Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – A Lua me Disse (2005)

 


Depois do relevante sucesso de Salsa e Merengue (1996), que marcou sua estreia como autor de novelas, Miguel Falabella  novamente em parceria com Maria Carmem Barbosa,  voltou  ao gênero com A Lua me Disse, trama que entra para a plataforma da Globoplay a partir do  dia 31.07.

        O Horário precisava de uma chacoalhada depois da densa Começar de Novo (2004), que derrubou muito a audiência, e a Globo encomendou uma comédia para trazer de volta o estilo que marcara o horário no decorrer desses anos

        A trama tem aquele estilo que o  MiguelFalabella perpetuou, humor inteligente brincando na linha tênue do escrachado, recheado de personagens interessantes e esquisitos, que revelavam na cara da sociedade suas qualidades e fraquezas. Uma “neochanchada pop”  como o próprio Miguel declarou em entrevistas, uma “novela com tudo dentro”, o slogan de lançamento  e o  de uma das principais locações da história, a loja de departamentos “Frango com Tudo Dentro”. Uma das maiores qualidades da novela foi a trama redondinha e bem costurada, isso somado ao texto caprichado  da dupla de autores deu  um charme  irresistível. Curiosamente   não foi o sucesso popular esperado, mas a crítica foi bem cortês com a novela.  

        A Lua me Disse   tem como protagonistas AdrianaEsteves e Marcos Pasquim, e marcou a estreia em novelas do Wagner Moura, que vinha de sucesso no cinema e destaque na série Sexo Frágil.  Depois de A Lua me Disse o ator estrelou a minissérie JK (2006) e a novela Paraíso Tropical (2007), e em seguida resolveu se dedicar apenas ao cinema, e hoje é um dos atores  brasileiros com a carreira internacional mais sólida.



        Pegando carona nessa volta da trama pela Globoplay, o e10blog vai dissecar a trilha nacional da novela. A Lua me Disse teve apenas a trilha nacional lançada comercialmente, um CD com a Adriana Esteves na capa, recheado com nomes como Zeca Pagodinho, Caetano Veloso, Bebel Gilberto, Simone, Leoni, Erasmo Carlos, Jorge Vercilo, Vanessa da Mata, Djavan entre outros.

 

“Ninguém Merece”

Interprete: Zeca Pagodinho

Compositores: Arlindo Cruz, Jorge David e Acyr Marques



        Zeca Pagodinho abre a trilha com “Ninguém Merece”, um sambão, que foi o tema do casal Marizinha e Agenor, vividos pela BeteCoelho e Mário Gomes.

 

“Só Vou Gostar de Quem Gosta de Mim”

Intérprete: Caetano Veloso

Compositor: Rossini Pinto



        Essa foi uma das faixas  mais tocadas da trilha. Caetano regravou esse clássico que virou clássico de novo. A música foi o tema de Tadeu e Heloísa, os protagonista vividos pelo Marcos Pasquim e Adriana Esteves. Tadeu  é um homem misterioso e se apaixona por Heloísa logo que a conhece. Para tentar tê-la a seu lado ele é capaz de juntar-se até a maior inimiga de sua amada – a ex-sogra de Heloisa, Ester Bogari, vivida pela Zezé Polessa.

 

“O Caminho”

Intérprete e compositor: Bebel Gilberto



        Bebel Gilberto entrou na trilha com “O Caminho”, o tema da Julieta , personagem da Fernanda Rodrigues.

 

“Veneziana”

Intérprete: Simone

Compositores: Celso Viáfora e Ivan Lins



        Simone, rainha das trilhas, esteve em A Lua Me Disse com “Veneziana”, tema do Edilson e Marta,  personagem do saudoso Dartgnan Junior e da Simone Soares.

 

“Por Que Não Eu?”

Intérprete: Leoni

Compositores: Leoni , Paula Toller e Hebert Vianna



        Leoni voltava com tudo  com o lançamento de seu CD e DVD  ao Vivo em 2005,  que virou recordes de vendas. “Por Que Não Eu?”,  clássico composto por ele,  Paula Toller e Hebert Viana, foi  um dos destaques  e entrou para a trilha de A Lua me Disse como o tema do protagonista Gustavo, vivido pelo Wagner Moura.  

 

“Lero-Lero”

Intérprete e Compositor: Erasmo Carlos



        A Coloridíssima abertura de A Lua Me Disse, uma animação apresentando vários pontos turísticos do Brasil,  foi  embalada  pelo Erasmo Carlos com “Lero-Lero”.

 

“Ciclo”

Intérprete: Jorge Vercilo

Compositores: Jorge Vercilo e Dudu Falcão



        Jorge Vercilo com “Ciclo” embalou a personagem Violeta, vivida pela Isabell Fillardis.

 

“Amar Você (Segredo do Meu Coração)”

Intérpretes: The Originals

Compositores: Michael Sullivan e Paulo Massadas



        Ademilde, a forte e batalhadora personagem vivida pela Arlete Salles, é o grande eixo da família de parasitas, que ela sustenta com o lucro de Frango com tudo Dentro, a loja de departamentos na qual ela é dona. É uma mulher exagerada e se veste multicolorida. Vive a procura de um grande amor e  marca vários encontros pela internet. Como tema ela ganhou essa faixa da banda The Originals, grupo de rock and roll brasileiro formanda em 2004 por ex-integrantes das bandas Os Incríveis, Renata e Seus Blue Caps e The Fevers,  famoso por dar arranjos originais para novas  roupagens de sucessos da  Jovem Guarda.

 

Um Mais Um”

Intérprete: Skank

Compositores: Rodrigo F. Leão e Samuel Rosa



        O núcleo jovem da trama foi embalado pelo Skank nessa faixa “Um Mais Um”, que também serviu para as vinhetas de intervalo.

 

“Eu Sou Neguinha?”

Intérprete: Vanessa da Mata

Compositores: Caetano Veloso



        As polêmicas personagens Latoya e Witney,  as irmãs vividas pela Zezeh Barbosa e Mary Sheila, aprontaram todas em A Lua me Disse,  renegando suas origens negras. Por causa da dupla a novela foi acusada de apologia ao racismo. Como tema elas ganharam esse clássico composto pelo Caetano Veloso e interpretado pela Vanessa daMata.  

 

Tatuagem

Intérprete: Gil

Compositores: Ruy Guerra e Chico Buarque



        Gilmelândia,  que entrou como vocalista da Banda Beijo depois  da saída do Netinho, entre 1998 e 2001, em carreira solo se destacou com clássicos da MPB apenas como Gil. Uma dessas canções,  Tatuagem”, composição do Ruy Guerra e Chico Buarque, entrou na trilha de A Lua  me Disse.

 

“Dia Azul”

Intérprete e Compositor: Djavan



                 Djavan embalou a hilária personagem Madô, vivida pela Déborah Bloch, com “Dia Azul”.

 

“Chuva de Gelo”

Intérprete: Circulandò de Fulô

Compositores: André Garibaldi e Rodrigo Sá



        Circulandô de Fulô, banda de forró universitário do circuito de São Paulo , entrou na trilha como esse forrozinho romântico “Chuva de Gelo”.

 

“Impressão Digital”

Intérprete e Compositor : Pepeu Gomes



        “Impressão Digital”,  do Pepeu Gomes, foi uma das  faixas relaxantes da trilha. Foi o tema da Zelândia,  vivida pela Maria Zilda Betlhem.

 

Arpoador

Intérprete: Mart´nália



        Mart´nalia integrou a trilha na penúltima faixa do CD  com “Arpoador”.

 

Medo

Intérprete: Pedro Barreto



        O Violinista brasileiro Pedro Barreto fecha a trilha com a faixa “Medo”.

 

Veja Também:

A Lua me Disse 


Novelas INesquecíveis - Salsa e Merengue (1996) 
Aberturas das Novelas do Miguel Falabella 
Novelas Inesquecíveis - Os Dez Mandamentos  (2015)

e10blog
Novelas Inesquecíveis  


Kid Abelha 


Caetano Veloso 


Déborah Bloch


Mulheres Apaixonadas 2 


Trilha Sonora EtERNA - Mulheres Apaixonadas (2003) 



Aberturas INesquecíveis - Mulheres  Apaxionadas (2003)

Partido Alto Internacional 



Partido Alto 



Livre para Voar 



História de Amor 



Esperança (2002) 

Anjo Mau Internacional (1976)




Anjo Mau Nacional 

Mulheres Apaixonadas 

Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipédia.com.br www.memoriaglobo.com.br

Vídeos: Youtube

Comentários

  1. Depois de um ciclo de 28 anos (1976 a 2004) e 51 novelas (a primeira Anjo Mau e a última Começar de Novo), essa novela quebrou uma espécie de "regra" de que toda novela das 19h tinha pelo mrnos 1 trilha nacional e 1 internacional, independentemente da audiência e repercussão, e graças a uma implicância tola do Roberto Talma com trilhas internacionais, essa e Negócio da China ficaram sem, fora a tal da crise financeira também.

    P.S.: obrigado por utiliziar meu vídeo em seu blog. :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha da Angela Ro Ro

        Ela é simplesmente Angela Ro Ro – A trigésima voz   brasileira mais importante da música popular , segundo a revista Rolling Stone .   Cantora, compositora e pianista, ela é nossa homenageada do blog deste mês.         O Apelido Ro Ro vem da risada grave e rouca da cantora, sua   marca registrada, o que também diferencia seu timbre de voz – um sotaque carioca, caracterizado pela acentuação da vogal “a” muitas vezes escavalada na consoante “r”, de maneira rasgada e aberta.           Digamos que a Angela seja   inimiga de acentos. Embora muitas vezes ela seja citada em entrevistas e reportagens como “ Ângela Rô Rô ” com acentos no “Ângela” e nos “Rô Rô´s”, a nomenclatura contradiz com o modo que Angela escreveu seu nome em arte publicitária e álbuns por toda sua carreira, sem os acentos.         Composito...

“Abram suas asas, Soltem suas Feras” Dancin´Days entra na Globoplay esta segunda

        E o grande dia chegou . . . um dos grandes títulos esperados para ser resgatada pela Globoplay chega nesta segunda (13.02) á plataforma.          Impossível cantar esse refrão do clássico tema cantado pelas  Frenéticas e não ser levado imediatamente ao mundo da trama de  Dancin´Days ,  do autor  Gilberto Braga  que marcou a teledramaturgia nacional.          Dancin´Days  foi uma espécie de  Avenida Brasil   nos anos 70. O  mágicO mundo das discotecas era o pano de fundo para a rivalidade entre as irmãs Julia Mattos e Yolanda Pratini, vividas magistralmente por  Sônia Braga e Joanna Fomm .           O sucesso da trama elevou  Gilberto Braga  ao casting de grandes autores da emissora logo em seu primeiro trabalho em horário nobre e transformou  Sônia Braga...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Novelas Inesquecíveis – Hipertensão (1986)

        Neste mês de outubro um dos remakes da Ivani Ribeiro produzidos pela Globo completa 31 anos – Hipertensão que era uma adaptação do sucesso da autora Nossa Filha Gabriela ,   apresentada pela Rede Tupi em 1971.         A Autora mudou o nome de alguns personagens, inclusive o nome da protagonista, que de  Gabriela, passou para  Carina, incluiu  outras tramas à espinha dorsal e apresentou a novela que parecia uma novela das seis apresentada no horário das sete.         A novela  começava com a chegada do Teatro mambembe de Sandro Galhardi (Cláudio Cavalcanti)  à pacata cidade de Rio Belo e muda o comportamento de todos os habitantes. Carina (Maria Zilda Bethlem), a estrela da companhia, paixão de Sandro, volta à terra natal de sua mãe e conhece três simpáticos velhinhos: Candinho ( Paulo Gracindo ), Romeu ( Ary Fontoura ) e Nap...

Tributo “Walcyr Carrasco”

          A série   Tributo voltou a partir desta sexta     (02.05) com ninguém menos que   Walcyr   Carrasco   - mago das telenovelas em todos os horários.         Um   autor experimentado em todos os horários    - das seis ás onze    - e   vai estrear escrevendo     as tramas menores que a Globo pretende   produzir em 2026 para    apresentar   antes do horário das seis   ( o lugar da antiga Malhação ), Walcyr Carrasco j á merecia a um bom tempo essa homenagem.         O Autor relembrou grandes momentos    e   polêmicas   as quais nunca   tinha   visto ele comentar    - Com a reviravolta que teve que fazer em Cortina de Vidro (1989) ou a chamada que levou do   Silvio Santos   quando este descobriu que,    mesmo contr...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

No Tema e Na Trilha do Zezé di Camargo e Luciano

          Eles estão completando   30 anos de carreira e um turbilhão de canções que   encantaram e fizeram muita gente se apaixonar. Zezé di Camargo e Luciano são os astros do post de hoje relembrando seus clássicos que embalaram nossas novelas.         O Primeiro disco foi lançado em 1991, quando o hit “ É O Amor ” invadiu as rádios de todo o Brasil, graças ao Pai da dupla, como vimos no filme “ Dois Filhos de Francisco ”. Depois disso foi um disco por ano sempre aumentando as vendagens e transformando Zezé di Camargo e Luciano em uma das duplas sertanejas mais importantes da história da MPB.         O single “ É o Amor ” , composição do Zezé,   é considerada uma das melhores composições de sertanejo da história do gênero, e embora a dupla nunca tenha cantado essa música para uma novela, em 1999, ninguém menos que Maria Bethânia a regravou, e a gravação...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....