Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

e10blog Entrevista – Edu Conceição


Criador do Canal Memória Teledramatúrgica no You Tube com mais de 6 mil inscritos e perfil no instagram @memória_teledramaturgica com mais de  165 mil  seguidores


        Ele é um apaixonado por tv e teledramaturgia reverenciando a memória do gênero, mostrando para uma nova geração o que de melhor a Tv apresentou nos anos 70, 80 e 90.
        O Edu gentilmente aceitou  ser  o primeiro entrevistado do e10blog ,  para contar um pouquinho de como nasceu essa paixão por teledramaturgia e suas preferências.



1.  Quando foi o estalo ou primeira  lembrança que você tem sobre o nascimento dessa paixão por tv, teledramaturgia e afins?

RDesde pequeno, sempre fui um apaixonado por televisão, assistia sempre com meus pais ou meus tios e, principalmente, em família,  as novelas do horário nobre. Eu lembro muito de assistir com meu tio novelas como Tieta (1989),  Rainha da Sucata (1990), Fera Ferida (1993) . . . E a primeira novela que eu lembro , que despertou meu interesse, que eu inclusive deixava de brincar para assistir, foi o finalzinho de Top Model (1989) . . . mas a primeira novela que realmente acompanhei completinha,  depois de brincar, não perdia um capítulo, foi Vamp (1991) . . . e daí veio esse amor pela teledramaturgia.  O que mais  . . . lembro também de assistir muito Mulheres de Areia (1993), no horário das seis,  com minhas tias. Gravava essa novela, para elas assistirem depois que chegassem do trabalho  . . . ótimas recordações.

2.  Qual a sensação quando o projeto Canal Memória Teledramatúrgica  começou  lhe dar a possibilidade de contato direto com artistas e profissionais da tv?
R. Na adolescência eu fazia teatro, e já tinha contato com alguns artistas, os quais já tinha uma amizade. Por conta do projeto, que vem crescendo cada vez mais,  trabalho que faço com muito amor, eu acabo tendo um contato maior, criando laços, respeito e, graças a Deus sou bastante reconhecido e respeitado,  quando entre em contato a maioria deles são mega queridos . . . e é uma sensação que eu tenho mesmo de muito respeito. Acho fantástico, gosto muito dos artistas e profissionais que são bem acessíveis. Por que eu tento fazer o meu melhor, e acho muito bacana quando isso é reconhecido pelo artista. Claro que tipo, por já ter amizades com alguns, isso meio que facilita, não é . . . chegar neles  . . . então eu só tenho a agradecer  e acho bem legal esse retorno dos convidados, e o público, meu e deles,  só ganham com isso.

3.  Qual a primeira novela que você  lembra de ter acompanhado?
R. Hummm a famosa pergunta  . . .  como já citei anteriormente , foi a novela Vamp (1991). Como eu era criança, ainda estudava, imagina como era a garotada na hora do recreio . . . todo mundo queria trocar figurinhas  do álbum da novela, todo mundo queria os dentes de brinquedo que vinha com brinde em uns doces que comprávamos . . . e era uma diversão,  foi a novela da minha infância . . . tanto que eu fiz um especial no canal sobre a trama, e é um mega especial, com depoimento da maioria do elenco,  vale muito a pena assistir. Você que é fã de Vamp, assim como eu , é um vídeo bem legal, na verdade é quase um almanaque, com curiosidades e depoimentos exclusivos.

4.  Qual a melhor novela que você assistiu? 
R. Essa também é outra famosa pergunta . . .  e eu não consigo citar apenas uma novela. Não tem como sair do óbvio , mas  são as que eu mais gostei. Vale Tudo (1988), uma novela super atemporal, uma trama que realmente te prende do início ao fim; Anjo Mau (1997), o remake de 97, eu sou vidrado nessa novela. Já assisti todas as reprises, inclusive na Globoplay, de tanto que eu gosto. A minha preferida do Manoel Carlos é História de Amor (1995) e, eu também sou alucinado pela novela A Próxima Vítima (1995) e Roque Santeiro (1985).



5.  Qual novela você jamais assistiria novamente?
R. Nessa pergunta eu encaixaria várias novelas . . . pensando rápido aqui, acho que eu não assistiria reprises de novelas recentes, por exemplo Êta Mundo Bom (2016). É Uma trama bacana, gostosinha, mas é tão fresca na memória  que eu não estou nem assistindo. Então novelas assim, muito recentes, eu não gosto de rever.  Fina Estampa (2011) . . . não tenho acompanhado . . . Novo Mundo (2017), também não vejo. Dessa trinca das reprises, eu só assisto Totalmente Demais (2015), por que ela é inédita pra  mim. Quando ela passou, originalmente em 2015, eu assisti muito pouco, não tinha tempo.

6.  Quem foi o ator/atriz que mais lhe deu orgulho e satisfação em conhecer?
R. Bel Kutner e Monique Curi. Elas me ajudam muito e eu tenho uma profunda admiração e respeito por ambas. Sobre os artistas que eu já entrei em contato são muitos para os quais eu realmente tiro meu chapéu. A Juliana Paes foi um grande presente. Ela é muito simpática, tem uma luz, uma energia, um brilho . . . não é à toa que  chegou onde está.   Ela  realmente é muito querida. Eu tenho um respeito e admiração maior do que antes. É muito carismática, muito doce.  São muitos realmente, que citar só alguns é difícil, mas eu gosto muito do Guilherme Piva, da Viviane Pasmanter, da Beth Goulart, o Ney Latorraca, muito querido entre outros.

7.  Fale um pouco sobre a próxima  trinca de reprises do Canal Viva : Mulheres Apaixonadas (2003), Sassaricando (1987) e A Viagem (1994).
R. Dessa trinca  eu vou assistir Sassaricando (1987), pela primeira vez na  íntegra. Eu tenho acompanhado Brega e Chique (1987) e,  assim que terminar já emendo com  maior prazer em Sassaricando.  Mulheres Apaixonadas (2003) e A Viagem (1994)  não vou conseguir acompanhar e também não tenho muito interesse, por que são novelas bem frescas na minha memória.

8.  Sobre os três títulos que serão disponibilizados este mês na Globoplay qual  pretende ou preferiria  matatonar? Torre de Babel (1998), Fera Radical (1987)  ou A Indomada (1997)?
R. Com certeza Fera Radical (1988). O Bom de estar na Globoplay é que eu posso assistir na hora que quiser. É uma novela que eu assisti muito pouco. Tem um grande elenco, muito talentos que já não estão mais presentes entre nós. Malu Mader lindíssima nessa novela . . . Quero muito assistir, já está anotado  Fera Radical!


9.  Laços de Família (2000) no Vale a Pena Ver de Novo é uma boa escolha?
R. Acho uma boa escolha. O público gosta muito dessa novela. É marcante, com boas atuações, cenas icônicas. Sempre que eu estou postando fotos ou vídeos sobre a trama, o post acaba bombando . . . ou seja de fato as pessoas amam Laços de Família (2000).

10  - Sobre as reprises globais   por causa da Pandemia,  o que achou das escolhas de A Força do Querer (2017) e Haja Coração (2016)?
R. Eu confesso que não esperava a reprise de Haja Coração como substituta de Totalmente Demais. Estava na torcida por Ti Ti Ti, o remake de 2010, e quando eu percebi que ela foi muito pedida, principalmente no twitter, me deu um pouquinho de esperança, pensei que agora seria o momento. Infelizmente não foi a escolhida e, eu não vou assistir Haja Coração. Já A Força do Querer (2017), é uma novela que eu gostei muito, lembro de muito coisa, ela está fresca na minha memória, mas  é uma novela que , se eu tiver em casa, de boa, desocupado, eu vou assistir com certeza, prestigiar alguns colegas e matar as saudades da Bibi Perigosa (Juliana Paes)


Veja Também : 
Trilha Sonora Eterna - De Corpo e Alma (1992)
Aberturas Inesquecíveis - Quem Ama Não Mata (1982)

Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas - 17.01.2026

Marcelo Serrado de Volta com Crô  em “ Três Graças ”  - “ Guerreiros do Sol” na Tv aberta   Marcelo Serrado de Volta com Crô   em “ Três Graças ”         O Ator Marcelo Serrado já fechou acordo e vai voltar com o icônico personagem Crô, que   imortalizou em FinaEstampa (2011), na trama de   Três Graças , ambas do autor Aguinaldo Silva .           O personagem   marcou a volta   em grande estilo do   ator a Globo depois de alguns anos como um dos astros   da RecordTv .   “ Guerreiros do Sol ”   na Tv Aberta         Depois de se destacar no Globoplay , Guerreiros do Sol finalmente vai ganhar exibição na TV aberta. A Globo estreia a novela em abril, apostando em uma trama forte, de identidade brasileira e carregada de tensão dramática. Protagonizada   por Isadora Cruz e Tómas Aquino ,   a ...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...