Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Destaques de “Família é Tudo”



        Quarta trama no horário das sete  do  autor Daniel Ortiz  em parceria com Fred Mayrink na direção, está chegando em sua reta final. As anteriores foram Alto Astral (2014), Haja Coração (2016) e Salve-se Quem Puder (2020), diferentemente das anteriores que tiveram altos e baixos na audiência e da crítica, Família é Tudo é aquele tipo de novela que parece que vai ser esquecida no horário.  Nem grandes nomes do elenco como Arlete Salles, Nathália Dill e Renato Góes, conseguiram brilhar em cena, o roteiro  ás vezes equivocado ou  exagerado, limaram alguns personagens.

        Claro que alguns atores em  certos momentos, com perícia conseguiram driblar a história e salvaram algumas sequências, e são eles que vamos destacar no post – Os 10 melhores da trama.

 

Arlete Salles  - Frida e Catarina  



        O Título provisório da trama era A Vovó Sumiu, e certamente seria bem mais condizente, levando em conta que o autor simplesmente sumiu em cena com a atriz. O  Anuncio da Arlete   Salles como a grande protagonista de Família é Tudo foi sem dúvidas um dos grandes chamarizes da novela, porém no decorrer dos capítulos a atriz  sumiu.  Na reta final da história  foi revelado que a  Frida realmente não morreu e,  que se passava  por Catarina (Arlete Sales), na verdade tudo planejado desde o começo com a  ajuda da irmã  e do sobrinho Hans (Raphael Logam).  O Sobrinho forjou sua morte e esse tempo todo na verdade, Katarina ficou em Miami e Frida é que se passa pela irmã, com intuito de vigiar os netos. Foi uma  boa  sacada do autor  e, o público já torcia por essa versão, mas  o fato é que a trama precisava  da  Arlete   Salles em cena,  num viés  cômico, que a atriz tira de letra, talvez isso tivesse  atraído muito o  interesse do  público. Sem dúvidas foi uma bola fora.

 

Juliana Paiva – Electra



         Juliana Paiva  sem dúvidas é uma das melhores  da sua geração,  e sempre entrega muito em suas personagens. A Electra  é outro grande momento em sua carreira, apesar  do viés engessado, culpa do roteiro, ela conseguiu a empatia do público, e nesta reta final brilhou no embate entre sua arqui-inimiga Jéssica (Rafa Kalimann), uma sequência intensa e eletrizante.

 

Daphne Bozaski – Lupita



        A Lupita conquistou o público logo nas primeiras cenas, e claro que  o talento e carisma da Daphne Bozaski foi  o diferencial para a personagem. Como aconteceu com a Benê de Malhação –Viva a Diferença (2017) e As Five (2020 e  2024) e a Dolores de Nos Tempos do Imperador (2021).   Lupita  passou por uma transformação de visual intensa na trama , mas não ficará 100% satisfeita com o resultado. Nos últimos capítulos, a mocinha vai querer retomar sua origem guatemalteca.  Na verdade o autor vai usar esse retorno da personagem a sua origem para mostrar ao telespectador   que esse  padrão de beleza feminino está ultrapassado, e  as pessoas podem ser como   se sentirem bem.   Outro ponto forte do entrecho da  Lupita  é seu par romântico – Afinal com quem ela fica – Guto (Daniel Rangel)  ou Júpiter  (Thiago Martins)?

 

Daniel Rangel – Guto



        Sabe aquele ditado “Faça do limão uma limonada”!  Foi o que exatamente aconteceu com o personagem.  Revelado que ele é demissexual  e levado para um viés cômico, sua jornada para conquistar Lupita(Daphne Bozaski) com o auxílio do Júpiter (Thiago Martins), que  acabou se apaixonando por ela também, foi um dos destaques da história, e elevou o talentoso Daniel Rangel a outro patamar.  

 

Gabriel Godoy   - Chicão



        Gabriel Godoy foi sem dúvidas a grande revelação de Família é Tudo. Apesar  de já ter alguns trabalhos, inclusive em tramas do Daniel Ortiz, como  Alto Astral (2014) e Haja Coração (2016), o Chicão foi o  grande bum do ator, que apesar do viés cômico, deu ao Gabriel o status de galã e símbolo sexual, que ele soube dosar com maestria. Me lembrou o Mário Gomes da época das tramas do Sílviode Abreu e o Carlos Lombardi, nas décadas de 80 e 90.

 

Alexandra Richter  - Brenda



         O Talento de Alexandra  Richter finalmente  foi  bem utilizado nesta reta final  da trama do Daniel Ortiz. Transformada em grande vilã da história , ela deu o tom  em uma linha tênue entre perversidade e manipulação, e a sequência que culminou em sua prisão   foi  a cereja do bolo.

 

Nathália Dill Vênus



        Nathália Dill tinha uma tarefa difícil em Família  é Tudo, por que dar credibilidade a uma protagonista do  horário das sete é sempre complexo, principalmente uma atriz como ela. Quase todo papel é um estereótipo que ainda surge com pitadas de caricatura. Atores normalmente preferem e são treinados a viver no naturalismo, daí a dificuldade da faixa em produzir boas e, principalmente, arriscadas composições.  Nathalia é conhecida justamente pelo seu tom natural em quase todos os papéis. Desde mocinhas sofridas, como Escrito nas Estrelas (2010), até as vilãs mais sórdidas, como em A Donado Pedaço (2019), o estilo está sempre lá. Por isso a Vênus seria  uma faca de 2 gumes.  Mas a atriz tirou de  letra e deu uma dignidade a personagem, apesar de algumas situações esdrúxulas que teve que protagonizar.  Uma pena que a falta de química com seu 2 pares românticos – Tom (Renato Góes) e Netuno (Paulo Lessa) também não tenha ajudado a personagem.

 

Grace Gionoukas  - Leda



        Interpretar Leda em Família É Tudo tem sido um desafio de várias faces para Grace Gianoukas, o  humor a atriz tira de letra, mas  a personagem precisou além disso. Começou a novela como uma mulher moralista, brava, que vivia dando broncas no filho. Depois ,   liberou geral e se jogou aos  efervescentes hormônios da leoa.  

 

Thiago Martins    - Júpiter



        Thiago Martins  como Júpiter foi outra boa surpresa de Família é Tudo. O Ator saiu de sua zona de conforto e brilhou no  humor, num tom perfeito e ganhou a grande empatia do público, mesmo sendo a terceira ponta do triângulo amoroso com Guto e Lupita.  Conhecido por seus personagens de mocinho coadjuvante ou pelos papéis que exploram sua aparência física, o artista assumiu um novo degrau em sua carreira. O personagem começou de uma forma rasa e superficial, mas o talento do ator e sua versatilidade garantiu esse lugar de destaque.

       

Luci Ramos  - Paulina  



O potencial de Paulina, ex-vilã que Luci Ramos  vive em Família é Tudo,  era nítido logo nas primeiras cenas. Uma grande personagem, ao mesmo  tempo que,   nas mãos  de uma atriz que não soubesse dosar a intepretação talvez fosse catastrófico. Na história, a personagem não só armou os mais cruéis planos para separar Vênus (Nathália Dill) do ex-marido, Tom (Renato Góes), como também foi responsável pelo sequestro do próprio filho, Pudim (Antônio Caramelo).   Um dos temas abordados na história é o uso de anfetamina e calmantes por Paulina, que é obcecada pelo ex. A Paulina é uma mulher que, no fundo, busca aceitação depois de tantas rejeições que ela sofreu: familiares, afetivas e sociais. Na busca desesperada pela aceitação, ela comete atos duvidosos e muito influenciada pelo vício.  Muitas outras Paulina´s se reconheceram na personagem, e só por isso já foi um acerto do Daniel Ortiz.

 

Veja Também:

Nathalia Dill

Familia e tudo 

Não era o momento para o Retorno de HAJA CORAÇÃO 


Arlete Salles 


Juliana Paiva 


Nathalia Dill 

Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...