Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Deus nos Acuda Internacional (1992)



        Um céu estilizado tendo  como principal anjo a saudosa Dercy Gonçalves como Celestina,    que recebe a tarefa  para não ser rebaixada, ter que mudar os comportamentos de um ser humano, sem ter que  mexer com livre arbítrio, e ela escolhe exatamente a trambiqueira Maria Escandalosa, vivida pela exuberante Claudia Raia, protagonista de Deus nos Acuda.

        Maria Escandalosa (Cláudia Raia), Celestina  (Dercy Gonçalves)  e volta da Dona Armênia (Aracy Balabanian) , esses foram alguns dos destaques de Deus Nos Acuda, trama encomendada ao autor Silvio de Abreu para o horário das sete, logo após o sucesso de Rainha da Sucata (1990),  no horário das nove, para competir como os programas jornalísticos popularescos que começam a pipocar naquele ano  - O Aqui Agora do SBT, por exemplo.

         Além da Dercy Gonçalves e Cláudia Raia,  a trama tem como outros  protagonistas Edson CelulariFrancisco CuocoMarieta Severo (de vilã), Glória Menezes e um grande elenco.

        Pegando carona em Rainha da SucataSilvio de Abreu ainda trouxe  Dona Armênia  e suas três filhinhas de volta. A personagem  vivida por Aracy Balabanian  havia sido um dos destaques da trama das oito e novamente conquistou o público em Deus nos Acuda.



        Tudo isso foi embalado por uma trilha sonora nacional de peso, que    dissecamos  aqui  e,  agora é a vez da Internacional, tão boa quanto. A seleção musical refletia perfeitamente o clima da trama, com canções que iam do romântico a balada, passando por sucessos que marcaram aquela  década  e estão até hoje  em nossa memória.

        A  trilha  internacional ficou  marcada por uma seleção de músicas pop, românticas e dançantes que refletiam bem o clima irreverente, crítico e dramático da trama. A Seleção foi feita pelo mago  Nelson  Motta e   trouxe  Edson Celulari na  capa, com direito a  um poster dentro  como o protagonista Ricardo  e  trouxe nomes como Louis Armstrong, Information Society , Shabba Ranks , Déborah Blando entre  outros.

 

“Would I Lie To You”

Intérpretes:  Charles e Eddie

Compositores: Mike Leeson e Peter Vale



        A música "Would I Lie to You?", da dupla Charles & Eddie, é um clássico pop-soul lançado em 1992 como single de estreia dos artistas norte-americanos.  O single foi um grande sucesso internacional, alcançando o 1º lugar nas paradas de vários países, como Reino Unido, Alemanha e Nova Zelândia, além de ficar bem colocado na Billboard Hot 100 nos EUA. O clipe, com um clima leve e carismático, ajudou a consolidar a imagem da dupla, que ficou conhecida pela química musical e visual marcante.  Em Deus nos  Acuda a faixa embalou o casal  Danilo e Walquíria, os personagens vividos  pelo Diogo Vilella e a Marisa Orth.

 

“Mr. Loverman”

Intérpretes:  Shaba Ranks

Compositores: Hopeton Lindo,  Mikey Bennett e Rexton Gordon



        "Mr. Loverman" é uma das músicas mais icônicas do cantor jamaicano Shabba Ranks, lançada no início dos anos 90 e que ajudou a consolidar o dancehall no cenário musical internacional.  O single teve várias versões — incluindo uma em que a cantora Chevelle Franklyn participa nos vocais — e acabou se tornando um dos maiores sucessos da carreira de Shabba, alcançando altas posições nas paradas britânicas e fazendo parte de trilhas sonoras, especialmente nos anos 90. A faixa  embalou o personagem Gerson, vivido pelo Gerson Brenner, que  voltava a viver na trama de Deus nos Acuda  o mesmo personagem de Rainha da Sucata, uma das “filhinhas” da Dona Armênia (Aracy Balabanian). 

 

“Friday I´m In Love”

Intérpretes: The Cure

Compositores: Boris Williams,  Perry Bamonte, Porl Thompson, Robert Smith e Simon Gallup



        Geraldinho,  a outra “filhinha” da Dona Armênia,  vivido pelo Marcelo Novaes, teve suas aventuras em Deus nos  Acuda embaladas por essa faixa  do The Cure. 

        “Friday I’m in Love" é uma das músicas mais conhecidas da banda britânica, lançada em 1992 como parte do álbum “Wish”.

Apesar de o The Cure ser famoso por seu som melancólico e dark — com letras introspectivas e clima mais sombrio — essa faixa destoa por ser abertamente alegre e romântica. Robert Smith, vocalista e compositor, escreveu a canção como uma celebração do amor, especialmente da sensação mágica que a sexta-feira pode trazer quando se está apaixonado.

 

“Bang Bang”

Intérprete:  David Sanborn

Compositores:  Jaime Sabater e Joe Cuba



        A Maria Escandalosa, da Cláudia Raia, foi embalada  por esse tema,  interpretação instrumental do saxofonista David Sanborn presente no álbum “Upfront”, lançado em 1992.  Apesar de ser um tema de jazz, a faixa apresenta apelo pop, possuindo uma sonoridade bastante "grudenta" — ou seja, bastante cativante e acessível a públicos fora do círculo tradicional do ritmo.

 

“I Fall All Over Again”

Intérprete: Dan Hill

Compositores: Dan  Hill e Doug James



        "I Fall All Over Again" é uma das baladas românticas mais  do cantor e compositor canadense Dan Hill, lançada em 1991 no álbum “Dance of Love”.  A canção traz a assinatura melódica suave e emotiva de Hill, com um arranjo pop-adulto (adult contemporary) típico do início dos anos 90, marcado por piano, cordas e uma interpretação vocal carregada de sentimento.         Na trama a música  foi tema do casal  Paco e Clarisse, vividos pelo  Raul Gazolla e Regina Braga.

 

“I Get A  Kick Out Of You”

Intérpretes:  Louis Armstriong e Oscar  Peterson Trio

Compositores: Coler Porter



Baby, a personagem vivida  pela Glória Menezes, ganhou  essa faixa como tema - clássico da música americana, composto por Cole Porter em 1934 para o musical da Broadway Anything Goes. A canção se tornou um dos standards mais interpretados do cancioneiro jazzístico, recebendo versões de artistas como Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Tony Bennett e muitos outros.

A gravação de Louis Armstrong com o Oscar Peterson Trio faz parte do álbum “Louis Armstrong Meets Oscar Peterson” (1957), um encontro especial entre a voz e o carisma inconfundíveis de Armstrong e o virtuosismo elegante do pianista Oscar Peterson, acompanhado por Ray Brown (baixo) e Herb Ellis (guitarra).


“Hard Fight”

Intérprete:  Lorrie Company



        O Lado A do disco da trilha fecha cm essa faixa da Lorrie Company.

 

“Cry Baby”

Intérpretes: Information Society

Compositores: Paul Robb



        Quem lembra da vibe contagiante de "Cry Baby", do Information Society?  Lançada em 1992 no álbum “Peace & Love, Inc.” , essa faixa virou febre no Brasil quando entrou para a trilha internacional de Deus nos Acuda, como tema dos protagonistas Maria e Ricardo, vividos  pela Cláudia Raia e o EdsonCelulari. 

Com uma batida marcante e um refrão impossível de esquecer, a música fala sobre o fim de um relacionamento e a decisão de seguir em frente — sem olhar pra trás.
Era impossível ouvir e não cantar junto: "Cry baby, cry..." .

 

“My  Lovin´ (You´re Never Gonna Get It)

Intérpretes: EnVogue

Compositores: Denzil Foster e Thomas McElroy



        My Lovin’ (You’re Never Gonna Get It)" é um dos grandes sucessos do grupo feminino de R&B En Vogue, lançado em 1992 como parte do álbum “Funky Divas. A canção mistura funk, soul e new jack swing, com batidas marcantes e vocais poderosos — característica que ajudou a consolidar o estilo inconfundível do quarteto. A letra é uma mensagem direta e confiante: a narradora avisa que o interesse romântico não vai “conseguir o que quer”, passando um recado de independência, autoestima e controle da própria vida amorosa.  O refrão, com o icônico “You’re never gonna get it”, se tornou marcante e ajudou a música a alcançar grande sucesso comercial. Na trilha da trama  embalou as a locações e  acontecimentos  da cidade de Santos, uma das cidades nas quais a novela se passava. 

 

“You Won´t See Me Crying”

Intérpretes: Wilson Philips

Compositores:  Carnie Wilson, Chynna Phillips, Glen Ballard e  Wendy Wilson



        Uli, a  personagem  da Mylla  Christie  viveu um romance  transcendental com Hugo (Flávio Silvino).  Em determinado ponto da história,  Hugo morre, mas isso não significou o fim do romance.  Depois da morte, o Hugo passa a aparecer para a Uli de forma espiritual, criando esse  romance transcendental que misturava comédia, fantasia e emoção.  O Casal foi acompanhado na trama  por  essa faixa lançada em 1992 como parte do álbum “Shadows and Light do trio pop norte-americano Wilson Phillips, formado por Carnie Wilson, Wendy Wilson e Chynna Phillips. A canção  mistura harmonias vocais impecáveis com uma melodia suave, é uma balada pop de tom melancólico, porém com mensagem de força e superação.

 

“Work  To Do”

Intérpretes:  Vanessa Williams

Compositores: O’Kelly Isley, Ronald Isley e Rudolph Isley



        Work to Do”, interpretada por Vanessa Williams, faz parte do álbum “The Comfort Zone” (1991), um dos maiores sucessos da carreira da cantora. Na verdade, a canção é um cover do grupo de funk/soul The Isley Brothers, lançado originalmente em 1972. Vanessa trouxe uma versão renovada, com produção sofisticada de estúdio, arranjos de R&B contemporâneo e sua voz marcante, que combina suavidade com potência. Na trilha foi utilizada como tema de locação de São  Paulo.

 

“Good  Enough”

Intérprete: Bobbt Brown

Compositores: Babyface, Daryl Simmons e L.A. Reid



        A música “Good Enough” – Bobby Brown  lançada em 1992 como parte do álbum “Bobby’, o segundo trabalho solo de estúdio do cantor. Escrita por L.A. Reid, Babyface e Daryl Simmons – grandes nomes do R&B e da produção musical dos anos 90 – a faixa traz toda a essência do New Jack Swing, gênero que mistura R&B, soul e batidas de hip hop, e que Bobby Brown ajudou a popularizar no final dos anos 80.  “Good Enough”, que  em Deus nos Acuda  foi tema do  personagem Gino, o vivido  pelo  Jandir Ferrari,  é lembrada até hoje como um retrato do auge do R&B dos anos 90 e da fase mais criativa da carreira de Bobby Brown.

 

“Decadence Avec Elengance”

Intérprete:  Déborah Blando

Compositores: Deborah Blando, Kit Haynes e Lobão



Decadence Avec Elegance” consolidou Deborah Blando como uma das vozes mais internacionais da música pop brasileira, misturando charme, energia e um ar sofisticado que marcou os anos 90.  Escrita em inglês e francês, a faixa traz uma mistura de pop sofisticado com toques de dance music e new wave, refletindo muito o espírito cosmopolita do pop dos anos 90. O título, que em português pode ser traduzido como Decadência com Elegância, transmite a ideia de viver intensamente, mesmo em meio aos excessos e contradições da vida moderna, mas sempre com estilo e atitude. Na  trama,  a faixa foi  tema da Sabrina, personagem  que marcou a estreia da   Paula Manga (depois Hunter) , filha do diretor Carlos  Manga.

 

“Frantic Temptation”

Intérprete: Peter Trad



        A trilha fecha com essa faixa instrumental do Peter Trad.

 

Veja Também:

Deus nos Acuda 


Labirinto



Além do Tempo 



Trilha  Sonora Eterna - O  QUinto dos Infernos 



Marron Glace Internacional



Mico Preto Internaciona



Anos Rebeldes



Mico Preto 



Perigosas  Peruas 
Terra Nostra 

Trilha Sonora Eterna - A Vida da Gente (2011) 



Quatro  por Quatro internacional 


Perigosas Peruas Nacional 

Novelas Inesquecíveis  - Deus  nos Acuda 

Rainha da Sucatya 



Rainha da Sucata 

Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipedia.com.br www.memoriaglobo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha da Mariah Carey

        Na semana atrasada,   Zezé di Camargo causou a maior polêmica no palco do Domingão do Faustão , quando usou a Mariah Carey como exemplo de uma má cantora, alegando que a  Mariah enfeita tanto as músicas que fica impossível escutar mais de uma vez.         Porém mesmo Mariah Carey  não sendo uma boa cantora, pelo menos segundo a opinião do Zezé, já vendeu mais de 250 milhões de discos no mundo todo  e é a recordista de vendas de álbuns.         Maryah Carey   gravou seu primeiro álbum de estúdio em 1990 , e atualmente está no  décimo quarto,  isso sem contar as participações em outros álbuns e os especiais.         Não dá para contestar o talento e potencial de uma cantora do nível da Mariah, e o blog  entra na guerra em favor da cantora fazendo esse post mais do que especial  em home...

Novelas Inesquecíveis – Hipertensão (1986)

        Neste mês de outubro um dos remakes da Ivani Ribeiro produzidos pela Globo completa 31 anos – Hipertensão que era uma adaptação do sucesso da autora Nossa Filha Gabriela ,   apresentada pela Rede Tupi em 1971.         A Autora mudou o nome de alguns personagens, inclusive o nome da protagonista, que de  Gabriela, passou para  Carina, incluiu  outras tramas à espinha dorsal e apresentou a novela que parecia uma novela das seis apresentada no horário das sete.         A novela  começava com a chegada do Teatro mambembe de Sandro Galhardi (Cláudio Cavalcanti)  à pacata cidade de Rio Belo e muda o comportamento de todos os habitantes. Carina (Maria Zilda Bethlem), a estrela da companhia, paixão de Sandro, volta à terra natal de sua mãe e conhece três simpáticos velhinhos: Candinho ( Paulo Gracindo ), Romeu ( Ary Fontoura ) e Nap...

No Tema e Na Trilha do Lionel Richie

        O norte-americano Lionel Richie tem a marca de mais de 100 milhões de discos vendidos só em carreira solo. O Cantor e produtor musical  foi saxofonista  da famosa banda The Commodores logo no início da sua carreira.         Em 1982, Lionel Richie tomou coragem e seguiu em carreira solo abandonando  o The Commodores , porém manteve em seu primeiro disco lançado o mesmo estilo da banda.         No ano seguinte Lionel Richie teve seu primeiro grande sucesso em uma trilha de novela e é essa e  os outros temas do cantor nas novelas que vamos relembrar no post de hoje. My Love ( Eu Prometo – 1983)         A Saudosa   Dina Sfat foi uma das estrelas da novela Eu Prometo , última trama da autora Janete Clair . Darlene, sua personagem ganhou essa música como tema. All Nigth Long ( Champagne – 1983...

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...