Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – A Lua me Disse (2005)

 


Depois do relevante sucesso de Salsa e Merengue (1996), que marcou sua estreia como autor de novelas, Miguel Falabella  novamente em parceria com Maria Carmem Barbosa,  voltou  ao gênero com A Lua me Disse, trama que entra para a plataforma da Globoplay a partir do  dia 31.07.

        O Horário precisava de uma chacoalhada depois da densa Começar de Novo (2004), que derrubou muito a audiência, e a Globo encomendou uma comédia para trazer de volta o estilo que marcara o horário no decorrer desses anos

        A trama tem aquele estilo que o  MiguelFalabella perpetuou, humor inteligente brincando na linha tênue do escrachado, recheado de personagens interessantes e esquisitos, que revelavam na cara da sociedade suas qualidades e fraquezas. Uma “neochanchada pop”  como o próprio Miguel declarou em entrevistas, uma “novela com tudo dentro”, o slogan de lançamento  e o  de uma das principais locações da história, a loja de departamentos “Frango com Tudo Dentro”. Uma das maiores qualidades da novela foi a trama redondinha e bem costurada, isso somado ao texto caprichado  da dupla de autores deu  um charme  irresistível. Curiosamente   não foi o sucesso popular esperado, mas a crítica foi bem cortês com a novela.  

        A Lua me Disse   tem como protagonistas AdrianaEsteves e Marcos Pasquim, e marcou a estreia em novelas do Wagner Moura, que vinha de sucesso no cinema e destaque na série Sexo Frágil.  Depois de A Lua me Disse o ator estrelou a minissérie JK (2006) e a novela Paraíso Tropical (2007), e em seguida resolveu se dedicar apenas ao cinema, e hoje é um dos atores  brasileiros com a carreira internacional mais sólida.



        Pegando carona nessa volta da trama pela Globoplay, o e10blog vai dissecar a trilha nacional da novela. A Lua me Disse teve apenas a trilha nacional lançada comercialmente, um CD com a Adriana Esteves na capa, recheado com nomes como Zeca Pagodinho, Caetano Veloso, Bebel Gilberto, Simone, Leoni, Erasmo Carlos, Jorge Vercilo, Vanessa da Mata, Djavan entre outros.

 

“Ninguém Merece”

Interprete: Zeca Pagodinho

Compositores: Arlindo Cruz, Jorge David e Acyr Marques



        Zeca Pagodinho abre a trilha com “Ninguém Merece”, um sambão, que foi o tema do casal Marizinha e Agenor, vividos pela BeteCoelho e Mário Gomes.

 

“Só Vou Gostar de Quem Gosta de Mim”

Intérprete: Caetano Veloso

Compositor: Rossini Pinto



        Essa foi uma das faixas  mais tocadas da trilha. Caetano regravou esse clássico que virou clássico de novo. A música foi o tema de Tadeu e Heloísa, os protagonista vividos pelo Marcos Pasquim e Adriana Esteves. Tadeu  é um homem misterioso e se apaixona por Heloísa logo que a conhece. Para tentar tê-la a seu lado ele é capaz de juntar-se até a maior inimiga de sua amada – a ex-sogra de Heloisa, Ester Bogari, vivida pela Zezé Polessa.

 

“O Caminho”

Intérprete e compositor: Bebel Gilberto



        Bebel Gilberto entrou na trilha com “O Caminho”, o tema da Julieta , personagem da Fernanda Rodrigues.

 

“Veneziana”

Intérprete: Simone

Compositores: Celso Viáfora e Ivan Lins



        Simone, rainha das trilhas, esteve em A Lua Me Disse com “Veneziana”, tema do Edilson e Marta,  personagem do saudoso Dartgnan Junior e da Simone Soares.

 

“Por Que Não Eu?”

Intérprete: Leoni

Compositores: Leoni , Paula Toller e Hebert Vianna



        Leoni voltava com tudo  com o lançamento de seu CD e DVD  ao Vivo em 2005,  que virou recordes de vendas. “Por Que Não Eu?”,  clássico composto por ele,  Paula Toller e Hebert Viana, foi  um dos destaques  e entrou para a trilha de A Lua me Disse como o tema do protagonista Gustavo, vivido pelo Wagner Moura.  

 

“Lero-Lero”

Intérprete e Compositor: Erasmo Carlos



        A Coloridíssima abertura de A Lua Me Disse, uma animação apresentando vários pontos turísticos do Brasil,  foi  embalada  pelo Erasmo Carlos com “Lero-Lero”.

 

“Ciclo”

Intérprete: Jorge Vercilo

Compositores: Jorge Vercilo e Dudu Falcão



        Jorge Vercilo com “Ciclo” embalou a personagem Violeta, vivida pela Isabell Fillardis.

 

“Amar Você (Segredo do Meu Coração)”

Intérpretes: The Originals

Compositores: Michael Sullivan e Paulo Massadas



        Ademilde, a forte e batalhadora personagem vivida pela Arlete Salles, é o grande eixo da família de parasitas, que ela sustenta com o lucro de Frango com tudo Dentro, a loja de departamentos na qual ela é dona. É uma mulher exagerada e se veste multicolorida. Vive a procura de um grande amor e  marca vários encontros pela internet. Como tema ela ganhou essa faixa da banda The Originals, grupo de rock and roll brasileiro formanda em 2004 por ex-integrantes das bandas Os Incríveis, Renata e Seus Blue Caps e The Fevers,  famoso por dar arranjos originais para novas  roupagens de sucessos da  Jovem Guarda.

 

Um Mais Um”

Intérprete: Skank

Compositores: Rodrigo F. Leão e Samuel Rosa



        O núcleo jovem da trama foi embalado pelo Skank nessa faixa “Um Mais Um”, que também serviu para as vinhetas de intervalo.

 

“Eu Sou Neguinha?”

Intérprete: Vanessa da Mata

Compositores: Caetano Veloso



        As polêmicas personagens Latoya e Witney,  as irmãs vividas pela Zezeh Barbosa e Mary Sheila, aprontaram todas em A Lua me Disse,  renegando suas origens negras. Por causa da dupla a novela foi acusada de apologia ao racismo. Como tema elas ganharam esse clássico composto pelo Caetano Veloso e interpretado pela Vanessa daMata.  

 

Tatuagem

Intérprete: Gil

Compositores: Ruy Guerra e Chico Buarque



        Gilmelândia,  que entrou como vocalista da Banda Beijo depois  da saída do Netinho, entre 1998 e 2001, em carreira solo se destacou com clássicos da MPB apenas como Gil. Uma dessas canções,  Tatuagem”, composição do Ruy Guerra e Chico Buarque, entrou na trilha de A Lua  me Disse.

 

“Dia Azul”

Intérprete e Compositor: Djavan



                 Djavan embalou a hilária personagem Madô, vivida pela Déborah Bloch, com “Dia Azul”.

 

“Chuva de Gelo”

Intérprete: Circulandò de Fulô

Compositores: André Garibaldi e Rodrigo Sá



        Circulandô de Fulô, banda de forró universitário do circuito de São Paulo , entrou na trilha como esse forrozinho romântico “Chuva de Gelo”.

 

“Impressão Digital”

Intérprete e Compositor : Pepeu Gomes



        “Impressão Digital”,  do Pepeu Gomes, foi uma das  faixas relaxantes da trilha. Foi o tema da Zelândia,  vivida pela Maria Zilda Betlhem.

 

Arpoador

Intérprete: Mart´nália



        Mart´nalia integrou a trilha na penúltima faixa do CD  com “Arpoador”.

 

Medo

Intérprete: Pedro Barreto



        O Violinista brasileiro Pedro Barreto fecha a trilha com a faixa “Medo”.

 

Veja Também:

A Lua me Disse 


Novelas INesquecíveis - Salsa e Merengue (1996) 
Aberturas das Novelas do Miguel Falabella 
Novelas Inesquecíveis - Os Dez Mandamentos  (2015)

e10blog
Novelas Inesquecíveis  


Kid Abelha 


Caetano Veloso 


Déborah Bloch


Mulheres Apaixonadas 2 


Trilha Sonora EtERNA - Mulheres Apaixonadas (2003) 



Aberturas INesquecíveis - Mulheres  Apaxionadas (2003)

Partido Alto Internacional 



Partido Alto 



Livre para Voar 



História de Amor 



Esperança (2002) 

Anjo Mau Internacional (1976)




Anjo Mau Nacional 

Mulheres Apaixonadas 

Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipédia.com.br www.memoriaglobo.com.br

Vídeos: Youtube

Comentários

  1. Depois de um ciclo de 28 anos (1976 a 2004) e 51 novelas (a primeira Anjo Mau e a última Começar de Novo), essa novela quebrou uma espécie de "regra" de que toda novela das 19h tinha pelo mrnos 1 trilha nacional e 1 internacional, independentemente da audiência e repercussão, e graças a uma implicância tola do Roberto Talma com trilhas internacionais, essa e Negócio da China ficaram sem, fora a tal da crise financeira também.

    P.S.: obrigado por utiliziar meu vídeo em seu blog. :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

Novelas Inesquecíveis – Gaivotas (1979)

40 anos   da trama da Tupi com um dos melhores elencos já reunidos pela emissora           Em 1979, a Rede Tupi   já estava   em uma das suas últimas crises financeiras e administrativas, que culminaram   na cassação dos direitos de transmissão em   1980,   tentava a todo custo manter sua audiência e apostava na teledramaturgia.   Assim juntou um elenco de   grandes nomes da Rede Globo   e escalou Jorge Andrade   que apresentou a trama de Gaivotas , uma das melhores estruturas dramaturgas com base no suspense   armadas para uma novela, a primeira do autor fora da Globo .         Jorge Andrade vinha de dois grandes sucessos na Globo Os Ossos do Barão (1973) e O Grito (1975) , e apresentou em Gaivotas uma trama que prendeu a atenção do grande público e deu um certo fôlego ao   sistema da Tupi , porém já não se tinha muito o que se fazer. ...

No Tema e Na Trilha do Fagner

        Fagner é meu conterrâneo, é  um dos grandes nomes cearenses no cenário nacional. O Cantor nasceu em 13 de Outubro de 1949 na cidade de Orós.         Aos seis anos ganhou seu primeiro concurso de música em uma rádio local cantando uma música em homenagem ao dia das mães.         A Carreira nacional desse nordestino começou de uma maneira muito imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, e lá participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com a música “ Mucuripe ”  em parceria com Belchior .  A Partir de então as músicas interpretadas pelo cantor passaram a conquistar os bares do sudoeste brasileiro.        O Primeiro compacto Fagner gravou em 1971, e depois que Elis Regina regravou “ Mucuripe ” o talento como cantor e c...