Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog - Melhores do Ano

10 Motivos para não perder a reprise de “Terra Nostra” no Viva



      Clássico é clássico e pronto! Terra Nostra um dos maiores sucessos da nossa teledramaturgia  está de volta ao Canal Viva a partir do próximo dia 28.
      A trama do autor Benedito Ruy Barbosa,  exibiu cenas grandiosas e interpretações sensíveis e viscerais até então nunca mostradas em uma produção global e instantaneamente se transformou em grande sucesso de crítica e público.
      Elevou Thiago Lacerda e Ana Paula Arósio, os protagonistas Matteo e Giuliana,  e a revelação Maria Fernanda Cândido, a Paolla, em  grandes estrelas, além da maioria do elenco que foi impecável  à frente de seus personagens.
      Curiosamente quando a trama foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo  em 2004, mesmo atendendo todo os critérios de uma reprise de sucesso – boa audiência na primeira exibição, lembrança do público e quantidade de pedidos, a reprise foi considerada um fracasso, visto que derrubou a audiência do horário quase pela metade. Detalhe: antes de Terra Nostra vinha sendo reprisada Corpo Dourado (1998), do Antônio Calmon.
      Mas essa reprise no Viva com certeza será uma espécie de justiça a ser feita com  Terra Nostra e motivos para revê-la não faltam:

1 – A Inspiração do Benedito Ruy  Barbosa desde 1980

      Benedito Ruy Barbosa idealizou Terra Nostra logo após encerrar Os Imigrantes (1981), novela que escreveu ainda na Rede Bandeirantes. Na época,  o autor recebeu milhares de cartas de telespectadores comovidos com a trama. Uma grande quantidade de cartas delas trazia testemunhos de imigrantes de várias nacionalidades que construíram suas vidas no Brasil. A Esposa do autor fez uma seleção desses relatos , e daí surgiu a ideia de escrever sobre a saga dos italianos. Quando propôs o projeto  da novela à Tv Globo, anos mais tarde, Benedito achou que ele não seria aceito devido aos elevados custos de produção. Era uma nova Pantanal (1990) sem dúvidas. Porém para surpresa do autor, e a Globo certamente com receio de repetir a história da trama de Pantanal, indeferida na emissora e que virou sua pedra no sapato quando exibida e produzida pela Rede Manchete, deu o sinal verde. Claro que  sucessos anteriores do autor na casa como Renascer (1993) e O Rei do Gado (1996)  também serviram de alicerce para a decisão.
      O Autor se inspirou nas  suas memórias de infância para retratar a colônia italiana da novela. Quando criança, ele costumava brincar com os filhos dos imigrantes italianos que trabalhavam nas plantações de café da fazenda de um tio.  
      Jayme Monjardim, diretor da trama, é bisneto de Francisco Matarazzo, que saiu de Nápoles em 1870, em direção ao Brasil, em uma viagem de navio similar à mostrada na primeira fase da novela. 

2 – Thiago Lacerda e Ana Paula Arósio alçados a grandes astros

      Thiago Lacerda virou astro da noite para o dia. Matteo foi o primeiro grande personagem do ator na tv, depois de personagens coadjuvantes na Malhação (1997) , na minissérie Hilda Furacão (1998) e na novela PecadoCapital (1998). Ana Paula Arósio defendeu com maestria sua Giuliana, uma personagem difícil, com uma forte carga dramática, que passou quase toda a trama aos prantos, e mesmo assim foi recebida de braços abertos pelo público, que transformou a atriz em estrela de primeira grandeza da casa em seu primeiro trabalho oficialmente como contratada. Antes a atriz havia feita a inesquecível Hilda Furacão, na minissérie homônima da Glória Perez, porém havia sido gentilmente cedida pelo SBT.

     
3 – A Revelação Maria Fernanda Cândido como a bela Paolla

        A Bela e sensual Paolla  deu a Maria Fernanda Cândido o status de revelação do ano. Sua relação com Francesco,  o personagem do Raul Cortez, chamou atenção na trama tanto quanto o casal principal. O “Macarron” da  Paolla fez tanto sucesso  que as marcas de massa por todo o país encheram as prateleiras dos supermercados com massas do tipo.   Maria Fernanda Cândido já era conhecida do público antes de  aparecer  em Terra Nostra, por ter estrelado a abertura da novela AIndomada (1997) e participações em novelas como Serras Azuis (1998) na Band e Pérola Negra (1999) no SBT. Por causa da repercussão em Terra Nostra, a atriz foi eleita por meio de uma votação popular realizada pelo Fantástico, “A Mulher Brasileira mais Bonita do Século 20”. Maria Fernanda venceu nomes como a própria Ana Paula Arósio, sua companheira de trama, VeraFischer, Luiza Brunet entre outras.


4 - Outros destaques do elenco

        O Nível de sucesso que chegou Terra Nostra deve-se muito também ao elenco que imortalizou personagens e marcou a trama por grandes interpretações. Antônio Fagundes e DéboraDuarte, viveram o casal Gumercindo e Maria do Socorro. Ele, o fazendeiro autoritário que  humilhava  a mulher por nunca ter conseguido lhe dar um filho homem, e por isso mesmo se deitava com todas as escravas da fazenda – A Personagem da Débora Duarte  morreria logo após o parto, mas a empatia do público com ela foi tão grande que o autor resolveu poupa-la, e  Maria do Socorro seguiu até o fim da novela.
        Raul Cortez roubou a cena como grande galã da trama nos braços da sua bela Paola, a personagem da Maria Fernanda Cândido. No início da trama, Francesco era casado com a bela e amarga Janete, a personagem da Ângela Vieira, que  virou a pedra no sapato de Giuliana (Ana Paula Arósio), depois  que esta aceita o casamento com Marco Antônio (Marcelo Antony), o filho de Janete.

       
5 -    Estreantes na GloboTânia Bondezan, Déborah Olivieri  e Lu Grimaldi
        Lu Grimaldi estreou na Globo em Terra Nostra na pele da italiana perfeita, Leonora. Outros nomes já conhecidos e consagrados em outras emissoras ou no teatro estrearam na Globo na trama do Benedito Ruy Barbosa. O caso da Déborah Olivieri e Tânia Bondezan.


6 – A trama desbancou “Escrava Isaura” no mercado  internacional e ganhou todos os prêmios daquele ano

        Terra Nostra desbancou Escrava Isaura (1976) do título de novela mais exportada da história da Globo. Em maio de 2004, a emissora totalizou a sua venda para 83 países, contra 79 que já haviam visto Escrava Isaura.
        A novela  foi eleita pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) a melhor novela de 1999. Débora Duarte ganhou o prêmio de melhor atriz, e Lu Grimaldi, a revelação do ano na TV. A novela também foi premiada com todos os Troféus Imprensa que concorreu: melhor novela, ator (Raul Cortez), atriz (Ana Paula Arósio) e revelação do ano na TV (Maria Fernanda Cândido).


7 – A Drama de Angélica (Paloma Duarte)

Angélica (Paloma Duarte), a filha mais nova de Gumercindo (Antonio Fagundes) e Maria do Socorro (Débora Duarte), é uma jovem tímida, obrigada a desistir do sonho de se tornar freira para se casar com Augusto (Gabriel Braga Nunes), jovem advogado com ambições políticas. Ele trai a mulher com Paola (Maria Fernanda Cândido), uma bela italiana de espírito independente e comportamento avançado para a época. Angélica descobre a traição do marido, dá fim ao caso e torna-se amiga de Paola. O fato de ter desmascarado Augusto a deixa mais forte e decidida, e ela toma a frente dos negócios da fazenda do pai. Augusto prospera na política e parece se regenerar no casamento, mas, mais tarde, volta a enganar a esposa, iniciando um flerte com a criada Florinda (Bianca Castanho). 


8 - Cenas Marcantes

        Um dos momentos marcantes da primeira fase da novela é a cena em que tripulantes do navio Andrea I, que transporta os italianos rumo ao Brasil, quase jogam ao mar um bebê, filho dos italianos Leonora (Lu Grimaldi) e Bartolo (Antonio Calloni), na crença de que a criança está morta, vítima da peste que se alastra na embarcação. Mas a criança chora quando é arrancada dos braços da mãe.
A cena foi baseada numa história real, relatada em carta enviada ao autor Benedito Ruy Barbosa. Na carta, uma senhora idosa, que havia ficado comovida com a novela Os Imigrantes, contava que há muitos anos um navio italiano trazia imigrantes para o Brasil quando uma epidemia de peste foi detectada a bordo.
Entre muitas outras cenas memoráveis de Terra Nostra, foi muito comentada, na época, a sequência em que os personagens Paola (Maria Fernanda Cândido) e Francesco (Raul Cortez) tomam banho juntos em uma banheira.

9 - A bela abertura


A abertura  foi feita com imagens em preto e branco da partida dos italianos para o Brasil, gravadas no porto de Southampton, na fase inicial da novela.
Cenas das famílias se despedindo se alternavam com imagens da travessia do Atlântico e closes dos rostos de Ana Paula Arósio e Thiago Lacerda. As imagens em preto e branco contrastavam com o verde dos olhos dos atores. A cor também surge no final da vinheta, nas imagens das plantações de café. 
O Tema de Abertura “Tormento D´amore”, do compositor Marcelo Barbosa, filho do autor Benedito Ruy Barbosa,  gravado especialmente para a novela por Aguinaldo Rayol e a menina Charlotte Church, foi um dos grandes sucessos do ano. A cantora veio ao Brasil e participou de vários programas com Aguinaldo  no Brasil divulgando a música.


10 – Trilha Sonora

        A trilha da trama foi lançada em dois discos, contendo em sua maioria canções italianas clássicas, como “Canzone per Te”, do Sérgio Endrigo, na voz de Roberto Carlos;Funiculi Funiculá”,  gravada pela Família Lima e “Malia  na voz da dupla Sandy e Jr. Entre as músicas cantadas em português  estão “Um Amor Puro” escrita e gravada pelo Djavan, e “Vai Se Chamar Saudade” do João Pacífico, gravada para o disco pelo ator Antônio Fagundes.



        Maria Fernanda Cândido  e Raul Cortez abriam a trilha volume 2 da novela com a música “Noi ci Ammiano”,  que embalou os inesquecíveis banhos de banheira do casal.


Veja Também: 
Novelas Inesquecíveis - Terra Nostra (1999)

Abertura das novelas do Benedito Ruy Barbosa 
Meus Personagens Favorotos do Thiago Lacerda
No Tema e Na Trilha do Djavan
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas Clássicas : Final de Roque Santeiro (1985) com Porcina, Roque e Senhorzinho Malta

           Um dos clássicos da teledramaturgia , Roque Santeiro do autor Dias Gomes mais escrita praticamente a metade por Aguinaldo Silva, inaugurou no horário nobre o estilo realismo fantástico.         O último capítulo da trama  deixava um dúvidas para os telespectadores , Porcina  (Regina Duarte) iria embora com Roque (José Wilker) , ou ficaria em Asa Branca com o seu Coronel Senhorzinho Malta (Lima Duarte) ? Foto : http://4.bp.blogspot.com         A Dúvida permaneceu até a última cena do capítulo , e a produção gravou dois finais com Porcina indo com Roque e outro ficando com Senhorzinho. No final o amor pelo seu “Cachorrinho” falou mais alto , e bem ao estilo do filme “ Casablanca ” de 1942, Porcina decide ficar com Senhorzinho e os dois terminam acenando para Roque que parte em uma avião deixando Asa Branca para trás. Foto : http://luciointhesky.files.wordpress.com         Um belo final para uma trama inesquecível. O Outro final com Porcina indo embora

Rapidinhas – 15.11.2024

  As abordagens pertinentes de Garota do Momento         A novela Garota do Momento continua conquistando público   a cada novo capítulo, e a apesar de ser uma trama   de época, através da licença poética vem abordando   temas complexos   e pertinentes   a frente   do seu   tempo.         Além do racismo, homossexualismo, um dos próximos assuntos   que   Alessandra Poggi também vai abordar é   o alcoolismo   através da personagem Arlete, vivida pela atriz Bete Mendes .   Décima temporada de “ Reis ”   vai marcar o final da saga bíblica da série         A  Record TV  decidiu encerrar a produção da novela   bíblica  Reis , planejada originalmente para contar a história de todos os reis de Israel em um formato semelhante ao de uma série, com temporadas distintas. O projeto, que vinha enfrentando baixa audiência e repercussão limitada, será finalizado em  2025 , com a exibição da  décima terceira temporada , intitulada  A Esperança .   Veja Também: Rapidinhas 28.09.2024 

Rapidinhas - 12.10.2024

“ Celebridade ” de volta no Viva         A novela Celebridade , do autor Gilberto Braga, protagonizada pela Malu Mader e antagonizada pela Cláudia Abreu , chega ao Viva em 2025 substituindo Viver a Vida .   “ Caras e Bocas ” no Viva         E também em Março do ano que vem Walcyr Carrasco chega ao canal Viva   com Caras e Bocas (2009) substituindo Cobras e Lagartos (2006).   Alexandre Nero será o Marco Aurélio no remake de “ Vale Tudo”         Alexandre Nero não vai ter   férias depois do Chico Leonel de No Rancho Fundo , o ator foi escalado para dar   vida ao Marco Aurélio no remake de Vale Tudo , que está sendo reescrito pela ManuelaDias e vai substituir Mania de Você   no horário nobre da Globo .     Na versão original o personagem   foi vivido magistralmente pelo ReginaldoFaria , e ficou marcado pela cena final dando uma “banana” para o Brasil.   “ Êta Mundo Bom 2 ”   é confirmada pela Globo         A continuação de  Êta MundoBom   está confirmad

Rapidinhas - 20.11.2024

Carolina Dieckmann é confirmada como a Leila de “ Vale Tudo ”         Carolina Dieckmann  foi confirmada como Leila   no aguardado remake de  Vale Tudo , que estreia em março de 2025 na faixa das nove da  Globo . Inicialmente cogitada para interpretar Heleninha, a atriz Paolla Oliveira acabou sendo escolhida para o papel após uma nova rodada de testes, enquanto Dieckmann foi convidada para dar vida à personagem que marcou a carreira de Cassia Kis na versão original, que foi a responsável pelo assassinato da Odete Roitmann ( Beatriz Segall) .   Thiago Martins é outro escalado para o remake         Thiago Martins interpretará Vasco, um porteiro com aspirações musicais. Sonhando em ser cantor de pagode, o personagem terá um trio que se apresenta em bares e casas noturnas. Ele busca complementar sua renda com apostas em jogos de azar, além de lidar com os desafios de criar um filho, fruto de um relacionamento breve. O papel, originalmente interpretado por  Paulo Rezende  n

Rapidinhas – 02.10.2024

Roque Santeiro no “ Viva ”         A Clássica   Roque Santeiro está de volta !   Trama do autor Dias Gomes e Aguinaldo Silva , protagonizada por Regina Duarte , José Wilker e Lima Duarte , vai substituir AViagem (1994) no Viva a partir de Novembro.         A volta da saga da santo que nunca foi santo e da viúva que   foi sem nunca ter   sido, é uma   homenagem aos 40 anos da novela, aos 60 da Globo e aos 15 do Viva . Também uma reverência ao autor Dias Gomes , que nos deixou há 25 anos.         A estreia será no dia 4 de novembro. Além da outra reprise no Viva , entre 2011 e 2012, Roque Santeiro já foi reprisada em 1991, na Sessão Aventura , e em 2000 no Vale a Pena Ver de Novo . Veja Também: Roque Santeiro Rapidinhas 28.09.2024  Rapidinhas Rapidinhas  Rapidinhas  Roque Santeiro Lima Duarte  Lima Duarte  2 Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas – 05.10.2024

  Logotipo “ Garota do Momento ” – Nova novela das seis da Globo A  Globo  anunciou as novidades do último trimestre de 2024, destacando a estreia de  Garota do Momento , sua próxima novela das seis. O primeiro teaser e a logo da novela também foram revelados, aumentando a expectativa em torno da estreia. Escrita por  Alessandra Poggi  e com previsão de 185 capítulos, a trama começará a ser exibida no dia 4 de novembro de 2024 e seguirá até 6 de junho de 2025. Com uma proposta leve, divertida e emocionante, a história se passa no final dos anos 1950, ambientada principalmente em Copacabana, Rio de Janeiro, com algumas cenas filmadas em Petrópolis.   Felipe Simas na RecordTv         O ator  Felipe Simas , que tem uma longa trajetória na  Globo , incluindo sua participação em produções como  As Aventuras de José e Durval  no Globoplay , está de mudança para a  Record . Simas será um dos protagonistas da nova série bíblica  Paulo, O Apóstolo , onde interpretará o médico Luca

Rapidinhas - 21.10.2024

Mais humor   em “ Mania   de Você”         O Grupo de discussão que a Globo fez para   Mania de Você apontou que a público quer vez mais humor na trama do João Emanuel Carneiro . Já estou com medo de um núcleo “Cadinho”   aparecer do nada.         Brincadeiras a parte, a emissora recontratou o roteirista Vicent Villari , que já havia colaborado em Todas as   Flores , para dar uma revisada em alguns capítulos de Mania de Você , já tendo esse viés cômico   como foco.         Na verdade a trama já tem esse núcleo cômico, protagonizado por Érico Brás e Ivy Souza – Edimilson e Dhu, que realmente é muito mais que um núcleo cômico. Se bem trabalhado pode sim ser um dos pilares da trama.   Nanda Costa e Maeve Jinkings podem   interpretar um casal lésbico no remake de " Vale Tudo "         Maeve Jinkings  é a atriz mais cotada para interpretar Laís, que será uma triatleta na nova versão. O papel de Cecília, sua parceira, ainda está em negociações, com  Nanda Costa  

Rapidinhas - 21.09.2024

Alexandre Richter brilhando em “ Família é Tudo ”         O Talento de Alexandra   Richter finalmente sendo bem utilizado dentro    da trama do Daniel Ortiz . Transformada em grande vilã da história , ela deu o tom   em uma linha tênue entre perversidade e manipulação, e a sequência que culminou em sua prisão esta semana   foi   a cereja do bolo.   O Acerto de Contas entre Electra e Jéssica         Ainda na trama do Ortiz, essa semana foi o tão esperado acerto de contas entre Electra  (Juliana Paiva) e Jéssica (Rafa Kallimann). Intenso e eletrizante, não faltou tapa e  lavação de roupa suja. Juliana Paiva   sem dúvidas é uma das melhores  da sua geração,  e sempre entrega muito em suas personagens. Já a Rafa Kallimann, tão criticada a trama  inteira, viveu seu melhor momento em Família é   Tudo nesta sequência.   Cara eCoroa Novelão!         Estou acompanhando Cara e   Coroa   em sua primeira reprise no Viva e,   bastou essa primeira semana para   sentir aquele g

Consciência Negra e a importância do reconhecimento do talento em nossa teledramaturgia

        Demorou   mas,   felizmente estamos caminhando a paços largos para   finalmente uma igualdade de raças, pelo menos na tv.   Atualmente a maior indústria de teledramaturgia do país   -   a Globo - tem atrizes negras em suas 3 principais novelas – Duda Santos em Garota doMomento , Jéssica Ellen em Volta por Cima e Gabz em Mania de Você .         Nomes com Ruth de Sousa , Zezé Motta , Milton Gonçalves entre outros,   lutaram muito pra que hoje isso esteja normalizado em nossa tela.           A representação do negro é, desde o surgimento da televisão, marcada pela alternância de polêmicas e avanços. Embora ainda haja o que conquistar, a evolução é um fato. Vale lembrar que,   apenas em   2012   a novela Lado a Lado foi a primeira trama a trazer o nome de um ator negro (Lázaro Ramos) abrindo seus créditos. Em 1969, em A cabana do pai Tomás , da Globo , os mesmos créditos chegaram a ser motivo de polêmica.         Ruth de Souza já era uma celebridade por causa da ( 

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em Laços de Família (2000) Jesuíno – Cauã Reymond em   Cordel Encantado   (2011)   Veja Também: Trilha Sonora Eterna - Cidadão Brasil