Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – A Lua me Disse (2005)

 


Depois do relevante sucesso de Salsa e Merengue (1996), que marcou sua estreia como autor de novelas, Miguel Falabella  novamente em parceria com Maria Carmem Barbosa,  voltou  ao gênero com A Lua me Disse, trama que entra para a plataforma da Globoplay a partir do  dia 31.07.

        O Horário precisava de uma chacoalhada depois da densa Começar de Novo (2004), que derrubou muito a audiência, e a Globo encomendou uma comédia para trazer de volta o estilo que marcara o horário no decorrer desses anos

        A trama tem aquele estilo que o  MiguelFalabella perpetuou, humor inteligente brincando na linha tênue do escrachado, recheado de personagens interessantes e esquisitos, que revelavam na cara da sociedade suas qualidades e fraquezas. Uma “neochanchada pop”  como o próprio Miguel declarou em entrevistas, uma “novela com tudo dentro”, o slogan de lançamento  e o  de uma das principais locações da história, a loja de departamentos “Frango com Tudo Dentro”. Uma das maiores qualidades da novela foi a trama redondinha e bem costurada, isso somado ao texto caprichado  da dupla de autores deu  um charme  irresistível. Curiosamente   não foi o sucesso popular esperado, mas a crítica foi bem cortês com a novela.  

        A Lua me Disse   tem como protagonistas AdrianaEsteves e Marcos Pasquim, e marcou a estreia em novelas do Wagner Moura, que vinha de sucesso no cinema e destaque na série Sexo Frágil.  Depois de A Lua me Disse o ator estrelou a minissérie JK (2006) e a novela Paraíso Tropical (2007), e em seguida resolveu se dedicar apenas ao cinema, e hoje é um dos atores  brasileiros com a carreira internacional mais sólida.



        Pegando carona nessa volta da trama pela Globoplay, o e10blog vai dissecar a trilha nacional da novela. A Lua me Disse teve apenas a trilha nacional lançada comercialmente, um CD com a Adriana Esteves na capa, recheado com nomes como Zeca Pagodinho, Caetano Veloso, Bebel Gilberto, Simone, Leoni, Erasmo Carlos, Jorge Vercilo, Vanessa da Mata, Djavan entre outros.

 

“Ninguém Merece”

Interprete: Zeca Pagodinho

Compositores: Arlindo Cruz, Jorge David e Acyr Marques



        Zeca Pagodinho abre a trilha com “Ninguém Merece”, um sambão, que foi o tema do casal Marizinha e Agenor, vividos pela BeteCoelho e Mário Gomes.

 

“Só Vou Gostar de Quem Gosta de Mim”

Intérprete: Caetano Veloso

Compositor: Rossini Pinto



        Essa foi uma das faixas  mais tocadas da trilha. Caetano regravou esse clássico que virou clássico de novo. A música foi o tema de Tadeu e Heloísa, os protagonista vividos pelo Marcos Pasquim e Adriana Esteves. Tadeu  é um homem misterioso e se apaixona por Heloísa logo que a conhece. Para tentar tê-la a seu lado ele é capaz de juntar-se até a maior inimiga de sua amada – a ex-sogra de Heloisa, Ester Bogari, vivida pela Zezé Polessa.

 

“O Caminho”

Intérprete e compositor: Bebel Gilberto



        Bebel Gilberto entrou na trilha com “O Caminho”, o tema da Julieta , personagem da Fernanda Rodrigues.

 

“Veneziana”

Intérprete: Simone

Compositores: Celso Viáfora e Ivan Lins



        Simone, rainha das trilhas, esteve em A Lua Me Disse com “Veneziana”, tema do Edilson e Marta,  personagem do saudoso Dartgnan Junior e da Simone Soares.

 

“Por Que Não Eu?”

Intérprete: Leoni

Compositores: Leoni , Paula Toller e Hebert Vianna



        Leoni voltava com tudo  com o lançamento de seu CD e DVD  ao Vivo em 2005,  que virou recordes de vendas. “Por Que Não Eu?”,  clássico composto por ele,  Paula Toller e Hebert Viana, foi  um dos destaques  e entrou para a trilha de A Lua me Disse como o tema do protagonista Gustavo, vivido pelo Wagner Moura.  

 

“Lero-Lero”

Intérprete e Compositor: Erasmo Carlos



        A Coloridíssima abertura de A Lua Me Disse, uma animação apresentando vários pontos turísticos do Brasil,  foi  embalada  pelo Erasmo Carlos com “Lero-Lero”.

 

“Ciclo”

Intérprete: Jorge Vercilo

Compositores: Jorge Vercilo e Dudu Falcão



        Jorge Vercilo com “Ciclo” embalou a personagem Violeta, vivida pela Isabell Fillardis.

 

“Amar Você (Segredo do Meu Coração)”

Intérpretes: The Originals

Compositores: Michael Sullivan e Paulo Massadas



        Ademilde, a forte e batalhadora personagem vivida pela Arlete Salles, é o grande eixo da família de parasitas, que ela sustenta com o lucro de Frango com tudo Dentro, a loja de departamentos na qual ela é dona. É uma mulher exagerada e se veste multicolorida. Vive a procura de um grande amor e  marca vários encontros pela internet. Como tema ela ganhou essa faixa da banda The Originals, grupo de rock and roll brasileiro formanda em 2004 por ex-integrantes das bandas Os Incríveis, Renata e Seus Blue Caps e The Fevers,  famoso por dar arranjos originais para novas  roupagens de sucessos da  Jovem Guarda.

 

Um Mais Um”

Intérprete: Skank

Compositores: Rodrigo F. Leão e Samuel Rosa



        O núcleo jovem da trama foi embalado pelo Skank nessa faixa “Um Mais Um”, que também serviu para as vinhetas de intervalo.

 

“Eu Sou Neguinha?”

Intérprete: Vanessa da Mata

Compositores: Caetano Veloso



        As polêmicas personagens Latoya e Witney,  as irmãs vividas pela Zezeh Barbosa e Mary Sheila, aprontaram todas em A Lua me Disse,  renegando suas origens negras. Por causa da dupla a novela foi acusada de apologia ao racismo. Como tema elas ganharam esse clássico composto pelo Caetano Veloso e interpretado pela Vanessa daMata.  

 

Tatuagem

Intérprete: Gil

Compositores: Ruy Guerra e Chico Buarque



        Gilmelândia,  que entrou como vocalista da Banda Beijo depois  da saída do Netinho, entre 1998 e 2001, em carreira solo se destacou com clássicos da MPB apenas como Gil. Uma dessas canções,  Tatuagem”, composição do Ruy Guerra e Chico Buarque, entrou na trilha de A Lua  me Disse.

 

“Dia Azul”

Intérprete e Compositor: Djavan



                 Djavan embalou a hilária personagem Madô, vivida pela Déborah Bloch, com “Dia Azul”.

 

“Chuva de Gelo”

Intérprete: Circulandò de Fulô

Compositores: André Garibaldi e Rodrigo Sá



        Circulandô de Fulô, banda de forró universitário do circuito de São Paulo , entrou na trilha como esse forrozinho romântico “Chuva de Gelo”.

 

“Impressão Digital”

Intérprete e Compositor : Pepeu Gomes



        “Impressão Digital”,  do Pepeu Gomes, foi uma das  faixas relaxantes da trilha. Foi o tema da Zelândia,  vivida pela Maria Zilda Betlhem.

 

Arpoador

Intérprete: Mart´nália



        Mart´nalia integrou a trilha na penúltima faixa do CD  com “Arpoador”.

 

Medo

Intérprete: Pedro Barreto



        O Violinista brasileiro Pedro Barreto fecha a trilha com a faixa “Medo”.

 

Veja Também:

A Lua me Disse 


Novelas INesquecíveis - Salsa e Merengue (1996) 
Aberturas das Novelas do Miguel Falabella 
Novelas Inesquecíveis - Os Dez Mandamentos  (2015)

e10blog
Novelas Inesquecíveis  


Kid Abelha 


Caetano Veloso 


Déborah Bloch


Mulheres Apaixonadas 2 


Trilha Sonora EtERNA - Mulheres Apaixonadas (2003) 



Aberturas INesquecíveis - Mulheres  Apaxionadas (2003)

Partido Alto Internacional 



Partido Alto 



Livre para Voar 



História de Amor 



Esperança (2002) 

Anjo Mau Internacional (1976)




Anjo Mau Nacional 

Mulheres Apaixonadas 

Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipédia.com.br www.memoriaglobo.com.br

Vídeos: Youtube

Comentários

  1. Depois de um ciclo de 28 anos (1976 a 2004) e 51 novelas (a primeira Anjo Mau e a última Começar de Novo), essa novela quebrou uma espécie de "regra" de que toda novela das 19h tinha pelo mrnos 1 trilha nacional e 1 internacional, independentemente da audiência e repercussão, e graças a uma implicância tola do Roberto Talma com trilhas internacionais, essa e Negócio da China ficaram sem, fora a tal da crise financeira também.

    P.S.: obrigado por utiliziar meu vídeo em seu blog. :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Novelas Inesquecíveis – Gaivotas (1979)

40 anos   da trama da Tupi com um dos melhores elencos já reunidos pela emissora           Em 1979, a Rede Tupi   já estava   em uma das suas últimas crises financeiras e administrativas, que culminaram   na cassação dos direitos de transmissão em   1980,   tentava a todo custo manter sua audiência e apostava na teledramaturgia.   Assim juntou um elenco de   grandes nomes da Rede Globo   e escalou Jorge Andrade   que apresentou a trama de Gaivotas , uma das melhores estruturas dramaturgas com base no suspense   armadas para uma novela, a primeira do autor fora da Globo .         Jorge Andrade vinha de dois grandes sucessos na Globo Os Ossos do Barão (1973) e O Grito (1975) , e apresentou em Gaivotas uma trama que prendeu a atenção do grande público e deu um certo fôlego ao   sistema da Tupi , porém já não se tinha muito o que se fazer. ...

Rapidinhas - 25.10.2025

  Rainha da Sucata   - Os clássicos estão voltando         O clássico dos anos 90, Rainhada Sucata , do Silvio   de Abreu , está voltando para a faixa do Vale a Pena Ver de Novo a   partir do dia 3 de novembro de 2025.         A trama protagonizada   pela Regina Duarte, Glória Menezes e um grande elenco   conta uma história   de   ambição, poder, ascensão e queda. E claro: muita elegância, drama e estilo.         Nós pedidos e a Globo   atendeu! E a enquete do   e10blog   também tinha dado a Rainha como escolha.     “Coração Acelerado ”   - Globo começa a divulgação da trama em suas redes         A Globo iniciou as divulgações em suas redes     da   nova novela das 7, Coração Acelerado ,   das autoras Izabel de Oliveira   e Maria He...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 09.08.2025

Remake de “ Vale Tudo ”   cresce na audiência , mas continua sendo   a grande piada da internet         O remake de   Vale Tudo conseguiu se livrar da incômoda marca de segunda pior audiência da faixa das 21h: com a média geral de 22,2 pontos, superou Um Lugar ao Sol (22,1) e deixou Mania de Você (21,1) isolada na lanterna. Depois de um início tímido, a trama de Manuela Dias engatou uma reação e promete crescer ainda mais com o mistério em torno do   assassinato   da   Odete Roitman ( Déborah Bloch) .   Porém   enquanto cresce em audiência, também   produz as melhores   piadas da internet. Tudo começou com a inserção dos bebês reborn na trama, passou pelo “morango do amor", que a autora confirmou e transformará em afrodisíaco, e agora rende memes que colocam de COP30 a lei Magnitsky no enredo. Internautas já “roteirizaram” situações absurdas, como Raquel ( Tais Araújo) indo parar no podcast err...