Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Marina Ruy Barbosa



        No auge dos seus 25 anos, Marina Ruy Barbosa é no mínimo um dos rostos mais conhecidos da sua geração. Com uma legião de seguidores nas redes sociais, é uma das artistas que mais vende, tendo seu sendo  sinônimo de marcas como Eudora, Renault, Pantene, Colcci, Vivara entre outros, mas a cima  de tudo Marina já pode ser considerada uma das melhores atrizes da sua geração também, sem sombra de dúvidas. 
        Marina começou a atuar ainda criança, onde já chamava atenção, tanto pelas sardas e o cabelo ruivo, sua marca registrada, como pelo talento. Seu primeiro trabalho na tv foi em 2004, na trama de Começar de Novo, do autor Antônio Calmon e da Elizabeth Jhin, mas seu primeiro destaque na tv mesmo, ainda criança,  foi a cativante Sabina de Belíssima (2005). Na trama,  a menina viveu cenas emocionantes e fortes em parceria com  Claudia Abreu, que vivia sua mãe,  e Fernanda Montenegro, sua avó.




        Criação da Globo, a atriz vem seguindo uma carreira estrelar na emissora, já tendo atuado em produções como Escrito nas Estrelas (2010), Morde e Assopra (2011), Amor Eterno Amor (2012), Amor  à Vida (2013) e Império (2014).
        Sua primeira protagonista oficial veio em 2015, a Elisa de Totalmente Demais, trama  da dupla Rosane Svartmann e Paulo Halm, que está atualmente em reprise no horário das sete,  e que novamente comprova seu talento a frente de uma personagem tão complexa e cativante.
        Nas séries da tv , a atriz viveu personagens que fugiam o seu perfil de mocinha -  a Malvina de Amorteamo (2015) ou a Isabela de Justiça (2016).
        Marina Ruy Barbosa teve poucos trabalhos no cinema e teatro, sua dedicação é realmente a tv. Na cinema, participou dos longas Xuxa e o Tesouro da Arca Perdida (2004), ainda criança;  e Sequestro Relâmpago (2018), já na fase a adulta. No teatro participou de montagens de musicais   em 2005  e 2008, ainda com atriz mirim.
        Ver uma menina como  a Marina Ruy Barbosa crescer diante da tv, e se transformar em uma bela mulher e uma profissional ímpar,  é sem  dúvidas um grande orgulho para as artes brasileiras.  Já com mais de 15 anos de carreira bem consolidada,  é um dos nomes fortes da sua geração, que diferente de outras da sua época, é sim uma grande estrela e influencer das redes sociais, mas isso tudo bem solidificado por um trabalho responsável e profissional à frente das personagens que defendeu, comprovados com os vários prêmios que foi agraciada.
        O Post de hoje pega  carona na reprise de Totalmente Demais e homenageia  Marina Ruy Barbosa – Nossa estrela maior!    

Sabina de Belíssima  (2005)

        Quase que debutar na tv já tendo Claudia Abreu, Tony Ramos e Fernanda Montenegro como colegas de cena, não é  para qualquer um não, imaginem uma criança. Foi assim que a Marina estreou. Ela já havia participado das novelas Saborda Paixão (2003) e Começar de Novo (2004), mas foi  a Sabina de Belíssima (2005), do autor Silvio de Abreu, que lhe deu projeção nacional. Quem não se apaixonou pelas sardas e talento daquela atriz que começa a se formar diante dos nossos olhos?

Alice de Morde e Assopra (2012)

        Depois de alguns trabalhos de sucesso ainda com atriz mirim em tramas como Sete Pecados (2007), Tudo Novo de Novo (2009) e Escrito nas Estrelas (2009), em 2012, já como adolescente, Marina Ruy Barbosa encarna sua primeira personagem complexa na tv – A egoísta e preconceituosa Alice de Morde e Assopra, do Walcyr Carrasco. A Personagem começava mostrar o amadurecimento profissional de Marina. Alice era filha do prefeito da cidade e da prepotente primeira-dama Minerva, vivida pela Elizabeth Savalla. Na trama, Alice se envolve com o vigarista Guilherme, vivido pelo ator Kléber Toledo, que  fingia ser rico, para ser aceito pela família de Alice, e escondia sua real origem, ser  filho da simplória Dulce, vivida pela Cássia Kiss. No decorrer da trama, Alice descobre que na verdade não tem o “pedigree” que pensava ter,  e era filha da empregada da casa dos seus pais adotivos, o que fez com  que a menina repensasse todos os seus princípios e atitudes. A personagem rendeu vários elogios da crítica a Marina, e sua ascensão, fez com que o público se interessasse também pelo seu visual . Os cabelos ruivos da atriz viraram moda, e choveu de perguntas na Central de Atendimento ao Consumidor sobre com ela tratava os cabelos e etc. Ou seja , virou moda ser ruiva por causa do sucesso da Marina Ruy Barbosa.  A Química entre Alice e Guilherme saltou a ficção.  No decorrer da novela Marina e Kléber Toledo engataram  um namoro que durou 3 anos.

Nicole de Amor à Vida (2013)

        No ano seguinte, graças ao bom trabalho em sua trama anterior, Walcyr Carrasco chamou a atriz para aquela que seria sua estreia em horário nobre – a novela Amor à Vida, onde Marina deu vida a menina Nicole, uma rica jovem órfã  que sofria de uma doença degenerativa. Prestes a ser vítima de um golpe arquitetado por Leila (Fernanda Machado), através de seu namorado Thales (Ricardo Tozzi), que acaba se apaixonando por ela, Nicole descobre a doença e sabe que não resistirá por muito tempo. O intuito do entrecho seria apresentar todo o sofrimento da personagem ante o tratamento, mas foi exatamente nesse momento que houve um  grande contratempo dentro da novela. Por causa da doença da personagem, Marina Ruy Barbosa teria que raspar seu cabelos ruivos, sua marca registrada, e a atriz não aceitou. A Imprensa caiu como urubus em cima dessa notícia e o  impasse entre ela e Walcyr ganhou as capas de revistas e  sites especializados em novelas. O público,  que já tinha se apegado ao drama da personagem , ficou do lado de Marina, e no fim Walcyr teve que rever a história, matando a personagem antes que a doença se alastrasse, fazendo com que ela aparecesse como um fantasma nos sonhos e ou devaneios de Thales, sem precisar raspar a cabeça. A Relação entre Walcyr e Marina, talvez tenha ficado arranhada, mas é fato que a atriz só solidificou sua carreira, mostrando que sabia pegar as rédeas e guiar sozinha. Foi um risco, afinal de contas sem um preparo ou bagagem suficiente, o incidente, a negação de cortar um cabelo por uma personagem, poderia contar contra Marina, na verdade isto foi  visto como um ponto  favor  no seu temperamento profissional.

Maria Ísis de Império (2014)

        Em 2014,  Marina tem um grande bum em sua carreira ao interpretar a ninfeta Maria Ísis, na trama de Império, do autor Aguinaldo Silva. Amante do protagonista Jose Alfredo, o comendador vivido pelo Alexandre Nero, a atriz viveu cenas com alto teor de sensualidade, mostrando pela primeira vez esse perfil de personagem em seu currículo, o que virou um divisor de águas em sua carreira, marcando a transição da Marina  para viver  personagens mais “adultos”. O destaque em Império foi tamanho que a personagem tomou ares de protagonista, brilhando de igual para igual  com as protagonistas oficiais vividas por nomes como Leandra Leal e Lilia Cabral.

Malvina de Amorteamo (2015)

        Ainda gravando Império, Marina Ruy Barbosa viveu sua primeira  vilã oficial na série Amorteamo, do Cláudio Paiva Guel Arraes e Newton Moreno. Malvina, era inspirada na noiva-cadáver de Tim Burton. A personagem foi um grande desafio para Marina, era diferente de tudo que havia feito até então, da caracterização a incorporação de uma personagem tão macabra,   mas Marina dispensou  dublês até na cena em que sua personagem é enterrada viva. Sua dobradinha com Jonny Massaro foi muito elogiada pela crítica.

Elisa de Totalmente Demais (2015)

        Se alguém ainda tinha dúvidas sobre o talento e profissionalismo da Marina, Totalmente Demais, trama das sete da dupla Rosanne Svartamann e Paulo Halm, atualmente em reprise no horário das sete, veio para comprovar isso. Com um processo inicial de desconstrução, a Elisa começa a novela quase como uma mendiga de rua, ou melhor uma empresária das ruas, vendendo flores pelas  ruas do Rio de Janeiro, depois de fugir de casa por causa de um padrasto que tentava lhe abusar. Marina chegou a ir mesmo para as ruas vender flores como laboratório para a personagem. A novela foi um sucesso de audiência e crítica,  e Marina Ruy Barbosa conquistou o grande público com o conto de fadas moderno, com Elisa sendo disputada pelo amor do sapo Jonatas, vivido pelo Felipe Simas e o príncipe Arthur, do Fábio Assumpção.

Isabela de Justiça (2016)

        Na elogiadíssima minissérie Justiça, da Manuela Dias, Marina participou apenas do primeiro episódio, porém foi uma participação impactante e muito importante para o desenrolar da história. Isabela, uma menina linda, rica e fútil, filha da professora Elisa, vivida pela Déborah Bloch,   é assassinada a tiros pelo noivo Vicente (Jesuíta Barbosa), após ser flagrada em traição com o ex-noivo. O Típico crime passional era o gatilho para o primeiro episódio de Justiça, quando Elisa começa a  luta para tentar obter a justiça nesse crime  cruel contra filha. Na minissérie, pela primeira vez Marina Ruy Barbosa protagoniza uma cena completamente nua e embora não aparecesse nada tão explicitamente, foi outro   grande quebra de paradigmas em sua carreira. E mais uma vez a imprensa especializada teceu vários elogios ao seu trabalho.
       
Amália de Deus Salve o Rei (2018)

        Em 2018, Marina vive a sua segunda protagonista no horário das sete, Amália da trama medieval do Daniel AdjafreDeus Salve o Rei. Sendo considerada uma das personagens  mais coerentes desde o início da trama, a Amália conquistou o grande público e mais uma vez muito elogiada por seu trabalho centrado e crível.  Claro que também a imprensa explorou muito a dobradinha mocinha versus  vilã entre ela e Bruna Marquezine, que vivia sua antagonista, o que rendeu  uma boa audiência à  novela quando a história se esvaiu.

Luz de O Sétimo Guardião (2018)

        Antes mesmo de terminar Deus Salve o Rei, Marina já estava escalada para aquela que foi sua estreia como protagonista  “oficialmente” em horário nobre – O Sétimo Guardião, do Aguinaldo Silva.  O intervalo entre as duas tramas foi de apenas 4 meses. Luz , sua personagem era uma espécie de menina com poderes sobrenaturais e um dos elos entre a luta do bem contra o  mal que se instalaria naquela cidade fictícia de um interior do Brasil. A Falta de química entre  Marina e Bruno Gagliasso, que vivia seu par romântico, além das polêmicas que giraram em torno da trama, antes e depois da estreia, tiraram muito o foco da história, e a Luz talvez não seja uma boa lembrança como primeira protagonista, mas isso tudo sem tirar o brilho da impecável interpretação da Marina, que tentou segurar como pode a personagem até o final.



Veja Também: 
Meus Personagens Favoritos da Letícia Colin 
e10blog
Meus Personagens Favoritos 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas - 17.01.2026

Marcelo Serrado de Volta com Crô  em “ Três Graças ”  - “ Guerreiros do Sol” na Tv aberta   Marcelo Serrado de Volta com Crô   em “ Três Graças ”         O Ator Marcelo Serrado já fechou acordo e vai voltar com o icônico personagem Crô, que   imortalizou em FinaEstampa (2011), na trama de   Três Graças , ambas do autor Aguinaldo Silva .           O personagem   marcou a volta   em grande estilo do   ator a Globo depois de alguns anos como um dos astros   da RecordTv .   “ Guerreiros do Sol ”   na Tv Aberta         Depois de se destacar no Globoplay , Guerreiros do Sol finalmente vai ganhar exibição na TV aberta. A Globo estreia a novela em abril, apostando em uma trama forte, de identidade brasileira e carregada de tensão dramática. Protagonizada   por Isadora Cruz e Tómas Aquino ,   a ...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...