Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Felicidade Internacional (1991)




        Em 1991,  Manoel Carlos  voltava à Globo com a trama de Felicidade no horário das seis, oito anos depois  de ter saído pós a  traumática Sol de Verão (1982),  que culminou na morte do   protagonista e amigo do autor, Jardel Filho.
        Baseada na obra  e universo  dos personagens  de Aníbal Machado como os contos Tati, a Garota , A Morte da porta-estandarte, Viagem aos seis de Duília e O PianoManoel Carlos voltou a falar do cotidiano e dramas simples e complexos envolvendo os vários tipos de perfis humanos , um estilo que ele iniciou em Baila Comigo (1981) e se perpetuaria em  tramas seguintes como História deAmor (1995), Por Amor (1997) , Laços de Família (200) entre outras.
        A Novela  teve duas fases -    a primeira que marca o encontro de Helena (Maitê Proença) e Álvaro (TonyRamos) em  Vila Feliz,  Minas Gerais,   estendeu-se até o   capítulo 79.  Mesmo apaixonada por Álvaro, Helena casa-se com o engenheiro agrônomo Mário (Herson Capri). O Casamento dos dois fracassa e Helena fica grávida de Álvaro, que a esta altura já está de casamento marcado com Débora (Viviane Pasmanter), a vilã rica e mimada da trama. Helena assume a maternidade sozinha longe de seus pais Ataxerxes (Umberto Magnani) e Ametista(Ariclê Perez), e de Zé Diogo (Marcos Winter), poeta e dono do jornal da cidade, seu maior admirador.
         No Rio de Janeiro , oito anos depois, se inicia a segunda fase, com o reencontro de Helena e Álvaro, quando esta vai trabalhar  com Cândida (Laura Cardoso), mão dele, desencadeando todos os acontecimentos que marcaram a trama.
         As  trilhas sonoras da trama marcaram o ano de 1991 e 1992. Na trilha  Nacional, que trazia Viviane Pasmanter  na capa,  a grande revelação como a vilã  de Felicidade,  é considerada uma das melhores da década, com destaque para as faixas  com  Roupa Nova que emplacou dois hit´s -  Começo, Meio e Fim”,  o tema da Helena e “Felicidade” , tema de abertura.  Estranha Dependência” da Joana, o tema da Débora também ganhou as rádios do Brasil. O Samba “Seja mais Você”, composto por Délcio Luiz, então vocalista do Grupo Raça, que o gravou, e foi  tema da porta-bandeira Tuquinha Batista (Maria Ceiça),  estourou nas rádios durante a novela contribuindo decisivamente para popularização e o grande sucesso da carismática personagem.
        A Trilha internacional é outro marco na história das trilhas de novelas com uma seleção de músicas agradáveis e que viraram sucesso naquela década, e ainda são até hoje. Entre outra faixas,  Jimmy Cliff em “Peace” o tema da Déborah, em que alguns dizem que o cantor fez especialmente para a trama, apesar de não ter achado nada disso na internet, é um clássico. Assim como a polêmica “Theme From” (Dying Young), a instrumental do Kenny G. o tema internacional da Helena. Muita gente  torceu  o nariz, por não gostar de um tema instrumental para a principal personagem da trama. Mas a música é maravilhosa e casou com perfeição com todo o drama da bela Helena vivida pela Maitê Proença.


        Outra curiosidade sobre Felicidade Internacional é sua capa. Claro que ninguém imaginou, nem mesmo a própria atriz, como já declarou em entrevistas, que Monique Cury  seria escolhida. Depois da Viviane Pasmanter  na  trilha nacional, muitos esperaram Maitê Proença, mas a atriz ainda estava “fresquinha” nas bancas na capa da trilha internacional de O Salvador da Pátria (1989). Mais ai tinha o público feminino, que certamente prefeririam o Tony Ramos, Herson Capri ou Marcos Winter, os principais destaques masculinos da novela. Mas enfim, Monique Cury que ganhou destaque como a irmã da protagonista foi a escolhida, e cá pra nós, a foto da capa  e da contra-capa da trilha são maravilhosas.
        Então vamos ao faixa a faixa  de mais uma clássica trilha  do horário das seis:
       

“Set Adrift On Memory Bliss”
Intérprete: P. M. Dawn
Compositor: G. Kemp

        A trilha abre com a balada “Set Adrift On Memory Bliss”  do P. M. Dawn, que embalava as belas paisagens cariocas, locações  da trama que explorava um Rio de Janeiro do início da década de 90.

“Camiñando por La Calle”
Intérprete: Gipsy Kings
Compositor: Ruben Blades

        Inexplicavelmente Gipsy Kings também teve uma música inserida na trilha de Felicidade. O Estilo cigano e caliente da Banda não ornava em nada dentro da novela do Manoel Carlos, talvez por isso mesmo não tenha sido vinculado a nenhum personagem ou locação. Eu confesso que não lembro de momento algum da música ter sido tocada dentro da novela.  

“Theme From “Dying Young””
Intérprete: Kenny G.
Compositor: J. Howard

        Eu confesso que fiquei alguns capítulos esperando a música internacional da Helena (Maitê Proença), mesmo ouvindo essa faixa nas cenas de drama e lembranças da personagem, e assim como muitos fãs não acreditei que a principal personagem  da novela iria ganhar um tema instrumental. Mas cá pra nós,  que tema! “Theme From Dying Young” do Kenny G., que foi tema do filme homônimo naquele mesmo ano, mesmo instrumental e,   muita gente torcendo o nariz,  foi um dos grandes sucessos da trilha na época e até hoje. Não tem como ouvir o inconfundível saxofone do artista e não lembrar imediatamente de Felicidade, da Helena e cia. Acabou virando   o tema internacional que mais identifica a novela.

Peace
Intérprete e Compositor: Jimmy Cliff

        Há quem diga que “Peace”, Jimmy Cliff compôs especialmente para Felicidade. Verdade ou mentira, o certo é que a música casou perfeitamente com a infernal Débora, a vilã vivida pela estreante Viviane Pasmanter, que precisava sim de muita paz. E Assim como a instrumental da Helena, “Peace” tocou muito na novela, praticamente toda cena da Débora  tocava um verso da música. Um espetáculo!

“When a Man Loves a Woman”
Intérprete: Michael Bolton
Compositores: A.Wright e C. Lewis

        Outra faixa que tocou incersatemente em Felicidade foi o tema do Álvaro e da Helena,  When a Man Loves a Woman” do Michael Bolton. Quando a paixão deles explodiu, logo depois que Álvaro volta ao Brasil, a música era o gatilho para o romance que teve brigar contra tudo e todos para se manter firme.

“No Regrets”
Intérprete: David Torres
Compositores: David Torres e Elvin Molina

        As belas locações do Rio de Janeiro, as quais éramos presenteados nas passagens de Felicidade, também foram embaladas por essa faixa dançante na voz de David Torres. 

“Breakin´ The Walls”
Intérprete: Collin Elridge

        Regina Dourado deu vida em Felicidade a popularíssima Rosália, esposa do João do Piano, vivido pelo Sebastião Vasconcellos. No decorrer da trama ela perde o marido, depois que este morre afogado ao se desfazer do piano que ela considerava uma pessoa da família. Depois desse drama todo,  a personagem ganha um novo entrecho e esse tema internacional para embalar.

“Miles Away”
Intérprete: Winger
Compositores: P. Taylor

        Miles Away” abria o lado B do disco.  A música que também serviu de tema de locação foi outra faixa marcante da trilha. Entrou paro o hall dos grandes temas e virou hit em todas as rádios daquele ano. Esse foi o único single de sucesso da banda de rock americano Winger.

“Better Not Loog Down”
Intérprete: B.B. King
Compositor: Joe Sample e Wil Jennings

        A Cantora Kátia Drumond debutava na carreira em Felicidade. Ela fez a aspirante a cantora Betsy, que passou por vários perrengues até se firmar na carreira. O Entrecho não deixou de ser uma homenagem à sua intérprete. Essa faixa   da trilha internacional foi o tema da personagem.

“Set The Night To Mucic
Intérprete: Roberta Flack e Max Priest
Compositores: Diane Warren

        O bom moço Mário, vivido pelo Herson Capri, eterno apaixonado por Helena, ganhou esse tema para pontual toda a sua busca por Felicidade ao lado da mulher amada, que começou lá em Vila Feliz, nas Minas Gerais e perdurou pelo Rio de Janeiro.  Mesmo sendo a terceira ponta do triângulo entre Álvaro e Helena, não tinha quem não gostasse dele. Todas as mulheres eram apaixonadas pelo Álvaro, mas sonhavam com um Mário.

“Love . . . Thy Will Be Done”
Intérprete: Martika
Compositores: Prince e Martika

        Outro eterno apaixonado por Helena, Zé Diogo, vivido pelo Marcos Winter, ganhou como tema essa balada gospel na voz da Martika,  cantora californiana conhecida pelo sigle de sucesso “Toy Soldiers”.  A música que entrou na trilha é uma composição da cantora com ninguém menos que Prince.

“Be My Baby”
Intérprete: Teenagers
Compositores: Ellie Greenwich, Jeff Barry e Phil Spector

        Be My Baby” é  originalmente de 1963, da Banda The Ronettes, que inclusive contava com o vocal de Cher, então com 17 anos, e era uma aspirante a cantora. Essa versão dos Teenagers  entrou na trilha  como tema da Lídia, personagem da bela Monique Cury, a patinho feio, irmã da Helena, e eterna apaixonada por Zé Diogo.

“I Just Want A Way To Say Goodbye”
Intérprete: Danny Richard

        Isaura,  a personagem vivida pela Eliane Giardini, no decorrer da trama  engata um romance com o Dr. Bruno (Paulo Figueiredo), e o casal ganha esse tema na voz da Danny Richard.

“Touch Without Touching”
Intérprete: Tomacdu´

        A Trilha fecha com a balada “Touch Without Touching” da banda Tomacdu´.

Texto: Evaldiano de Sousa


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja quais são os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Novembro

Império  - Marina  - Meu Marido  - Senhora           Veja   os títulos disponibilizados   na Globoplay   em novembro   : 03.11   - Império   (2014) - A trama de  Império , a do comendador vivido pelo  Alexandre Nero , do autor  Aguinaldo Silva , vai voltar pelo Projeto Originalidade .   10.11   - Marina (1980)   -  Novela que o  Wilson Aguiar Filho  escreveu para o horário das seis em 1980, baseado no  romance   Marina   do escritor  Carlos Heitor Cony entra pelo Projeto Fragmentos . A Novela é protagonizada por Denise Dumont   e   Lauro Corona . 17.11   - Meu Marido (1991) -   é a minissérie   do mês. Protagonizada   por Elizabeth Savalla e Nuno Leal Maia , a trama tem como fio condutor a investigação sobre o envolvimento de Carlos Zanata, um homem aparentemente íntegro e honesto, pai de famí...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Meus Personagens Favoritos do Marcos Pasquim

O Vilão Ricardo   de “ Dona de Mim ”   e   o Denis, protagonista de “ Caras e Bocas ” na Globoplay Novelas         Em Dona de Mim , o público tem vibrado — e também odiado — cada aparição de Ricardo, vivido por Marcos Pasquim . O ator mostra toda sua versatilidade ao dar vida ao grande vilão da trama, construindo um personagem cheio de intensidade e contradições. Com sua postura imponente e olhar calculista, Ricardo se tornou aquele personagem que o público “ama odiar”. Suas atitudes cruéis, os jogos de manipulação e a forma como interfere na vida dos protagonistas da história de Rosane Svartmann   garantem fortes emoções em cada capítulo. Marcos Pasquim é daqueles atores que conquistaram o público com talento, carisma e versatilidade. Sua trajetória na televisão começou nos anos 90, em participações que logo mostraram sua força em cena. Aos poucos,   foi ganhando espaço em diferentes produções, até assumir papéis de ma...

No Tema e Na Trilha do Fagner

        Fagner é meu conterrâneo, é  um dos grandes nomes cearenses no cenário nacional. O Cantor nasceu em 13 de Outubro de 1949 na cidade de Orós.         Aos seis anos ganhou seu primeiro concurso de música em uma rádio local cantando uma música em homenagem ao dia das mães.         A Carreira nacional desse nordestino começou de uma maneira muito imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, e lá participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com a música “ Mucuripe ”  em parceria com Belchior .  A Partir de então as músicas interpretadas pelo cantor passaram a conquistar os bares do sudoeste brasileiro.        O Primeiro compacto Fagner gravou em 1971, e depois que Elis Regina regravou “ Mucuripe ” o talento como cantor e c...

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...

10 Personagens que marcaram “A Terra Prometida”

        As tramas bíblicas da RecordTv não tem como seu forte grandes interpretações, o que chama atenção mesmo é seu enredo mostrando as passagens bíblicas costuradas com o bom e velho folhetim. Porém em A Terra Prometida , a trama do Renato Modesto , alguns atores, mesmo no texto limitado que tem que seguir o viés bíblico,  conseguem apresentar grandes intepretações e composição de personagens  que nos emocionam e mostram que o talento é capaz de  brotar e rasgar o texto marcando  momentos memoráveis à trama.         São eles: A Léia da Beth Goulart         Elogiar a Beth Goulart em cena chega a ser repetitivo. A atriz que  tem o talento correndo nas veias,  sempre consegue transformar os papéis por menores que sejam em grandes momentos na tv. E na pele da Léia isso não foi diferente. Inicialmente, Léia era a principal cú...