Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – O Clone Nacional (2001)



        Preparem o véu e relembrem a dança do ventre pois O Clone está chegando em dezembro para comemorar o final de ano no Canal Viva.
        A Trama da autora Glória Perez voltará a ser apresentada a partir do próximo dia 09 dezembro,  relembrando a consagração de Giovanna Antonelli como a protagonista Jade, Murilo Benício vivendo 3 personagens e um elenco em estado de graças que  fizeram  da trama um dos maiores sucessos do horário nobre global.
        Clonagem, islamismo e drogas foram os pilares da novela e muito bem- sucedidos no prosseguimento da narrativa da autora. 
        O sucesso de O Clone foi muito além da sua exibição original. A novela foi exportada para 91 países, além de ter sido produzida uma versão hispânica pela Telemundo  com atores de diversos países da América Latina. A Telemundo teve sua audiência aumentada em 60% quando reprisou a trama em 2002, e O Clone se transformou no maior sucesso exportado  para comunidade hispânica  nos Estados Unidos.
        Quando apresentada no Vale a Pena Ver de Novo em 2011, mesmo tendo algumas tramas mutiladas devido o horário, principalmente a fase da Mel (Débora Falabella) drogada, a novela conseguiu dar uma novo fôlego de audiência ao horário, e é a novela mais longa já apresentada no seção vespertina.
        Para comemorar o retorno de O Clone o e10blog vai dissecar agora a  trilha nacional, com a bela Giovanna Antonelli na pele da protagonista Jade na capa,   que também  foi um dos últimos grandes sucessos em trilhas de novelas da história da Globo. A novela teve cinco trilhas sonoras oficiais. Além das tradicionais  nacional e internacional, foi lançado um CD com os temas do Bar da Dona Jura,  Marktub com os temas instrumentais islâmicos apresentados na novela; e na terceira fase o CD com o repertório da boate Nefertiti.

“A Miragem”
Intérprete e Compositor: Marcus Viana

        Impossível ouvir “A Miragem” do Marcus Viana e não lembrar imediatamente da Jade e do Lucas, os protagonistas de O Clone, vividos pela Giovanna Antonelli e o Murilo Benício. A Música foi o tema de amor do casal e sem dúvidas a que mais identifica a trama.  Além de gravar e interpretar “A Miragem” , Marcus Viana foi o responsável  também por toda a trilha  incidental  de O Clone  Marktub.

“Meu Grande Amor”
Intérprete e Compositora: Lara Fabian

        Lara Fabian ainda estava com “Love By Grace” pipocando aqui nas rádios do Brasil, a música que marcou a cena da Carolina Dieckmann raspando a cabeça em Laços de Família, quando gravou em português “Meu Grande Amor” para a trilha de O Clone.  A música embalou a personagem Maysa, a complexa esposa de Lucas, que passa a trama inteira tentando apagar  a lembrança de Jade da memória do marido, em vão claro! A personagem foi um dos melhores momentos da Daniela Escobar  na tv, num trabalho impecável de caracterização e construção. Na segunda fase da trama a personagem ainda tem que enfrentar o  vício  da filha Mel ,  nos proporcionando grandes cenas em parceria com Débora Falabella.

“Love in The Afternoon”
Intérprete: Legião Urbana
Compositor: Renato Russo

        Diogo, um dos gêmeos vividos pelo Murilo Benício na primeira fase de O Clone, morre logo nos primeiros capítulos, mas sua presença foi muito marcante para a trama, afinal foi por causa dele que Albieri (Juca de Oliveira) teve a ideia de clonar Lucas, com o intuito de reviver o gêmeo morto. Diogo era o inverso do irmão Lucas, totalmente inconsequente e sem responsabilidades. Para ajudar a imprimir o perfil do personagem, foi escolhido   como tema  Love in The Afternoon”, um clássico  do grupo Legião Urbana, composição do Renato Russo.

“No Balanço do Buzão”
Intérprete e Compositor: Miltinho Edilberto

        Confesso que não lembrava que tinha um forró na trilha de O Clone. Miltinho Edilberto, considerado um dos  mais completos violeiros do Brasil,  entrou na trilha com “No Balanço do Buzão”,  que servia de tema de locação da trama.

“Escândalo”
Intérprete e Compositor: Caetano Veloso

        MarceloNovaes começava a dar um outro status a sua carreira quando interpretou o Xande de O Clone. Até então o ator era presença constante nas trama do Lombardi com um dos seus principais descamisados. O Xande tinha um outro perfil, era um homem centrado e foi o grande apoio de Mel (Debora Falabella), sua namorada, quando esta mergulhava no mundo das drogas. O Personagem ganhou como tema uma regravação de “Escândalo”, clássico do Caetano Veloso composto em 1968.

“Alma”
Intérprete: Zélia Duncan
Compositores: Arnaldo Antunes e Pepeu Gomes

        Cissa Guimarães deu vida a solar personagem Clarisse, uma mulher super alto astral, mas que ver sua vida ruir ao perder o marido para interesseira Alicinha (Cristiana Oliveira) e o filho se envolver com o uso de drogas. A personagem era secretária executiva das empresas do Leônidas Ferraz (Reginaldo Faria)  e ganhou como tema “Alma”, uma das faixas  do CD de O Clone que mais tocou nas rádios, composição do Arnaldo Antunes e Pepeu Gomes na voz da Zélia Duncan.

“Tarde Triste”
Intérprete: NanaCaymmi
Compositora: Maysa

        Vera Fischer viveu na trama de O Clone a hilária Yvete, uma bela mulher que  passou a  novela inteira a procura de um bom casamento com Leônidas, que sempre dava o jeito de se livrar do casório. Na trama a personagem ganhou “Tarde Triste”,  da Nana Caymmi como tema.

“Modernidade”
Intérprete: Lulo Scroback
Compositor: Cazuza

        Lulo Scroback ganhou destaque com o sucesso na peça Cazas de Cazuza. O Cantor e ator participou da novela As Filhas da Mãe (2001) como ator, e da segunda edição do reality Casa dos Artistas no SBT. Na trilha de O Clone emplacou “Modernidade”,  do Cazuza,  como tema do personagem Cecéu, vivido pelo ator Sérgio Maroni.

“Eu Só Sei Amar Assim”
Intérprete: Zizi Possi
Compositor: Hebert Vianna

        Nívea Maria viveu uma personagem espetacular em O Clone. A Edna era  a doce companheira do Dr. Albieri (Juca deOliveira), que sofria com a distância do marido, obcecado pela criação de um clone. A Atriz soube, com maestria, dosar a angustia  e tristeza da personagem de tal forma que o telespectador se sensibilizava com seu sofrimento velado. Um incrível trabalho de caracterização mesmo. Como tema Edna ganhou “Eu Só Sei Amar Assim”, uma música apaixonante do Hebert Viana , imortalizada na voz da Zizi Possi.

“Alto Lá”
Intérprete: Zeca Pagodinho
Compositor: Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e Sombrinha

        Adriana Lessa e Roberto Bomfim  viveram em O Clone o inesquecível casal Deusa e Edvaldo. Ambos dançarinos de gafieira, é Deusa que mesmo sem saber,  gera O Clone, quando Albieri  lhe insemina com o óvulo fecundado. Edvaldo, mulherengo inveterado, acaba não aceitando a escolha da mulher quando esta decide ter um filho por inseminação artificial.

“No Escuro”
Intérprete: Marina Lima
Compositor: Marina Lima e Antônio Cícero

        JulianaPaes esbanjou sensualidade em O Clone na pele da alpinista social Karla, filha da Dona Odete, a personagem da Mara Manzan, onde cada mergulho foi um flash na novela. Karla passou a trama inteira arquitetando um plano para dar um golpe no bonitão patrão Tavinho, vivido pelo Victor Fasano.

“O Silencio das Estrelas”
Interprete: Lenine
Compositores: Lenine e Dudu Falcão

        Dr. Albieri viveu um grande personagem com dilema ético dentro da área da medicina quando resolve criar O Clone sem a autorização de nenhum âmbito.  Juca de Oliveira  foi de uma sensibilidade jamais vista a frente de um  personagem, que sem dúvidas foi um dos melhores da sua carreira na tv.  Para acompanhar o dilema do personagem foi escolhida a música  O Silêncio das Estrelas”,   na voz do Lenine, na composição em parceria com Dudu Falcão.

“Sob o Sol”
Intérpretes: Sagrado Coração da Terra
Compositores: Marcus Viana

        A Banda Sagrado Coração da Terra foi a responsável pela gravação de “Sob o Sol”, composição do Marcus Viana, feita especialmente para embalar a bela abertura da trama.

“Marktub”
Intérprete e Compositor: Marcus Viana

        Para acompanhar os núcleos e entrechos marroquinos “Marktub” do Marcus Viana fecha a trilha nacional de O Clone. A música era o único tema estrangeiro a compor o CD. Também  foi o título do CD complementar  Marktub – Temas e Trilhas de O Clone  só com as composições do Marcus Viana para a trama.

Veja Também: 
Novelas Inesquecíveis - O Clone (2001)
Meus Personagens Favoritos da  Murilo Benício
Meus Personagens Favoritos da Giovanna Antonelli 
Meus Persoangens Favoritos da Débora Falbella 
Trilha SOnora Eterna - A Viagem (1994) 
e10blog
Trilha Sonora Eterna 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (Post 2)

        Continuando a comemoração dos   60 anos   da Globo vamos   relembrar mais 10 tramas que   marcaram a emissora   nesses anos.           Antes de ver o post   2, se delicie   com o   POST 1 , publicado anteriormente.   Pai Herói (1979)          Óbvio que  falar de  Pai Herói   e não cantarolar a música –  Pai, você foi meu herói, meu bandido ..   É impossível. A música   do cantor  Fábio Jr  virou marca registrada da trama. Na verdade a música nem foi gravada para a novela ,  já havia sido apresentada em um dos episódios no seriado  Ciranda, Cirandinha  ( 1978) onde o  Fábio interpretava um cantor que buscava o sucesso, mas foi na abertura da novela que ela virou hit em todo o pais é até hoje é lembrada e usada em homenagens aos pais. ...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube