Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis - Amor sem Igual (2019)

5 Anos da Poderosa  que foi evangelizada  em novela  da RecordTv



        Amor sem Igual, trama da Christiane Fridmann,  completou 5 anos no último dia 10. A trama  foi  a primeira  a voltar com  capítulos inéditos pós-Pandemia,  e ficou marcada por  uma trama que, ainda não fosse bíblica, pelo contrário, tinha um prostituta com  protagonista, teve  um desfecho  doutrinador através da sua protagonista Poderosa (Day Mesquita) ,  que encontrou a paz depois de  ler a bíblia e se entregar a Jesus.



        A cena em que a  Poderosa, no leito do hospital lê a bíblia foi emoldurada por um clipe de bloco inteiro, com a personagem relembrando tudo que passara na trama com direito a música evangélica e letras pipocando nas telas. Vale lembrar que a Globo já recorreu a esse artifício para  curar/salvar suas personagens mais complexas também,   como a Larissa de Verdades Secretas (2015), vivida pela Grazzi Massafera ou a Josiane de A Donado Pedaço (2019), vivida pela ÁgathaMoreira, ambas tramas do Walcyr Carrasco, e embora essa última tenha soada mais como uma crítica a religião, visto que a Josiane termina a novela encarnada no diabo.



        Amor sem Igual conta a história  de Angélica – A protagonista de codinome Poderosa (Day Mesquita) – que  conhece o agricultor e agrônomo Miguel (Rafael Sardão) na lanchonete do posto de gasolina onde toma café após uma noite de trabalho enquanto ele abastece seu carro para mais um dia de labuta no Mercado Municipal de São Paulo. Os dois voltam a se encontrar no fim do dia, quando ela começa seu expediente e ele está terminando.



Angélica não sabe, mas está sendo perseguida por Leandro (Gabriel Gracindo) e Bernardo (Heitor Martinez), que têm a missão de matá-la. Esta é uma ordem de Tobias (Thiago Rodrigues), meio-irmão que a prostituta desconhece. Tobias é filho do milionário Ramiro (Juan Alba), dono de uma das maiores empresas de agenciamento de jogadores de futebol do Brasil. Ramiro foi amante da mãe de Angélica. Nunca quis sequer conhecer a filha e, com o tempo, perdeu o interesse na mãe da bastarda, que acabou morrendo na miséria.

Ramiro necessita de um transplante de rim e seus dois filhos, Tobias e Fernanda (Bárbara França), são incompatíveis. Será que, vendo a morte se aproximar, ele está querendo se redimir do seu passado, de ter rejeitado Angélica, ou apenas querendo encontrar uma doadora compatível e salvar a sua vida?



Em mais um dia de trabalho, Poderosa/Angélica é assediada por Bernardo, que a leva para um matagal próximo da estrada, onde é espancada . Ele pensa que a matou e a deixa ali para simular que algum cliente foi o responsável pela violência que resultou em sua (suposta) morte. Ao passar pela estrada, Miguel reconhece um casaco de Angélica no chão. Ele sai da caminhonete e encontra corpo da moça, que está ferida e desacordada, e parte rumo ao hospital. Miguel oferece para Angélica se recuperar em seu sítio.

Angélica se restabelece e aceita a proposta de Miguel de trabalhar com ele no Mercado Municipal. Miguel acredita que ela perceberá que tem outra escolha para sua vida. Enquanto isso, a Poderosa, com desejo de vingança, investiga quem foram os mandantes do atentado que sofreu e o que os motivou. Ela se infiltra como prostituta no Mademoiselle Olympia Night Club, um prostíbulo requintado, tornando-se a nova sensação e causando a inveja de suas concorrentes. Até o dia em que é requisitada por Ramiro, sem desconfiar que ele é seu pai.

        Doutrinas a parte, o fato é  que a  RecordTv , sempre citada como uma emissora desorganizada em sua  teledramaturgia, na Pandemia deu o exemplo , Amor sem Igual foi a primeira a voltar depois das paralizações e como única trama inédita no ar,  só cresceu na audiência mantendo o fôlego da história.



        Day Mesquita, que vinha da trama bíblica Jesus (2018), onde viveu a pecadora Maria Madalena, assumiu a protagonista de Amor sem Igual, e embora tenha derrapado algumas vezes no caricaturismo, foi visceral vivendo a Poderosa, com destaque para o deboche e humor da personagem, que salvou muitas sequencias da trama,  e conseguiu empatia do público mesmo vivendo uma prostituta que insistia em não largar a profissão. Foi uma profissional ímpar quando as críticas surgiram, desfilando sobre elas e mostrando que sabia o que estava fazendo. Não foi a estrela esperada da trama, mas segurou o papel  como poucas fariam.

        Alguns atores veteranos foram destaque com seus personagens que em muitos momentos  foram os pilares de Amor sem Igual Françoise Forton (Olympia) em seu  último  personagem na  tv, a atriz  nos  deixou em 2022;  Ernani Moraes (Seu Oxente),   Selma Egrei (Norma) e Heitor Martinez (Bernardo, que mais uma vez na pele de um vilão patológico deu um show).



        Thiago Rodrigues foi uma das boas surpresas da trama. O filho “rejeitado” , sempre a sombra do pai, se rebela contra este,  chegando ao  ápice de assassinar seu progenitor dando agilidade à essa reta final da história. Thiago Rodrigues  que estreou na RecordTv  em Amor sem Igual , depois de anos na Globo,  e uma temporada  na teledramaturgia em Portugal, teve finalmente a chance de  mostrar uma nova versão do seu talento, que embora já tenha mais de 10 anos de carreira, sempre ficou taxado  ao tipo   “mocinho  de Malhação” , nunca conseguiu um personagem com perfil mais  complexo na Globo. Nem o Léo de Páginas da Vida (2006),  na dobradinha com a Ana Paula Arósio , o que prometia ser seu grande momento em horário nobre, não  decolou, foi novamente um personagem apático, sem vida. 



        Dani Moreno e Stefanny Britto também defenderam com maestria suas garotas de programas – Furacão e Doutorzinha, respectivamente, num perfil complexo e difícil.



        Uma pena que outros atores em papeis que prometiam destaque tiveram o perfil de seus personagens limados dentro da história e andaram em círculos, sem apresentar nada  de novo – o caso da Bárbara França, que inicialmente parecia ter uma boa personagem nas mãos, mas infelizmente o decorrer dos capítulos mostraram apenas que ela era uma “mocinha do bem” e nada  mais; assim como  Juan Alba (Ramiro) e o Gabriel Gracindo (Leandro).



        Outro entrecho  que não funcionou em Amor sem Igual foi a digital influencer Maria Antônia, vivida  pela Michelle   Batista.  Nitidamente inspirada na Vivi Guedes de ADona do Pedaço, a personagem que a Paolla Oliveira viveu na trama do Walcyr Carrasco, a digital “rural” da trama da RecordTv , que também tinha um perfil  real no Instagram  não decolou, e a Maria Antônia acabou ganhando um outro entrecho depois que foi estuprada por Leandro, deixando o perfil digital menos explícito dentro da história.



        Não deixou  de ser  “puxado”  uma trama mesmo  apresentada dentro de uma emissora evangélica,  e também  por que, apesar da relação quase sem contatos da Poderosa e Miguel (Rafael Sardão), os protagonistas ,  nunca havia ficado explícito de que ele era representante ou seguidor de alguma religião ou dogma.  A  química  de Day  e Rafael Sardão prometia, exalava , mas  com a autora já tinha esse viés da  “salvação”  da  personagem, era preciso  essa falta  de relação inicial entre eles. 

        O último capítulo finalmente mostrou a força do amor de Miguel (Rafael Sardão)  e a Poderosa, digo  agora Angélica  (Day Mesquita) , mas quem esperava uma cena quente entre eles desde os primeiros capítulos,  não viu nada a mais que a concretização desse amor ungido em cristo.



        Amor sem Igual foi uma novela para não se esquecer.  Christiane Fridmann sabe como ninguém criar uma trama contemporânea com ingredientes que prendem o telespectador, mesmo com uma grande quantidade de capítulos, como ocorreu em  Chamas da Vida (2008) com seus 253 capítulos e Vidas em Jogo (2011) com  243, e em nenhum momento as novelas tiveram  “barrigas” que prejudicassem seu roteiro. Amor sem Igual, embora com menos capítulo, mas com um hiato de 5 meses sem exibição, conseguiu trazer de volta o público  e manter a trama no mesmo ritmo e até melhor.

 

Ficha Técnica:



Novela da Autora Christiane  Fridmann

Direção Geral : Rudi Lagemann

Elenco:

DAY MESQUITA – Angélica / Poderosa
RAFAEL SARDÃO – Miguel
JUAN ALBA – Ramiro
THIAGO RODRIGUES – Tobias
BÁRBARA FRANÇA – Fernanda
SELMA EGREI – Norma
FRANÇOISE FORTON – Olympia
DANI MORENO – Berenice / Furacão
ERNANI MORAES – Oxente (Antônio)
ANDREA AVANCINI – Zenaide
GUILHERME DELLORTO – Pedro Antônio
CESÁR CARDADEIRO – José Antônio
MIGUEL COELHO – Antônio Jr.
MICHELLE BATISTA – Maria Antônia
PAULO FIGUEIREDO – Geovani
STHEFANY BRITO – Donatela / Doutorzinha
BETH ZALCMAN – Carmem
GABRIEL GRACINDO – Leandro
HEITOR MARTINEZ – Bernardo
MANUELA DO MONTE – Fabiana
MARCELA MUNIZ – Sônia
PAULO REIS – Ernani
EDUARDO LAGO – Luigi Trovatelli
CHRISTIANA KALACHE – Serena
MATHEUS COSTA – Pepe
ISADORA CECATO – Bibiana
JUI HUANG – Chang
CARLOS TAKESHI – Takashi
MALU FALANGOLA – Ioná
JULIANA LOHMANN – Cindy
CASTRINHO – Bento
THIERRY FIGUEIRA – Delegado Fonseca
MIGUEL NADER – Willian / Duplex
CAMILA MAYRINK – Vânia
BERNARDO MESQUITA – Mauro
BRENDA SABRYNA – Rosa Flor
PEDRO NERCESSIAN – Beto
THIAGO AMARAL – Wesley
JOSÉ VICTOR PIRES – Hugo
NICA BONFIM – Ludmila
ALEXANDRE LINO – Xavier
MÁRCIO ELIZZIO – Santiago
IVAN RIOS – Olavo
WILLIAN MELLO – Nino
MARCELO BATISTA – Maikitaison (Alberto)
MILTON FILHO – Chico
IARA JAMRA – Yara
ANA VARELLO – Luciana
YOHAMA ESHIMA – Tatiana
RAPHAEL MONTAGNER – Juliano
MÁRCIA DI MILLA – Marly

as crianças e adolescentes
HENRIQUE CAMARGO – Caio
PABLO BARROS – Cata Bola (Guilherme)

e
AMAURY LORENZO – segurança
ANA VARELLO – Luciana
ANDRÉ MELO – Edson (cliente de Poderosa)
ARIANE ROCHA – Amanda Silva (jovem)
BRUNA NEGENDANK – Fernanda (criança)
CAMILA RODRIGUES – Sophia
CAMILA SANTANIONI – Lena
CHARLES PARAVENTI – Danilo Gusmão
ED OLIVEIRA – Matias (cliente de Poderosa)
EDUARDO LASSAH – Oswaldo
FELIPE CUNHA – Antônio
GABRIELLI DINIZ – enfermeira de Cindy
GUILHERME MENDONÇA – Nivaldo
JONATHAN NOGUEIRA – Tião (criminoso a serviço de Bernardo)
JU FONTANA – Suelen
LEONARDO LIMA – Rodrigo
LUIZ BACCI como ele mesmo
MAJU RODRIGUES – Verônica
MATHEUS SAMPAIO – Ivan
PABLO SOBRAL – Almeida
PAULO VILELA – Geraldo (assistente social)
PRISMA DA MATTA – Gisele
RAUL LABANCA – Rubens
ROSE ABDALLAH – Ceci
SAULO RODRIGUES – Delegado Jorge
SÁVIO MOLL – Dr. Fragoso
THIAGO GIACOMINI – Mosar
VANDERLEI LUXEMBURGO como ele mesmo
WILLIAM VITTA – Jair (policial criminoso a serviço de Bernardo)

 

Exibição  : 10 de Dezembro de 2019 à 20 de Abril  de  2020

28  de Outubro de 2020  à 18 de  Janeiro de 2021

Capítulos:  93 Capítulos   (1ª. Parte)

                     55 Capítulos  (Parte  Final)

 

Veja Também:


Dinheiro Vivo



A Dona do Pedaço



Orfãos da Terranull



Alma Cigana



Memórias de Amor



Coraçoes Feridos 

Éramos  Seis 
Nossos Autores - Crhistiane Fridmann 



Meus Personagens Favoritos do Heitor Martinez 


Meus Personagens Favoritos da Selma Egrei 
Com protagonista prostitutra, RecordtV mescla ousadia e puritanismo em AMOR SEM IGUAL 
Nossos Autores - Christiane Fridmann 

Novelas Inesquecíveis - Chamas da Vida (2008) 

Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipedia.com.br  www.memoria.globo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Veja quais são os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Novembro

Império  - Marina  - Meu Marido  - Senhora           Veja   os títulos disponibilizados   na Globoplay   em novembro   : 03.11   - Império   (2014) - A trama de  Império , a do comendador vivido pelo  Alexandre Nero , do autor  Aguinaldo Silva , vai voltar pelo Projeto Originalidade .   10.11   - Marina (1980)   -  Novela que o  Wilson Aguiar Filho  escreveu para o horário das seis em 1980, baseado no  romance   Marina   do escritor  Carlos Heitor Cony entra pelo Projeto Fragmentos . A Novela é protagonizada por Denise Dumont   e   Lauro Corona . 17.11   - Meu Marido (1991) -   é a minissérie   do mês. Protagonizada   por Elizabeth Savalla e Nuno Leal Maia , a trama tem como fio condutor a investigação sobre o envolvimento de Carlos Zanata, um homem aparentemente íntegro e honesto, pai de famí...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Meus Personagens Favoritos do Marcos Pasquim

O Vilão Ricardo   de “ Dona de Mim ”   e   o Denis, protagonista de “ Caras e Bocas ” na Globoplay Novelas         Em Dona de Mim , o público tem vibrado — e também odiado — cada aparição de Ricardo, vivido por Marcos Pasquim . O ator mostra toda sua versatilidade ao dar vida ao grande vilão da trama, construindo um personagem cheio de intensidade e contradições. Com sua postura imponente e olhar calculista, Ricardo se tornou aquele personagem que o público “ama odiar”. Suas atitudes cruéis, os jogos de manipulação e a forma como interfere na vida dos protagonistas da história de Rosane Svartmann   garantem fortes emoções em cada capítulo. Marcos Pasquim é daqueles atores que conquistaram o público com talento, carisma e versatilidade. Sua trajetória na televisão começou nos anos 90, em participações que logo mostraram sua força em cena. Aos poucos,   foi ganhando espaço em diferentes produções, até assumir papéis de ma...

Trilha Sonora Eterna – A Viagem Internacional (1994)

        A Viagem   ,   é o    remake escrito por Ivani e  Solange Castro Neves , tendo como base a original  apresentada na  Rede  Tupi  em 1975, e tal qual acontecera com  Mulheres de Areia    (1993), outro remake da autora , a novela que abordava a vida após a morte, de acordo com a doutrina kardescista, foi sucesso de crítica e público sendo uma das mais marcantes da década de 90. Christiane Torloni  , que viveu  a protagonista Dinah,  fez um dos seus melhores personagens para a Tv, com um trabalho incrível de caracterização e construção de uma mulher inicialmente tão prática e  cética.  Não posso deixar de citar os outros dois protagonistas,  Antônio Fagundes  (O Dr. Otávio Jordão) e  Guilherme Fontes  ( O Vilão Alexandre), impecáveis também. Fugindo das imagens estereotipadas de representação do céu, a produção escolheu um campo de go...

No Tema e Na Trilha do Fagner

        Fagner é meu conterrâneo, é  um dos grandes nomes cearenses no cenário nacional. O Cantor nasceu em 13 de Outubro de 1949 na cidade de Orós.         Aos seis anos ganhou seu primeiro concurso de música em uma rádio local cantando uma música em homenagem ao dia das mães.         A Carreira nacional desse nordestino começou de uma maneira muito imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, e lá participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com a música “ Mucuripe ”  em parceria com Belchior .  A Partir de então as músicas interpretadas pelo cantor passaram a conquistar os bares do sudoeste brasileiro.        O Primeiro compacto Fagner gravou em 1971, e depois que Elis Regina regravou “ Mucuripe ” o talento como cantor e c...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...