nenhum momento o talento e competência da Clara para assumir a protagonista foi posta em xeque.  A atriz  que se destacou e foi a grande revelação de Vai na Fé, estava   pronta sim para Leona.



        Entre as reviravoltas que  a trama  sofreu, a mais rocambolesca  sem dúvidas, foi o retorno da Ellen, personagem da Camila Pitanga  nesta reta final.  Claro que a ideia de ter  a Camila   no elenco era  irresistível,  mas ressuscitar esse conflito da mãe  da Sofia  foi totalmente  desnecessário.



        O elenco de Dona de Mim deu seu nome e  foi um dos principais pilares  da trama.   Suely Franco viveu um momento especial em sua carreira ao interpretar Rosa ,   papel que marcou o público pela sensibilidade e autenticidade da atriz. Aos 85 anos, a atriz emociona o público com uma atuação que transborda verdade em cada olhar perdido, pausa dolorosa, lampejo de lucidez da personagem que encarou a doença de Alzheimer de frente.  O sucesso da Rosa  reforçou o prestígio de Suely Franco como uma das grandes damas da dramaturgia nacional.



         TonyRamos mais uma vez prova porque é um dos maiores nomes da teledramaturgia brasileira. Como Abel Boaz, o ator entrega uma atuação madura, intensa e cheia de nuances, transformando o personagem em um dos grandes destaques da novela.

        O crime que vitimou Abel  marcou um dos momentos mais impactantes e decisivos de Dona de Mim. A morte do personagem funcionou como um verdadeiro ponto de virada na narrativa, encerrando um ciclo importante da história e abrindo espaço para novas tensões e revelações  da novela.

Do ponto de vista narrativo, a morte do personagem é fundamental para a fluidez da história. Acelerou o ritmo, reorganizou  os núcleos e redefiniu os rumos de vários personagens, que passam a agir movidos pela culpa, pela ambição, pela sede de justiça ou pelo desejo de vingança. A ausência de Abel criou um vazio dramático que movimentou Dona de Mim  , impedindo   que o enredo se acomodasse, apesar do esticamento  da trama.



Com uma entrega intensa e cheia de nuances, Cláudia Abreu  se destacou  como um dos grandes acertos da novela Dona de Mim.          A personagem se destacou justamente por sua dualidade intensa.



  Felipe Simas  construiu  um dos personagens mais intrigantes da novela: Danilo, a primeira vista,  surge como um homem correto, sensível e disposto a apoiar quem está ao seu redor. No entanto, com o avanço da trama, o público percebe que há muito mais por trás desse comportamento aparentemente irrepreensível.  No  final,  ele se  consolida como um personagem-chave, daqueles que dividem opiniões e movimentam a história. Felipe Simas mostrou maturidade artística ao apostar na ambiguidade, provando que o sucesso do personagem está justamente em não ser fácil de decifrar e ganhando uma “merecida” redenção.



Giovanna Lancellotti  sempre  tão distante das novelas, voltou em Dona  de Mim para  nos entregar  uma de suas atuações mais sensíveis ao viver Kami, uma personagem que cresceu  dramaturgicamente  diante dos olhos do público. Introduzida inicialmente com traços de leveza e espontaneidade, Kami ganha densidade ao longo da trama, revelando camadas emocionais cada vez mais profundas.  O ponto de virada da personagem acontece quando a novela aborda, com respeito, delicadeza  e seriedade, a violência sexual. A narrativa evita o sensacionalismo e aposta no impacto humano da situação.   Na reta final a personagem ganha luz novamente, supera os traumas  e ainda termina com uma das  participantes do BBB26.  O trabalho da atriz foi reconhecido pela  crítica, o grande público e o  público do e10blog que a elegeu  como a melhor atriz Coadjuvante do ano.



 Em meio a um elenco experiente e a uma trama repleta de conflitos intensos, um dos grandes destaques atende pelo nome de Elis Cabral. A  atriz mirim  conquistou o público ao dar vida à Sofia, personagem que se tornou um verdadeiro ponto de afeto e sensibilidade.

Nesse elenco vale ainda destacar nomes  como Marcelo  Novaes,  Aline Borges, Armando Babaiof e  L7nonn entre outros.



A conclusão da história  foi em resumo  coerente com a proposta da obra da Rosana  Svartamann, apostando mais no sentimento, na redenção e na reconstrução dos personagens.  Movimentou as redes, gerou discussão e confirmou Dona de Mim como uma novela que, mesmo com altos e baixos, conseguiu marcar presença e provocar reação até o último capítulo.

 

Veja Também:

10 Personagens de Dona  de mim



Leticia Spiller 



Isabelle Drumond



Leandra Leal



Daniel de Oliveira 

Camila Pitanga 

Claudia Abreu

Suely Franco 

Emilio Dantas 

Tony  Ramos

Felipe Simas



Marcos Pasquim

Fonte:

Texto: Evaldiano  de Sousa


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

“Estranho Amor” , minissérie sobre violência doméstica, estreia nesta segunda na RecordTv

        Estranho Amor é uma série brasileira desenvolvida pela Visom Digital , em coprodução com a RecordTv e o canal AXN . A trama se inspira em histórias reais de feminicídio ocorridas no Brasil, trazendo à tona uma temática urgente e sensível. A criação é de Carlos de Andrade , com textos assinados por Ingrid Zavarezzi, Inácio Ramos e Vitor de Oliveira . A direção geral fica a cargo de Ajax Camacho . A produção teve sua estreia no AXN em 10 de outubro de 2024 e   chega à grade da Record no dia 5 de janeiro de 2026. A minissérie   acompanha a trajetória da policial Vânia (Mony Gester/Juliana Knust), que encara o desafio de assumir seu primeiro cargo como delegada na Delegacia da Mulher, na zona Oeste do Rio de Janeiro. No novo posto, ela se dedica intensamente ao acolhimento das vítimas de violência, ao mesmo tempo em que precisa lidar com suas próprias feridas emocionais, resultado de um trauma profundo vivido no passado. Paralelam...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

“Em Família” – Última novela do Manoel Carlos, entra na Globoplay nesta segunda pelo Projeto Originalidade

        Em Família , última novela do autor Manoel Carlos , exibida originalmente em 2014, com JúliaLemmertz e Bruna Marquezine dividindo a personagem Helena,   entra nesta segunda (13.04) na plataforma da Globoplay pelo Projeto Originalidade.           Em Família   tem dois grandes pilares –  Julia Lemmertz  como a última Helena do autor, uma homenagem a  Lílian Lemmertz,  primeira Helena do Maneco, na trama de   Baila Comigo  em 1981, e mãe da Júlia. Além de  Bruna Marquezine  vivendo esta Helena na segunda fase e a filha desta na terceira. Bruna foi lançada ao estrelato ainda criança quando despontou como a Salete na trama de  Mulheres Apaixonadas   e de lá para cá não havia mais trabalhado com o autor.        Relembre   a história: Primeira e segunda fase Na fictícia cidade de Esperança, no interior de...

Rapidinhas – 22.11.2025

Isabela Garcia de Volta as novelas da Globo IsabelaGarcia volta às novelas da Globo em Quem Ama, Cuida, substituta de Três Graças às nove.   A atriz vai dividir a cena com LeticiaColin e Tony Ramos – um dos principais núcleos da trama de WalcyrCarrasco e Claudia Souto , com direção artística de Amora Mautner .   Vai ser um reencontro cênico entre ela e Tony que já rendeu vários momentos a nossa teledramaturgia   - como em Pai Herói (1979), Bebê a Bordo   (1988) e OSétimo Guardião   (2018).   Globo entre de vez   com sua teledramaturgia   nas   redes sociais e novo formato vertical         Além das   novelas verticais inéditas   que já estão sendo   divulgadas , a Globo confirmou   spin-offs no mesmo estilo   , incluindo microdramas no Globoplay focados em personagens populares como Bibi Perigosa, personagem da JulianaPaes em A Força do Querer , Ramiro e...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...