Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Personagens que muito prometiam em “Mania de Você” mas foram prejudicados pelos erros da trama



        Mania de Você, por mais que a Globo tenha tentado, que o autor  tenha  mudado o prumo do roteiro, a novela  continua em uma  baixa  de qualidade e coerência que chegou aos níveis do não aceitável. 

        Nesta reta  final, parece que  já foi visto que  a história não tem mais jeito e  a  intenção é apenas  deixar  a  trama  no  ar  sem a menor  preocupação com o que  o telespectador  vai assistir.

        As cenas  da  tentativa de morte da Mércia (AdrianaEsteves) há algumas  semanas, foi  risível entre outras situações  gravíssima que transformaram uma trama  que  tinha  tudo para dar  certo virar  esse circo de  horrores.

        Mesmo com o texto do Joao Emanuel Carneiro , um elenco estrelar , a novela se perdeu e  não conseguiu  mais sobreviver  depois  dos cortes  e edições inconsistentes, falhas  de roteiro e emendas que saíram pior que  o soneto.

        Abaixo o e10blog cita  alguns personagens  que  prometiam muito, mas devido  aos fatores  acima  entre outros,   tiveram  seu desenvolvimento prejudicado,  apesar de intérpretes que   sabemos  que  renderiam muito sim, se tivessem  a  chance, se não  tivessem sido podados cruelmente  em cena. 

 

Rudá do Nicolas Prattes



        O Rudá vivido pelo Nicolas Prattes  foi um daqueles casos de protagonista  de novela que deveria ter  morrido na trama a mais tempo.  Nicolas que vinha de 2 simples mais bons personagens – O Diego de Todas as Flores (2022)  e  o Miguel de  Fuzuê (2023), ganhou aquele  que  poderia ter sido  seu grande personagem em horário nobre. O Ator até tinha todos os ingredientes para isso, mas o roteiro alterado e equivocado  de Mania de Você transformou o Rudá no pior  protagonistas de todos os tempos,  perdendo a   função logo nas primeiras  semanas de novela. O  Caiçara galã   praticamente  passou em branco, enquanto  os outros 3 protagonistas ainda estavam em evidência. Transformado em uma  figura apática não teve química com Luma (Agatha Moreira) tampouco com Viola (Gabz). O caminho ficou livre para que o grande – e único – destaque masculino da história   fosse ocupado por Mavi (ChaySuede),  pelo menos  até boa parte da trama.  O próprio ator,    descontente com o desempenho  e caminhos do Rudá,  comemorou seus  últimos dia de gravação como tal. 

        A sequencia  da morte do  personagem só escancarou ainda  mais a situação crítica  ao qual Rudá  chegou dentro de Mania de Você.    A Cena foi tão ridícula  que  passou  a  literal impressão que  foi feita  às pressas, fora  do roteiro e  fora da  sinopse.

        É fato que  o Rudá nunca conquistou o público, apesar da empatia do Nicolas Prattes, mas eliminar o personagem assim,   sem o Nicolas  ter direto nem a texto, mostrou  o desrespeito também  com o ator e independente que ele mesmo tenha reclamado do caminho do personagem,  o  que realmente foi desastroso, isso nunca  poderia  refletir  nesse final   . . . mas como estamos falando de Mania de Você . . .

 

 

Viola da Gabz



          Independente dos  problemas de roteiro e texto de Mania  de Você, Gabz  deu  dignidade a Viola, mostrando  que  estava  pronta  sim  para  assumir  uma protagonista  no horário nobre global.   Viola é a personagem mais difícil de história e, talvez, das novelas brasileiras da atualidade. A personagem tem todos os estereótipos de uma mocinha muito comum nos anos 90, que hoje é totalmente fora de moda. Toda a ação da história acontece sem que ela saiba, enquanto os vilões agem por suas costas. Seja através de Mércia (AdrianaEsteves) ou de Mavi (Chay Suede).  Ou seja esse tipo de mocinha não consegue mais  conquistar o público, que se acostumou mais com as heroínas,  como as  “mocinhas”  das novelas passaram  a ser chamadas nessa evolução do gênero.     Embora com todos os acontecimentos de Mania de Você a sua mercê, Gabz deu um brilho que poucas atrizes  teriam competência para dar a personagem, mostrando uma interpretação embora ingênua, perfil em roteiro da Viola, ao mesmo tempo é forte e não se deixa abalar.

        A Confusão criada  pelo roteiro da trama, transformou a Viola em um personagem incoerente, mas em  nenhum momento o ótimo  trabalho da Gabz a frente  da personagem  foi posto em dúvidas.

 

Luma da Ágatha Moreira



        Um dos grandes  nomes da nova geração Ágatha  Moreira  iniciou a Luma  de uma forma espetacular.  Enganada por Mavi (Chay Suede), ela perdeu tudo e voltou á trama com uma grande vingadora. Porém esse perfil logo  se perdeu dentro  das incoerências  de  Mania de Você, depois dos cortes iniciais. A  Luma  foi transformada em uma marionete nas  mãos do Mavi perdendo a total função. Quando teve  chances  Ágatha Moreira  deu um show em cena, em sequências  de dramas, mostrando que  se tivesse tido mais oportunidades  - A  Luma  poderia  ter sido  muito melhor apresentada.

 

Isis da Mariana Ximenes



        A  Ísis da  Mania  de Você  apesar de ser apontada como uma grande vilã de Mania de Você nos capítulos iniciais,  vimos  a personagem  ser jogada dentro do  núcleo de humor e passar  a trama inteira  praticamente  dentro de uma esquete de humor   - o que diga-se  de passagem  ela tirou de letra. Sua dobradinha com a Thalita Carauta (A  Leidi) rendeu bons momentos  de alívio cômico na história do João Emanuel Carneiro, mas não deixou de ser um desperdício   de uma  atriz  que poderia ter dado muito mais para   a trama.

 

Leidi da Thalita Carauta



        Escalada  para  a trama depois do sucesso da  Mauritânia de Todas as Flores (2022), Thalita Carauta ganhou sua primeira  personagem de destaque  no  horário  nobre em Mania de Você. A parceria com Mariana Ximenes foi o grande  chamariz da personagem.  Assim como a Ísis  da Mariana,  A Leidi prometia ser uma grande chantagista que  ficaria  no pé da Ísis por toda a trama, mas a esquete  de humor  criada em torno delas deu outro  viés  para o entrecho – Interessante dada as devidas proporções , mas talvez fosse a chance  de vermos a Thalita  fora  de uma  personagem de humor  - Como ela  fez com maestria em Segunda Chamada (2019) e na trama de Elaspor Elas (2023).

 

Iberê  do Javar Bambirra 



        Javar Bambirra foi a grande revelação de Mania de Você. O Ator  já tinha uma boa  leva de personagens  anteriores, mas o Iberê foi um divisor de águas em sua  carreira. O  Iberê,  primo do Rudá, se juntou ao Mavi  contra este, se tornando seu  braço direito  durante  boa parte  da  trama. As cenas entre Javar e  Chay Suede tinha uma grande  tensão  cênica – “o príncipe”. A Dupla acabou ganhando uma torcida para virar casal  nas redes sociais, o que  talvez poderia ter  dado uma grande  reviravolta  na história  (reviravolta que o autor  tanto  prometeu e nunca aconteceu). Porém,  como o João Emanuel Carneiro parece que vem    destruindo cada ponto de  Mania de Você que ainda  está valendo a  pena, o Iberê foi morto  na semana passada encerrando uma trajetória de um personagem que ainda poderia dar muito mais até a reta final. 


Berta da Eliane Giardini



        É muito satisfatório ver uma atriz  com  o talento da Eliane Giardini em uma trama do horário nobre, uma pena que a Berta  seja uma personagem muito aquém do seu talento. Cercada de golpistas e sempre agindo com uma ingenuidade inacreditável  foi peça  importante  para  o roteiro equivocado de Maniade Você sempre  à mercê das mentiras de Ísis (Mariana Ximenes)  e Leidi (Thalita Carauta). Sem uma personagem tão boba, as duas    teriam sido desmascaradas nos primeiros  capítulos e poderiam sair  logo de cena.

 

Robson e Fátima – Eriberto Leão e Mariana Santos



        Robson e Fátima  foram outros personagens mutilados e alterado s conforme desejo do  equivocado roteiro de Mania de Você. O casamento e a vida da dona de casa Fátima (Mariana Santos) foi   um verdadeiro inferno e muitas vezes ela nem percebia, ou minimiza a situação acreditando que assim poderia manter o relacionamento. Vivendo ao lado de seu marido machista, manipulador e narcisista, Robson (Eriberto Leão), Fátima foi  submetida a situações vexatórias e passou  pelas piores humilhações que uma mulher pode passar na vida. Robson tem prazer em rebaixar Fátima e isso ficava nítido quando assistimos.  Quando resolveu dar um basta, Fatima  teve uma recaída  e ainda engravidou desse marido. Ai começaram os problemas com os  personagens  - O  Robson do nada  descobriu ainda está  apaixonado pela esposa que tanto menosprezou, enquanto ela  adiou o romance  com o novinho Gael (Igor Cosso) e  virou os olhos  da Berta (Eliane Giardini), simplesmente ajudando a ricaça a descobrir os trambiques  do pessoal que  a cercavam.

        Ou seja , um  entrecho que  poderia ter  sido usado com uma responsabilidade social para o empoderamento feminino foi desperdiçado dentro de Mania de Você.

 

Mércia da Adriana Esteves



        Deixei de propósito por  último os 2  personagens que foram na  maior  parte de Mania  de Você  os pilares da trama  - Mércia e Mavi. 

        Adriana Esteves na pele da  Mércia foi presenteada com grandes cenas mesmo dentro da confusa trama, sua personagem tinha vida e brilho, o que certamente podemos creditar  ao talento e magnetismo da sua intérprete.

         Adriana Esteves  consegue tirar   leite de pedra  e  sua dobradinha com Chay Suede sempre foi o grande  pilar  de Mania de Você, uma pena que o autor tenha  conseguido   destruir  isso também.

        A atriz  consegue brilhar em qualquer personagem, até mesmo nas tramas complexas que acabam não agradando a crítica ou ao grande público, como ocorreu anteriormente com  a Inês de Babilônia (2015) e isso não seria diferente em Mania de Você, mas carregar uma trama nas  costas é muito complicado, até mesmo para uma Adriana Esteves.

 

Mavi do  Chay Suede



        João Emanuel  Carneiro  conseguiu destruir  até o Mavi, o  único grande  personagem   crível de Mania de Você. Vivido magistralmente pelo ChaySuede, ator de muitas nuances e camadas, conseguiu imprimir  o vilão caricato, porém carismático junto ao público, como o autor  já havia visto acontecer com a Carminha (Adriana Esteves)   de Avenida Brasil (2012) ou  a Leona  e Ellen, Carolina Dieckmann e TaísAraujo em Cobras e Lagartos (2006).

        Com a fase deprimida, o personagem perdeu o brilho e a trama seu    praticamente   único   trunfo  -  os improvisos em cena , principalmente  na dobradinha com a Adriana Esteves, que   eram até  mais interessantes que  o próprio texto, que   sem o sarcasmo dele  perdeu muito.

        O Grande vilão de Mania de Você, único pilar da trama ainda de pé foi também  nocauteado. 

Veja Também:

Mariana Ximenes


Mariana Ximenes

Benvindo Sequeira



Maria Flor

Adriana Esteves 



Rodrigo Lombardi



Chay Suede

Novelas 2025 

Agatha  Moreira 

Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa 

         

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 18.04.2025

Volta de Regina Duarte à Globo         Nesta segunda-feira (21.04)    o Conversa com Bial   está de volta   em nova temporada e começa com uma entrevista com Regina Duarte ,   que marca oficialmente a volta da estrela a sua casa. Como ele    mesmo diz nas chamadas   - “ A Volta da filha   pródiga” .         Regina foi convidada para participar das   comemorações   dos 60 anos da emissora   e   começa   pela entrevista ao Pedro Bial. Foi um grande passo da Globo , afinal comemorar 60 anos   de novelas   sem   Regina não   seria uma comemoração completa.         A   atriz escreveu seu nome com letras de ouro nessa história através de trabalhos em novelas como   Selva   de Pedra (1972), Sétimo Sentido   (1982), RoqueSanteiro   (1985), Rainha   da Sucata (...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (Post 4)

          Quarto   post   em homenagem aos 60 anos de   Globo através da sua teledramaturgia.         Antes   leia   o –   Post   1                                   Post   2                                 Post   3   Mulheres de Areia (1993)           Mulheres de Areia , o Remake da Ivani Ribeiro   feito em colaboração com  Solange Castro Neves  foi um dos maiores sucesso do horário das seis da década de 90, chegando até superar a audiência da novela das sete  exibida na época ...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Meus Personagens Favoritos da Tereza Seiblitz

A Doralice de “ Volta Por Cima ” e   a Eterna Cigana Dara         Nossa eterna Cigana Dara de Explode Coração   voltou com tudo ás novelas   na trama de Volta por Cima , da Claudia Souto .         Muito bom ver a volta de atores veteranos, principalmente em papéis de destaque, e a Teresa Seiblitz como a Doralice,   esta    reconquistando o público, mostrando sua beleza e talento.         Teresa Iniciou na vida artística como bailarina, através de seu dom de dançar participou de musicais no teatro. Estudou na CAL com  Paulo Betti,  Moacyr Góes  e Tizuka Yamazaki , com quem teve a oportunidade de ser dirigida no longa-metragem Fica Comigo .         A atriz estreou na televisão no grande sucesso  Barriga de Aluguel , onde viveu a antagonista Laura, depois fez  Pedra sobre Pedra...

No Tema e Na Trilha do Fagner

        Fagner é meu conterrâneo, é  um dos grandes nomes cearenses no cenário nacional. O Cantor nasceu em 13 de Outubro de 1949 na cidade de Orós.         Aos seis anos ganhou seu primeiro concurso de música em uma rádio local cantando uma música em homenagem ao dia das mães.         A Carreira nacional desse nordestino começou de uma maneira muito imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, e lá participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com a música “ Mucuripe ”  em parceria com Belchior .  A Partir de então as músicas interpretadas pelo cantor passaram a conquistar os bares do sudoeste brasileiro.        O Primeiro compacto Fagner gravou em 1971, e depois que Elis Regina regravou “ Mucuripe ” o talento como cantor e c...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...