Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos do Jayme Periard



        Jayme Periard é figura constante nas reprises  do Canal Viva e nas novelas resgatadas pela Globoplay, o ator era um dos “queridinhos” da década de 80 e 90, uma espécie de galã da Malhação, esteve em praticamente em uma trama por ano.  Mas  continua em plena atuação, sendo seu último trabalho o Lameque  na fase do Dilúvio da trama de Gênesis, na RecordTv.



        Jayme Periard já fazia teatro amador quando ingressou na escola de teatro Martins Pena, em 1981, tendo aulas com nomes famosos como José Wilker, Mona Lazar, Denise Stoklos entre outros.

        Foi em 1983, que ele  começou atuar profissionalmente tanto no teatro como na tv.

        No teatro, o ator participou de mais de  10 montagens, entre elas Alice Através do Espelho, de Lewis Caroll e Sonhos de Uma Noite de Verão , do William Shakespeare.

        Na Tv, estreou na trama de Guerrados Sexos (1983), e não parou mais com destaque em tramas como A Gata Comeu (1985), Dona Beija (1986), Roda de Fogo (1986), em que interpretou um paraplégico; Brega eChique (1987), Mandala (1987), Pactode Sangue (1989)  e Gente Fina (1990). 

        Em 1991, protagonizou a primeira produção da Globo que falou abertamente sobre o Vírus HIV (AIDS),  O Portador, minissérie com argumento de Herval Rossano.

        A Década de 90 foi marcada por outros sucessos como o Mike de Despedida de Solteiro (1992), O William de Sonho Meu (1993) e o Igor de A Viagem (1994).

        Em 1995, ele troca de emissora e marca presença  em Sangue do MeuSangue (1995), no SBT; Xica da Silva (1996) e Mandacaru (1997) na extinta Rede Manchete  voltando para a Globo no final da década, em 1999 para integrar o elenco de Força de Um Desejo.



        Nos anos 2000, o ator esteve presente nas tramas O Clone (2001), Kubanacan (2003), Salve Jorge (2012),  Segundo Sol (2018) entre outras  na Globo; Vidas Cruzadas (2000), Cidadão Brasileiro (2006), Escrava Mãe (2016) e Apocalipse (2017) na Rede RecordTv;  Pequena Travessa (2002), Amigas e Rivais (2007) e  Amor e Revolução (2011) no SBT e Água na Boca (2008)  na Bandeirantes.

        Periard também é diretor e produtor. Dirigiu nos palcos As Guerreiras do Amor, de Domingos de Oliveira, e foi assistente de direção em outras montagens. Em 1991,   também  foi auxiliar na direção da trama da novela Salomé,  da Regina Braga, protagonizada pela  Patrícia Pillar.

        Para comemorar os quase 40 anos de carreira do ator, o e10blog vai dissecar os seus melhores personagens na TV, mostrando a trajetória desse grande profissional.

 

Tito de A Gata Comeu (1985)



        Depois da estreia em Guerra dos Sexos (1983), Jayme Periard ganhou um papel de destaque na trama de A Gata Comeu (1985), da autora Ivani Ribeiro, disponibilizada na Globoplay desde 07.06.2021. Tito inicia a trama como o namorado da personagem Babi, vivida pela Mayara Magri, porém era um jovem transviado e que não inspirava confiança. Os pais da menina não aceitam a relação, e no decorrer da novela Babi acaba se envolvendo com Zé Mário (Élcio Romar), e o público que torcia por Babi e Tito, acaba mudança a torcida.

 

Roberto Labanca de Roda de Fogo (1986)



        Em 1986, Jayme Periard que havia feito a novela Dona Beija,  na extinta Rede Manchete, retorna a Globo para viver um desafio na trama de Roda de Fogo, do autor Lauro César Muniz, disponibilizada pela Globoplay em 26.04.2021. O Ator deu vida ao Dr. Alberto Labanca, um advogado paraplégico que tenta contorna seus limites e provar que é um homem completo tanto profissional como pessoalmente. Rejeitado por Lúcia (Bruna Lombardi),  sua primeira grande paixão, se liberta dos cuidados do pai, o juiz Labanca (Paulo Goulart), ao descobrir que ele fora responsável por sua situação física. No decorrer da novela monta um escritório de advocacia e encontra o amor nos braços de Vera , a personagem vivida pela saudosa Cláudia Magno.

 

João Antônio de Brega e Chique (1987)



        Em Brega e Chique (1987), do Cassiano de Gabus Mendes,  Jayme Periard deu vida ao complexo João Antônio. Na trama,  começa  abandonando a noiva Ana Cláudia (Patrícia Pillar) em pleno altar, por está apaixonado por Silvana (Cássia Kiss), porém  capítulos depois abandona também está no altar, quando é sequestrado pelo noiva anterior, e posteriormente  é a vez dele ser abandonado no altar por  Silvana. Deu pra entender!? A trama está disponível na Globoplay desde 26.10.2020.

 

Miguel de Mandala (1987)



        Em Mandala,  trama do autor Dias Gomes, Jayme Periard, entrou na trama  para  dar vida ao Miguel,   a terceira ponta do triângulo amoroso entre Édipo (Felipe Camargo) e Letícia (Lúcia Veríssimo).

 

Alex de Gente Fina (1990)



        Na trama de Gente Fina, do Luiz Carlos Fusco, Jayme Periard deu vida ao personagem Alex, sócio Tufik (Othon Bastos) na locadora.  Mas tarde descobre ser seu filho. Envolve-se com Kika (Lizandra Souto), disputando-a com Maurício (Guilherme Fontes), quando a relação dos dois vai mal. Alex e Maurício nem desconfiam que são irmãos.

 

Léo de O Portador (1991)



        Em 1991, a Globo produziu a primeira minissérie que teve o mérito de tratar e informar com clareza sobre o vírus da AIDS. O Portador , que teve argumentos do diretor Herval Rossano, marcou aquele ano de 1991, e Jayme Periard, que deu vida ao protagonista Léo, o portador, foi aplaudido pela crítica pelo trabalho impecável sem buscar o estrelismo.

 

Mike de Despedida de Solteiro (1992)



        Em Despedida de Solteiro, trama do autor Walther Negrão, o ator deu vida ao misterioso Mike, outro galã para o currículo do  Jayme Periard. Mike era um desertor que chegava  a pequena cidade de Remanso para se esconder .   Na trama, se envolve com as irmãs Nina (Helena Ranaldi) e Bianca (Rita Guedes), filhos do Cirineu Farfan (Mauro Mendonça) que lhe acolhera na oficina.

 

William de Sonho Meu (1993)



        O Escroque William, está de volta  no Canal Viva com a reprise de Sonho Meu, do autor Marcílio Moraes. Diretor geral da empresa de Dona Paula Candeias de Sá (Beatriz Segall)  é  aliado de Jorge (Fábio Assumpção) no plano de torna-lo presidente do grupo.

 

Carlos Resende de Sangue do Meu Sangue (1995)



        Em 1995, o ator trocou a Globo pelo SBT para estrelar o remake de Sangue do Meu Sangue, trama do autor Vicente Sesso. Na novela, foi Carlos Resende  que acaba dividindo o amor da mulher que ama Pola Renon (Bia Seidl) com o  próprio filho , Lúcio, vivido  pelo Tarcísio Filho.

 

Zagaia de Mandacaru (1997)



        Na extinta Rede Manchete  em 1997, Jayme Periard  foi o emblemático Zagaia na trama de Mandacaru, do autor Carlos Alberto Ratton.


Delegado Aranha de Amor e Revolução (2012)



        No SBT em 2012, o ator deu vida  a um personagem que marcou os anos de chumbo da ditadura – O Delegado Aranha de Amor e Revolução, novela do autor Tiago Santiago,  que retratou desses anos. O personagem era responsável pelas cenas mais fortes e emocionantes da trama – As cenas das torturas dos perseguidos do regime militar.

 

Osório de EscravaMãe (2016)



        Outro personagem dosado na perversidade vivido pelo Jayme Periard, foi o Osório, o capitão  do mato da trama de Escrava Mãe, do Gustavo Reiz, na RecordTv.  Sua principal algoz é Juliana , a protagonista  vivida pela Gabryela Moreira, de quem ele já capturara a mãe no passado. Sua presença sempre é um terror pra os escravos.

 

Veja Também:

Novelas INesquecíveis - A Gata Comeu (1985) 


Roda de Fogo (1986) 


Meus Personagens Favoritos da Guilhermina Guinle 


Meus Personagens Favoritos da Fernanda Vasconcellos 


Meus Personagens Favoritos da Patricia Pillar 


Meus Persoangens Favoritos da Mayara Magri 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa : www.teledramaturgia.com.br www.wikipédia.com.br  

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 18.04.2025

Volta de Regina Duarte à Globo         Nesta segunda-feira (21.04)    o Conversa com Bial   está de volta   em nova temporada e começa com uma entrevista com Regina Duarte ,   que marca oficialmente a volta da estrela a sua casa. Como ele    mesmo diz nas chamadas   - “ A Volta da filha   pródiga” .         Regina foi convidada para participar das   comemorações   dos 60 anos da emissora   e   começa   pela entrevista ao Pedro Bial. Foi um grande passo da Globo , afinal comemorar 60 anos   de novelas   sem   Regina não   seria uma comemoração completa.         A   atriz escreveu seu nome com letras de ouro nessa história através de trabalhos em novelas como   Selva   de Pedra (1972), Sétimo Sentido   (1982), RoqueSanteiro   (1985), Rainha   da Sucata (...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (Post 4)

          Quarto   post   em homenagem aos 60 anos de   Globo através da sua teledramaturgia.         Antes   leia   o –   Post   1                                   Post   2                                 Post   3   Mulheres de Areia (1993)           Mulheres de Areia , o Remake da Ivani Ribeiro   feito em colaboração com  Solange Castro Neves  foi um dos maiores sucesso do horário das seis da década de 90, chegando até superar a audiência da novela das sete  exibida na época ...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Meus Personagens Favoritos da Tereza Seiblitz

A Doralice de “ Volta Por Cima ” e   a Eterna Cigana Dara         Nossa eterna Cigana Dara de Explode Coração   voltou com tudo ás novelas   na trama de Volta por Cima , da Claudia Souto .         Muito bom ver a volta de atores veteranos, principalmente em papéis de destaque, e a Teresa Seiblitz como a Doralice,   esta    reconquistando o público, mostrando sua beleza e talento.         Teresa Iniciou na vida artística como bailarina, através de seu dom de dançar participou de musicais no teatro. Estudou na CAL com  Paulo Betti,  Moacyr Góes  e Tizuka Yamazaki , com quem teve a oportunidade de ser dirigida no longa-metragem Fica Comigo .         A atriz estreou na televisão no grande sucesso  Barriga de Aluguel , onde viveu a antagonista Laura, depois fez  Pedra sobre Pedra...